EE Professor Orlando Geribola
Componente Curricular: Projeto de Vida
Professora: Mary
Ano/Turmas: 8° Anos B,C e D
CADERNO DO ALUNO - SP faz Escola
Situação de Aprendizagem 1
ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE
Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e
iniciativa social
ATIVIDADE 1 – VAMOS AQUECER OS MOTORES!
Registrem suas ideias sobre o
tema
Sustentabilidade e Consumo.
Consumo =
Sustentabilidade =
ATIVIDADE 2 – LEIA O TRECHO ABAIXO E REFLITA:
Você já parou para pensar o que um simples canudo plástico
pode gerar para a vida marinha de nosso planeta? Será que nós, damos a devida
importância à vida de outras espécies? Pois é, são questionamentos profundos,
afinal não há como entender a importância da temática sem uma boa reflexão.
Um outro ponto de destaque é sobre a água. Você já pensou na
quantidade de água que gastamos diariamente e até quando o planeta terá água
potável para suprir toda essa demanda?
Controlar o consumo de água é uma medida sustentável, além de
proporcionar uma economia no orçamento da sua família.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) instituiu as
cores universais de coleta seletiva. Cada uma representa uma categoria de
resíduos. As principais cores com exemplos de materiais que se encaixam em cada
classificação:
● Azul: jornal, papelão,
revistas, caderno;
● Verde: frascos, copo e
garrafas de vidro;
● Vermelho: sacolas,
embalagens, potes e garrafas;
● Amarelo: peças de
alumínio e cobre, latas em geral;
● Marrom: restos de
alimentos, carnes, vegetais;
● Cinza: resíduos em
geral, não recicláveis ou misturados.
Além destas mais conhecidas, ainda existem outras categorias
que são menos comuns.
● Preto: madeira;
● Laranja: resíduos
perigosos ou contaminados;
● Roxo: resíduos
radioativos;
● Branco: resíduos de
ambulatórios e serviços de saúde.
Responda as questões abaixo:
a) Quais hábitos podem ser mudado para termos um planeta
sustentável?Pense pelo menos em três ações que poderiam ser implementada desde
já na escola e na sua casa.
b) O que você entende por consumo consciente?
c) Como o consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e
sua relação com o mundo?
d) Você conhece algum projeto social que trabalhe com a
temática de sustentabilidade ou consumo consciente?
e) Quais ações são desenvolvidas?
f)Elas são sustentáveis e inspiradoras? Caso não conheça,
faça uma pesquisa na internet e descubra pelo menos um!
e) Como você pode contribuir com um mundo mais sustentável
exercendo o seu protagonismo juvenil?
Atividade 3 – Visualização de vídeo da série
Consciente Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a
sustentabilidade. Disponível em:
https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020.
.
Atividade 4
Faça anotações no seu Diário de Práticas e Vivências sobre o
que você achou. Busque estar aberto(a) a novos
conhecimentos e ideias, o que pode possibilitar o
desenvolvimento da competência curiosidade para aprender.
Após a finalização das atividades propostas enviar por e-mail
maryaparecidaprof@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário