2021
Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - ARTE - - - Jornal JOCA - - - Professora Rosely
Reflexão!
A função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão
que envolve o tema - e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a
atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou
comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais
pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na
relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e
exigir mudanças de comportamento.com o meio ambiente e no mundo.
E.E. Professor ORLANDO GERÍBOLA Disciplina: ARTE Professor(a): Rosely –
email-rosy75662hotmail.com
Habilidade (s): Competências socioemocionais em
foco: autoconfiança, assertividade, imaginação criativa, planejamento, foco e
pensamento crítico.
ATIVIDADE 1:
Ouça a música EU
ME AMO da banda Ultraje a rigor https://youtu.be/BIrZS5oQgDs
Eu me amo
Há tanto tempo eu vinha me procurando
Quanto tempo faz, já nem lembro mais
Sempre correndo atrás de mim feito um louco
Tentando sair desse meu sufoco
Eu era tudo que eu podia querer
Era tão simples e eu custei pra aprender
Daqui pra frente nova vida eu terei
Sempre ao meu lado bem feliz eu serei
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim
Como foi bom eu ter aparecido
Nessa minha vida já um tanto sofrida
Já não sabia mais o que fazer
Pra eu gostar de mim, me aceitar assim
Eu que queria tanto ter alguém
Agora eu sei sem mim eu não sou ninguém
Longe de mim nada mais faz sentido
Pra toda vida eu quero estar comigo
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim
Foi tão difícil pra eu me encontrar
É muito fácil um grande amor acabar, mas
Eu vou lutar por esse amor até o fim
Não vou mais deixar eu fugir de mim
Agora eu tenho uma razão pra viver
Agora eu posso até gostar de você
Completamente eu vou poder me entregar
É bem melhor você sabendo se amar
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim
(Ultraje a rigor)
ATIVIDADE 2: Responda as questões
1) Por que, de certa forma, se amar surpreende?
Por que isso tem sido tão difícil hoje em dia?
2) Faça um desenho retratando a música.
3)Produza uma poesia ou música com o tema: Amor
próprio e auto aceitação, ( no mínimo 2 estrofes com 4 versos cada)
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=BIrZS5oQgDs&feature=emb_logo
ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Nos inspirando no jornal JOCA.
Vamos representar o lado humano e amoroso do corona vírus!
1- Desenhe o seu próprio corona vírus amoroso para cada célula dele desenhe uma flor, um rosto ou algo que vocês gostem.
Fontes de informação: Jornal Joça - Edição 164 - fevereiro de 2021
2020
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Nos inspirando no jornal JOCA.
Vamos representar o lado humano e amoroso do corona vírus!
1- Desenhe o seu próprio corona vírus amoroso para cada célula dele desenhe uma flor, um rosto ou algo que vocês gostem.
Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Projeto de Vida - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nem couro de lobisomem
Se correr, o bicho pega
Se ficar, o bicho come
Porque eu sou é ôme
Porque eu sou é ôme
Menino, eu sou é ôme
Menina, eu sou é ôme
Quando eu estava pra nascer
De vez em quando eu ouvia
Eu ouvia a mãe dizer
Ai, meu Deus, como eu queria
Que esse cabra fosse ôme
Cabra macho pra danar
Ah! Mamãe, aqui estou eu
Mamãe, aqui estou eu
(...)
E como H sou muito ôme
Se você quer duvidar
Olhe bem pelo meu nome
Já tó quase namorando
Namorando pra casar
Ah! Maria diz que eu sou
Maria diz que eu sou
Sou homem com H
E como sou!...
Atenção Alunos!!! Novas atividades da Professora Rosely da E.E. "Professor Orlando Geríbola".
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely - rosely.emany@yahoo.com
E a manhã tropical se inicia No Canecão, na TV
Resplandente, cadente, fagueira E quem não dança não fala
Num calor girassol com alegria Assiste a tudo e se cala
Na geléia geral brasileira Não vê no meio da sala
Que o Jornal do Brasil anuncia As relíquias do Brasil:
. . Doce mulata malvada
Ê, bumba-yê-yê-boi Maracujá, mês de abril
Ano que vem, mês que foi
Ê, bumba-yê-yê-yê Santo barroco baiano
É a mesma dança, meu boi Superpoder de paisano
. Formiplac e céu de anil
A alegria é a prova dos nove Três destaques da Portela
E a tristeza é teu porto seguro Carne-seca na janela
Minha terra é onde o sol é mais limpo Alguém que chora por mim
E Mangueira é onde o samba é mais puro Um carnaval de verdade
Tumbadora na selva-selvagem Hospitaleira amizade
Pindorama, país do futuro Brutalidade jardim
Miss linda Brasil diz "bom dia" E eu me sinto melhor colorido
E outra moça também, Carolina Pego um jato, viajo, arrebento
Da janela examina a folia Com o roteiro do sexto sentido
Salve o lindo pendão dos seus olhos Voz do morro, pilão de concreto
E a saúde que o olhar irradia Tropicália, bananas ao vento
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely email: rosely.emany@yahoo.com
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
VAMOS DAR CONTINUIDADE EM NOSSA ATIVIDADE REFERENTE A OBRA OS RETIRANTES DE CANDIDO PORTINARI:
Sei lá, 'to com saudade de te encontrar
É que aqui em Sampa tá quieto demais
E as minhas paredes parecem fronteiras
A gente resume a distância
Me conta da tua janela
Me diz que o mundo não vai acabar
Me conta da tua janela
E me diz que o mundo não vai acabar
Pra gente se lembrar da força que é alguém do lado
Pra gente entender que nós e o chão somos a mesma coisa
E os dias são contados pra gente viver
Acalme esse teu peito aflito
Te fiz essa canção, amigo
Contigo é que eu quero cantar
Eu fiz essa canção, amigo
Pro mundo inteiro se curar
Pra gente se lembrar da força que é alguém do lado
Pra gente entender que nós e o chão somos a mesma coisa
E os dias são contados pra gente viver
Sei lá, to com saudade de te encontrar
Me conta da tua janela
Me diz que o mundo não vai acabar
Eu fiz essa canção, amigo
Pro mundo inteiro se curar
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Eletiva, ( fotografia) - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
HOMENAGEM AO MEIO AMBIENTE ATRAVES DA RELEITURA E FOTOGRAFIA
As três imagens abaixo nos mostra situações que vivenciamos no meio ambiente:
1º Um lugar lindo com pássaros, pessoas, peixes, árvores e variedades de animais.
2º Homem surfando em um mar totalmente poluído.
3º Uma árvore representando a tristeza humana.
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely email: rosely.emany@yahoo.com
Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Bons estudos!
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____
Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
JULHO/2020
DANÇA CONTEMPORÂNEA
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma
forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de
intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total
desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea
começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes
faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop. A dança contemporânea é
uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e
pós-moderna, não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o
intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras
coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como:
improvisação, contato-improvisação;
método Laban, técnica de release; Body Mind Centery (BMC), Alvin
Nikolai.
Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas
composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais,
culturais, autobiográficas, comportamentais e quotidianas, como também a
fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da
pesquisa teórica para complementação da prática. O corpo na dança contemporânea
é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o
trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander,
Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras. . A dança contemporânea não possui uma
técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse
tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de
referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados.
1 - Faça uma pesquisa sobre os grupos de Dança Contemporânea:
Companhia Base de Dança Vertical; Fuerza
Bruta.
2 - Você
gosta de dançar?
3 - Qual
o estilo de dança que você gosta?
4 - Faça
uma pesquisa sobre a origem do Hip Hop.
Obs.:
Qualquer duvida me chame no grupo de whatsapp, email: rosely.emany@yahoo.com,
facebook.
Bons estudos!
Professora Rosely - Eletiva de Fotografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Eletiva, ( fotografia) - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
A fotografia é um procedimento artístico que surgiu do desenvolvimento tecnológico da sociedade e tem tido diversas funcionalidades na vida das pessoas. Com o celular, por exemplo, podemos tirar fotos e registrar os acontecimentos e, com o auxílio da internet, publicar em redes sociais.
Em meados do século XIX, temos o surgimento da fotografia, que consiste na captação de luz sob uma película sensível a luminosidade, gerando a imagem no papel fotográfico. Daí o nome: “FOTO”, vem do grego que significa “luz” e “GRAFIA” que significa “estilo”. Logo, a fotografia precisa de algum nível de luminosidade para criar a imagem desejada.
A fotografia acabou por substituir a contratação de pintores retratistas (aqueles que apenas faziam retratos das pessoas), que eram contratos para pintar as famílias. Porém, as primeiras fotografias eram em preto e branco o que fez surgiu a “fotopintura”, uma técnica de pintar fotos em preto em branco que ficou muito popular no Brasil.
Você já viu uma foto pintura, como essa?
Fotopintura
Mas a tecnologia fotográfica evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando várias possibilidades de criação artística fotografia e de registro de memórias.
1 - Analise as imagens abaixo e para cada uma dê uma possível data de realização da foto.
2020 — 1920 — 2000 — 1990
2 – Responda:
a) Existem diferenças entre elas? Comente e exemplifique (o que há de diferente nelas).
b) Qual das fotografias é a mais antiga? Por quê?
c) Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.
d) E as fotografias que você e sua família tiram nos dias de hoje, são guardas em álbuns, no celular ou computador? Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias?
Bons estudos!
Nome: ___________________________ nº _____ Série /
Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
PATRIMONIO
CULTURAL
Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio
Cultural remete à riqueza
simbólica e tecnológica desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito
aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma
comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de
sua identidade. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por
outro lado, a diversidade cultural por si só pode ser
considerada um dos maiores patrimônios da humanidade. No Brasil, cabe à Secretaria
Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), proteger o patrimônio local, tão único quanto diverso. Além de preservar
o patrimônio cultural brasileiro, fortalecendo identidades, o Iphan
ainda garante o direito à memória e contribui para o desenvolvimento
socioeconômico do País. A Secretaria Especial da
Cultura atua de forma alinhada com a Constituição Federal, que apresenta o
patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial: abarca
tanto os sítios arqueológicos, obras arquitetônicas, urbanísticas e artísticas
– bens de natureza material –, quanto celebrações e saberes da cultura popular,
as festas, a religiosidade, a musicalidade e as danças, as comidas e bebidas,
as artes e artesanatos, mitologias e narrativas, as línguas, a literatura oral
– manifestações de natureza imaterial.
Assim, os bens materiais tombados pelo Iphan podem ser
imóveis, como as cidades históricas, ou móveis, como os acervos e coleções. Já
os bens imateriais registrados dizem respeito àquelas práticas da vida social
que se manifestam em ofícios e modos de fazer, por exemplo.
Cabe ao Conselho
Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do
Iphan, examinar, apreciar e decidir sobre o tombamento e o registro dos
bens culturais. Ele é formado por representantes de instituições públicas
de áreas afins, além de representantes da sociedade civil e de entidades
profissionais de notório saber na área da preservação do patrimônio. Qualquer cidadão, organização
da sociedade civil ou instituição pode pedir a instauração do processo de
reconhecimento de bens de natureza material, por meio do tombamento federal. Já o registro de bens
culturais de natureza imaterial pode ser solicitado por associações da
sociedade civil, por secretarias estaduais, municipais e do Distrito Federal,
por instituições vinculadas ao Ministério do Turismo e pelo próprio secretário
especial da Cultura.
Através do texto a cima e da pesquisa que
vocês devem fazer no site http://portal.iphan.gov.br/;.http://cultura.gov.br/patrimonio-cultural;
https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil,
respondam as questões abaixo.
1 - Qual a importância do patrimônio cultural para a
sociedade?
2
- Qual é a importância do patrimônio?
3 - Qual
a importância do patrimônio cultural brasileiro?
4 -
Porque é importante a preservação do patrimônio cultural?
5 - O
que é patrimônio cultural e qual sua importância?
6
- O que é patrimônio cultural imaterial e qual sua importância?
7 -
Qual é a importância do patrimônio histórico?
8 -
Qual a importância dos patrimônios da humanidade?
9 - O que é patrimônio cultural material e qual sua importância?
Bons estudos!
Nome: ___________________________ nº _____ Série /
Ano ____ Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely - rosely.emany@yahoo.com
DANÇA
Dança é
a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em
geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois
envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura,
sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O
significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um
meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer,
desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da
dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser
acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura
de diferentes textos.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como
via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o
conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo,
especialmente através das danças folclóricas.
Nas
escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina
acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e
Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes
para manutenção da saúde física e mental.
Exemplos de estilos de dança: Capoeira; dança clássica; dança
contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais;
escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.
Leiam o
texto a cima e façam uma pesquisa na
internet e respondam as questões abaixo:
1 Qual a relação da dança com a música?
2 Qual o
seu estilo de dança?
3 Qual
a origem da Capoeira?
4 Qual a
diferença que existe entre a da dança
contemporânea e a dança moderna?
5 Qual o
beneficio que a dança trás para as
pessoas?
Bons estudos!
Nome: ___________________________ nº _____ Série /
Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely
– email: rosely.emany@yahoo.com
Durante
a adolescência o indivíduo se afasta da identidade infantil e vai aos poucos
construindo uma nova definição de si mesmo. É uma passagem para o mundo adulto,
caracterizada por uma crise de identidade, na qual ele se debate com
questionamentos relativos a seu corpo, aos valores, às escolhas que deve fazer,
ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.
Pensado no pequeno texto a cima vocês vão
desenhar uma figura humana inteira de
frente, da cabeça aos pés. Pode ser o contorno do seu próprio corpo, pedindo a
alguém que esteja próximo de você que o faça.
Faça
uso de cartolinas usadas e outros papeis que estiver a seu alcance, se você não
tiver nenhum material a seu alcance use seu caderno de desenho e faça o desenho
de uma figura humana e desenvolva a atividade.
1º Saindo da cabeça: um balão com um sonho que você
para sua vida.
2º Saindo da boca: uma frase que foi dita em
determinada situação que você não gostariam
de ter dito.
3º Outra frase que gostariam de ter dito para algum
familiar, colega, professor e ainda não tive a oportunidade de dizer.
4º Saindo do
coração: uma seta indicando algo que gosta de fazer, um interesse.
5º Na mão
direita: algo que você quer fazer mas
esta impossibilitado no momento.
6º Na mão
esquerda: algo que gostariam de mudar em si mesmos.
7º No pé
esquerdo: uma meta que desejam alcançar.
8º No pé direito: os passos que precisam dar para atingir essa meta.
Bons estudos!
ARTE - - - - - Professora Rosely - - - - - Nonos Anos A, B e C - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Danças Folclóricas
Danças folclóricas são formas tradicionais de danças de um determinado povo ou comunidade. As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade e tem origens e finalidades diferentes, passadas de geração para geração durante um longo período de tempo. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas podem ser classificadas coreograficamente, conforme o número de participantes, em: solistas, quando existe um só dançador, como no frevo; de par enlaçado, como a valsa; de par solto, como a chimarrita, podendo haver aquelas em que o par se enlaça e se separa conforme as marcações, ex.: ciranda, quadrilha. Algumas danças, como as primitivas e antigas, são de roda, pois nelas os participantes fazem roda, ficando o dançador ou o par no centro, como no caso do samba de roda ou batuque.
GRUPO MENINAS DE SINHA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_folcl%C3%B3rica>
Quem vê a alegria contagiante e as saias rodadas das Meninas de Sinhá em diversos festivais culturais pelo estado afora pode não perceber, mas o grupo é uma das maiores referências da transformação social por meio da arte em Belo Horizonte. São várias histórias de superação dessas meninas-mulheres da terceira idade. Muitas delas carregam trajetórias de vidas difíceis. Mas, hoje, veem o mundo com olhos mais leves e ajudam outras pessoas a se conectarem com a alegria.
A origem de toda essa alegria vem de momentos de dor. Há 21 anos, senhoras da comunidade do bairro Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte, se reuniram num espaço onde compartilhavam casos e vivenciavam experiências diferentes das que tinham em casa. A ideia foi de Valdete da Silva Cordeiro, carinhosamente chamada por todos de Dona Valdete. Em entrevistas e apresentações públicas, Dona Valdete — que faleceu em 2014, aos 75 anos, — declarou que decidiu criar o grupo após observar as senhoras do bairro saindo dos postos de saúde carregadas de remédios para diversas doenças, como depressão e hipertensão. Nas reuniões, além de conversas, as mulheres faziam exercícios de expressão corporal, canto e dança. Em 2006, transformaram-se em grupo musical com a gravação do álbum “Tá caindo fulô”, em que cantam as cantigas que animavam os encontros e mudavam para melhor as vidas das integrantes. Hoje, durante os ensaios, a conversa e a descontração dão o tom. Entre uma cantiga e outra, ouvem-se causos da família, dos amigos e muitas risadas. Umas são mais faladoras, outras se mostram ansiosas para a hora do lanche (um café bem mineiro com biscoitos), e outro grupo puxa a concentração de volta para o treino. O grupo de senhoras na faixa dos 70 anos tem energia de dar inveja em muita turma de criança. No ensaio que acompanhamos, uma das mais animadas era Maria Geralda de Paula. No auge dos seus 79 anos e com as unhas compridas pintadas de azul claro, era ela quem comandava um pequeno xequerê, um tipo de chocalho feito por ela mesma. Com as Meninas de Sinhá, ela já conheceu até a Polônia na Europa. Isso mesmo o grupo “Meninas de Sinhá” já foi convidado a apresentar na Europa. Mas é dos ensaios, em Belo Horizonte, que ela gosta mais. “Elas são como minha segunda família, e quando junta é uma alegria só”, diz. Maria Geralda é uma das mais antigas do grupo. “Foi minha filha que insistiu para eu participar, eu ‘tava’ muito triste, não queria sair de casa nem falar com ninguém, mas em 15 dias eu já era outra, com a auto estima lá em cima”, conta ela, que é uma menina de Sinhá há 20 anos.
Respondam:
1 Com base na leitura do texto explique com suas palavras. O que são Danças Folclóricas?
2 Onde geralmente acontecem as apresentações das danças folclóricas?
3 Agora que vocês conhecem a história do grupo “Meninas de Sinhá” escreva uma produção de texto. Durante a elaboração do texto faça uma reflexão sobre a capacidade de transformação que a Arte tem e a importância da expressão corporal, do canto e da dança para estas mulheres no projeto idealizado pela Dona Valdete.
Bons Estudos!
Eletiva: Fotografia - - - - - Professora Rosely - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Eletiva (fotografia) - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Antigamente, as câmeras não eram digitais e sim analógicas, neste tipo de câmera a luz que é capturada no momento da foto incidia sobre um filme fotográfico, para posteriormente ser revelada em um estúdio fotográfico. Nas câmeras digitais não se usa mais o filme, o que temos é um sensor que capta a luz e a interpreta, transformando-a em uma imagem digital bem próxima do real. O sensor pode ser de tamanhos diferentes, o que irá influenciar na sua capacidade de captar mais ou menos luz e também no resultado final, ou seja, na qualidade da imagem.
1 - Analise as imagens e classifique em câmera analógica e câmera digital.
1 2 3
Figura 1: ______________________________
Figura 2: ______________________________
Figura 3: ______________________________
2 - Para você qual é a função da fotografia?
3 - Qual a importância da fotografia no seu cotidiano? Como você utiliza?
4 - Faça uma fotografia bonita com seu celular, pode ser, flor, animais, pessoas ou algo que você goste e me envie por e-mail ou no WhatsApp.
Bons Estudos!
Projeto de Vida - - - - - Professora Rosely - - - - - Primeiros Anos A, B e C - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – e-mail: rosely.emany@yahoo.com
O QUE QUERO DESENVOLVER EM MIM MESMO?
Para a expansão do seu posicionamento diante da vida, é necessário também que você desenvolva um olhar mais apurado sobre as suas habilidades e o quem precisa aprender ao longo da vida para realização do seu Projeto de Vida.
Portanto, essa atividade é sobre como você pode se preparar melhor para o futuro.
Isso e importante porque a sociedade moderna de um modo geral e a vida em particular trazem novas e mais complexas exigências para as pessoas. Algumas dessas exigências estão relacionadas a títulos de exemplos, a habilidades como:
. ESFORÇO: pode ser definido como a energia que uma pessoa tem para superar o conjunto de problemas e dificuldades que existe o que ela é e o que ela pretende ser.
. PERSEVERANÇA: cada pessoa na vida tem ( ou devia ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida, assim como uma constância de propósito.
. AUTRUISMO: essa palavra vem do alter ( do latim), significa outro. Então altruísmo e ter preocupação com o “outro”. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar apenas em si mesmo.
. INICIATIVA: essa habilidade está relacionada com a ação. Você não pode ficar só nas palavras: “Eu vou fazer isso”, “Gostaria de fazer tal coisa”, “Um dia eu chego lá”. Tudo na vida tem seu primeiro passo. Quer dizer, a ação tem que partir de você, tem que brotar da sua pessoa.
Seguindo as orientações a cima respondam as questões.
1 - Sou capaz de fazer:
2 - Não me vejo capaz de fazer, mas quero aprender:
3 - Partindo das suas respostas, dada nas duas primeiras questões, indique a habilidade mais importante que você julga precisar desenvolver para potencializar o seu crescimento pessoal:
4 - Considerando a habilidade que você descreveu na questão três escreva cinco ações ou atitudes que podem ajudá-lo a desenvolvê-la.
Bons Estudos!
ARTE - - - - - - Professora Rosely - - - - - Primeiros A, B e C - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – e-mail: rosely.emany@yahoo.com
Livro Recursos da Arte, páginas, 250 e 251.
1 - Façam a leitura da página 250, observem a pintura de Jean-Michel Basquiat na página 251 e respondam as cinco perguntas da pagina 251.
2 - Façam uma releitura da pintura de Jean-Michel Basquiat.
3 - Para quem não se recorda como desenvolver uma releitura, segue na sequência uma explicação: A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de cada um que faz essa releitura.
Obs.: A releitura pode ser feita através de colagem ou desenhos.
Nome: ___________________________ nº ____Série /
Ano ___Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email:
rosely.emany@yahoo.com
Livro Recursos da Arte, paginas, 64, 65, 66 e 67.
A DANÇA DA ÁFRICA
NO BRASIL
1 - Façam a leitura das paginas 64 e 65 assistam o filme, Sou
de Jongo e respondam as três perguntas da pagina 65.
TAMBOR DE CRIOLA
2 - Façam a leitura das paginas 66 e 67 e respondam as seis
perguntas da pagina 67.
Bons estudos!
Nome: ___________________________ nº ____Série /
Ano ___Turmas: 9º A,B,C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
ARTE E MANCHAS URBANAS
1- Observem e leiam as páginas 52 e 53 do livro Teláris de Arte do aluno que trata do tema: Arte e Manchas Urbanas, e respondam as questões 1, 2, 3 e 4 da página 53.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - - - - Disciplina de ARTE - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Mediação Cultural: A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência cultural. Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura. Produtor Cultural: Profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto. Intervenção Artística : São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas.
Atividade:
Leia o Texto acima e pesquise: Intervenções Urbanas, Instalações, Arte Conceitual no Site Specific, Painéis, Design, Comunicação Visual e Fanzines, produção e mediação cultural.
1 Faça um resumo do que você entendeu por, Intervenções Urbanas, Instalações e Arte Conceitual.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - - - - Disciplina de ARTE - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
TEATRO
O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado: quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara, ornada com cachos de uvas, sobe no tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem desde ser humano em colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática. Paralelos a este acontecimento sociocultural, vão surgindo os prédios teatrais gregos, que eram construções ao ar livre, formadas em encostas para facilitar o escalonamento das arquibancadas. O prédio teatral grego era formado, basicamente, da seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco.
A arquibancada era feita de pedras e sua utilização pelos cidadãos gregos era democrática, dali todos podiam assistir com a mesma qualidade de visão as tragédia, comédias e sátiras. A orquestra era o espaço central circular onde o coro, formado por dançarinos, se apresentava. O thumelê era uma pedra fincada no centro da orquestra destinada as oferendas para o deus Dionísio. O proscênio destinava-se ao corifeu, líder do coro, era o espaço entra o palco e a orquestra, e o palco, construído inicialmente de madeira e mais tarde em pedra, era o espaço destinado à exposição dos cenários e para troca de figurinos e máscaras. Podemos encontrar diferentes vestígios desta cultura artística em nosso teatro contemporâneo, bastando um estudo aprofundado por diferentes olhares estéticos. Fonte do texto: BERTHOLD. Margot
— Idade Média Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas. Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
Responda:
1 Faça um breve comentário sobre o surgimento do Teatro. Onde foi? Quando? Quais características?
2 Explique com suas palavras como o teatro era representado e utilizado na Idade Média.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - - - - Disciplina de ARTE - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido brilho no chão chamou sua atenção. Aproximando-se, viu que era uma lâmpada. Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia ser algum escrito. Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca começou a surgir do bico da lâmpada. Aladim assustou-se e deixou cair a lâmpada, enquanto uma grande forma humana masculina ia se formando no espaço antes vazio. Em vez de terminar em pés, suas pernas se afunilavam na direção do bico da lâmpada. —Sou o Gênio da Lâmpada, e você tem direito a um desejo. Recobrando-se, Aladim compreendeu logo a situação e, sem questionar, por que era um só desejo, já ia dizendo algo, quando o Gênio continuou: —Mas há três condições. Onde já se viu gênio ter condições para atender desejos? - Aladim continuou ouvindo. —Primeira condição: o que quer que você deseje, deve se realizar antes em sua mente. Aladim já ia perguntar o que isto queria dizer, mas o Gênio não deixou: —Segunda condição: o que quer que você deseje, deve desejar integralmente, sem conflitos. Desta vez, Aladim esperou. —Terceira condição: o que quer que você deseje, deve ser capaz de continuar desejando para continuar a ter. Aladim, ansioso por dizer logo o que queria, fez o primeiro desejo assim que pôde falar: —Eu quero um milhão de dólares! —Já se imaginou tendo um milhão de dólares? Aladim agora entenderá o que queria dizer a primeira condição. Na mesma hora, vieram à sua mente imagens de si mesmo nadando em dinheiro, comprando muitas coisas. Mas ao se imaginar, questionou-se se teria que compartilhar parte do dinheiro com pobres ou outras pessoas. Aí entendeu a segunda condição, e percebeu que seu desejo não poderia ser atendido. Aladim, então, buscou então algum desejo que poderia ter sem conflitos. Pensou, pensou, buscou E, disse ao Gênio: —Senhor Gênio, eu quero uma companheira bela, sábia e carinhosa. - Aladim tinha se imaginado com uma mulher assim e sentiu que aquilo ele queria de verdade, sem qualquer conflito. O Gênio fez um gesto e de sua mão saiu um feixe de luz esverdeada na direção do coração de Aladim. Este teve uma alucinação, como um sonho, de viver com uma mulher bela, sábia e carinhosa por vários anos. E viu-se então enjoado, não a queria mais depois de tanto tempo. Voltando à realidade, Aladim lembrou-se das cenas e viu que aquele desejo também não poderia ser atendido. Entristeceu-se, pensando que jamais poderia querer e continuar querendo algo sem conflitos. Algo aparentemente aconteceu. O rosto de Aladim iluminou-se, e ele se empertigou todo para dizer ao Gênio que já sabia o que queria.
Respondam as questões abaixo:
1 Em linhas gerais, qual é a sua interpretação sobre o que aborda esta versão do conto?
2 Sobre a primeira e a segunda condição determinada pelo gênio, qual é a relação que se pode estabelecer entre: Decisões X Desejos X Conflitos?
3 Agora, assim como Aladim, imagine que você pode formular um desejo ao gênio da lâmpada. Qual seria o seu desejo?
Professora Rosely - - - - Disciplina de Arte - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B,C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
SOLOS E MANCHAS URBANAS
Observem e leiam as páginas 57 e 58 do livro Teláris de Arte do aluno que trata do tema: Solos e Manchas Urbanas, e respondam as questões.
1- O que você pensa sobre essa realidade e sobre o modo como o artista se expressou?
2 – como você se expressaria corporalmente sobre esse assunto?
Bons estudos!
Professora Rosely - - - - Disciplina de Arte - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B,C
Disciplina: Eletivas - fotografia - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Atividade:
1- Observe e escreva o que você vê nessa imagem fotográfica.
Fonte: https://br.pinterest.com
Bons estudos!
Professora Rosely - - - - Disciplina de Arte - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
1- Observem e leiam as páginas 334 e 335 do livro do aluno, Recursos de Arte que trata do tema: Arte Urbana, e respondam as questões 1, 2 e 3 da página 335.
Bons estudos!
Projeto de Vida - - - Professora Rosely - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
1 - Descreva os seus sentimentos ao observar a imagem acima.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - Disciplina de Arte - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
1- Observem e leiam as páginas 220 e 221 do livro do aluno, Recursos da Arte que trata do tema: Contexto e Criação, e respondam as questões 1 e 2 da página 221.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - Eletiva - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A, B e C
Disciplina: Eletivas - fotografia - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Observem a fotografia e respondam as perguntas abaixo:
1 O que a garota da fotografia está fazendo?
2 Esta fotografia é recente ou antiga?
3 Onde esta fotografia foi feita?
4 Você já viu em algum local uma fotografia parecida?
5 Quando seus avós eram criança, todas as crianças iam para a escola?
Bons estudos!
Professora Rosely - - - ARTE - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A, B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
ARTE E ESTRANHAMENTO
Observem e leiam as páginas, 104, 105, 106 e 107 do livro Teláris de Arte do aluno que trata do tema: ARTE E ESTRANHAMENTO, e respondam as questões, 01, 02,03 e 04 da página 105.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
A REALIDADE EM CENA
1- Observem e leiam as páginas 222 e 223 do livro do aluno, Recursos da Arte que trata do tema: Realidade em Cena, e respondam as questões 1, 2 e 3 da página 223.
Bons estudos!
Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
ATIVIDADE: TODO CAMINHO É DIFERENTE.
1. Definir os próprios caminhos é importante. Não é mesmo? E quando desenvolvemos a competência determinação estabelecemos objetivos desafiadores para que possamos superar nossos limites. E por falar em determinação, reflita: Você costuma estabelecer metas no seu dia-a-dia? Existe algum objetivo que você traçou para conseguir melhores resultados nos seus estudos, nos esportes, ou em alguma outra atividade que realiza? Geralmente, essas metas são desafiadoras ou fáceis de realizar? Você precisa dedicar esforço para atingi-las? Estabelecer metas e objetivos nos motiva a trabalhar com foco no que queremos.
ATIVIDADE: É PRECISO TRAÇAR O CAMINHO.
2. Você já realizou algo ou conhece alguém que alcançou um grande feito por meio de um projeto traçado? Qual foi essa conquista? Como ela foi planejada?
3. Quais competências foram importantes para realizar este feito?
4. Você concorda que sua vida poderá ser mais proveitosa se você tiver um Projeto de Vida?
Por quê?
Bons estudos!
Recuperação e Aprofundamento - - ARTE - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Novembro/2020 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ano/Série | Ensino Médio 3º A | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Professora: | Rosely | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Disciplina: | Arte | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Habilidades Essenciais: | Analisar, explora, criar, recriar e transformar, utilizando recursos e ferramentas de forma e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Objetos do Conhecimento: | Conhecer as técnicas da dança, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Habilidade(s) Suporte: | Compreender e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Situação de Aprendizagem (SA): Observações:. | Atividades: DANÇA Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções. O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos. A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas. Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental. Exemplos de estilos de dança: Capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula. Leiam o texto a cima e façam uma pesquisa na internet e respondam as questões abaixo: 1 Qual a relação da dança com a música? 2 Qual o seu estilo de dança? 3 Qual a origem da Capoeira? 4 Qual a diferença que existe entre a da dança contemporânea e a dança moderna? Recuperação e Aprofundamento - - ARTE - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
|
Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 1º A, B e C.
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.
Leia a letra da música “Negro é lindo” cantor, Jorge Bem Jôr (Compositor: Jorge Menezes)
Respondam as questões abaixo:
Negro é lindo
Negro é lindo
Negro é lindo
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus
Eu só quero que
Deus me ajude
A ver meu filho
Nascer e crescer
E ser um campeão
Sem prejudicar
Ninguém porque
Preto velho tem
Tanta canjira
Que todo o povo
De Angola
Que todo o povo
De Angola
Mandou preto velho
Chamar eu quero ver
Preto velho dizer
Eu quero ver preto
Velho cantar e dizer
1 - Você acredita que através da música pode-se contar história, seja quando ela fala do cabelo, e dos hábitos como do enfrentamento ao racismo?
2 - Você acha que a música cumpre um papel essencial para a reconstrução da identidade de uma pessoa e até mesmo de um povo?
3 - Como seria sua música se você fosse cantá-la
Bons estudos!
Página do ERER - LINK de ACESSO: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html
Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 1º A,B,C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.
1- Pintem a máscara africana abaixo.
Fonte da Image: pinterest.com.br
Bons Estudos!
Página do ERER - LINK de ACESSO: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html
Professora Rosely - - ARTE - - Quarto Bimestre - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Eletiva (Fotografia) - Prof. Rosely - email:rosely.emany@yahoo.com
Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.
1- Pintem a máscara africana abaixo.
Fonte da Image: pinterest.com.br
Bons estudos!
Página do ERER - LINK de ACESSO: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html
Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.
1- Pintem a figura feminina abaixo.
Fonte da Imagem: pinterest.com.br
Bons estudos!
Página do ERER - LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html
Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro
Leia a letra de uma das estrofes da música “Racismo é Burrice” Gabriel 0 Pensador
Respondam a questão abaixo:
“Racismo é Burrice”
Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano
O Atlântico é pequeno pra nos separar
Porque o sangue é mais forte que a água do mar
Racismo, preconceito e discriminação em geral
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil é muito burra
E não enxerga um palmo à sua frente
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo o preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A elite que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
Racismo é burrice.
1- Qual é a mensagem que o cantor Gabriel O Pensador quer passar nessa estrofe da sua música?
Bons estudos!
Página do ERER - LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário