Objetivos de Matemática para o
segundo ciclo
Neste ciclo, o ensino de Matemática
deve levar o aluno a:
·
Ampliar
o significado do número natural pelo uso em situações-problema e pelo
reconhecimento de relações e regularidades.
·
Construir
o significado do número racional e de suas representações (fracionária e
decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social.
·
Interpretar
e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração
decimal e estendendo-se para a representação dos números racionais na forma
decimal.
·
Resolver
problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e
construindo novos, em situações que envolvam números naturais e, em alguns
casos, racionais.
·
Ampliar
os procedimentos de cálculo – mental, escrito, exato, aproximado – pelo conhecimento
de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela
antecipação e verificação dos resultados.
·
Refletir
sobre procedimentos de cálculo que levem à ampliação do significado do número e
das operações, utilizando a calculadora como estratégia de verificação de
resultados.
·
Estabelecer
pontos de referência para interpretar e representar a localização e
movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para
descrever posições.
·
Identificar
características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças
entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e
reduções.
·
Recolher
dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los,
interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa
linguagem como forma de comunicação.
·
Utilizar
diferentes registros gráficos – desenhos, esquemas, escritas numéricas – como recurso
para expressar ideias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar
estratégia e resultados.
·
Identificar
características de acontecimentos previsíveis ou aleatórios a partir de
situações-problema, utilizando recursos estatísticos e probabilísticos.
·
Construir
o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso
no contexto social e em outras áreas do conhecimento e possibilitem a
comparação de grandezas de mesma natureza.
·
Utilizar
procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais
adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado.
·
Representar
resultados de mediações, utilizando a terminologia convencional para as
unidades mais usuais dos sistemas de medida, comparar com estimativas prévias e
estabelecer relações entre diferentes unidades de medidas.
·
Demonstrar
interesse para investigar, explorar e interpretar, em diferentes contextos do
cotidiano de outras áreas do conhecimento, os conceitos e procedimentos
matemáticos abordados neste ciclo.
·
Vivenciar
processos de resoluções de problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso
compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar a
resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário