Primeira Parte
Números Racionais
Inicialmente devemos pensar na função social do número e
também nele como objeto matemático.
Atividade utilizando CALCULADORA
Divisão
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Resultado
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1 : 2
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0,5
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1 : 3
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0,333333333...
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1 : 4
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0,25
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1 : 5
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0,2
|
1 : 6
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0,16666666...
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1 : 7
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0,14285714285
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1 : 8
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0,125
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1 : 9
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0,111111111...
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1 : 10
|
0,1
|
Ao professor: observar que existe uma ordenação tanto na
primeira coluna como na segunda.
Para o aluno essa é uma atividade que poderá ficar na sua
memória. Pois para o aluno será uma oportunidade de tomar contato com uma
atividade inesperada.
O aluno deverá estabelecer um critério para observar que
existe uma ordenação na segunda coluna (Resultado).
Atividade utilizando CALCULADORA
Regularidades e Surpresas
a)
8
: 0,5 = 16
b) 7 : 0,5 = 14
c)
6
: 0,5 = 12
d) 5 : 0,5 = 10
e)
4
: 0,5 = 8
f)
3
: 0,5 = 6
g)
2
: 0,5 = 4
h) 1 : 0,5 = 2
Que regularidades os alunos devem observar:
O resultado é o dobro do número dividido (dividendo).
Dividir um número por 0,5 é multiplicar o dividendo por dois.
Atividade: Leitura e escrita de números racionais na forma
decimal
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c
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d
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u
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d
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c
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m
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8
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5,
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5
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3
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0,
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7
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3
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7,
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2
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5
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6
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9,
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0
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0
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4
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Parte Inteira
Parte Decimal
Ao
Professor: ela serve de base para nomearmos as unidades de medidas do sistema
métrico.
O
concreto é a própria escrita e neste sentido devemos tomar cuidado com o uso do
material dourado.
Um
material cria uma imagem mental e devemos questionar até que ponto nos ajuda na
compreensão de um conceito.
PCN
“A construção da ideia de número racional é relacionada à
divisão entre dois números inteiros, excluindo-se o caso em que o divisor é
zero. Ou seja, desde que um número represente o quociente entre dois números
inteiros quaisquer (o segundo não nulo), ele é um número racional.
No entanto, em que pese às relações entre números naturais, a
aprendizagem dos números racionais supõe rupturas com ideias construídas pelos
alunos acerca dos números naturais, e, portanto, demanda tempo e uma abordagem
adequada.
Ao raciocinar sobre os números racionais como se fossem
naturais, os alunos acabam tendo que enfrentar vários obstáculos:
· Um deles está ligado ao fato de que
cada número racional pode ser representado por diferentes (e infinitas)
escritas fracionárias; por exemplo, 1/3, 2/6, 3/9 e 4/12 são diferentes
representações de um mesmo número;
· Outro diz respeito à comparação entre
racionais: acostumados com a relação 3 > 2, terão que construir uma escrita
que lhes parece contraditória, ou seja, 1/3 < 1/2;
· Se o “tamanho” da escrita numérica
era um bom indicador da ordem de grandeza no caso dos números naturais (8345 > 41), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece o mesmo
critério;
· Se ao multiplicar um número natural
por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1) a expectativa era a de
encontrar um número maior que ambos, 10 por 1/2 se surpreenderão ao ver que o
resultado é menor que 10;
· Se a sequência dos números naturais
permite falar em sucessor e antecessor, para os racionais não faz sentido, uma
vez que entre dois números racionais é sempre possível encontrar outros números
racionais; assim, o aluno deverá perceber que entre 0,8 e 0,9 estão números
como 0,81, 0,815 ou 0,87.
Ao optar por começar o estudo dos racionais pelo seu
reconhecimento no contexto diário, deve-se observar que eles aparecem no
cotidiano das pessoas muito mais em sua representação decimal (números com
vírgula) do que na forma fracionária.
O advento das calculadoras fez com que as representações
decimais se tornassem bastante freqüentes. Desse modo, um trabalho interessante
consiste em utilizá-las para o estudo das representações decimais na escola.
Por meio de atividades em que os alunos são convidados a dividir, usando a
calculadora, 1 por 2, 1 por 3, 1 por 4, 1 por 5, etc., e a levantar hipóteses
sobre as escritas que aparecem no visor da calculadora, eles começarão a
interpretar o significado dessas representações decimais.
Usando a calculadora, também perceberão que as regras do
sistema de numeração decimal, utilizadas para representar números naturais,
podem ser aplicadas para se obter a escrita dos racionais na forma decimal,
acrescendo-se novas ordens à direita da unidade (a primeira ordem) e de forma
decrescente.
Além da exploração dessas escritas pelo uso da calculadora,
os alunos também estabelecerão relação entre elas e as representações
referentes ao sistema monetário e aos sistemas de medida.
Já o contato com representações fracionárias é bem menos freqüente;
na vida cotidiana o uso de frações limita-se a metades, terços, quartos e mais
pela via da linguagem oral do que das representações.
A prática mais comum para explorar o conceito de fração é a
que recorre a situações em que está implícita a relação parte-todo; é o caso
das tradicionais divisões de um chocolate, ou de uma pizza, em partes iguais.”
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