ROTEIRO
DE LÍNGUA PORTUGUESA
9ºs
Anos do Ensino Fundamental / A, B e C
Professora
Marcia Muniz
ATENÇÃO!
Você
deve acompanhar as aulas nos diversos canais disponibilizados pela SEE/SP:
CMSP,
TV CULTURA CANAL 2.3, FACEBOOK,YOUTUBE, GRUPO DE WHATSAPP
ATIVIDADE de 03 a 14/08/2020
A PARTIR DAS AULAS MINISTRADAS NO CMSP
E PELO APLICATIVO MEET, COPIE NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
VOCÊ TAMBÉM PODE RESPONDER ACESSANDO:
Ø
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdjaZ86p7kmNKMIjO-GvK_bOVoM-sltaebnP9ECpFo3imdykw/viewform
LEIA A TIRA ABAIXO E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
1) Por que o Cascão não entrou em casa para dormir?
a) ( ) Porque
antes de entrar na casa, o Cascão leu, no tapete da entrada, "lave os
pés" e, como todos sabemos que ele não gosta de água, Cascão preferiu
ficar de fora da casa (dormindo).
b) ( ) Porque
estava com muito sono.
c) ( ) Porque a
posta estava fechada.
2) Qual é o tipo de linguagem que aparece na história?
a) ( ) Verbal.
b) ( ) Não-verbal.
c) ( ) Mista.
Atividade sobre o gênero NOTÍCIA -
"Menino morde pit bull..."
Menino morde pit bull após ser atacado
em Sabará
Ele brincava no quintal da casa do tio
quando o cão,
que estava preso, avançou e mordeu seu
braço.
SÃO PAULO - Um garoto de 11 anos mordeu um pit bull, após
ser atacado pelo animal, na terça-feira, 22, em Sabará, na região metropolitana
de Belo Horizonte, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
Ele brincava no quintal da casa do tio quando o cão, que
estava preso a uma corrente, avançou e mordeu seu braço. De acordo com o
depoimento do menino, ele apertou o pescoço do cachorro e deu a mordida para se
defender.
Um dos dentes do garoto chegou a quebrar e ficar preso ao
animal, segundo os bombeiros. Testemunhas conseguiram separar o cão do menino,
que foi levado para o Hospital João XXIII. Ele foi medicado e levou cerca de
sete pontos no braço. Em seguida, foi liberado. O cachorro foi encaminhado ao
Centro de Zoonoses da cidade, onde ficará sob observação.
(Estado de São Paulo)
3) As principais informações que precisam constar em uma
notícia são:
a) ( ) (LEAD) O
quê?, Onde?, Quando?, Como?, Por quê?
b) ( ) Local de publicação, autor, características
dos personagens.
Atividade sobre o texto "Troca de presentes",
de Mário Baggio
Ela foi embora e a ele restaram o corpo enrugado, o
coração no osso e as caspas no cabelo. Não se conformou. Para convencê-la a
voltar, cortou uma das orelhas e a enviou por correio, numa caixinha de veludo
feita especialmente para isso. Juntou uma mensagem manuscrita com alguma
poesia: "Se não for junto com você, não quero ouvir mais nada, nem o canto
mais belo do mais belo pássaro". Esperou em vão por uma resposta.
Insistiu: cortou uma mão. Mandou outra caixinha, desta vez de música, em que a
bailarina dançava ao som de "The way you look tonight". Escreveu nova
mensagem mais ou menos poética com a mão que sobrou: "Posso viver feliz
sem uma mão, jamais sem você. Volta, por favor!" Dois dias depois o
correio lhe trouxe a resposta tão aguardada: num vagabundo saquinho plástico de
supermercado, os dois olhos dela e a mensagem datilografada sem nenhuma poesia:
"Não quero ver você nunca mais na minha vida".
(Mário Baggio)
http://homemdepalavra.com.br/troca-de-presentes/
4) Qual a intenção do verbo no modo imperativo utilizado
no apelo do insistente homem?
a) ( ) Pedir
para ela voltar.
b) ( ) Dar um
conselho para ela voltar.
c) ( ) Dar uma
ordem para ela voltar.
5) No trecho:
"The way you look tonight"as aspas:
a) ( ) marcam o
título de uma obra.
b) ( ) identificam
um estrangeirismo.
c) ( ) abrem e
fecham uma citação.
6) Identifique a metáfora.
a) A vida são ondas, vem e vai.
b) A mocidade é como uma flor que desabrocha numa manhã
de primavera.
7) Assinale as características do "apólogo";
a) ( ) Narrativa,
geralmente em prosa ou verso.
b) ( ) Traz
consigo uma lição de moral.
c) ( ) As
personagens são seres inanimados, animais ou objetos que dialogam como humanos.
d) ( ) Apresenta
uma opinião.
e) ( ) Expõe um
fato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário