Um estudo importante na Matemática é a origem dos números Naturais, o professor deve repassar ao aluno que esses números foram criados pelos árabes e introduzidos na Índia.
O algarismo zero foi acrescentado ao conjunto dos números Naturais posteriormente, pois ele foi descoberto a fim de criar um símbolo que representasse algo nulo, um espaço vazio. A fixação desse conjunto numérico deve acontecer na segunda fase do ensino fundamental (6º e 7º ano), e uma técnica eficaz para determinar a assimilação desses numerais é a criptografia.
O algarismo zero foi acrescentado ao conjunto dos números Naturais posteriormente, pois ele foi descoberto a fim de criar um símbolo que representasse algo nulo, um espaço vazio. A fixação desse conjunto numérico deve acontecer na segunda fase do ensino fundamental (6º e 7º ano), e uma técnica eficaz para determinar a assimilação desses numerais é a criptografia.
Criptografar significa escrever uma mensagem através de códigos, onde somente o remetente e o destinatário possuem conhecimento adequado para a leitura das mensagens criptografadas. Podemos associar os números Naturais à criptografia da seguinte maneira: a cada letra do alfabeto associamos um número Natural. Veja:
Podemos propor uma atividade extra, pedindo aos alunos que criptografem palavras e textos, enviando ao colega para que ele leia os códigos e traduza.
Vamos converter um código usando a tabela acima:
5-20-19-4-1-14-11 = FUTEBOL
13-0-14 8-4 15-14-3-4 5-0-11-0-17 3-4 4-3-20-2-0-2-0-14 18-4-12 0-12-14-17
“NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR”.
Criptografando a palavra ESCOLA:
4-18-2-14-11-0
Observação: O modelo de criptografia usado aqui possui inteiramente interesse educacional, pois a criptografia usada por algumas agências, forças militares, países, órgãos do governo, entre outros, no intuito de esconder informações importantes, possui maior complexidade, sendo quase impossível realizar sua leitura mentalmente e manualmente.
Vamos converter um código usando a tabela acima:
5-20-19-4-1-14-11 = FUTEBOL
13-0-14 8-4 15-14-3-4 5-0-11-0-17 3-4 4-3-20-2-0-2-0-14 18-4-12 0-12-14-17
“NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR”.
Criptografando a palavra ESCOLA:
4-18-2-14-11-0
Observação: O modelo de criptografia usado aqui possui inteiramente interesse educacional, pois a criptografia usada por algumas agências, forças militares, países, órgãos do governo, entre outros, no intuito de esconder informações importantes, possui maior complexidade, sendo quase impossível realizar sua leitura mentalmente e manualmente.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário