http://viajarnamatematica.ese.ipp.pt/moodle/file.php/1/vnm_v1/med_app/medida.html
http://www.ibilce.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/labmat/poliminos.pdf
1) Duplicando as peças do tetraminó e do pentaminó (duplicação do lado da figura).
Verificar em cada caso se existe alguma relação entre a área da peça e a área da figura. Discutir alguma impossibilidade.
a) utilizando uma peça
b) utilizando duas ou mais peças
2) Repetir o mesmo procedimento para a triplicação das peças.
3) Formando retângulos
a) construir retângulos 6 x 10, 5 x 12, 4 x 15, 3 x 20 utilizando os doze pentaminós;
b) discutir a impossibilidade de se obter um retângulo 2 x 20;
c) verificar a área e o perímetro dos retângulos formados e das próprias peças concluindo que não há relação entre perímetro e área, ou seja, com mesma área podemos ter diferentes perímetros;
d) usando as 12 peças do pentaminó formar um retângulo 5 x 13 com um buraco em forma de uma das peças do pentaminó.
4) Explorando Tabuleiros 8 x 8
a) verificar se 32 dominós recobrem o tabuleiro;
b) discutir a impossibilidade de recobrir o tabuleiro com os triminós;
c) verificar a possibilidade de recobrir o tabuleiro com 21 triminós em "L" e um monominó, explorando a localização do monominó;
d) verificar a possibilidade de cobrir o tabuleiro com 21 triminós em "L" e um monominó, explorando a localização do monominó;
e) proposta do seguinte jogo: cada jogador na sua vez escolhe uma peça e a coloca sobre o tabuleiro, perdendo o jogo aquele que na sua vez não conseguir encaixar mais nenhuma peça.
Fonte das atividades: CAEM/USP
e) proposta do seguinte jogo: cada jogador na sua vez escolhe uma peça e a coloca sobre o tabuleiro, perdendo o jogo aquele que na sua vez não conseguir encaixar mais nenhuma peça.
Fonte das atividades: CAEM/USP
Muito interessante para conhecedores e jogadores iniciantes. Sugiro que seja proposto questões similares para os 35 hexaminós, os 108 heptaminós e os 369 octaminós. Marcos, de Porto Alegre.
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