Questões
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Habilidades
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Observações/Grade
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Recomendações do Professor
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01
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Resolver problemas com números naturais que envolvam a multiplicação e a divisão.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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02
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Resolver problemas com números naturais que envolvam a adição e subtração.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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03
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Resolver problemas com números naturais que envolvam a multiplicação e a divisão.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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04
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Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como: km/m; kg/g; ...
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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05
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Resolver problemas que envolvam a adição e a subtração em situações relacionadas aos seus diversos significados.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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06
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Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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07
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Resolver problemas que envolvam o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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08
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Identificar fração como representação que pode estar associada ao significado de parte-todo.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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09
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Identificar fração como representação que pode estar associada ao significado de parte-todo.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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10
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Resolver problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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11
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Identificar frações equivalentes.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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12
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Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples e gráficos de barras, que as representam, e vice-versa.
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São observações diferentes. Citar a correspondente. Pode-se criar uma codificação para facilitar a tabulação.
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Observações: essas recomendações devem servir para outros professores. Auxiliares, eventuais e de outras disciplinas.
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Grade de Correção
Questão 1
Categorias para Análise
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Observação
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O aluno responde corretamente.
56:4 = 14 e 14 x 10 = 140
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Neste caso o aluno calcula primeiro o preço de uma caixa para depois calcular o preço de 10. (A)
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O aluno responde corretamente.
4:2 = 2 e 56:2 = 28
4 + 4 + 2 = 10
56 + 56 + 28 = 140
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Neste caso o aluno utiliza a noção de proporcionalidade para calcular o preço de 10 caixas. Ou seja, calcula o preço de 2 caixas, que é metade do preço de 4, e depois adiciona esse valor a duas parcelas de 56. O professor pode apresentar e discutir outras maneiras de resolver esse mesmo problema ampliando o conhecimento desse aluno. (B)
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O aluno identificou as operações que resolvem o problema, mas erra nos cálculos.
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O professor pode trabalhar os procedimentos das operações com números naturais e retornar os problemas envolvendo a multiplicação e a divisão. (C)
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O aluno faz apenas uma operação (a divisão ou a multiplicação).
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É provável que o aluno não tenha compreendido totalmente o enunciado do problema. O professor pode retomar situações que envolvam as ideias e os cálculos de multiplicação e divisão de números naturais. (D)
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O aluno demonstra total falta de domínio da habilidade avaliada.
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O professor pode retomar situações que envolvam as ideias e os cálculos de multiplicação e divisão de números naturais. (E)
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O aluno deixou em branco a questão.
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O professor pode retomar situações que envolvam as ideias e os cálculos de multiplicação e divisão de números naturais. (E)
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