quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Professora Márcia Muniz - - - - Língua Portuguesa - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA

9ºs Anos do Ensino Fundamental / A, B e C

Professora Márcia Muniz

ATENÇÃO!

Você deve acompanhar as aulas nos diversos canais disponibilizados pela SEE/SP:

CMSP, TV CULTURA CANAL 2.3, FACEBOOK, YOUTUBE, GRUPO DE WHATSAPP

 

ATIVIDADE de 01/09 a 11/09/2020

 

De acordo com as aulas ministradas no CMSP, faça a atividade abaixo. Se necessário consulte o livro didático também.

Leia o texto abaixo:

 

Cartilha do povo - Raimundo Santa Helena

(...) Contestação não é crime
Onde há democracia
Só ao cidadão pertence
A sua soberania
No poder coercitivo
Jesus foi subversivo
Na versão da tirania.

Eu sou dono do meu passe
Faço arte sem patrão
Só quem tem capacidade
Deve ser oposição
Porque lutar pelos fracos
É tatear nos buracos
Na densa escuridão.

 

 

1. Na sua opinião, é possível que um poema cause impacto, realize críticas ou retrate soluções para determinados comportamentos ou problemas sociais?

 

2. O que podemos entender do título do texto “Cartilha do povo”?  

 

3. Letras de músicas também podem ser reivindicatórias, você não acha?

A música é uma das expressões artísticas mais populares que existe. Em muitas letras de músicas, encontramos reivindicações, principalmente de artistas como Chico Buarque, Bia Ferreira, Criolo, Legião Urbana, Racionais MC's, Preta Rara, Pitty, entre outros.

Você conhece algum(ns) dele(s)?

Consegue se lembrar de alguma música na qual tenha percebido que o eu lírico reivindica algo? Qual?

 

Coesão sequencial

 

       Estabelecer conexões entre as partes apresentadas dentro de um parágrafo.

       Se a coerência corresponde ao encadeamento das ideias num texto, a coesão refere-se à amarração delas.

       São as relações linguísticas que os conectores estabelecem entre os períodos com o uso de conjunções, advérbios e pronomes, por exemplo.

 

4. Observe os elementos de coesão sequencial nos trechos abaixo e analise a relação que eles estabelecem:

a) “Em agosto, os crimes sexuais lideraram a lista dos boletins de ocorrência registrados pelos responsáveis. Esses delitos vão de ‘elogios’ picantes a convites para encontros (...)”.

 

b) “Afastar os jovens da internet ou do acesso às redes sociais não seria a solução, visto que a exclusão do mundo digital não tem nenhum sentido atualmente’’.

 

BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário