ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA
9ºs Anos do Ensino Fundamental / A, B
e C
Professora Márcia Muniz
ATENÇÃO!
Você deve acompanhar as aulas nos
diversos canais disponibilizados pela SEE/SP:
CMSP, TV CULTURA CANAL 2.3, FACEBOOK, YOUTUBE,
GRUPO DE WHATSAPP
ATIVIDADE
de 01/09 a
11/09/2020
De acordo com
as aulas ministradas no CMSP, faça a atividade abaixo. Se necessário consulte o
livro didático também.
Leia o texto
abaixo:
Cartilha do povo - Raimundo Santa Helena
1. Na sua
opinião, é possível que um poema cause impacto, realize críticas ou retrate
soluções para determinados comportamentos ou problemas sociais?
2. O que podemos entender do título do texto “Cartilha do povo”?
3. Letras de
músicas também podem ser reivindicatórias, você não acha?
A música é
uma das expressões artísticas mais populares que existe. Em muitas letras de
músicas, encontramos reivindicações, principalmente de artistas como Chico
Buarque, Bia Ferreira, Criolo, Legião Urbana, Racionais MC's, Preta Rara,
Pitty, entre outros.
Você conhece algum(ns) dele(s)?
Consegue se lembrar de alguma música na qual tenha percebido que o eu
lírico reivindica algo? Qual?
Coesão
sequencial
• Estabelecer
conexões entre as partes apresentadas dentro de um parágrafo.
• Se
a coerência corresponde ao encadeamento das ideias num texto, a coesão refere-se à amarração delas.
• São
as relações linguísticas que os conectores estabelecem entre os períodos com o
uso de conjunções, advérbios e pronomes, por exemplo.
4. Observe os
elementos de coesão sequencial nos
trechos abaixo e analise a relação que eles estabelecem:
a) “Em agosto, os
crimes sexuais lideraram a lista dos boletins de ocorrência registrados pelos
responsáveis. Esses delitos vão de ‘elogios’ picantes a convites para
encontros (...)”.
b) “Afastar os
jovens da internet ou do acesso às redes sociais não seria a solução, visto
que a exclusão do mundo
digital não tem nenhum sentido atualmente’’.
BONS ESTUDOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário