2021
Sejam todos bem-vindos!
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Edna - - - Língua Portuguesa - - - Oitavos Anos A/B/C/D
E.E.Prof. Orlando Geríbola - Avaliação do 2º Bimestre/21 de Português Prof. Edna 8ºABCD
Nome........................................................... nº............. 8º.......... Data........./.........../......
Leia a charge e responda às questões 01, 02,03, 04 e 05:
1. A finalidade do texto é:
a) trazer argumentos e opiniões para convencer o leitor.
b) criticar acontecimentos atuais de interesse público.
c) apresentar uma mensagem informativa para o leitor.
d) narrar uma história cômica para divertir as pessoas.
2. No texto, é possível concluir que a pandemia do Coronavírus
a) chegou ao fim, todavia, deixou consequências trágicas para muitas pessoas.
b) deixou toda a população doente e acamada em hospitais do Brasil.
c) permitiu que as pessoas se tornassem mais preocupadas com as outras.
d) nunca vai acabar, pois as pessoas ainda continuam sem usar máscaras.
3. No trecho: “... não fosse acabar nunca. ”, a palavra em destaque estabelece ideia de
a) negação.
b) dúvida.
c) modo.
d) tempo.
4. Através de qual elemento é possível compreender a mensagem principal do texto?
a) A imagem do cachorro.
b) A fala do primeiro homem.
c) O aparelho de oxigênio.
d) A idade avançada do segundo homem.
5. A expressão : “Eu também.” ,dá uma ideia de :
a) Condição
b) Alternância
c) Adversidade
d) Adição
Leia o texto abaixo e responda às questões 06 e 07:
6. Na charge, é possível identificar uma linguagem coloquial, normalmente usada pelas pessoas em situações informais. A palavra usada pelo homem que na linguagem culta não está adequada é:
a) “RÁPIDO”
b) “DONA”
c) “PASSA”
d) “ESPIRRO”
7. A palavra utilizada pelo homem que indica ideia condicional é:
a) “SE”
b) “BOLSA”
c) “NÃO”
d) “EU”
Leia o trecho retirado da Apostila APRENDER SEMPRE V 02, PAG. 40 e responda as questões 08, 09 e 10:
08) As expressões modalizadoras: “é preciso” e “Acima de tudo” tem valor semântico de:
a) Necessidade e urgência
b) Obrigatoriedade e permissão
c) possibilidade e urgência
d) Dúvida e Probabilidade
09) Essas mesmas expressões em Negrito: “é preciso” e “Acima de tudo” podem ser substituídas, sem mudança de sentido por:
a) “não é preciso” e “Basicamente”
b) “é necessário” e “Principalmente”
c) “é provável” e “Além de tudo”
d) “é dever” e “Normalmente”
Leia o texto abaixo e responda:
10. O traço de humor na tirinha está em:
a) “O que tem para o jantar, Helga?”
b) “Eu vou comer faisão com batatas gratinadas...”
c) “Você vai comer mingau de aveia frio.”
d) “Esqueci nosso aniversário de casamento de novo, né?”
Fonte: recebido por e-mail, Professora Edna.
Professora Edna - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Oitavos Anos - - - Língua Portuguesa
Professora Edna - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Oitavos Anos A, B, C e D - - - Vamos Participar!
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Edna - - - Língua Portuguesa - - - Oitavos Anos
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Edna - - - Língua Portuguesa - - - Oitavos Anos A/B/C/D
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Edna - - - Língua Portuguesa
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Disciplina de ELETIVAS - - - Professora Edna - - - Sétimos Anos A e B
Projeto de Vida
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora de Língua Portuguesa Edna - - - Atenção Oitavos Anos
E.E. Prof. ORLANDO Geríbola -
Profª Edna
Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa - 8º ano
Nome:
___________________________________________________8º______Data:_________________
Gênero a ser trabalhado: ENTREVISTA
Leia um trecho de uma entrevista e
resolva à questão 01:
01)STOÉ - Você é um sertanejo que não
usa chapéu. Por quê?
LUAN SANTANA -Para mim, sertanejo tinha
de cantar usando bota, calça colada, cintão de fivela e camisa de botão. Só que
nunca usei chapéu. Sempre curti ajeitar o cabelo. Sou vaidoso dentro do limite.
Gosto bastante de ajeitar o cabelo, tenho uma personal stylist que me veste,
várias marcas que me mandam roupas, o que eu acho bem legal. Mas não sou aquela
coisa metrossexual. Tenho de estar bem nas fotos por respeito aos fãs.
Na resposta dada, o entrevistado
informa que a causa de não usar chapéu é o fato de
a) ter uma personal stylist.
b) respeitar todos os fãs.
c) ter de estar bem nas fotos.
d) curtir ajeitar o cabelo.
02) Leia a tirinha para responder à
questão seguinte.
No 2º quadrinho, deduz-se que o
candidato
a) desconhece um trabalho em equipe.
b) tem o hábito de trabalhar em equipe.
c) não entendeu a pergunta feita.
d) produziu uma resposta coerente.
03) Leia o trecho de uma entrevista para responder à
questão.
Você descreve um episódio no livro, uma
experiência sua com o racismo…
[Interrompendo.] Na verdade foi um choque.
Foi a sua primeira experiência?
Não. Minha irmã sofreu um ato de
racismo na escola. Eu era muito pequeno, mas aquilo ficou bem claro na minha
mente. Lembro que meus tios sentaram com a gente em casa e conversaram sobre o
assunto. Minha irmã foi para a escola, e os amiguinhos falaram: “Ah, vamos
pintar ela de branco”. Pegaram um giz e começaram a passar nela. Minha irmã de
criação.
(clubalfa.abril.com.br/esportes)
A frase “Ah, vamos pintar ela de branco”
aparece entre aspas na entrevista para reproduzir a fala
a) dos amiguinhos da escola.
b) da irmã do entrevistado.
c) do entrevistado.
d) do entrevistador.
04)
Escreve uma frase sobre o que vc entende a respeito das imagens a seguir:
4.1)........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.2)........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.3)........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.4)........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4.5)........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Data da entrega: 12-fev-2021
Envie somente as respostas para e-mail: ednashima@hotmail.com ou fumiko@prof.educacao.sp.gov.br
Retirado do Blog do prof. Maurício Araujo. Imagens do Pinterest.
Atividade
de Língua Portuguesa para os 8ºs ABCD
Data
da Entrega: 18/02/2021
Olá, pessoal!
Essa atividade
tem tudo a ver com as aulas que estamos assistindo no CMSP que trata do gênero
ENTREVISTA.
Vocês devem
elaborá-la, respeitando as características deste gênero, da seguinte forma:
- TEMÁTICA:
“Sobre o quê”, pense num tema, que pode ser sobre os jovens, a covid-19, a
vacinação (a mídia tem falado muito sobre isso!), a volta às aulas, a saúde
mental das pessoas, as novas tecnologias... tema é o que não falta!
- ROTEIRO:
Elabore-o de modo que as perguntas sejam pertinentes ao tema escolhido,
perguntas criativas e inteligentes prendem a atenção de quem assiste ou lê a
entrevista.
- SUPORTE DA
ENTREVISTA: É qual veículo você está representando. Por exemplo: a Rede Globo,
a revista ISTO É ... Como é uma ficção,
use da imaginação e crie um veículo fictício.
- LINGUAGEM:
Tem que ser adequada ao contexto. Normalmente é formal e, se for um vídeo,
procure um local tranquilo onde você possa
fazer as perguntas e o entrevistado possa responder sem sobressaltos.
A escolha é
sua! Pode entregar a entrevista em um vídeo curto ou em folha de papel até a
data estipulada para valer nota.
Como estamos
em momento de pandemia, entreviste as pessoas da família ou amigos próximos
para não se exporem a riscos de contaminação, ok?
Abraços.
Profº.Edna
3ª
Atividade de Português (prof. Edna)
RESUMO
DO LIVRO:
O Pequeno Príncipe DATA DA
ENTREGA: 15/03/21
https://www.youtube.com/watch?v=Ag-9zLqkVoc&t=3681s
Sobre a Aula do dia 04/03/2021
DISCURSO
DIRETO:
Os personagens têm voz, representado por aspas ou travessões. Exemplo:
O Escorpião disse ao Sapo:
_ Você poderia me levar nas suas costas
ao atravessar o rio?
Então o Sapo respondeu: “Ficou louco!?
Você me picaria!”
DISCURSO
INDIRETO: Os personagens não têm voz,
o narrador narra as falas dos personagens. Exemplo:
O Escorpião disse ao Sapo se poderia levá-lo
nas costas para atravessar o rio e então o Sapo respondeu que ele estava
louco, pois este o picaria.
Coesão e Coerência Textual - - - Professora Edna - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Moduladores argumentativos - - - Professora Edna - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Vamos lá galera! Vem mais por aí!
ResponderExcluirDúvidas? Mande um zap👇
ResponderExcluir(11) 98842-6814
Obrigado.
ResponderExcluir