terça-feira, 8 de setembro de 2020

Professora Rita Lemos - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Orientação para atividade de Geografia – 8ºC e 8ºD       09/09/2020

Professora: Rita Lemos

Caderno do aluno volume 3 páginas 20 e 21

Leia os textos para desenvolver as atividades.

Vamos entender o significado da sigla BRICS?

 

OS BRICS EM DESTAQUES:

B (Brasil) - produtor agrícola e mineração;

R (Rússia)- produtor de combustíveis;

I (Índia)- produtor de tecnologia;

C (China)- serviços de industrialização;

S (África do Sul) – suporte em destaque.

Este e um grupo de países que aparecem na mídia diariamente, fontes jornalísticas que fornecem dados sobre o panorama comercial dos países.

OS BRICS, são um conjunto de países chamados grandes economias emergentes no globo.

O termo emergente classificou estes países no século XX como desenvolvimento ou países de terceiro mundo, isso quer dizer que, eles possuíam uma economia fraca. Porem no início do século XXI, estes países passaram por um processo de desenvolvimento elevado e ganharam destaques no mundo do comercio, como maiores produtores de matéria prima.

O Brasil pode ser considerado hoje como ator relevante no panorama político-econômico global, como produtor de cana de açúcar, soja e carne bovina. Além do seguimento mineral como exportador de ferro e manganês que faz a confecção do aço para as indústrias siderúrgicas e alumínio.

A Rússia: passando o pôs processo de capitalização crise da União Soviética, hoje se coloca como um forte produtor de combustíveis, dando destaque ao petróleo e gás natural, possuía uma grande escala de abastecimento bem ampla no Leste Europeu, que atendem abastecimentos industriais e domésticos.

A Índia: é um polo-técnico, grande produtor de tecnologia, e possui grande quantidade de mão de obra, devido à grande população. Uma mão de obra qualificada com boa formação que possui segmentos fortíssimos pela Educação de qualidade, a Índia possui o setor industrial bélico, maior fabricante de armas nucleares.

A China: é um destaque de mercadorias industrializadas de vários tipos, como calçados e etc.

África do Sul: foi agregada ao conjunto de países em 2010, como estratégia para ligar os países a comercialização e também para atingir o mercado Africano o interesse em incluir a África do Sul ao conjunto foi uma forma de manter vínculos e destaque com o continente Africano.

OS BRICS, não são um bloco econômico, e, sim... um acordo comercial entre os grandes empresários.

 

Atividade:

Utiliza este texto explicativo, e mais a orientação da apostila para realizar as atividades das páginas 20 e 21, após terminar mandar fotos das atividades no grupo do WhatsApp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário