sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Projeto de Vida - - - - Professora Mary - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE Professor Orlando Geribola

Componente Curricular: Projeto de Vida

Professora: Mary

Ano / Turmas: 8° Anos B,C,D

 

CADERNO DO ALUNO - SP faz Escola

Situação de Aprendizagem 1

ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

 

ATIVIDADE 1 – VAMOS AQUECER OS MOTORES!

 

Registrem suas ideias sobre o tema

Sustentabilidade e Consumo.

 

Consumo =

 

Sustentabilidade =

 

ATIVIDADE 2 – LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA:

 

Você já parou para pensar o que um simples canudo plástico pode gerar para a vida marinha de nosso planeta? Será que nós, damos a devida importância à vida de outras espécies? Pois é, são questionamentos profundos, afinal não há como entender a importância da temática sem uma boa reflexão.

Um outro ponto de destaque é sobre a água. Você já pensou na quantidade de água que gastamos diariamente e até quando o planeta terá água potável para suprir toda essa demanda?

Controlar o consumo de água é uma medida sustentável, além de proporcionar uma economia no orçamento da sua família.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) instituiu as cores universais de coleta seletiva. Cada uma representa uma categoria de resíduos. As principais cores com exemplos de materiais que se encaixam em cada classificação:

Azul: jornal, papelão, revistas, caderno;

Verde: frascos, copo e garrafas de vidro;

Vermelho: sacolas, embalagens, potes e garrafas;

Amarelo: peças de alumínio e cobre, latas em geral;

Marrom: restos de alimentos, carnes, vegetais;

Cinza: resíduos em geral, não recicláveis ou misturados.

Além destas mais conhecidas, ainda existem outras categorias que são menos comuns.

● Preto: madeira;

Laranja: resíduos perigosos ou contaminados;

Roxo: resíduos radioativos;

Branco: resíduos de ambulatórios e serviços de saúde.

 

Responda as questões abaixo:

 

a) Quais hábitos podem ser mudado para termos um planeta sustentável?Pense pelo menos em três ações que poderiam ser implementada desde já na escola e na sua casa.

 

b) O que você entende por consumo consciente?

 

c) Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?

 

d) Você conhece algum projeto social que trabalhe com a temática de sustentabilidade ou consumo consciente?

 

e) Quais ações são desenvolvidas?

 

f)Elas são sustentáveis e inspiradoras? Caso não conheça, faça uma pesquisa na internet e descubra pelo menos um!

 

e) Como você pode contribuir com um mundo mais sustentável exercendo o seu protagonismo juvenil?

 

Atividade 3 – Visualização de vídeo da série Consciente Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a sustentabilidade. Disponível em:

https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020.

.

Atividade 4

 

Faça anotações no seu Diário de Práticas e Vivências sobre o que você achou. Busque estar aberto(a) a novos

conhecimentos e ideias, o que pode possibilitar o desenvolvimento da competência curiosidade para aprender.

 

Após a finalização das atividades propostas enviar por e-mail maryaparecidaprof@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário