ARTE

2021


Sejam todos bem-vindos!


Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - ARTE - - - Jornal JOCA - - - Professora Rosely

 


Reflexão!


A função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão

que envolve o tema - e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a

atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou

comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais

pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na

relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e

exigir mudanças de comportamento.com o meio ambiente e no mundo.






E.E. Professor ORLANDO GERÍBOLA                                                          Disciplina: ARTE                                                                                                Professor(a): Rosely – email-rosy75662hotmail.com                                           

Habilidade (s): Competências socioemocionais em foco: autoconfiança, assertividade, imaginação criativa, planejamento, foco e pensamento crítico.

ATIVIDADE 1:

Ouça a música EU ME AMO da banda Ultraje a rigor https://youtu.be/BIrZS5oQgDs

Eu me amo

Há tanto tempo eu vinha me procurando

Quanto tempo faz, já nem lembro mais

Sempre correndo atrás de mim feito um louco

Tentando sair desse meu sufoco

Eu era tudo que eu podia querer

Era tão simples e eu custei pra aprender

Daqui pra frente nova vida eu terei

Sempre ao meu lado bem feliz eu serei

Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim

Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim

Como foi bom eu ter aparecido

Nessa minha vida já um tanto sofrida

Já não sabia mais o que fazer

Pra eu gostar de mim, me aceitar assim

Eu que queria tanto ter alguém

Agora eu sei sem mim eu não sou ninguém

Longe de mim nada mais faz sentido

Pra toda vida eu quero estar comigo

Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim

Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim

Foi tão difícil pra eu me encontrar

É muito fácil um grande amor acabar, mas

Eu vou lutar por esse amor até o fim

Não vou mais deixar eu fugir de mim

Agora eu tenho uma razão pra viver

Agora eu posso até gostar de você

Completamente eu vou poder me entregar

É bem melhor você sabendo se amar

Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim

Eu me amo, eu me amo

Não posso mais viver sem mim

(Ultraje a rigor)



ATIVIDADE 2: Responda as questões

1) Por que, de certa forma, se amar surpreende? Por que isso tem sido tão difícil hoje em dia?

2) Faça um desenho retratando a música.                                                                                

3)Produza uma poesia ou música com o tema: Amor próprio e auto aceitação, ( no mínimo 2 estrofes com 4 versos cada)


Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=BIrZS5oQgDs&feature=emb_logo 


ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

Nos inspirando no jornal JOCA. 


Vamos representar o lado humano e amoroso do corona vírus! 


1- Desenhe o seu próprio corona vírus amoroso para cada célula dele desenhe uma flor, um rosto ou algo que vocês gostem.



Fontes de informação: Jornal Joça - Edição 164 - fevereiro de 2021





2020



Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"





Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






Fonte: https://pixabay.com/pt/

Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"












Projeto de Vida - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Arte - Professora Rosely - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely    -  rosely.emany@yahoo.com 
             
Musica

“HOMEM COM H”
     
Nunca vi rastro de cobra                                                                                 
Nem couro de lobisomem
Se correr, o bicho pega
Se ficar, o bicho come
Porque eu sou é ôme
Porque eu sou é ôme
Menino, eu sou é ôme                                                                    
Menina, eu sou é ôme                                                                 
E como sou!...
(...)
Quando eu estava pra nascer
De vez em quando eu ouvia
Eu ouvia a mãe dizer
Ai, meu Deus, como eu queria
Que esse cabra fosse ôme
Cabra macho pra danar                                                              
Ah! Mamãe, aqui estou eu
Mamãe, aqui estou eu
(...)
Sou homem com H
E como H sou muito ôme
Se você quer duvidar
Olhe bem pelo meu nome
Já tó quase namorando
Namorando pra casar
Ah! Maria diz que eu sou
Maria diz que eu sou
Sou homem com H
E como sou!...
(...)
Barros, Antonio (compositor) interprete Ney Mato Grosso.

Na produção musical, de maneira particular, ver-se muitas composições que esclarecem dúvidas, algumas que despertam/repudiam preconceitos, outras que são usadas como forma de protestos e/ou que são censuradas por suas expressões, as que exprimem bons sentimentos, etc. A música “Homem com H” composta pelo paraibano Antônio Barros no início da década de 1970. Se tornou um ícone da música brasileira na voz do cantor Ney Matogrosso em 1981. A música chama a atenção pela forma como os versos dialogam com a(s) prática(s) masculina(s) estereotipada(s) desde a concepção no ventre materno.


Cantor: Ney Mato Grosso



       

Interpretem a música, o pequeno resumo acima, observe as fotografias, e se possível baixar a música em seus celulares e a ousam, façam uma pesquisa a respeito do figurino  do cantor e na sequência  respondam as questões abaixo:



1-      Qual o tema abordado na letra da música “Homem com H”?

2-      Você já tinha visto ou ouvido falar do cantor Ney Mato Grosso?

3-      Depois da pesquisa sobre o figurino, ver as fotografias,  ouvir a musica  e interpretá-la. Quais as relações você estabelece entre a música, a atitude e os figurinos do cantor?

4-      Você acredita que letra da música “Homem com H” trás conceitos  machitas? Justifique sua resposta:

5-      Em sua opinião o que é ser um homem com H?

6-      O que mais chama sua atenção nas atitudes do artista?


   Bons estudos!


Observação: Atividades de responsabilidade da Professora Rosely.



Atividades de Junho



Atenção Alunos!!! Novas atividades da Professora Rosely da E.E. "Professor Orlando Geríbola".

Na próxima segunda-feira dia 08/06, vamos nos ligar nas atividades do SEGUNDO BIMESTRE!








Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/



ARTE






Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C



Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com Observem  



Observem a pagina 42 do livro "Telaris" do aluno, vocês vão verificar a  construção de um boneco através de materiais reciclados, como garrafas pet, tecidos velhos, caixa de papelão, tampa de garrafas, cola, tesoura, etc.




1-      Depois de observarem a pagina 42 do livro construam seu próprio boneco fazendo uso de materiais reciclados que vocês tenham em suas casas.



2-      Relatem em seus cadernos as dificuldades e as facilidades que vocês encontraram para desenvolver esse trabalho. 





Bons estudos!


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A


Disciplina: Arte - Prof. Rosely    - rosely.emany@yahoo.com     

       
TROPICÁLIA


Tropicália, tropicalismo ou movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o rock 'n' roll e o concretismo), misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira à inovações estéticas radicais. Tinha objetivos comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob a ditadura militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Torquato NetoCaetano VelosoGal CostaGilberto GilOs Mutantes e Tom Zé); manifestações artísticas diversas, como as artes plásticas (destaque para a figura de Hélio Oiticica), o cinema (o movimento sofreu influências e influenciou o ciema novo de Gláuber Rocha) e o teatro brasileiro (sobretudo nas peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa).

REPRESENTAÇÃO

No texto da contra capa do disco tropicália ou panis circensis, em um diálogo fictício entre artistas , o poeta  letrista piauiense Torquato Neto(1944–1972) ironiza os puristas da cultura brasileira: “Será que o Câmara Cascudo vai pensar que nós estamos querendo dizer que o ‘bumba-meu-boi’ e ‘iêiêiê’ são a mesma dança?”  A pergunta alude à canção “Geleia geral”, que integra o disco.  

MÚSICA , “GELEIA GERAL”

Um poeta desfolha a bandeira                              É a mesma dança na sala
E a manhã tropical se inicia                                  No Canecão, na TV
Resplandente, cadente, fagueira                           E quem não dança não fala
Num calor girassol com alegria                            Assiste a tudo e se cala
Na geléia geral brasileira                                      Não vê no meio da sala
Que o Jornal do Brasil anuncia                            As relíquias do Brasil:
                                               
  .                                        . Doce mulata malvada                           
                                                 .                            Um LP de Sinatra
Ê, bumba-yê-yê-boi                                              Maracujá, mês de abril  
Ano que vem, mês que foi                                    
Ê, bumba-yê-yê-yê                                                Santo barroco baiano
É a mesma dança, meu boi                                    Superpoder de paisano
                                         
.                                    Formiplac e céu de anil
A alegria é a prova dos nove                                 Três destaques da Portela
E a tristeza é teu porto seguro                               Carne-seca na janela
Minha terra é onde o sol é mais limpo                  Alguém que chora por mim
E Mangueira é onde o samba é mais puro            Um carnaval de verdade
Tumbadora na selva-selvagem                              Hospitaleira amizade
Pindorama, país do futuro                                      Brutalidade jardim


Plurialva, contente e brejeira                                Um poeta desfolha a bandeira
Miss linda Brasil diz "bom dia"                            E eu me sinto melhor colorido
E outra moça também, Carolina                            Pego um jato, viajo, arrebento
Da janela examina a folia                                      Com o roteiro do sexto sentido
Salve o lindo pendão dos seus olhos                     Voz do morro, pilão de concreto
E a saúde que o olhar irradia                                 Tropicália, bananas ao vento

Compositor: Gilberto Gil e Torquato Neto

Interpretem a música, o pequeno resumo acima, se possível baixar a música em seus celulares e a ousam, façam uma pesquisa a respeito da época que a música foi composta, mais informações vocês encontraram, no livro do aluno “Percurso da Arte”, vol. único ensino médio, páginas, 210, 211, 212 e 213, i entregue a vocês no início do ano letivo, na sequência respondam as questões abaixo:

1- Que instrumentos utilizados no arranjo da música podem ser também encontrados na formação tradicional das orquestras?   Quais deles são representativos da influência  do rock internacional?

2- Que elementos musicais do arranjo remetem uma ambientação circense?

3- Em sua opinião, por que há essa alusão ao ambiente circense na música?

4- Qual o significado do trocadilho “bumba-yê-yê-boi”, usado no refrão da canção? O que ele expressa?

5- Por que esse refrão poderia confundir os estudiosos da cultura popular, como mencionado no texto da contra capa?

6- Em qual estrofe os compositores  fazem uma citação ao hino nacional brasileiro?
 
7- O que os compositores querem dizer  “Em Mangueira é onde o samba é mais puro?





Bons estudos!



Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C


Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely email: rosely.emany@yahoo.com



Recordando  as aulas de Projeto de Vida onde falamos sobre o diário de anotações que é  o caderno que pedi para vocês reservarem para suas anotações de atividades das aulas de Projeto de Vida. Segue abaixo tópicos como desenvolver sua rotina do diário no período de pandemia:

1* Quais são suas emoções nesse período em casa?
2* Quais as atividades que você está fazendo em casa?
3* O que você acha das informações passadas no jornal sobre coronavírus?
4* Essa pandemia atrapalhou sua vida pessoal e escolar?
5* O que você está achando sobre o isolamento social?

O diário é uma forma maravilhosa de expressar as emoções, registrar os sonhos ou ideias e refletir sobre a rotina em um espaço seguro e íntimo. Não existe jeito certo ou errado de usá-lo, mas há alguns truques básicos para aproveitar a oportunidade de escrita ao máximo.

1- Escreva sobre os acontecimentos do dia. Pense em tudo que rolou durante o dia e registre os pontos altos ou o que você sentiu.

2- Reflita sobra as suas metas para o futuro e como alcançá-las. Faça uma lista de metas em curto e em longo prazo, em seguida, leia cada item e detalhe um plano de ação para atingir o objetivo em questão.

3- Faça anotações sobre os seus sentimentos e o humor do dia. Não precisa contextualizar as emoções – basta descrevê-las com precisão.

4- Copie frases inspiradoras e explique o significado pessoal que elas têm para você. Tais frases podem vir de qualquer lugar: de uma pessoa famosa, do seu livro ou filme preferido ou até mesmo de um amigo ou familiar.

5- Explore os seus assuntos ou hobbies preferidos a fundo. Faça uma lista com assuntos ou hobbies que você adore. Talvez você seja fã de filmes, esportes, comida, etc.

6- Anote a data no topo da página ou na primeira linha. Talvez você não faça registros todos os dias, então é legal colocar a data para saber quando foi à última vez que escreveu. Como o diário serve para um período longo de tempo, as datas ajudam na organização,   
Se quiser, também anote o horário, o dia da semana e local onde você está.

Use de sua criatividade, você pode desenvolver seu diário através da escrita, desenhos colagens, pintura e outras formas que você  acredita que vai te ajudar  com seu diário.
Guarde seu diário de Projeto de Vida para ser entregue no retorno as aulas.


Bons estudos!

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com


VAMOS DAR CONTINUIDADE EM NOSSA ATIVIDADE REFERENTE A OBRA OS RETIRANTES DE CANDIDO PORTINARI:
Os RETIRANTES

                                                                       (CANDIDO PORTINARI)


Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país. A pintura exibe uma família de retirantes, emigrantes nordestinos que estão se deslocando de sua terra a fim de fugir da seca, fome, miséria e falta de perspectiva.                                                                                                                        O pintor retratou o grupo (quatro adultos e cinco crianças ao todo), de maneira sombria e triste. A paleta de cores escolhida exibe tons terrosos, o que dá ênfase à atmosfera fúnebre que envolve a cena.  As pessoas tomam grande parte da composição e ao fundo temos uma paisagem seca e sem vida.  Os corpos, muito magros, traduzem a fome daquele povo e as expressões nos rostos dão conta de expor o desespero daqueles que lutam pela sobrevivência em um país tão desigual.
As crianças são personagens importantes na obra e estão, inclusive, em maioria. As duas crianças de colo exibem aparência fantasmagórica. O bebê, envolto em panos brancos, tem olhos que saltam, observando o mundo assustado. A outra, maior, está apoiada nas ancas da mãe, e exibe uma estrutura raquítica, com os ossos à mostra. Além disso, ela está nua, o que deixa ainda mais evidente a falta de recursos dessa família. Elas expõem também a alta taxa de natalidade da população carente brasileira. As famílias mais vulneráveis e menos instruídas acabam gerando mais filhos, isso ocorre em grande parte por conta da falta de políticas públicas de conscientização e acesso a meios contraceptivos. Outra triste realidade tratada na pintura é o alto índice de doenças a que essas pessoas estão expostas, sobretudo a população infantil. Nessa área da tela, vemos um menino bem magro, mas que exibe uma enorme barriga redonda. Essa característica é sintoma da esquistossomose, uma enfermidade muito comum entre os moradores da área rural que não tem acesso ao saneamento básico. Nas fases crônicas, a doença produz o aumento do abdômen, que gera o que chamamos de barriga d'água. Portinari traz uma cena em meio à natureza, mas não com uma paisagem bela e inspiradora, e sim, com um panorama desolador. Os urubus Isso é notório por conta de vários elementos, dentre eles, os pássaros negros que sobrevoam a família. Percebe-se que essas aves são urubus, que costumam estar sempre em bando em busca de carcaças de animais, também há a presença de um homem idoso, com as barbas longas e o rosto marcado pela dureza da vida.                                                                                                          O solo da paisagem é árido, não apresentando nenhum indício de vegetação. As pessoas estão todas descalças, o que nos traz mais elementos que indicam a pobreza, traz também a reflexão sobre a dureza na jornada dos retirantes, tanto fisicamente como emocionalmente. Há ainda alguns ossos pelo chão, sinal de que algum animal se decompôs ali. Nessa área da tela, no canto superior, à esquerda, vemos um bando de urubus rente ao solo, representados por alguns pontos pretos. Esses pássaros estariam comendo restos de animais.                                                  Os adultos revelam feições assustadas, que demonstram o imenso desespero e falta de perspectiva que a situação carrega.                                                           
O homem nos encara com olhar arregalado, como se fosse uma espécie de pedido de ajuda. Esse fato ajuda a transportar a obra para uma categoria de "retrato", fazendo um diálogo com a fotografia e elevando o quadro a um retrato também do sofrimento de um povo.

      Observem a obra e leiam o resumo a respeito da obra e respondam as questões abaixo:


1-      Escreva um poema social, que denuncie a condição humana e dê a ele o nome que você achar mais adequado.

      2-  O poema deve ter seis estrofes, com no mínimo cinco linha por estrofes.





Bons estudos!  


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C


Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com



Música e sociedade



A música está inserida no cotidiano das pessoas de diferentes maneiras e em várias ocasiões: está presente desde fundo musical para a execução de atividades corriqueiras (como lavar louça ou estudar) até servindo como estímulo para a prática de exercícios físicos ou para o relaxamento. Escutamos e produzimos música com diversos fins, seja para relaxar, para refletir, para dançar ou para nos expressarmos. Diante de tal afirmativa, percebemos que é possível  analisar uma música através de reflexões percebidas sobre sua letra e ou sua melodia. Assim a música torna-se um instrumento relevante para a sociedade, ao produzir relações dentro de um contexto que caracteriza nossa vida.
A atual situação de pandemia causada pelo novo coronavírus tem sido um refúgio para muitos compositores. Podendo ser transformada em súplica ou até mesmo em resistência, a música talvez seja uma das que mais se destaca pelo conteúdo muitas vezes expressivo. Com o coronavírus inúmeras composições musicais, com inspiração em temas como o isolamento social ou as mudanças provocadas pela quarentena, foram lançadas nas diversas plataformas musicais presentes na internet.
A música apresentada abaixo, composta por Ana Caetano e cantada pela dupla ANAVITÓRIA, é um exemplo de música cuja a letra se inspirou na nova dinâmica das nossas vidas, dinâmica essa, a quarentena.

MÚSICA

Me conta da tua janela

Passa aqui depois das seis?
Sei lá, 'to com saudade de te encontrar
É que aqui em Sampa tá quieto demais
E as minhas paredes parecem fronteiras
Se não der, tenta ligar
A gente resume a distância
Me conta da tua janela
Me diz que o mundo não vai acabar
Me conta da tua janela
E me diz que o mundo não vai acabar
Daqui, eu vi o tempo parar
Pra gente se lembrar da força que é alguém do lado
Pra gente entender que nós e o chão somos a mesma coisa
E os dias são contados pra gente viver
Se o tumulto perdurar
Acalme esse teu peito aflito
Te fiz essa canção, amigo
Contigo é que eu quero cantar
Eu fiz essa canção, amigo
Pro mundo inteiro se curar   
Daqui, eu vi o tempo parar
Pra gente se lembrar da força que é alguém do lado
Pra gente entender que nós e o chão somos a mesma coisa
E os dias são contados pra gente viver
Passa aqui depois das seis?
Sei lá, to com saudade de te encontrar
Me conta da tua janela
Me diz que o mundo não vai acabar
Eu fiz essa canção, amigo
Pro mundo inteiro se curar
                         Compositora (Ana Caetano)


Você pode ouvir a música pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=hC0EQGIcbUI


Após ler e ou ouvir a música respondam as questões abaixo:

1- A música apresentada é uma mensagem a um amigo. Qual a mensagem que o compositor quis mandar para o seu amigo.

2- Cite pelo menos 3 trechos em que é possível perceber a relação da música com o momento que estamos vivendo atualmente , o da pandemia?

2-  No trecho: “Pra gente se lembrar da força que é alguém do lado...” a autora relata o sentimento de solidão e refere-se a uma importante medida de prevenção contra o coronavírus, que medida é essa?

3- Agora crie uma pequena mensagem de texto para uma pessoa que você não esteja vendo durante o isolamento social. (Não é necessário colocar o nome dessa pessoa).


Obs.: Qualquer dúvida me chame no whatsapp, email: rosely.emany@yahoo.com, facebook.
                                                                                                      


Bons estudos!





Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C

Disciplina: Eletiva, ( fotografia) - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 HOMENAGEM AO MEIO AMBIENTE ATRAVES DA RELEITURA E FOTOGRAFIA

As três imagens abaixo nos mostra situações que vivenciamos no meio ambiente:
1º  Um lugar lindo com pássaros, pessoas, peixes, árvores  e  variedades de animais.
2º  Homem surfando em um mar totalmente poluído.
3º  Uma árvore  representando a tristeza humana.





Imagens do site - https://br.pinterest.com/


Já falamos de releitura em sala de aula, para quem não lembra, segue um pequeno roteiro abaixo:
É Composição ou criação de alguma coisa a partir de outra existente. Nessa atividade  temos  como base para a releitura três as figuras acima. A releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original.  Vocês vão criar a obra de vocês mostrando o Meio Ambiente tendo essas figuras como modelo.

1 – Façam três desenhos em seus cadernos de desenho ou em folhas sulfite,  um desenho por  folha, todos os três deve ter um cenário, seguindo como modelo as figuras acima, use a sua criatividade. Deixe como referencia algumas coisas da figura original

2- Desenhos prontos com seus respectivos cenários tirem fotos com seus celulares e mande no WhatsApp do grupo dos 9º anos ou se preferir pode enviar no meu WhatsApp particular.



Bons estudos!


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com


ATIVIDADE 1

PENSADORES  DA ARTE


O espírito crítico em relação a arte começou quando o mundo ocidental se posicionou contra a intolerância religiosa, a injustiça e os privilégios. Os formadores de opinião tiveram sua fase inicial durante o Iluminismo ou Época das Luzes, de acordo com os estudos da professora italiana Orietta Rossi Pinelli.
CRÍTICA ARTÍSTICA: É o processo de descrever, analisar, interpretar e julgar obras de arte de um modo geral. 
Pense comigo. Entro num museu de arte e nada entendo de pinturas. Me aproximo de uma tela e vejo somente um borrão sem significado para mim. De repente, alguém que conhece bem pintura chega perto de mim e afirma que o borrão possivelmente representa o sentimento de dúvida e desespero que assolou o artista que viveu durante uma guerra. Entendem o que quero dizer? O borrão se torna melancolia para mim. O borrão se torna poesia , se torna arte e eu passo a ver e a sentir detalhes que me passavam despercebidos.
Entendeu a importância da crítica artística? Sabemos o quanto é importante a função social de analisar obras artísticas para o público em geral. Ela proporciona mais significado às nossas visitas, nos ajudando a entender quadros e esculturas que não compreenderíamos tão profundamente sem a ajuda de um profissional especializado, que possuem a importante missão de nos pegar pela mão e nos conduzir nos intricados caminhos da arte.
E porque é importante estudar arte? Estudar arte significa ampliar o intelecto e a capacidade de visualização do mundo e da realidade, e repousa sobre o estudo da história da arte, o conhecimento sobre o fazer artístico e o estudo acerca das técnicas de observação, contemplação e interpretação de uma obra de arte.
Através dessa necessidade de compreendermos e analisar as artes, é que nasceram os pensadores da arte. Abaixo você encontrará a função de cada um:
Historiadores: é um pesquisador e estudioso das manifestações artísticas;
Críticos: também é um estudioso, porém ele expressar o seu ponto de vista. Em geral, escreve artigos que traduzem ao público o que o artista realizou na obra, podendo elogiar, apontar os pontos fracos, e/ou recomendar uma exposição;
Curadores: é o profissional que seleciona trabalhos, criando relações entre eles para organizar uma apresentação. Organiza exposições, mostras e festivais.


Após fazer a leitura do texto, responda as questões apresentadas abaixo.

1- Qual foi a mudança e a contribuição do iluminismo para as artes?                                                                                 
2- O que é a critica   artística e qual é a sua importância?
3- A arte tem  uma função muito importante em nossas vidas e para melhor compreende-la é necessário estudá-la.  Por que é importante estudar arte?
4- Quem são os pensadores (profissionais) da arte?
4- Qual é a função de um crítico de arte? 
ATIVIDADE 2
                                               O QUE É UMA CHARGE?
É um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia e que reflete situações do cotidiano. De origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica.
Características da Charge
·      Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;
·      Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos. Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância.
·      Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;
·      Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;
·      Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;
·      Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;
·      Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.
Abaixo leia e analise a charge apresentada como exemplo:




Tradução: Por que estou indo para a escola se meu telefone já sabe tudo?
Ao estudarmos o conceito de uma charge e suas características, percebemos que estamos vivendo, um momento delicado e devemos  refletir sobre o seguinte questionamento: “É mesmo necessário frequentarmos uma escola?”.
Agora mãos na massa!!! Vamos aproveitar da nossa Liberdade de expressão e criação para produzirmos uma charge bem interessante sobre a realidade vivida em nosso país e no mundo.
1-      Analise a situação da Pandemia e todos os problemas trazidos por ela e em uma folha ou em seu caderno faça uma charge com base nas características apresentadas no texto acima.
Obs.: Qual quer duvida me chame no WhatsApp, email: rosely.emany@yahoo.com
blog ou facebook.


Bons estudos!



Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C


Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely email: rosely.emany@yahoo.com


                                   






MARCAS QUE RECEBO E DEIXO

Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos diversas marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a vida, é o nosso nome. Depois do parto, novas marcas começam a chegar: a certidão de nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o braço direito das pessoas para sempre!), as primeiras fotografias... Os anos vão se passando e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e irmãos, a matrícula na escola e a entrada nas redes sociais!
Somos marcados também por outros tipos de coisas: pelas lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa de uma avó, o primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna especial) ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento de tratamentos de doenças, os desastres naturais etc.
Se não, é porque as marcas não foram muito profundas!  Por falar na profundidade daquilo que é importante nas nossas vidas, há mesmo uma diferença entre as coisas que marcam a gente, alguns acontecimentos deixam marcas em nossas lembranças, outros, no nosso corpo.
Mas têm aquelas coisas que marcam a nossa história, por isso consideramos que são mais profundas. E tem aquela marcas pelas quais nosso olho chegam a brilha, um tênis da Nike ou da Puma, camiseta da addidas, Calvin kalein e Billabong One White, nesse universo, de marcas e a sua criação, envolve uma série de pontos.  Esse e o um momento  para você desenvolver sua imaginação criativa.  Faça uma pesquisa antes de qualquer coisa, é preciso refletir sobre os valores, a identidade, a personalidade do negócio ou produto é essencial definir a mensagem, a ideia que se pretende comunicar com a  marca  que você vai desenvolver,  a marca precisa ser legível, e compreendida pelas pessoas.
 E importante que a marca seja facilmente aplicada em suportes de papel, internet e         produtos variados.
. Após a leitura do texto marcas que recebo e deixo responda as questões abaixo e desenvolva a atividade pratica:

1-  Duas marcas de produtos que você consome sempre.

2- Dois esportistas que marcaram a sua vida.

3- Dois políticos que fizeram história no Brasil.

4- Dois conteúdos aprendidos na escola que você nunca esqueceu.

5- Quais são os acontecimentos pessoais, familiares, comunitários ou da sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você?
    
 6- Que tipo de marcas você tem deixado no mundo? Pense sobre elas com cuidado.

7- Você vai criar graficamente, uma marca para você através de desenho, colagem do jeito que você achar melhor.

8- No inicio dessa atividade tem um pequeno painel com logotipos e marcas de produto e abaixo tem o site que você pode acessar para ver outras marcas para ajudar vocês nessa atividade.

Caso vocês tenham duvidas me consulte no grupo de WhatsApp dos 1ºs anos, facebook ou no blog.





Bons estudos!

Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A


Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com


OS CONTOS E A ARTE
As obras literárias, em sua maioria, são muito adaptáveis as outras formas de expressões artísticas. O Conto “A Cartomante” de Machado de Assis é um exemplo disso. Ela é uma obra tão famosa e versátil que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como: Livro, Cinema, Teatro, Óperas, e até Revista em Quadrinhos.         
“ A CARTOMANTE ”
Uma paixão proibida: A história começa numa sexta-feira de novembro de 1869. Rita, angustiada com a sua situação amorosa, resolve consultar, às escondidas, uma cartomante que serve como uma espécie de oráculo. Apaixonada pelo amante Camilo, amigo de infância do marido, Rita teme pelos relacionamentos correrem em paralelo. Camilo zomba da atitude da amante porque não acredita em nenhuma superstição.
A ameaça das cartas anônimas: O problema surge quando Camilo recebe cartas anônimas de alguém que revela ter conhecimento da relação extraconjugal. Camilo, sem saber como reagir, se afasta de Vilela, que estranha o desaparecimento súbito do amigo. Desesperado após receber um bilhete de Vilela convocando-o para um encontro em sua casa, Camilo recupera as antigas crenças herdadas da mãe e, assim como Rita, segue em busca da cartomante.
A reviravolta: Após a consulta, Camilo se acalma e vai, tranquilo, encontrar o amigo, crente que o caso não havia sido descoberto. Chegando lá, logo reconhece o corpo de sua amante morto e o olhar de raiva praticamente irreconhecível de seu amigo de infância. O jovem fica sem reação e em seguida se torna a próxima vítima do advogado, que lhe elimina com um tiro no estilo “à queima roupa”. Vilela, todo esse tempo, (desde o envio das primeiras cartas) estava apenas aguardando para vingar a traição de sua mulher e de seu melhor amigo.
ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS



                       Historia em Quadrinhos                               Filme
                               Teatro                                                                                Opera

Filme A Cartomante: Dirigido por Marcos Farias, o filme baseado na história do conto A cartomante foi lançado no ano de 1974. A história se divide em duas partes, a primeira se passa no ano de 1871 (assim como o conto), a segunda conta com o cenário moderno, da década de 1970. O elenco é composto por Mauricio do Valle, Itala Nandi, Ivan Cândido, Célia Maracajá e Paulo Cesar Pereio.

A Cartomante em quadrinho: A adaptação do conto de Machado para HQ - história em quadrinhos foi feita por Flávio Pessoa e Maurício Dias através de pinturas em aquarela. Os cenários exteriores não são desenhados, ao invés de pinturas vemos fotografias que servem como ambientação do Rio de Janeiro do final do século XIX. As imagens são de Marc Ferrez e Augusto Malta.

A Cartomante vira ópera: No dia 31 de julho de 2014, em Brasília, o maestro Jorge Antunes apresentou a sua adaptação do breve conto Machadiano para ópera.

PERSONAGENS PRINCIPAIS
Rita: Aos trinta anos, é descrita como uma dama formosa, tonta, graciosa, viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. Rita é casada com Vilela e amante de Camilo, amigo de infância do marido. Trata-se de uma típica mulher da sociedade burguesa, que mantém um casamento de aparências e cumpre o seu papel social de esposa apesar de estar em um casamento que não a faz feliz.

Vilela: Magistrado, abre um escritório de advocacia no Rio de Janeiro. Tem vinte e nove anos e vive em uma casa em Botafogo. É casado com Rita e cumpre aquilo que é esperado de um homem burguês: provedor, Vilela tem um bom emprego e ostenta uma bela mulher.

Camilo: Funcionário público de vinte e seis anos, Camilo não seguiu o desejo do pai, que queria vê-lo médico. Tem como amigo de infância o advogado Vilela e acaba se apaixonando por Rita, a mulher do melhor amigo, com quem desenvolve um amor clandestino.
A cartomante: Uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos, descritos como sonsos e agudos. A cartomante era tida por Rita - e depois por Camilo - como uma espécie de oráculo capaz de adivinhar o futuro, mas na prática não conseguiu prever os acontecimentos trágicos que resultariam do caso extraconjugal.

Muito bem! Após ler a história e conhecer as múltiplas adaptações dela, com base nos textos e nas imagens responda:

1- Você já conhecia a obra “A Cartomante”?
  
2- Qual a linguagem artística da obra você gostaria de ter acesso e conhecer: teatro, livro, filme, ópera ou revista em quadrinhos?  Por quê?

3- “A Cartomante” é um importante conto literário. Ele permite apenas uma forma de linguagem? Por quê?

4- Com relação aos personagens, qual mais chamou sua atenção? Por quê?

5- Analise quais as diferenças com relação as  formas de adaptação do conto no CINEMA e na HISTÓRIA EM QUADRINHOS.  Aponte quais as semelhanças e quais as possibilidades de recursos usadas em cada uma das propostas.

Obs.: Se vocês tiverem duvidas me chame no, email: rosely.emany@yahoo.com, whatsapp, facebook ou blog.


Bons estudos!

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com



JULHO/2020

 

 

DANÇA CONTEMPORÂNEA

 

A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.  A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação;  método Laban, técnica de release; Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai.                                                                                                                                     Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e quotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras.  . A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados.

 

1 - Faça uma pesquisa sobre os grupos de Dança Contemporânea: Companhia Base de Dança Vertical;  Fuerza Bruta.

2 - Você gosta de dançar?   

3 - Qual o estilo de dança que você gosta?

4 - Faça uma pesquisa sobre a origem  do Hip Hop.

 

Obs.: Qualquer duvida me chame no grupo de whatsapp, email: rosely.emany@yahoo.com, facebook.

                                                                                                     

 

Bons estudos!


Professora Rosely - Eletiva de Fotografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C


Disciplina: Eletiva, ( fotografia) - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

A fotografia é um procedimento artístico que surgiu do desenvolvimento tecnológico da  sociedade e tem tido diversas funcionalidades  na vida    das pessoas.               Com o celular, por exemplo, podemos tirar fotos e registrar os acontecimentos e, com o auxílio da internet, publicar em redes sociais.

Em meados do século XIX, temos o surgimento da fotografia, que consiste na captação de luz sob uma película sensível a luminosidade, gerando a imagem no papel fotográfico.    Daí o nome: “FOTO”, vem do grego que significa “luz” e “GRAFIA” que significa “estilo”. Logo, a fotografia precisa de algum nível de luminosidade para criar a imagem desejada.

A fotografia acabou por substituir a contratação de pintores retratistas (aqueles que apenas faziam retratos das pessoas), que eram contratos para pintar as famílias. Porém, as primeiras fotografias eram em preto e branco o que fez surgiu a “fotopintura”, uma técnica de pintar fotos em preto em branco que ficou muito popular no Brasil.

 

Você já viu uma foto pintura, como essa?



Fotopintura

 

Mas a tecnologia fotográfica evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando várias possibilidades de criação artística fotografia e de registro de memórias.

 

1 - Analise as imagens abaixo e para cada uma  uma possível data de realização da foto.

 

                                           2020 — 1920 — 2000 — 1990






2 – Responda:

 

a) Existem diferenças entre elas? Comente   exemplifique (o que  de diferente nelas).

 

b) Qual das fotografias é a mais antiga? Por quê?

 

c) Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.

 

d) E as fotografias que você e sua família  tiram nos dias de hoje, são guardas em álbuns, no celular ou computador?  Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias? 

 

Bons estudos!


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

PATRIMONIO CULTURAL

Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à riqueza simbólica e tecnológica desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de sua identidade. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por outro lado, a diversidade cultural por si só pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade.   No Brasil, cabe à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), proteger o patrimônio local, tão único quanto diverso. Além de preservar o patrimônio cultural brasileiro, fortalecendo identidades, o Iphan ainda garante o direito à memória e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do País. A Secretaria Especial da Cultura atua de forma alinhada com a Constituição Federal, que apresenta o patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial: abarca tanto os sítios arqueológicos, obras arquitetônicas, urbanísticas e artísticas – bens de natureza material –, quanto celebrações e saberes da cultura popular, as festas, a religiosidade, a musicalidade e as danças, as comidas e bebidas, as artes e artesanatos, mitologias e narrativas, as línguas, a literatura oral – manifestações de natureza imaterial.                                                                      Assim, os bens materiais tombados pelo Iphan podem ser imóveis, como as cidades históricas, ou móveis, como os acervos e coleções. Já os bens imateriais registrados dizem respeito àquelas práticas da vida social que se manifestam em ofícios e modos de fazer, por exemplo.                                                                                                                                        Cabe ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do Iphan, examinar, apreciar e decidir sobre o tombamento e o registro dos bens culturais. Ele é formado por representantes de instituições públicas de áreas afins, além de representantes da sociedade civil e de entidades profissionais de notório saber na área da preservação do patrimônio.  Qualquer cidadão, organização da sociedade civil ou instituição pode pedir a instauração do processo de reconhecimento de bens de natureza material, por meio do tombamento federal.  Já o registro de bens culturais de natureza imaterial pode ser solicitado por associações da sociedade civil, por secretarias estaduais, municipais e do Distrito Federal, por instituições vinculadas ao Ministério do Turismo e pelo próprio secretário especial da Cultura.

Através do texto a cima e da pesquisa que vocês devem fazer no site http://portal.iphan.gov.br/;.http://cultura.gov.br/patrimonio-cultural; https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/patrimonios-culturais-da-humanidade-unesco-brasil, respondam as questões abaixo.

1 - Qual a importância do patrimônio cultural para a sociedade?

 

2 - Qual é a importância do patrimônio?


3 - Qual a importância do patrimônio cultural brasileiro?

 

4 - Porque é importante a preservação do patrimônio cultural?

5 - O que é patrimônio cultural e qual sua importância?

 

6 - O que é patrimônio cultural imaterial e qual sua importância?

 

7 - Qual é a importância do patrimônio histórico?

8 - Qual a importância dos patrimônios da humanidade?

9 - O que é patrimônio cultural material e qual sua importância?

 

Bons estudos! 



Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A

Disciplina: Arte - Prof. Rosely    - rosely.emany@yahoo.com            

 

 

DANÇA

 

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.                                                                                                   A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.                                                                                                                            Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.                                                                                                                          Exemplos de estilos de dança: Capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.

Leiam o texto a cima e façam uma  pesquisa na internet e respondam as questões abaixo:

1  Qual a relação da dança com a música?

2 Qual o seu estilo de dança?

3 Qual a  origem da Capoeira?

4 Qual a diferença  que existe entre a da dança contemporânea e a dança moderna?

5 Qual o beneficio que a dança trás  para as pessoas?

 

Bons estudos!


Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

Durante a adolescência o indivíduo se afasta da identidade infantil e vai aos poucos construindo uma nova definição de si mesmo. É uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por uma crise de identidade, na qual ele se debate com questionamentos relativos a seu corpo, aos valores, às escolhas que deve fazer, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.

 

 

 Pensado no pequeno texto a cima vocês vão desenhar  uma figura humana inteira de frente, da cabeça aos pés. Pode ser o contorno do seu próprio corpo, pedindo a alguém que esteja próximo de você que o faça.

 

Faça uso de cartolinas usadas e outros papeis que estiver a seu alcance, se você não tiver nenhum material a seu alcance use seu caderno de desenho e faça o desenho de uma figura humana e desenvolva a atividade.

 

 

 

1º Saindo da cabeça: um balão com um sonho que você para sua vida.

 

2º Saindo da boca: uma frase que foi dita em determinada situação que  você não gostariam de ter dito.

 

3º Outra frase que gostariam de ter dito para algum familiar, colega, professor e ainda não tive a oportunidade de dizer.

 

 4º Saindo do coração: uma seta indicando algo que gosta de fazer, um interesse.

 

 5º Na mão direita: algo que você quer fazer  mas esta impossibilitado no momento.

 

 6º Na mão esquerda: algo que gostariam de mudar em si mesmos.

 

 7º No pé esquerdo: uma meta que desejam alcançar.

 

 8º No pé direito: os passos que precisam dar para atingir essa meta. 

 

Bons estudos!


ARTE - - - - - Professora Rosely - - - - - Nonos Anos A, B e C - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

Danças Folclóricas

 

 Danças folclóricas são formas tradicionais de danças de um determinado povo ou comunidade. As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade e tem origens e finalidades diferentes, passadas de geração para geração durante um longo período de tempo. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas podem ser classificadas coreograficamente, conforme o número de participantes, em: solistas, quando existe um só dançador, como no frevo; de par enlaçado, como a valsa; de par solto, como a chimarrita, podendo haver aquelas em que o par se enlaça e se separa conforme as marcações, ex.: ciranda, quadrilha. Algumas danças, como as primitivas e antigas, são de roda, pois nelas os participantes fazem roda, ficando o dançador ou o par no centro, como no caso do samba de roda ou batuque.

 

GRUPO MENINAS DE SINHA


 


                                  https://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_folcl%C3%B3rica>                                                

 

Quem vê a alegria contagiante e as saias rodadas das Meninas de Sinhá em diversos festivais culturais pelo estado afora pode não perceber, mas o grupo é uma das maiores referências da transformação social por meio da arte em Belo Horizonte. São várias histórias de superação dessas meninas-mulheres da terceira idade. Muitas delas carregam trajetórias de vidas difíceis. Mas, hoje, veem o mundo com olhos mais leves e ajudam outras pessoas a se conectarem com a alegria.

A origem de toda essa alegria vem de momentos de dor. Há 21 anos, senhoras da comunidade do bairro Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte, se reuniram num espaço onde compartilhavam casos e vivenciavam experiências diferentes das que tinham em casa. A ideia foi de Valdete da Silva Cordeiro, carinhosamente chamada por todos de Dona Valdete. Em entrevistas e apresentações públicas, Dona Valdete — que faleceu em 2014, aos 75 anos, — declarou que decidiu criar o grupo após observar as senhoras do bairro saindo dos postos de saúde carregadas de remédios para diversas doenças, como depressão e hipertensão. Nas reuniões, além de conversas, as mulheres faziam exercícios de expressão corporal, canto e dança. Em 2006, transformaram-se em grupo musical com a gravação do álbum “Tá caindo fulô”, em que cantam as cantigas que animavam os encontros e mudavam para melhor as vidas das integrantes. Hoje, durante os ensaios, a conversa e a descontração dão o tom. Entre uma cantiga e outra, ouvem-se causos da família, dos amigos e muitas risadas. Umas são mais faladoras, outras se mostram ansiosas para a hora do lanche (um café bem mineiro com biscoitos), e outro grupo puxa a concentração de volta para o treino. O grupo de senhoras na faixa dos 70 anos tem energia de dar inveja em muita turma de criança. No ensaio que acompanhamos, uma das mais animadas era Maria Geralda de Paula. No auge dos seus 79 anos e com as unhas compridas pintadas de azul claro, era ela quem comandava um pequeno xequerê, um tipo de chocalho feito por ela mesma. Com as Meninas de Sinhá, ela já conheceu até a Polônia na Europa. Isso mesmo o grupo “Meninas de Sinhá” já foi convidado a apresentar na Europa. Mas é dos ensaios, em Belo Horizonte, que ela gosta mais. “Elas são como minha segunda família, e quando junta é uma alegria só”, diz. Maria Geralda é uma das mais antigas do grupo. “Foi minha filha que insistiu para eu participar, eu ‘tava’ muito triste, não queria sair de casa nem falar com ninguém, mas em 15 dias eu já era outra, com a auto estima lá em cima”, conta ela, que é uma menina de Sinhá há 20 anos.

 

Respondam:

 

1 Com base na leitura do texto explique com suas palavras. O que são Danças Folclóricas?

 

2 Onde geralmente acontecem as apresentações das danças folclóricas?

 

3 Agora que vocês conhecem a história do grupo “Meninas de Sinhá” escreva uma produção de texto. Durante a elaboração do texto faça uma reflexão sobre a capacidade de transformação que a Arte tem e a importância da expressão corporal, do canto e da dança para estas mulheres no projeto idealizado pela Dona Valdete.

 

 

 

 

Bons Estudos!



Eletiva: Fotografia - - - - - Professora Rosely - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C

 

 

Disciplina: Eletiva (fotografia) - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

Antigamente, as câmeras não eram digitais e sim analógicas, neste tipo de câmera a luz que é capturada no momento da foto incidia sobre um filme fotográfico, para posteriormente ser revelada em um estúdio fotográfico. Nas câmeras digitais não se usa mais o filme, o que temos é um sensor que capta a luz e a interpreta, transformando-a em uma imagem digital bem próxima do real. O sensor pode ser de tamanhos diferentes, o que irá influenciar na sua capacidade de captar mais ou menos luz e também no resultado final, ou seja, na qualidade da imagem.

 

1 - Analise as imagens e classifique em câmera analógica e câmera digital.

 

               

              


1                                                        2                                                                                                           3

 

Figura 1: ______________________________

 

Figura 2: ______________________________

 

Figura 3: ______________________________

 

2 - Para você qual é a função da fotografia?

 

3 - Qual a importância da fotografia no seu cotidiano? Como você utiliza?

 

4 - Faça uma fotografia bonita com seu celular, pode ser, flor, animais, pessoas ou algo que você  goste e me envie  por e-mail ou no WhatsApp.

 

 

Bons Estudos!



Projeto de Vida - - - - - Professora Rosely - - - - - Primeiros Anos A, B e C - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

 

 

Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – e-mail: rosely.emany@yahoo.com

 

 

O QUE QUERO DESENVOLVER EM MIM MESMO?

 

Para a expansão do seu posicionamento diante da vida, é necessário também que você desenvolva um olhar mais apurado sobre as suas habilidades e o quem precisa aprender ao longo da vida para realização do seu Projeto de Vida.

Portanto, essa atividade é sobre como você pode se preparar melhor para o futuro.

Isso e importante porque a sociedade moderna de um modo geral e a vida em particular trazem novas e mais complexas exigências para as pessoas. Algumas dessas exigências estão relacionadas a títulos de exemplos, a habilidades como:

 

. ESFORÇO: pode ser definido como a energia que uma pessoa tem para superar o conjunto de problemas e dificuldades que existe o que ela é e o que ela pretende ser.

. PERSEVERANÇA: cada pessoa na vida tem ( ou devia ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida, assim como  uma constância   de propósito.

.  AUTRUISMO: essa palavra vem do alter ( do latim), significa outro. Então altruísmo e ter preocupação com o “outro”. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar apenas em si mesmo.

.  INICIATIVA: essa habilidade está relacionada com a ação. Você não pode ficar só nas palavras: “Eu vou fazer isso”, “Gostaria de fazer tal coisa”, “Um dia eu chego lá”. Tudo na vida tem seu primeiro passo. Quer dizer, a ação tem que partir de você, tem que brotar da sua pessoa.

 

Seguindo as orientações a cima respondam as questões.

 

1 - Sou capaz de fazer:

 

2 - Não me vejo capaz de fazer, mas quero aprender:

 

3 - Partindo das suas respostas, dada nas duas primeiras questões, indique a habilidade mais importante que você julga precisar desenvolver para potencializar o seu crescimento pessoal:

 

4 - Considerando a habilidade que você descreveu na questão três  escreva cinco ações ou atitudes que podem ajudá-lo a desenvolvê-la.

 

 

Bons Estudos!



ARTE - - - - - - Professora Rosely - - - - - Primeiros A, B e C - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C

 

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – e-mail: rosely.emany@yahoo.com

 

 

Livro Recursos da Arte, páginas, 250 e 251.

 

 

1 - Façam a leitura da página 250, observem a pintura de Jean-Michel Basquiat na página 251 e respondam as cinco perguntas da pagina 251.

 

 

2 - Façam uma releitura da pintura de Jean-Michel Basquiat.

 

 

3 - Para quem não se recorda como desenvolver uma releitura, segue na sequência  uma explicação: releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de cada um que faz essa releitura.

 

 

Obs.: A releitura pode ser feita através de colagem ou desenhos.




Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

Livro Recursos da Arte, paginas, 64, 65, 66 e 67.

 

 

A DANÇA DA ÁFRICA NO BRASIL

 

1 - Façam a leitura das paginas 64 e 65 assistam o filme, Sou de Jongo e  respondam as  três perguntas da pagina 65.

 

 

TAMBOR DE CRIOLA

 

2 - Façam a leitura das paginas 66 e 67 e respondam as seis perguntas da pagina 67.

 

 

 

 

 

Bons estudos!


Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B,C

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

ARTE E MANCHAS URBANAS

 

1- Observem e leiam as páginas 52 e 53 do livro Teláris de Arte do aluno que trata do tema: Arte e Manchas Urbanas, e respondam as questões 1, 2, 3 e 4 da página 53.

 

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - - - - Disciplina de ARTE - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C

 

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

Mediação Cultural: A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência cultural. Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura.                                 Produtor Cultural: Profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto.                                               Intervenção Artística : São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas.  

                                                                                             

Atividade:

 

Leia o Texto acima e pesquise: Intervenções Urbanas, Instalações, Arte Conceitual no Site Specific, Painéis, Design, Comunicação Visual e Fanzines, produção e mediação cultural.                                                                                                                           

 

1 Faça um resumo do que você entendeu por, Intervenções Urbanas, Instalações e Arte Conceitual.

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - - - - Disciplina de ARTE - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

TEATRO

 

 O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento inusitado: quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara, ornada com cachos de uvas, sobe no tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem desde ser humano em colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática. Paralelos a este acontecimento sociocultural, vão surgindo os prédios teatrais gregos, que eram construções ao ar livre, formadas em encostas para facilitar o escalonamento das arquibancadas. O prédio teatral grego era formado, basicamente, da seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco.

A arquibancada era feita de pedras e sua utilização pelos cidadãos gregos era democrática, dali todos podiam assistir com a mesma qualidade de visão as tragédia, comédias e sátiras. A orquestra era o espaço central circular onde o coro, formado por dançarinos, se apresentava. O thumelê era uma pedra fincada no centro da orquestra destinada as oferendas para o deus Dionísio. O proscênio destinava-se ao corifeu, líder do coro, era o espaço entra o palco e a orquestra, e o palco, construído inicialmente de madeira e mais tarde em pedra, era o espaço destinado à exposição dos cenários e para troca de figurinos e máscaras. Podemos encontrar diferentes vestígios desta cultura artística em nosso teatro contemporâneo, bastando um estudo aprofundado por diferentes olhares estéticos. Fonte do texto: BERTHOLD. Margot

— Idade Média Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas. Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.

Responda:

 

1 Faça um breve comentário sobre o surgimento do Teatro. Onde foi? Quando? Quais características?

 

2  Explique com suas palavras como o teatro era representado e utilizado na Idade Média.

 

 

Bons estudos! 



Professora Rosely - - - - - - Disciplina de ARTE - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

 

Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

Aladim caminhava por uma viela estreita e escura quando um cálido brilho no chão chamou sua atenção. Aproximando-se, viu que era uma lâmpada. Estava a olhá-la por vários ângulos quando viu sob a poeira algo que parecia ser algum escrito. Passou a mão no local e subitamente uma grande luz branca começou a surgir do bico da lâmpada. Aladim assustou-se e deixou cair a lâmpada, enquanto uma grande forma humana masculina ia se formando no espaço antes vazio. Em vez de terminar em pés, suas pernas se afunilavam na direção do bico da lâmpada.       —Sou o Gênio da Lâmpada, e você tem direito a um desejo. Recobrando-se, Aladim compreendeu logo a situação e, sem questionar, por que era um só desejo, já ia dizendo algo, quando o Gênio continuou: —Mas há três condições.                                                                                                      Onde já se viu gênio ter condições para atender desejos? - Aladim continuou ouvindo.                                                                                                                                     —Primeira condição: o que quer que você deseje, deve se realizar antes em sua mente.                                                                                Aladim já ia perguntar o que isto queria dizer, mas o Gênio não deixou:                                                      —Segunda condição: o que quer que você deseje, deve desejar integralmente, sem conflitos. Desta vez, Aladim esperou.                                                                                                                       —Terceira condição: o que quer que você deseje, deve ser capaz de continuar desejando para continuar a ter. Aladim, ansioso por dizer logo o que queria, fez o primeiro desejo assim que pôde falar:   —Eu quero um milhão de dólares!                                                                                                                                                                                                                              —Já se imaginou tendo um milhão de dólares? Aladim agora entenderá o que queria dizer a primeira condição. Na mesma hora, vieram à sua mente imagens de si mesmo nadando em dinheiro, comprando muitas coisas. Mas ao se imaginar, questionou-se se teria que compartilhar parte do dinheiro com pobres ou outras pessoas. Aí entendeu a segunda condição, e percebeu que seu desejo não poderia ser atendido. Aladim, então, buscou então algum desejo que poderia ter sem conflitos. Pensou, pensou, buscou E,  disse ao Gênio:                                                                                                                                                  —Senhor Gênio, eu quero uma companheira bela, sábia e carinhosa. - Aladim tinha se imaginado com uma mulher assim e sentiu que aquilo ele queria de verdade, sem qualquer conflito. O Gênio fez um gesto e de sua mão saiu um feixe de luz esverdeada na direção do coração de Aladim. Este teve uma alucinação, como um sonho, de viver com uma mulher bela, sábia e carinhosa por vários anos. E viu-se então enjoado, não a queria mais depois de tanto tempo. Voltando à realidade, Aladim lembrou-se das cenas e viu que aquele desejo também não poderia ser atendido. Entristeceu-se, pensando que jamais poderia querer e continuar querendo algo sem conflitos. Algo aparentemente aconteceu. O rosto de Aladim iluminou-se, e ele se empertigou todo para dizer ao Gênio que já sabia o que queria.                                         

 

 Respondam as questões abaixo:

 

1 Em linhas gerais, qual é a sua interpretação sobre o que aborda esta versão do conto?

 

2 Sobre a primeira e a segunda condição determinada pelo gênio, qual é a relação que se pode estabelecer entre: Decisões X Desejos X Conflitos?                                                                                  

 

3 Agora, assim como Aladim, imagine que você pode formular um desejo ao gênio da lâmpada. Qual seria o seu desejo? 


Professora Rosely - - - - Disciplina de Arte - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B,C

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 SOLOS E MANCHAS URBANAS

 

Observem e leiam as páginas 57 e 58 do livro Teláris de Arte do aluno que trata do tema: Solos e Manchas Urbanas, e respondam as questões.

 

1- O que você pensa sobre essa realidade e sobre o modo como o artista se expressou? 

 

2 – como você se expressaria corporalmente sobre esse assunto?  

 

 

 

 

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - - Disciplina de Arte - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B,C

Disciplina: Eletivas - fotografia - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com  


Atividade:

1- Observe e escreva o que você vê nessa imagem fotográfica.   


                                                                                                                                          

 


                                                                     Fonte: https://br.pinterest.com

 

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - - Disciplina de Arte - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

 

 

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

1- Observem e leiam as páginas 334 e 335 do livro do aluno, Recursos de Arte  que trata do tema: Arte  Urbana, e respondam as questões 1, 2 e 3  da página 335. 

 

 

 

 

 

 

Bons estudos!         


Projeto de Vida - - - Professora Rosely - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C

 

Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 


 

                                                                      

 Atividade:

 

 

1 - Descreva os seus sentimentos ao observar a imagem acima.  

 

 

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - Disciplina de Arte - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A

 

 

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

 

1-     Observem e leiam as páginas 220 e 221 do livro do aluno, Recursos da Arte  que trata do tema: Contexto e Criação, e respondam as questões 1 e 2  da página 221. 

 

 

 

Bons estudos!        


Professora Rosely - - - Eletiva - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A, B e C


Disciplina: Eletivas - fotografia - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com 


Observem a fotografia e respondam as perguntas abaixo:



1  O que a garota da fotografia está fazendo?

 

2  Esta fotografia é recente ou antiga?

 

3  Onde esta fotografia foi feita?

 

4  Você já viu em algum local uma fotografia parecida?

      

      5  Quando seus avós eram criança, todas as crianças iam para a escola? 

 

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - ARTE - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A, B e C

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 ARTE E ESTRANHAMENTO

 

Observem e leiam as páginas, 104, 105, 106 e 107 do livro Teláris de Arte do aluno que trata do tema: ARTE E ESTRANHAMENTO, e respondam as questões, 01, 02,03 e 04 da página 105.  

 

 

 

 

Bons estudos!    


Professora Rosely - - - ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 3º A

 

 

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

A REALIDADE EM CENA

 

1-      Observem e leiam as páginas 222 e 223 do livro do aluno, Recursos da Arte que trata do tema: Realidade em Cena, e respondam as questões 1, 2 e 3  da página 223. 

 

 

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C

 

Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

 

ATIVIDADE: TODO CAMINHO É DIFERENTE.

1. Definir os próprios caminhos é importante. Não é mesmo? E quando desenvolvemos a competência determinação estabelecemos objetivos desafiadores para que possamos superar nossos limites. E por falar em determinação, reflita: Você costuma estabelecer metas no seu dia-a-dia? Existe algum objetivo que você traçou para conseguir melhores resultados nos seus estudos, nos esportes, ou em alguma outra atividade que realiza? Geralmente, essas metas são desafiadoras ou fáceis de realizar? Você precisa dedicar esforço para atingi-las? Estabelecer metas e objetivos nos motiva a trabalhar com foco no que queremos.

ATIVIDADE: É PRECISO TRAÇAR O CAMINHO.

2. Você já realizou algo ou conhece alguém que alcançou um grande feito por meio de um projeto traçado? Qual foi essa conquista? Como ela foi planejada?

3. Quais competências foram importantes para realizar este feito?

4. Você concorda que sua vida poderá ser mais proveitosa se você tiver um Projeto de Vida?

Por quê?

 

 

 

 

Bons estudos!   


Recuperação e Aprofundamento - - ARTE - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Novembro/2020

 

 

Ano/Série

 Ensino Médio 3º A

 

 

Professora:

Rosely

 

 

Disciplina:

Arte

 

 

Habilidades Essenciais:

 Analisar, explora, criar, recriar e transformar,  utilizando  recursos e ferramentas de forma e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.

 

 

 

Objetos do Conhecimento:

Conhecer as técnicas da dança, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Compreender e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.

 

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

Observações:

Atividades:                                                 

DANÇA

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos.                                                                                                   A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas.                                                                                                                            Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental.                                                                                                                          Exemplos de estilos de dança: Capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.

Leiam o texto a cima e façam uma  pesquisa na internet e respondam as questões abaixo:

1  Qual a relação da dança com a música?

2 Qual o seu estilo de dança?

3 Qual a  origem da Capoeira?

4 Qual a diferença  que existe entre a da dança contemporânea e a dança moderna?


Recuperação e Aprofundamento - - ARTE - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Novembro/2020

 

 

Ano/Série

Ensino Médio 1º A, B e C

 

 

Professora:

Rosely

 

 

Disciplina:

Arte

 

 

Habilidades Essenciais:

Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte;                                Investigar e promovem a aproximação entre indivíduos ou a coletividade na vida escolar ou social; Analisar as relações entre a arte  e  cidade e as amplas discussões conceituais, principalmente no que diz respeito à estetização do espaço público, considerando questões que envolvem tanto a concepção da cidade como obra de arte, quanto da obra de arte na cidade.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Identificar as principais manifestações artísticas do seu país; Estabelecer a importância de um novo olhar acerca da sociedade e  adquirir   conhecimento e  visualizar da forma-conteúdo  em conexão com a materialidade e o processos de criação .

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Analisar,e manter esse patrimônio vivo e que seja continuado por tempo indeterminado, alcançando as novas gerações, que poderão aprender sobre a cultura de seus antepassados.

 

 

Situação de Aprendizagem:

Atividade: 

Texto

 

Mediação Cultural: A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência cultural. Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura.                                 Produtor Cultural: Profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto.                                               Intervenção Artística : São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas.                                                                                          

Atividade:

Leia o Texto acima e pesquise: Intervenções Urbanas, Instalações, Arte Conceitual no Site Specific, Painéis, Design, Comunicação Visual e Fanzines, produção e mediação cultural.                                                                                                                           

 

1 - Faça um resumo do que você entendeu por, Intervenções Urbanas, Instalações e Arte Conceitual.

 

Recuperação e Aprofundamento - - Professora Rosely - - ARTE - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Novembro/2020

 

 

Ano/Série

 9º A, B e C - AF

 

 

Professora:

Rosely

 

 

Disciplina:

Arte

 

 

Habilidades Essenciais:

(EF69AR32) Analisar, explora, criar, recriar e transformar, podemos utilizar recursos e ferramentas de forma mais consciente.

 

 

Objetos do Conhecimento:

 Objetivo(s): Gerar identificação, questionamentos ou debates. Isso movimenta, cria laços, gera novas formas de arte.

 

 

 

Habilidade(s) Suporte:

 (EF09AR31) Explorar e reutilizar as embalagens, descartar os resíduos de forma adequada e até aprender novos jeitos para desperdiçar menos e reciclar mais.

 

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

Observações:

Atividades:                                                 

Livro, Teláris de Arte, páginas, 14,  e 15.

 - Façam a leitura das páginas 14 e 15   e respondam as  quatro  perguntas da página 15.

 

    

Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 1º A, B e C.


Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

Leia a letra da música  Negro é lindo cantor, Jorge Bem Jôr (Compositor: Jorge Menezes)

 Respondam as questões abaixo:

 

                                               Negro é lindo

Negro é lindo
Negro é lindo
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus

 

Eu só quero que
Deus me ajude
A ver meu filho
Nascer e crescer
E ser um campeão
Sem prejudicar
Ninguém porque

 

Preto velho tem
Tanta canjira
Que todo o povo
De Angola
Que todo o povo
De Angola
Mandou preto velho
Chamar eu quero ver
Preto velho dizer
Eu quero ver preto
Velho cantar e dizer

 

1 -  Você acredita que através da música  pode-se contar história, seja quando ela fala do cabelo, e dos hábitos como do enfrentamento ao racismo?

 

2 -  Você acha que a música cumpre um papel essencial para a reconstrução da identidade de uma pessoa e até mesmo de um povo?

 

3 - Como seria sua música se você fosse cantá-la

 

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de ACESSO:  https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 1º A,B,C

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

1- Pintem a máscara  africana abaixo.






                                                                                                                     Fonte da Image: pinterest.com.br

 

 

 

Bons Estudos!


Página do ERER  -  LINK de ACESSO:  https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Professora Rosely - - ARTE - - Quarto Bimestre - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B e C

Disciplina: Eletiva (Fotografia) - Prof. Rosely - email:rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

1- Pintem a máscara africana abaixo.





                                                                                                                 Fonte da Image: pinterest.com.br

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de ACESSO:  https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B e C


Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

1- Pintem a figura feminina abaixo.


 

                                                                                                                  Fonte da Imagem: pinterest.com.br

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A


Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro

Leia a letra de uma das estrofes da música  Racismo é Burrice  Gabriel  0 Pensador

 Respondam a questão abaixo:

 

 “Racismo é Burrice”

 

Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano

O Atlântico é pequeno pra nos separar

Porque o sangue é mais forte que a água do mar

Racismo, preconceito e discriminação em geral

É uma burrice coletiva sem explicação

Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união

Mas demonstra claramente

Infelizmente

Preconceitos mil

De naturezas diferentes

Mostrando que essa gente

Essa gente do Brasil é muito burra

E não enxerga um palmo à sua frente

Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente

Eliminando da mente todo o preconceito

E não agindo com a burrice estampada no peito

A elite que devia dar um bom exemplo

É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento

Num complexo de superioridade infantil

Ou justificando um sistema de relação servil

E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação

Não tem a união e não vê a solução da questão

Que por incrível que pareça está em nossas mãos

Só precisamos de uma reformulação geral

Uma espécie de lavagem cerebral

Racismo é burrice.

 

 

1- Qual é a mensagem que o cantor Gabriel O Pensador quer passar nessa estrofe da sua música?

 

 

 

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário