quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Projeto de Vida - - - - - - Professora Rita Lemos - - - - - - E.E. Professor Orlando Geríbola"

 

Projeto de vida (3º bimestre)

Professora: Rita Lemos – 9 ºB                                                                                               31/08/2020

Ler o conteúdo da aula e somente copiar as perguntas e responder no caderno

Tema: Autoimagem 

Materiais necessários para esta aula:

• Celular

• Espelho

• Lápis de cor e caneta

Você sabe o que é autoimagem?


Imagem que se faz ou se imagina sobre si mesmo. Representação que alguém faz de si próprio. Na psicologia é a maneira através da qual alguém se vê em relação à sua própria personalidade, suas conquistas ou tendo em conta sua importância numa cultura ou sociedade. Uma selfie representa bem o que é uma autoimagem, pois ali nos vemos e registramos os momentos de nossa vida. Mas você sabe dizer o que é uma selfie? De onde veio este termo? É uma palavra que veio da língua inglesa que significa autorretrato ou autofotografia, sendo que atualmente é utilizado para a vida nas redes sociais, sendo que historicamente este conceito surgiu bem antes dos smartphones e da vida online. O termo selfie surgiu na Austrália em 2002, num seminário. Tirar selfie não é só um processo de tirar foto para postar em redes sociais é também um processo de se autoavaliar, de se ver com outros olhos, reconhecer seus pontos positivos e a sua própria beleza. O importante de quando fazemos uma selfie é olhar a nós mesmos vendo nossa beleza, nossa história (sou parecida com minha mãe, com um tio), qual é o meu melhor ângulo, assim facilitando a forma de você se enxergar, de se amar mais e de se valorizar, sendo que o autorretrato é uma ferramenta importante para a autoestima.

Dica para se tirar uma boa Selfie

• Procure um lugar bem iluminado pois fotografia significa desenhar com a luz. • Localizar o ângulo, sabendo que a fotografia tem três ângulos: baixo, médio e alto. • O ângulo baixo produz mais sombra na foto, para se fazer um retrato mais dramático. • No ângulo médio tem que ter cuidado porque as vezes a luz pode causar um pouco de distorção de imagem, as vezes aumentando o tamanho do nariz. • Já o ângulo alto é o mais justo pois seus olhos ficam mais abertos, a iluminação fica mais uniforme. • Procuro um fundo neutro sem muitas informações pois o foco da foto é você. • Os melhores horários para se fotografar são de manhã e no final da tarde, já que assim a luz não fica diretamente em seu rosto e as sombras não ficam marcando o rosto. • Em dias nublados o horário já não faz tanta diferença. • O legal é usar também o timer do seu celular. O importante é você testar todos os ângulos e ver qual te identifica, qual que mostra e retrata o seu verdadeiro eu. O Autorretrato é uma forma de autoconhecimento. Mas o que é autoconhecimento? Autoconhecimento é um termo usado na psicologia para descrever as informações que um indivíduo utiliza ao encontrar uma resposta para uma pergunta complexa: “Quem sou eu?”. Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida. Saber lidar com situações e emoções diversas impactam diretamente na forma com que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Consequentemente, a forma com que lidamos com as pessoas e situações impactam na nossa sensação de bem-estar e felicidade.


Atividades

1)      Faça uma selfie na sua casa, em um lugar que você goste. E cola no diário de pratica e vivencias para ser apresentada na volta as aulas. Descreva-se na selfie, como você estava se sentindo quando tirou a foto? O que mais gostou quando você tirou a foto? Você gostou das dicas dadas na lição? Usou alguma das dicas? Qual?

 

2)      Faça uma pesquisa com seus pais, avós, tios sobre como era antes o processo de fotografia na época que eles eram crianças e adolescentes.

 

3) Analisando as imagens a seguir, qual é a diferença de cada imagem? O que elas refletem?

4) Leia a tira a seguir e responda:

a) Qual é o medo do garoto?

b) Ele acha importante conhecer a si mesmo?

c) Você acha que há mais pessoas que tem medo de conhecer a si mesmo?



5) Na sua casa fique na frente do espelho e comece a se olhar: corpo, cabelos, olhos, altura, formato do rosto, sobrancelhas. Concentre-se naquilo que você mais gosta em você, analise seus pontos fortes nessa simples olhada no espelho e escreva no diário o que você conseguiu perceber nesta autoanálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário