terça-feira, 17 de abril de 2018

PNAIC - Espaço e Forma - D.E.R. Osasco

https://drive.google.com/file/d/11kceHn_zn7PxLTDIn8d3KIhEqFBRuUOs/view?usp=sharing 

https://ensinodematemtica.blogspot.com.br/2013/09/planificacoes-de-solidos-geometricos.html 

Vamos diversificar nossas aulas!

https://matematicaef2.blogspot.com.br/2017/09/ue-professor-orlando-geribola-proposta.html

https://matematicaef2.blogspot.com.br/2017/05/unidade-escolar-lucy-anna-carrozo.html

https://matematicaef2.blogspot.com.br/2014/09/espaco-e-forma-angulos.html











"Se um aluno não conhece como se calcula a área do quadrado, é mais fácil ensiná-lo como fazer tal cálculo do que reclamar de sua ignorância. O desconhecimento de conteúdos disciplinares básicos não constitui um problema para o professor. A dificuldade fundamental no ensino não está associada aos alunos que não sabem algo, mas sim aos que não estão interessados em coisa alguma. O interesse dos alunos é o valor maior a ser cultivado na escola, em cada ação docente.

Se o aluno desconhece um tema, mas deseja sinceramente conhecer, o professor encontra-se diante de terreno pronto para ser fecundado. Pode fazê-lo diretamente, ou pode encaminhá-lo para livros, filmes, sites ou outros meios de saciar o interesse do aluno. A função do professor é não apenas "dar a matéria", mas principalmente lançar faíscas que possam incendiá-la com o fogo do interesse. 

Não depende apenas do professor despertar e alimentar o entusiasmo dos alunos pelos temas que ensina, mas seu papel é absolutamente primordial."

Fonte: Educação microensaios em mil toques, Nilson José Machado. 


Muito obrigado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário