ERER

"Nem Racismo, nem Injúria Racial. Respeito e Empatia por um mundo melhor." - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 



Fonte: WhatsApp.


Vamos aprender a diferença! - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 



Fonte: WhatsApp.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Cartazes da Consciência Negra - - - Parabéns a todos!

 




Fonte das Fotos: Celular da Professora Luciana. 


Muito obrigado. 




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Dia do Zumbi e da Consciência Negra - - - Respeito e Dignidade - - - Parabéns a todos!

 E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Professora Cíntia

Disciplina: Projeto de Vida

Público Alvo: 1 anos A, B, C e D

Consciência Negra


💗💗💗💗💗💗💗💗


A aula foi uma pesquisa sobre o que é comemorado no dia da Consciência Negra, depois os alunos fizeram uma ilustração e nas rodas de conversas discutiram sobre o tema.


💗💗💗💗💗💗💗💗


Objetivos: proporcionar momentos de estudo e reflexão para que os alunos possam compreender a importância que algumas leis possuem para todos nós, entre elas, a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 que instituiu o dia 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e a lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira no contexto sociopolítico para a cultura afrodescendente e afro-brasileira e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o Brasil, nosso país, tanto sofre.












Fonte das Imagens: celular da Professora de Projeto de Vida Cíntia. 


Consciência Negra - - - Material muito interessante! - - - Afroteca

 Fonte: https://drive.google.com/drive/u/1/my-drive



Hair Love | Oscar®-Winning Short Film (Full) | Sony Pictures Animation



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atividade Integrada de Língua Portuguesa e Arte

 



Fonte: 

Referências:

JESUS, Carolina Maria de. Quarto do despejo. Diário de uma favelada. Rio de Janeiro. Ed. Ática, 2004.RACIONAIS MC s. Racistas Otários. Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/racionais-mcs/796245/. Acesso em: 04 nov. 2021.





Referências:

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action & co_obra=2038.  Acesso em:  04 nov. 2021.

RACIONAIS MC s. Racistas Otários. Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/racionais-mcs/796245/. Acesso em: 04 nov. 2021


Sugestões para trabalharmos sempre na sala de aula - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Plano de aula Cultura-afro brasileira 


1- Receba as crianças com a música Menina do cabelo crespo convidando-as a explorar o ambiente.

2- Em roda peça que falem sobre a experiência da observação a cerca dos diferentes tipos de cabelos e/ou penteados crespos.


3- Convide-os a cantar a música fazendo acompanhamento com os sons do corpo.

Bater palmas, bater o pé, estalar os dedos ou a língua, etc

4- Por fim, vamos criar um perfil e representar a menina de cabelo crespo com diferentes materiais.

Sugerimos massinha de modelar, folhas secas, etc

Vale lembrar que produção artística deve ser feita com o máximo de liberdade possível, portanto não limite a criança a reproduzir algo mostrado anteriormente.

Fonte: https://www.facebook.com/208690925894077/posts/4398338700262591/?sfnsn=wiwspmo

Fonte: https://www.ideiacriativa.org/2021/11/atividade-consciencia-negra-com-musica.html?fbclid=IwAR1kx1ys0Vcnbhm5HeiiBQ3098kW7e-v454joBZzNCJxH0mnC0SSjdU40pQ

Fonte do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ao8CZH8j20Q&t=2s

Sugestão de atividade

 



"11 conteúdos para crianças que estimulam uma educação antirracista" - - - Vamos pesquisar!


"Cons·ci·ên·ci·a, substantivo feminino: capacidade intelectual e emocional de considerar ou reconhecer a realidade interior e exterior. De acordo com a definição no dicionário, significa também a compreensão de determinado tema, em especial relacionado a questões sociais e políticas.

"No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Mas em uma sociedade composta por mais da metade da população autodeclarada negra e parda (56,10%), a presença nas escolas particulares, nos cargos de liderança, na política, nas telas e nos livros ainda é proporcionalmente incompatível com o número apresentado.

“A negação do racismo estrutural é um dos maiores desafios da nossa sociedade. Precisamos nos questionar em que lugar estamos vendo os corpos pretos, porque é essa presença ou ausência que vai normatizar essa relação. Ser racista vai muito além da manifestação de ódio”, diz Deh Bastos, fundadora do Criando Crianças Pretas, em debate nas redes sociais do Grupo Mulheres do Brasil.

O projeto, que foi ao ar em 2019, tinha como objetivo inicial compartilhar as experiências de Deh como comunicadora social, mulher preta e mãe. Mas com o passar do tempo, tornou-se uma referência de educação antirracista, sobretudo para famílias brancas. Segundo ela, o primeiro passo é entender o que é o racismo estrutural a partir da perspectiva histórica do povo negro.

“Crianças não nascem racistas, mas o racismo é um aprendizado social. Elas aprendem desde muito pequenas a reproduzir o que os adultos a sua volta falam e fazem. A falta de representatividade negra em posições hierarquicamente superiores faz com que seja mais difícil, tanto para pessoas brancas quanto para pessoas negras, enxergarem a si mesmos e ao outro”, acrescentou Deh durante a live."

...

Fonte: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/11-conteudos-para-criancas-que-estimulam-uma-educacao-antirracista/


"Deixa que Eu Conto"

"Bem-vinda(o) ao Deixa que Eu Conto, podcast diário do UNICEF para crianças e suas famílias, em tempos de coronavírus. Os programas estão sendo publicados no Spotify, no YouTube e nesta página.


Deixa que Eu Conto é voltado a meninas e meninos em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização (anos iniciais do ensino fundamental). Os episódios são apresentados pelas contadoras de história Carol Levy e Kiara Terra, e outros realizadores, e trazem histórias, brincadeiras e atividades.

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/deixa-que-eu-conto#afro

"

"Brincadeiras africanas para curtir com a criançada durante a quarentena"




"O tempo livre da quarentena pode ser usado para aprender coisas novas e desenvolver habilidades. O Alma Preta, com a ajuda do coletivo Espelho Meu, que trabalha com a criação de brincadeiras para crianças negras, elencou algumas atividades africanas que podem ser feitas por adultos e crianças de forma simples e sem precisar de muito espaço.

A lista é uma forma de olhar para as crianças negras e instigá-las a outros olhares em relação aos seus ancestrais e ao continente africano. Antes da lista, também vale conferir o livro de brincadeiras africadas elaborado pela educadora Débora Alfaia da Cunha.

Confira as atividades:

Desenhando um baobá

O baobá é uma árvore africana com uma forma bem peculiar e aparece em várias lendas, contos e tradições africanas. Enquanto aprendem a desenhar o formato da árvore, as crianças podem ouvir histórias sobre ela.

Jogo da memória

A África é dividida em mais de 50 países. Escreva os nomes deles e suas capitais em pedacinhos de cartolina. Ganha o jogo quem juntar mais países e capitais.

Teatro de lanterna

Apague todas as luzes e use uma lanterna para projetar as sombras das mãos em uma parede. Crie personagens e cada um precisa inventar suas falas dentro do enredo proposto para a história.

Dança no ritmo do outro

A ideia é criar uma dança coletiva com sons e passos. A primeira pessoa bate palmas e faz um movimento, a segunda repete e cria mais um, assim por diante. Quando voltar para quem começou a brincadeira, o desafio continua e vai ficando mais difícil.

Jogo da Jibóia (de Gana)

Desenhe um quadrado no chão. Um participante entra no quadrado e o outros andam em volta do quadrado. Quem está dentro tenta tocar os outros. Quem for tocado entra também e ajuda a capturar os outros. O último é o vencedor.

Mbube: Chamar o leão

Dois participantes ficam vendados e vão representar o leão e a presa. Ambos ficam dentro de uma área limitada e devem se mover devagar. Quando o leão estiver perto da presa todos devem falar “Mbube, mbube” mais alto. Se ele estiver longe os demais participantes falam baixinho “Mbube, mbube”. Assim o som das pessoas vai guiando tanto o leão quanto a presa.

Jogo dos feijões

Separe um saquinho de pano e distribua três feijões para cada participante. Cada um separa e coloca um pouco dos seus feijões no saco. Um participante precisa adivinhar quantos feijões os outros colocaram no saco. A cada acerto ele tira um dos seus feijões do jogo. Quem acertar três vezes ganha.

Terra e mar

Faça uma linha no chão ou use uma corda. De um lado é a terra e do outro o mar. Quando o líder gritar terra, todos pulam para o lado da terra. Quando gritar mar, o pessoal pula para o mar. Sai da brincadeira quem errar.

Pilha de sapatos

Todos sentam em círculo e um por vez vai equilibrando um pé de sapato ou chinelo na pilha. Não pode deixar a pilha cair.

Máscara Africana com papelão

As máscaras africanas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África, sobretudo para os países da região subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara. São muitos os tipos, significados, usos e materiais que compõem essas peças, sendo que um mesmo povo pode ter várias máscaras diferentes. Depois de pesquisar sobre o assunto na internet, as crianças pode fazer suas máscaras com papelão, papel sulfite, tinta guache, giz de cera, tesoura, cola e elástico.

Labirinto de Moçambique

Com um giz, desenha-se um labirinto no chão e as crianças devem começar na extremidade externa do desenho (elas podem ficar em pé ou usar uma pedra para representar cada jogador). Para avançar pelo caminho, os jogadores tiram par ou ímpar e o vencedor de cada rodada avança para a posição seguinte. Isso se repete várias vezes e quem chegar ao final primeiro ganha a partida.

Matakuza

Desenhe um círculo de 15 cm de diâmetro em um papel e recorte. Coloque o círculo do chão e encha ele de tampinhas de garrafa pet. Cada participante fica com uma outra tampinha na mão que deve ser arremessada para o alto, enquanto o mesmo participante tenta tirar uma ou mais tampinhas do círculo e cada uma vale um ponto. A tampinha atirada para o alto deve ser apanhada pelo participante ainda no ar. Se ela cair, não valem os pontos.

Abayomi

São pequenas bonecas feitas com retalhos de panos, barbantes e pedacinhos de barbantes. As bonecas fazem parte da tradição iorubá. Precisa de cola e tesoura. Na internet é possível encontrar vários vídeos com o passo-a-passo.

Chocalho

Separe um potinho de plástico pequeno, coloque um pouco de milho e pedrinhas. Teste para ver se o som está bom. Tampe a abertura do potinho e decore com desenhos africanos e adereços. Se for usar cola quente, peça ajuda de um adulto."

 Apoie jornalismo preto e livre!

 "O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de   financiamento coletivo e de outras ações com apoiadores. 

 Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos   equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor. 

 O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade."





Fonte: https://almapreta.com/sessao/cotidiano/brincadeira-africanas-para-curtir-com-a-criancada-durante-a-quarentena




Brincando Conhecemos a África


Material pedagógico aborda biografia de mulheres da história da África

 Fonte: https://educacaointegral.org.br/reportagens/material-pedagogico-aborda-biografia-de-mulheres-da-historia-da-africa/?fbclid=IwAR388uuA51e7OlZ--wseiucrnQsBPYC38aeXzCcELBVpw3E_f8FyG3Kiab0 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Mulheres na História Africana - - - UNESCO

 "Agora, a sua história pode ser contada também nas salas de aula de todo o Brasil graças ao projeto Unesco Mulheres na História Africana, que disponibiliza para download gratuito materiais pedagógicos sobre diversas mulheres que fizeram história no continente."


Fonte: https://en.unesco.org/womeninafrica/



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Acesse o conteúdo pedagógico Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba:

 Fonte: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230931



JUSTIFICATIVA: Atender os dispositivos da Lei 10.639/2003 e da Lei 11.645/2008, que determinou a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino fundamental e médio nas escolas. 

Jogo Yoté - - - MEC - - - UFMG - - - Muito interessante!

 Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/yote_professor_miolo.pdf


"Yoté é um jogo de estratégia dos povos africanos. Ele pode ser praticado por dois ou mais jogadores(as) e é encontrado em vários países da África Ocidental, tais como Senegal, Guiné e Gâmbia. Constitui-se em um material didático que busca resgatar a história dos afro-brasileiros, demonstrando sua importante contribuição nos diversos setores da nossa sociedade e se destina a todas as crianças, especialmente àquelas que estão em áreas de Remanescentes de Quilombos."



Resultados de uma de nossas atividades do ERER



Contribuições do Professor Márcio para o Dia da Consciência Negra






Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A


Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro

Leia a letra de uma das estrofes da música  Racismo é Burrice  Gabriel  0 Pensador

 Respondam a questão abaixo:

 

 “Racismo é Burrice”

 

Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano

O Atlântico é pequeno pra nos separar

Porque o sangue é mais forte que a água do mar

Racismo, preconceito e discriminação em geral

É uma burrice coletiva sem explicação

Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união

Mas demonstra claramente

Infelizmente

Preconceitos mil

De naturezas diferentes

Mostrando que essa gente

Essa gente do Brasil é muito burra

E não enxerga um palmo à sua frente

Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente

Eliminando da mente todo o preconceito

E não agindo com a burrice estampada no peito

A elite que devia dar um bom exemplo

É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento

Num complexo de superioridade infantil

Ou justificando um sistema de relação servil

E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação

Não tem a união e não vê a solução da questão

Que por incrível que pareça está em nossas mãos

Só precisamos de uma reformulação geral

Uma espécie de lavagem cerebral

Racismo é burrice.

 

 

1- Qual é a mensagem que o cantor Gabriel O Pensador quer passar nessa estrofe da sua música?

 

 

 

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html



 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B e C


Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

1- Pintem a figura feminina abaixo.


 

                                                                                                                  Fonte da Imagem: pinterest.com.br

 

Bons estudos!


Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 1º A, B e C.


Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

Leia a letra da música  Negro é lindo cantor, Jorge Bem Jôr (Compositor: Jorge Menezes)

 Respondam as questões abaixo:

 

                                               Negro é lindo

Negro é lindo
Negro é lindo
Negro é amigo
Negro também é
Filho de Deus

 

Eu só quero que
Deus me ajude
A ver meu filho
Nascer e crescer
E ser um campeão
Sem prejudicar
Ninguém porque

 

Preto velho tem
Tanta canjira
Que todo o povo
De Angola
Que todo o povo
De Angola
Mandou preto velho
Chamar eu quero ver
Preto velho dizer
Eu quero ver preto
Velho cantar e dizer

 

1 -  Você acredita que através da música  pode-se contar história, seja quando ela fala do cabelo, e dos hábitos como do enfrentamento ao racismo?

 

2 -  Você acha que a música cumpre um papel essencial para a reconstrução da identidade de uma pessoa e até mesmo de um povo?

 

3 - Como seria sua música se você fosse cantá-la

 

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de ACESSO:  https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Professora Rosely - - ARTE - - Quarto Bimestre - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 9º A,B e C

Disciplina: Eletiva (Fotografia) - Prof. Rosely - email:rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

1- Pintem a máscara africana abaixo.





                                                                                                                 Fonte da Image: pinterest.com.br

 

Bons estudos!


Página do ERER  -  LINK de ACESSO:  https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Professora Rosely - - - ARTE - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: _________________________nº ____Série / Ano ___Turmas: 1º A,B,C

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

Homenagem ao dia da Consciência Negra que acontecerá em 20 de novembro.

1- Pintem a máscara  africana abaixo.






                                                                                                                     Fonte da Image: pinterest.com.br

 

 

 

Bons Estudos!


Página do ERER  -  LINK de ACESSO:  https://matematicaef2.blogspot.com/p/erer.html


Encerramento do Concurso ERER/2020 - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Saúde e Paz a todos!












Observação: os prêmios serão entregues no retorno em setembro ou mesmo antes se houver possibilidade de fazê-lo.

Todos estão de PARABÉNS!

Muito obrigado. 







ERER/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - ACERVO/UNESCO - - - Divulgado na Revista PAZES






“Além de conteúdos descritivos, a publicação também conta com dossiê pedagógico e uma história em quadrinhos qua ajudam a compreender e trabalhar melhor com a biografia abordada. Ao todo, são 56 páginas que, ao tratar da história da personagem principal, também faz conexões com a história de Angola e seus desafios, como o tráfico de escravizados(as), construção de identidade da população e como a figura e atitudes de Njinga inspiraram diversas religiões de origem africana”, afirma o site Educom.

Você pode baixar a edição gratuita, CLICANDO AQUI.

Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara



E.E. "Professor Orlando Geríbola" -- Parabéns alunos pelos 28 Trabalhos entregue aos seus Professores!




































Fontes da Imagem: https://pixabay.com/pt/





Fontes:

http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/30_11_2016_16.54.20.0658b2ad6df77747ce93a98c47a0b345.pdf


http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/31710

Educação e direitos humanos: especificidades das relações étnico-raciais no Brasil






https://noticias.ufsc.br/tags/erer/


https://www.jornaljoca.com.br/










Fonte: https://pixabay.com/pt/illustrations/search/respeito/



Concurso ERER de Desenhos na E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Participem!!!






Atividades








Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/





Fonte: Revista Produção Acadêmica



Muito obrigado Professora Cíntia e aos primeiros Alunos participantes deste Concurso ERER/2020!


E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Haverá uma premiação para os três melhores trabalhos julgados ao longo do Concurso pelos Professores que vierem a participar. O Professor Coordenador Lúcio Carnaúba irá oferecer três latas com bombons e um jogo matemático por ele construído. Em breve enviarei a foto dos jogos.   




















E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atenção Alunos participem deste Concurso!!!
















Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/

Observação: O trabalho dos alunos foram enviados para Professora de Matemática Cíntia.




Contribuições do Professor Márcio

Cultura




Racismo 


https://www.revistapazes.com/6-filmes-da-netflix-para-quem-sonha-e-luta-por-um-mundo-sem-racismo/?fbclid=IwAR2rn1gYnabrD3f8aOhjn2i56QCKaNvnaAnK3jWHDXI7S5Q9g1ieGG5tSs0 




ERER - "Mais um belíssimo trabalho." E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Muito obrigado Professora Zilda.

Parabéns Felipe!



ERER - "Nossos alunos, nosso orgulho." - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Parabéns!




Aluna Isabela do Oitavo Ano B.


Muito obrigado Professora Cristiane.



ERER - "Nossos alunos, nosso orgulho." - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Parabéns!


Aluna Giovanna do Nono Ano A


Muito obrigado Professora Rosely.



ERER - "Nossos alunos, nosso orgulho." - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Parabéns!



Aluna Aghata do Oitavo B. 

Muito obrigado Professora Cristiane.

"Nossos alunos, nosso orgulho." ----- E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Atenção, alunos!!!

Continuem participando de nosso Concurso do ERER/2020. 

Temos 18 trabalhos já entregues, todos os alunos irão receber o seu trabalho plastificado no padrão 11 cm x 8 cm. 

Os seis melhores trabalhos jugados por uma Comissão de Professores irão receber uma lembrança em MDF.

lciomauro.carnaba@gmail.com

Parabéns!




Muito obrigado Professores Suzete e Cíntia.





Contribuições do Professor Márcio 

Interlocutor do ERER




Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado





http://desacato.info/timbuktu-a-capital-do-imperio-mali-que-no-seculo-xiv-foi-a-cidade-mais-rica-do-mundo/?fbclid=IwAR31UqbnMFA_iugkpafpIFofF62cdUTvPxT8N4-UcDVmWYlOrgSiYJBBezk  

Por Andressa Valente.

A cidade de Timbuktu está localizada no oeste africano, no Mali, a cerca de 20 km do rio Níger. Embora hoje Timbuktu não mostre a beleza que tinha em sua época áurea, essa cidade já chegou a ser uma das mais ricas do mundo. Timbuktu, em 1988, foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

No século XIV, os três lugares mais ricos do mundo eram Irã/Iraque, China e o Império Mali. Desses três, somente o Império Mali era independente. Nesse mesmo período, a cidade de Timbuktu tinha a população de 115 mil habitantes, o que é 5 vezes mais do que a de Londres medieval.

O homem mais rico do mundo, Mansa Musa, foi o imperador do império Mali, que no século XIV cobria o Mali, Senegal, Guiné e Gâmbia. Quando morreu, Musa valia o equivalente a 400 bilhões de dólares, valor esse que nunca foi superado na história da humanidade. Nessa época o império Mali produzia mais da metade do abastecimento mundial de ouro e sal.

Quando Musa foi em peregrinação a Meca, em 1324, ele levou tanto ouro que o valor daquele metal caiu por 10 anos na região. 60 mil pessoas o acompanharam nessa peregrinação.
Durante o reinado de Musa, a famosa biblioteca de Timbuktu foi fundada e os manuscritos que tratavam de todas as áreas do conhecimento foram escritos. De acordo com o professor Henry Louis Gates, haviam cerca de 25 mil estudantes universitários na cidade.

A universidade corânica de Sankoré foi, possivelmente, a primeira universidade do mundo, e pesquisadores acreditam que ela foi fundada no século XII. Djinguereber , Sidi Yahya e Sankore eram os três principais centros de aprendizagens e escritos medievais revelam a exploração européia no local

A universidade era composta por outras escolas ou faculdades independentes e cada uma contava com seu próprio mestre. Os estudantes seguiam um único professor e as aulas eram dadas em pátios abertos dentro das instalações da universidade ou em residências privadas. A venda e compra de livros chegou a ser um mercado ainda mais lucrativo do que o comércio de ouro local.

A universidade de Sankoré se organizava diferente das universidades europeias, nela não existiam administração central, registro de estudantes ou cursos prescritos para os estudos.


 
Ainda hoje, a universidade corânica de Sankoré, onde na época áurea do Império Mali passaram cerca de 50 mil sábios muçulmanos, funciona e conta com cerca de 15 mil universitários.

Em Timbuktu ainda existem cerca de 700.000 livros que sobreviveram aos ataques e ao tempo. Os escritos incluem medicina, matemática, direito, astronomia e poesia. Esta foi a primeira enciclopédia do mundo, existindo ainda no século XIV. Os europeus só teriam a mesma ideia 4 séculos depois, no século XVIII.

Michael Palin, na sua série de TV Sahara, disse que o Imam de Timbuktu:

Tem uma coleção de textos científicos que mostra claramente os planetas circulando em torno do Sol. Datam de centenas de anos . . . É prova convincente que os acadêmicos de Timbuktu sabiam mais que seus colegas europeus. No século 15 em Timbuktu os matemáticos conheciam a rotação dos planetas, detalhes do eclipse, coisas que tivemos de esperar 150 quase 200 anos para conhecer na Europa quando Galileu e Copérnico fizeram os mesmos cálculos e pagaram por isso.
A velha capital do Mali, capital de Niani possui um edifício do século 14 chamado Salão de Audiências. Sobreposto por uma cúpula e adornado de arabescos vivamente coloridos. As janelas do andar superior eram talhadas de madeira e emolduradas em prata; as do andar inferior eram talhadas de madeira e emolduradas em ouro.
Marinheiros do Mali chegaram às Américas em 1311, 181 anos antes de Colombo. O pesquisador egípcio Ibn Fadl Al-Umari, publicou o feito em cerca de 1342. No capitulo décimo do seu livro, existe um relato de duas grandes viagens marítimas ordenadas pelo predecessor de Mansa Musa, um rei que herdou o trono do Mali em 1312. Este rei marinheiro não é nomeado por Al-Umari, mas autores da atualidade identificam-no como Mansa Abubakari II.

Timbuktu é tida como uma “cidade estranha” por causa de seu ar misterioso. A cidade contém armadilhas, como machados gigantes. Mas também contém tecnologias de ponta do Mali, como imensas portas que, com o calor humano, se abrem.

Conheça a sua história, povo preto!



Fonte: Revista Bula - Quadrinhos Ácidos


"Nossos alunos, nosso orgulho." - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Concurso ERER






"Nossos alunos, nosso orgulho." - - - Concurso ERER - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Muito obrigado Professora Cristiane.


"Nossos alunos, nosso orgulho." - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" -- Continuem participando...

... do Concurso ERER/2020.

Agradecemos os 22 trabalhos enviados.





Parabéns!

Muito obrigado Professora Suzete.

Últimos desenhos enviados do Concurso ERER/2020 (23 trabalhos) - E.E. "Professor Orlando Geríbola"











Vamos participar!

Parabéns alunos!

Muito obrigado Professores.

JULHO/2020

ERER/2020 - Trigésimo Trabalho - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Parabéns!

Muito obrigado Professora Cristiane.






Professora Zilda

Atividade do ERER para o 6°A, 9° Anos, 1°Anos, 2°Anos e 3°A

 

Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura.

Os costumes do povo brasileiro guardam muitas marcas da cultura indígena, pois eles foram muito importantes para a formação cultural do país.

Faça uma pesquisa sobre uma herança indígena que faz parte da sociedade brasileira, como uma lenda, um prato típico etc.



Baixe material pedagógico da série “Mulheres na História da África”, da Unesco - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



"Está disponível em português, para download gratuito, a obra ‘Njinga Mbande: Rainha do Ndongo e do Matamba’, uma publicação digital sobre uma das lideranças mais expressivas que Angola já teve, um marco de governança feminina fora do comum, que se revelou como negociadora e diplomata ímpar, além de apresentar táticas de guerra e espionagem importantes para resistir aos projetos de colonização portuguesa.

Conforme informa o site Universo Educom, o e-book é uma produção da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e teve a sua publicação no ano de 2014, “por meio da Divisão das Sociedades do Conhecimento – Setor de Comunicação e Informação, com apoio da Divisão para a Igualdade de Gênero, com financiamento do Governo da República da Bulgária”.

“Além de conteúdos descritivos, a publicação também conta com dossiê pedagógico e uma história em quadrinhos qua ajudam a compreender e trabalhar melhor com a biografia abordada. Ao todo, são 56 páginas que, ao tratar da história da personagem principal, também faz conexões com a história de Angola e seus desafios, como o tráfico de escravizados(as), construção de identidade da população e como a figura e atitudes de Njinga inspiraram diversas religiões de origem africana”, afirma o site Educom."

Você pode baixar a edição gratuita, CLICANDO AQUI.

Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara

Um comentário: