Segunda Parte
A relação parte-todo se apresenta, portanto, quando um todo se
divide em partes (equivalentes em quantidade de superfície ou de elementos). A
fração indica a relação que existe entre um número de partes e o total de
partes.
Outro significado das frações é o de quociente; baseia-se na
divisão de um natural por outro (a:b=a/b; b ≠
0). Para o aluno, ela se diferencia da interpretação anterior, pois dividir um
chocolate em 3 partes e comer 2 dessas partes é uma situação diferente daquela
em que é preciso dividir 2 chocolates para 3 pessoas. No entanto, nos dois
casos, o resultado é representado pela mesma notação: 2/3.
Uma
terceira situação, diferente das anteriores, é aquela em que a fração é usada
como uma espécie de índice comparativo entre duas quantidades de uma grandeza, ou
seja, quando é interpretada como razão. Isso ocorre, por exemplo, quando se
lida com informações do tipo “2 de cada 3 habitantes de uma cidade são
imigrantes”.
Outros
exemplos podem ser dados: a possibilidade de sortear uma bola verde de uma
caixa em que há 2 bolas verdes e 8 bolas de outras cores (2 em 10); o trabalho
com escalas em mapas (a escala é de 1 cm para 100 m); a exploração da
porcentagem (40 em cada 100 alunos da escola gostam de futebol).
O
significado da fração como operador, ou seja, quando ela desempenha um papel de
transformação, algo que atua sobre uma situação e a modifica. Esta ideia está
presente, por exemplo, num problema do tipo “que número devo multiplicar por 3
para obter 2”.
Fonte:
Parâmetros Curriculares Nacionais
Números
Racionais: representação fracionária, representação decimal e representação
porcentual.
É
importante estudar as representações dos números racionais: frações, números
decimais e porcentagem de forma simultânea.
Fração
é um objeto e os estudos mostram que apóia-se na ideia de parte-todo e com
apoio em grandezas contínuas (pizzas, bolos, chocolates,..).
A
expressão “racional” (ratio) refere-se à ideia de “razão” entre dois
números.
Não
existe número fracionário ou decimal, existe sim a representação do número racional
nestas formas.
A
ideia de metade pode ser representada de infinitas maneiras.
Paralelismo
com números naturais: funções sociais, hipóteses dos alunos sobre as escritas,
hipóteses sobre comparação e significados a partir do seu uso em
situações-problema.
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