CARTILHA SAEB 2017
(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio - INEP)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a educação básica no País e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica.
Para que os resultados do Saeb reflitam adequadamente o cenário educacional brasileiro, é muito importante que a escola cumpra com atenção as orientações deste documento. É fundamental que os profissionais da escola contribuam para que tudo ocorra dentro das normas estipuladas, garantindo, assim, uma aplicação com procedimentos padronizados, equidade, segurança e sigilo, em qualquer ponto do território nacional. Contamos com seu apoio na divulgação dessas informações à sua comunidade escolar.
IMPORTÂNCIA DO CENSO ESCOLAR
O Censo Escolar, ferramenta indispensável para que os diversos atores da educação e a sociedade em geral possam conhecer a situação educacional do País, deve ser preenchido de forma exata e fidedigna. As informações coletadas compõem a base de dados para a aplicação das avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Somente as escolas que declararam ao Censo Escolar matrículas de 5º ano/4ª série e 9º ano/8ª série do ensino fundamental e 3ª e/ou 4ª série do ensino médio regular participam da aplicação das avaliações do Saeb em 2017. A quantidade de testes disponíveis para aplicação é calculada de acordo com os dados do Censo Escolar preenchido em 2017. Também é com base nos dados declarados no Censo que o Inep identifica os recursos/auxílios que serão disponibilizados aos alunos com deficiência. Informações incorretas poderão dificultar a garantia dos direitos de plena acessibilidade aos testes para esses estudantes.
INSTRUMENTOS DAS AVALIAÇÕES
O Saeb utiliza dois tipos de instrumentos:
a) Testes de desempenho, a serem aplicados aos alunos dos anos/séries avaliados. Contemplam as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática e são compostos por dois blocos de questões de cada área.
b) Questionários contextuais, a serem aplicados aos alunos, professores e diretores. Coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. Portanto, é imprescindível que professores e diretores estejam presentes nos dias da aplicação. Há ainda o questionário da escola, que deve ser preenchido pelo aplicador.
Questionário do aluno
• Perfil
• Nível de renda
• Estrutura familiar
• Hábitos de leitura
• Trajetória escolar
• Práticas escolares e cotidianas
• Expectativas
Questionário do professor / Questionário do diretor
• Caracterização sociodemográfica
• Formação
• Experiência profissional
• Condições de trabalho
• Violência na escola
• Práticas pedagógicas e/ou de gestão
• Participação e avaliação em políticas, programas e projetos
Questionário da escola
• Infraestrutura
• Estado de conservação
• Segurança
• Utilização dos espaços
• Características gerais
POPULAÇÃO-ALVO
Para a aplicação de 2017, o Saeb ampliou seu público incluindo, de forma censitária, os alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública e, por adesão, os das escolas particulares. Assim, nesta edição participarão da avaliação:
Escolas localizadas em zonas urbanas e rurais que tenham pelo menos dez alunos matriculados em cada uma das etapas:
• 5º ano/4ª série do ensino fundamental
• 9º ano/8ª série do ensino fundamental
• 3ª/4ª série do ensino médio
Escolas públicas (censitário)
Escolas privadas (por amostra)
Escolas privadas (por adesão)
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