quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Currículo + - Contribuições Professor Vanderley


·         CURRÍCULO+ (Links de todos os vídeos do Curso: Oficinas Virtuais Currículo+)

·         As relações entre educação e tecnologia (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.21e22)


Currículo+
O Projeto Currículo+, iniciativa integrante do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desdobra-se a partir da disponibilização de uma plataforma de sugestões de conteúdo digital (vídeos, animações, jogos digitais, simuladores, infográficos e áudios) como recurso pedagógico complementar, selecionados segundo o Currículo do Estado de São Paulo por meio de um processo contínuo de construção coletiva com educadores da Rede.

REDE CONVERSANDO COM A REDE
Vídeos produzidos por professores da Rede Estadual de São Paulo
Veja o depoimento de quem já está utilizando o Currículo+ na prática!

Objetivos específicos

• oferecer ao professor recursos pedagógicos digitais e formação na utilização destes recursos para complementar o desenvolvimento da sua aula e aprimorar a sua prática;

• tornar o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula mais diversificado, dinâmico e personalizado;

• disponibilizar ao aluno conteúdo digital para apoiar, recuperar ou complementar seus estudos, individualmente ou com o auxílio do professor.


CURRÍCULO+

LINKS DE TODOS OS VÍDEOS DO CURSO: OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

1ª Edição (13/08/2014 a 27/09/2014)

2ª Edição (17/09/2014 a 01/11/2014)


Novo vídeo Currículo+_

Informações Técnicas_Curso Oficinas Virtuais Currículo+

Sobre o trabalho com um parceiro_Oficinas Virtuais Currículo+

Heloisa Makinik curso Currículo+ promovido Instituto Singularidades

Depoimento do Vice Diretor prof. Germano


Vamos começar com os vídeos da Professora Aglaé Cecília Toledo Dias Porto Alves, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e do Professor André Lemos, da Universidade Federal da Bahia, que à luz dessas perguntas introduzem dois importantes termos que permeiam essa discussão: “cibercultura” e “web currículo”.

1.1_vídeo 1_Cibercultura_Oficinas Virtuais Currículo+

O que é cibercultura?

Trazendo nossa discussão para uma exploração ainda mais concreta sobre os “porquês” de posicionar a tecnologia como uma ferramenta a serviço da aprendizagem, as Professoras Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Jacqueline Barbosa, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), discorrem a seguir sobre a importância da integração da tecnologia no contexto educacional de hoje. Confira!

1.1_Vídeo 1_Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+

1.1_vídeo 4_Jacqueline Barbosa_Oficinas Virtuais Currículo+

Vídeo produzido pela TV Escola (MEC) traz uma leitura sobre as crianças e jovens que estão na escola hoje e oferece exemplos concretos sobre algumas das novas possibilidades para integrar tecnologia ao currículo e à prática docente.

Profª. Jacqueline Barbosa, da PUC-SP, discorre sobre a importância da tecnologia como um meio para ensinar, como um lugar onde as “práticas se dão” e como objeto de reflexão do processo de ensino e de aprendizagem.

Prof. Klaus Schlunzen Jr., da UNESP, discorre sobre o potencial das novas tecnologias para tornar os ambientes de aprendizagem mais contextualizados e significativos.

Prof. Klaus Schlunzen Jr., da UNESP fala sobre o que considera o maior desafio para o uso da tecnologia na educação e, por outro lado, quais as possibilidades que se abrem ao introduzi-las no contexto escolar.

Prof. Luciano Meira, da Universidade Federal de Pernambuco, apresenta o resultado de uma pesquisa feita com alunos sobre o que aprenderam e sobre o que gostariam de aprender e qual o papel da tecnologia e da inovação pedagógica nessa discussão.

Prof. Haroldo da Gama Torres, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e coordenador da pesquisa "O que os jovens de baixa renda pensam sobre a escola?", discorre sobre os principais resultados do estudo e, entre os minutos 4:23 e 5:45, comenta o que a pesquisa nos diz sobre a questão da tecnologia no dia a dia escolar, em especial, no âmbito da escola pública.

Agora que você pode conferir análises sobre a importância das novas tecnologias no contexto escolar, e antes de passarmos para a última unidade da Oficina 1, paramos aqui para um importante “alerta”: “tecnologia a serviço da aprendizagem” não significa “tecnologia por tecnologia”! Para ilustrarmos esse conceito, convidamos você a assistir à “simpática animação” Tecnologia e Metodologia:

Só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar 
conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas.

Professora Regina Scarpa, Coordenadora Pedagógica da Revista NOVA ESCOLA.
“A tecnologia por si só definitivamente não mudará a educação, mas como especialistas e pesquisas já apontam, a tecnologia pode (e deve!) ser uma das principais ferramentas para apoiar a construção de uma educação à altura dos desafios do século XXI. O cerne da questão está na prática docente, e é isso que exploraremos na última unidade dessa primeira oficina.”

Para darmos início a última unidade da Oficina 1, veja os vídeos da Professora Silene Kuin, Diretora do Departamento de Recursos Didáticos e Tecnológicos de EaD da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (EFAP) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

No vídeo, que não acidentalmente leva o título “O novo papel do professor é uma velha discussão”, a Professora faz uma breve reflexão sobre esse "novo papel" do professor, discorre sobre como as novas tecnologias "escancaram" essa busca e conclui falando sobre a importância da formação continuada do docente nesse contexto.

1 4 video 1

No vídeo, a Professora fala sobre a diferença entre "informação" e "conhecimento", como esta distinção exige mudanças no papel do professor e como as novas tecnologias podem, inclusive, auxiliar nesse processo.

1.4 video 2

Finalizaremos a unidade com três vídeos que nos ajudarão a fazer a transição para o Currículo+, que, apesar de não ser uma iniciativa que contempla TODAS as possibilidades de implementação da tecnologia na escola, se apresenta como um recurso pedagógico-tecnológico, prático, disponível para todos os professores e alunos da Rede, e 100% articulado com as diretrizes curriculares do Estado de São Paulo!

Quando o assunto é tecnologia em sala de aula, muito se fala na importância do “professor como um mediador”. No âmbito do Currículo+ essa discussão também deve ocorrer, e para desmistificar alguns dos conceitos por trás disso e explorar as nuâncias da “mediação”, confira a parte 1 do vídeo da Professora Aglaé Cecília Toledo Dias Porto Alves, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

1.4_Mediação: para quê?_vídeo 1_Oficinas Virtuais Currículo+

Quando o assunto é tecnologia em sala de aula, muito se fala na importância do “professor como um mediador”. No âmbito do Currículo+ essa discussão também deve ocorrer, e para desmistificar alguns dos conceitos por trás disso e explorar as nuâncias da “mediação”, confira a parte 2 do vídeo da Professora Aglaé Cecília Toledo Dias Porto Alves, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

1.4_Mediação: para quê?_vídeo 2_Oficinas Virtuais Currículo+


Trecho da entrevista da professora Roxane Rojo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sobre o fundamental papel de liderança do professor para que o uso do Currículo+ seja, de fato, potencializado a serviço da aprendizagem.
1.4_vídeo 4_Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+


2.1_O que é o Currículo+_Oficinas Virtuais Currículo+

2.2 Nukacia

2.3_Tutorial de Navegação Plataforma Currículo+_Oficinas Virtuais Currículo+

2.4_Como funciona a curadoria?_Oficinas Virtuais Currículo+

Infográfico Currículo+

DE Itaquaquecetuba - Currículo + - PCNP Cintia (completo)

2.4.1 Assistentes de Seleção de Conteúdo Digital
Que tal conhecê-los?
Veja a apresentação para conhecer cada um dos (hoje) 76 PCNP “Curadores”!
“Apresentação no Prazi” feita pela Camila Lopes.

Depoimentos:

2.4.1 - Videos 01

2.4.1 - Videos 02

2.4.1 - Videos 03

2.4.1 - Videos 04

2.4.1 - Video 05

2.4.1 - Videos 06

2.5 O que os professores que já estão implementando estão dizendo?

Educador Currículo+ E.E. Lauro Barreira - Prof: Leonor
Professora Leonor Cristina P. M. Benedito – Diretoria de Ensino de Pirassununga

Currículo Mais - Onda Verde – SP
Professora Bárbara Roncati Guirado – Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto

Maria Eduarda e Luiz Antonio parte 1
Professores Maria Eduarda Chiarella e Luiz Antonio de Souza – Diretoria de Ensino de Piraju

2.6_vídeo 1_Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+
Professora Roxane Rojo (UNICAMP) discorre sobre o que é importante ser destacado para que o Currículo+ seja utilizado a serviço da aprendizagem e diz que acredita que pode, inclusive, ser mais do que um “apoio complementar”.

2.6_Vídeo 2_Jacqueline Barbosa_Oficinas Virtuais Currículo+
Professora Jacqueline Barbosa (PUC-SP) discorre sobre o potencial dos objetos digitais de aprendizagem para potencializar a leitura e escrita em todas as disciplinas e seu papel como elemento disparador para a produção pelo próprio aluno.


3.1_vídeo 1_Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+
Profª. Roxane Rojo fala sobre a importância da reflexão do professor ao planejar uma aula em que se utilizará objetos digitais de aprendizagem.

3.1_vídeo 2_Jacqueline Barbosa_Oficinas Virtuais Currículo+
Profª. Jacqueline Barbosa aborda aspectos que considera “chave” no processo de planejamento de uma aula com objetos digitais de aprendizagem.

3.1 video 3
Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico Dulcinéia Aparecida Rissatti Ramos, da Diretoria de Ensino de Sertãozinho, que também atua como professora da Rede Estadual no período noturno, fala sobre a importância do planejamento pedagógico.

3.2.1_vídeo 1_Renata Siqueira e Leandro Oliveira_Oficinas Virtuais Currículo+
Os professores Leandro Rodrigo Oliveira e Renata Rossi Fiorim Siqueira falam sobre os princípios norteadores dos Programas Ler e Escrever e EMAI e estabelecem como se dá a articulação com a tecnologia.

3.2.1_vídeo 2_Renata Siqueira e Leandro Oliviera_Oficinais Virtuais Currículo+
Os professores Leandro Rodrigo Oliveira e Renata Rossi Fiorim Siqueira demonstram como objetos digitais de aprendizagem recomendados no Currículo+ podem ser utilizados pelos professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

3.2.2_vídeo 1_Natalina Mateus_Oficinas Virtuais Currículo+
Professora Natalina de Fátima Mateus fala sobre o contexto educacional com a chegada da tecnologia e, à luz desse cenário, discorre sobre os dois principais objetivos do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

3.2.2_Vídeo 2_Natalina Mateus_Oficinas Virtuais Currículo+
Professora Natalina de Fátima Mateus aborda os princípios do Currículo do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio e introduz suas relações com a tecnologia.

3.2.2_vídeo 3_Natalina Mateus_Oficinas Virtuais Currículo+
Áreas do conhecimento em foco: Professora Natalina de Fátima Mateus discorre sobre o currículo de Ciências da Natureza e introduz exemplos práticos para ilustrar as possibilidades de integração com o Currículo+.

3.2.2_vídeo 4_Natalina Mateus_Oficinas Virtuais Currículo+
Áreas do conhecimento em foco: Professora Natalina de Fátima Mateus discorre sobre os currículos de Ciências Humanas, Linguagens e Matemática e introduz exemplos práticos para ilustrar as possibilidades de integração com o Currículo+.

3.2.3_Vídeo 1_Carlos Tadeu e Vanderley Cornatione_Oficinas Virtuais Currículo+
Professores Vanderley Aparecido Cornatione e Carlos Tadeu da Graça Barros contextualizam a Avaliação da Aprendizagem em Processo e introduzem as possibilidade de utilização do Currículo+ como ferramenta para trabalhar os resultados da avaliação.

3.2.3_Vídeo 2_Carlos Tadeu e Vanderley Cornatione_Oficinas Virtuais Currículo+
Professores Vanderley Aparecido Cornatione e Carlos Tadeu da Graça Barros detalham as possibilidades de utilização do Currículo+ como ferramenta para trabalhar os resultados da avaliação a partir de exemplos práticos.

Currículo+ _ Diretoria de Ensino de Franca
Vídeo da série “Rede Conversando com a Rede”, Professor de Física Ricardo Granado Garcia, da Diretoria de Ensino de Franca, fala sobre como está incorporando o Currículo+ em sua prática pedagógica e as mudanças que percebe na motivação dos alunos ao utilizar simuladores e vídeos.

Prof. George Bueno, da EE "Nena G Buck"
Vídeo da série “Rede Conversando com a Rede”, Professor de Geografia George Bueno, da Diretoria de Ensino de Jaboticabal, demonstra um exemplo concreto de utilização de um objeto digital de aprendizagem sugerido no Currículo+ para contextualizar conceitos que trabalha em sala de aula.

Educador Currículo Mais - Os Lusíadas
Vídeo da série “Rede Conversando com a Rede”, Professora Enir Ester Portella Garcia, da Diretoria de Ensino de Diadema, discorre sobre sua experiência ao diversificar uma aula de literatura com a inserção de objetos digitais de aprendizagem.

3.3_vídeo 4_Klaus Schlunzen_Oficinas Virtuais Currículo+
Prof. Klaus Schlunzen Jr. (UNESP) oferece três dicas para implementação do Currículo+ a serviço da aprendizagem

3.3 video 5
Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico (PCNP) Silvia Helena Mariano de Carvalho, da Diretoria de Ensino de Jaboticabal fala sobre a importância da socialização de boas práticas para desmistificar o uso de objetos digitais de aprendizagem com os alunos.

Como manter os alunos engajados durante toda a aula
Vídeo da série “Técnicas Didáticas” da Fundação Lemann, Professora Gilne Fernandez, da Escola Municipal Vereador Manoel de Oliveira, ilustra como utilizar um vídeo para introduzir e contextualizar um assunto a ser tratado.

Que tal estruturar um “Plano de Aula Digital”?

Compile diferentes atividades num “Plano de Aula Digital”, um plano de ensino / sequência didática que lança mão de atividades com objetos digitais de aprendizagem articuladas entre si. Clique abaixo para ver o modelo sugerido e as respectivas instruções: 
Sugestão de modelo de Plano de Aula Digital

3.5.1 & 3.6_Presença Contagiosa _ Oficinas Virtuais Currículo+
Neste vídeo, a Professora Aglaé Cecília Toledo Dias Porto Alves, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) fala sobre a importância da motivação do professor para incorporar a tecnologia em sua prática, e o que o formador precisa entender quando o assunto é a sensibilização e mobilização do formando.

3.5.2_Vídeo 1_Formar quem e para quê?_Oficinas Virtuais Currículo+

3.5.2_vídeo 2_Acompanhar = Educar_Oficinas Virtuais Currículo+

3.5.2_vídeo 3_Avaliar: para quê?_Oficinas Virtuais Currículo+

3.5.3_vídeo 1_Jacqueline Barbosa_Oficinas Virtuais Currículo+
Pensando no trabalho dos formadores de professores, Profª. Jacqueline Barbosa (PUC-SP) aborda aspectos que considera relevantes visando a incorporação do Currículo+ à prática docente.

3.5.3_vídeo 2_Roxane Rojo_Oficinas Virtuais Currículo+
Pensando no trabalho dos formadores de professores, Profª. Roxane Rojo (UNICAMP) aborda aspectos que considera relevantes visando a incorporação do Currículo+ à prática docente.

3.5.3_vídeo 3_Klaus Schlunzen_Oficinas Virtuais Currículo+
Pensando no trabalho dos formadores de professores, Prof. Klaus Schlunzen Jr. (UNESP) aborda aspectos que considera relevantes visando a incorporação do Currículo+ à prática docente

3.5.3_vídeo 4_Klaus Schlunzen_Oficinas Virtuais Currículo+
Pensando no trabalho dos formadores de professores, Prof. Klaus Schlunzen Júnior (UNESP) fala sobre o processo de acompanhamento em sala de aula do professor pelo formador.

Abaixo você encontrará sugestões de instrumentos e orientações customizadas para Professores Coordenadores Pedagógicos e Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico. Confira o instrumento que se aplica ao seu perfil para incorporar o Currículo+ à sua prática profissional e contribuir para o avanço do projeto a serviço da aprendizagem dos alunos da Rede Estadual de São Paulo!
Coordenador Pedagógico:
Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico:

3.5.1 & 3.6_Presença Contagiosa _ Oficinas Virtuais Currículo+

3.6.1 Sugestões de instrumentos
Abaixo você encontrará sugestões de instrumentos e orientações customizadas para Professores Coordenadores Pedagógicos e Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico. Confira o instrumento que se aplica ao seu perfil para incorporar o Currículo+ à sua prática profissional e contribuir para o avanço do projeto a serviço da aprendizagem dos alunos da Rede Estadual de São Paulo!
Diretor/Vice-Diretor/Vice-Diretor da Escola da Família/Assistente de Diretor/Professor Mediador Escolar e Comunitário:
Supervisor de Ensino:
Dirigentes de Ensino e profissionais atuantes na Secretaria da Educação:


Créditos e Agradecimentos

O projeto Currículo+ agradece aos seguintes profissionais por suas contribuições diretas à elaboração do curso “Oficinas Virtuais Currículo”, sem as quais não seria possível disponbilizar uma proposta com igual relevância e consistência para a Rede Estadual de São Paulo:
·         Adriane Treitero Cônsolo, Consultora da Educação a Distância pela UNESCO
·         Aglaé Cecília Toledo Dias Porto Alves, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de São Paulo, e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
·         Bárbara Roncati Guirado, Professora da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de São José do Rio Preto
·         Camila Lopes - Assessoria Técnica e de Planejamento, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Carlos Tadeu da Graça Barros - Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio (CEFAF) – Matemática, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Cintia Souza Borges de Carvalho, Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba
·         Dulcinéia Aparecida Rissatti Ramos, Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de Sertãozinho
·         Ewerthon Daniel Vaz, Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de Piraju
·         Fabrícia Gomes Nieri - Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio/ProEMI, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Germano Balthazar Barboza, Vice-Diretor da Escola Estadual Professor Martinho Sylvio Bizutti, Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra
·         Heloisa Makinik, Professora da Escola Estadual Professor Martinho Sylvio Bizutti, Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra
·         Jacqueline Peixoto Barbosa, Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
·         Inês Aparecida Bolandin Marcomini, Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto
·         Klaus Schlunzen Júnior, Professor da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
·         Leandro Rodrigo de Oliveira, Centro de Ensino Fundamental Anos Iniciais (CEFAI), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Leila Bertanha Damasceno, Professora da Escola Estadual Professor Martinho Sylvio Bizutti, Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra
·         Luiz Antonio de Souza, Professora da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Piraju
·         Luiz Eduardo Divino da Fonseca, Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de São Carlos
·         Maria Eduarda Chiarella, Professora da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Piraju
·         Maria Eduarda de Lima Menezes, Coordenadora Pedagógica de tecnologia educacional no Instituto Educacional São João Gualberto
·         Márcio Bortolleto Fessel, Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de Piracicaba
·         Natalina de Fátima Mateus, Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio (CEFAF) – Química, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Nukácia Meyre S. Araújo, Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
·         Renata Rossi Fiorim Siqueira, Centro de Ensino Fundamental Anos Iniciais (CEFAI), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Ricardo Granado Garcia, Professor da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de Franca
·         Roxane Helena Rodrigues Rojo, Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
·         Rodrigo Ponce, Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio (CEFAF) – Biologia, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
·         Silene Kuin, Diretora do Departamento de Recursos Didáticos e Tecnológicos de EAD da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (EFAP) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
·         Talia Pietra Soares, Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico da Rede Estadual de Ensino de SP, Diretoria de Ensino de São Carlos
·         Vanderley Aparecido Cornatione – Centro de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio (CEFAF) – Matemática, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

O Currículo+ aproveita para agradecer também as equipes das Diretorias de Ensino de Lins, São Carlos e Piraju, em especial seus respectivos Núcleos Pedagógicos, que contribuíram com seus conhecimentos durante um processo de construção coletiva de soluções para os desafios no trabalho de formação e apoio aos professores. Diversos aprendizados desta experiência foram incorporados nesse curso.


As relações entre educação e tecnologia

“A educação tecnológica básica é uma das diretrizes que a LDBEN estabelece para orientar o currículo do Ensino Médio. A lei ainda associa a “compreensão dos fundamentos científicos dos processos produtivos” ao relacionamento entre teoria e prática em cada disciplina do currículo. E insiste quando insere o “domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” entre as competências que o aluno deve demonstrar ao final da educação básica. A tecnologia comparece, portanto, no currículo da educação básica com duas acepções complementares: a) como educação tecnológica básica; b) como compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção. A primeira acepção refere-se à alfabetização tecnológica, que inclui aprender a lidar com computadores, mas vai além. Alfabetizar-se tecnologicamente é entender as tecnologias da história humana como elementos da cultura, como parte das práticas sociais, culturais e produtivas, que, por sua vez, são inseparáveis dos conhecimentos científicos, artísticos e linguísticos que as fundamentam. A educação tecnológica básica tem o sentido de preparar os alunos para viver e conviver em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais presente, no qual a tarja magnética, o celular, o código de barras e outros tantos recursos digitais se incorporam velozmente à vida das pessoas, qualquer que seja sua condição socioeconômica. A segunda acepção, ou seja, a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos da produção, faz da tecnologia a chave para relacionar o currículo ao mundo da produção de bens e serviços, isto é, aos processos pelos quais a humanidade – e cada um de nós – produz os bens e serviços de que necessita para viver. Foi para se manter fiel ao espírito da lei que as DCN introduziram a tecnologia em todas as áreas, tanto das DCN como dos PCN para o Ensino Médio, evitando a existência de disciplinas “tecnológicas” isoladas e separadas dos conhecimentos que lhes servem de fundamento.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.21e22)

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