Primeira fase da iniciativa vai até 3 de agosto; vencedores terão suas obras nas capas do Kit Escolar – 2019
O Secretário João Cury, considerando a necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa, promove o Concurso de Desenho #MinhaArteNaCapa e convida alunos e servidores da rede pública estadual a participarem no processo de ilustração/diagramação do Kit Escolar – 2019. O concurso é uma ação de integração dos projetos Gestão Democrática e Cozinheiros da Educação.
A primeira fase da iniciativa se encerra em 3 de agosto, quando a escola será responsável pelo encaminhamento dos desenhos selecionados, devidamente embalados, sem enrolar ou dobrar, à Diretoria de Ensino, acompanhados dos anexos necessários (veja explicação no regulamento).
São dois temas, e a escolha fica a cargo do próprio participante: CIDADANIA EM AÇÃO – Compreensão da importância da participação social; e ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE – Compreensão de todos os aspectos que englobam uma alimentação adequada, saudável e consciente, com base nas diretrizes preconizadas pelo Guia Alimentar da População Brasileira.
A participação se dará por adesão, respeitando aos seguintes grupos e categorias: alunos regularmente matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Nesse segmento, também se incluem os alunos pertencentes às Classes Hospitalares; Educação Escolar Indígena; Educação Escolar Quilombola e Fundação Casa. As categorias são divididas em três grupos, sendo o primeiro Ensino Fundamental – Ciclo I, o segundo Ensino Fundamental – Ciclo II e EJA – Educação para Jovens e Adultos e o terceiro Ensino Médio e EJA.
O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em equipe de até três (03) participantes, desde que pertençam à mesma categoria. Os alunos deverão escolher, democraticamente, um professor orientador, que será responsável também pela autenticidade da produção.
O concurso tem o objetivo de enfatiza a participação coletiva e a cultura democrática no cotidiano das escolas e de suas comunidades; envolver alunos e servidores da rede num programa diversificado de ações, de forma que vivenciem todo o processo de democratização escolar; incentivar a educação para a cidadania e o controle social entre os públicos infantil e adulto; desenvolver e estimular noções do funcionamento de orçamento e gasto públicos; entre outros.
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