Professora Andréa - C/Q

2021


Sejam bem-vindos!

Professora Andréa

Disciplina de Ciências

Turmas: 7ºA e 7ºB e os Nonos Anos.


ira atividade REMOTA.



Nome:          Idade:    Ano/Turma:





Fonte: CONVIVA SEE/SP



Disciplina de Química











Professora Andréa - Ciências do Nono Ano - E.E. "Professor Orlando Geríbola"







Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/pandemia/


Professora Andréa - Ciências - Nono Ano - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/sistema%20imunol%c3%b3gico/


Professora Andréa - Ciências - Sétimos Anos A/B/C - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


E. E. Professor Orlando Geríbola

Nome:________________________________nº____7º ano_____.
Professora: ____________________________________________


Atividade de Ciências.




·       Essa atividade corresponde a videoaula no Aplicativo CMSP.
·       Pesquise no Livro Didático o assunto abordado.

Diversidade da vida microscópica.

·       Faça uma leitura das páginas 60 à 69.
·       Em folha separada copie e responda as questões da página 70.





 As vacinas, a saúde e as defesas do organismo.










E. E. Professor Orlando Geribola

Nome:________________________________nº____7º anos.
Professora: _______________________________________ .

Atividade de Ciências.


Propagação de Calor – Videoaula (TV 2.3CMSP-12/5/2020)




 Falar a respeito do tema calor ainda pode trazer confusão para algumas pessoas

“ O calor está ligado á transferência de energia térmica de um corpo maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é energia em transito”



A condução térmica no cotidiano
É o caso de ursos e renas. Essa observação deve ter inspirado o ser humano pré-histórico a usar peles de animais para se proteger do frio. Atualmente usamos roupas apropriadas para isso: os agasalhos.


Responda as Questões

1       Assinale um X, nos objetos que transmitem calor:

(   ) Sanduicheira                    (   ) Microondas  

(   ) Isopor                              (   ) luva de silicone

(   ) madeira                            (   ) colher de pau

(   ) aquecedor                         (   ) vidro

(  ) chuveiro elétrico                (   ) cobertor


Isolantes “ não ocorre a condução de calor, ou seja, não transfere calor”. 



                                                                                  

2       Assinale os matérias que são bons isolantes térmicos

(  ) vidro                        (  ) isopor                               (  ) cerâmica
(  ) panela                      (  ) torneira elétrica                 (  ) colher de pau

 


3 Por que na prática de soltar pipa, principalmente com linha de cerol próxima á rede elétrica pode ser bastante perigoso?

A-  (   )  Porque a linha com cerol não oferece perigo de acidente cortantes,possui materiais condutores que não causam choques elétricos

B-   (   ) Porque a linha com cerol além de causar graves acidentes cortantes, pode possuir matérias condutores que podem ocasionar choques elétricos.



 


  
    

4- Durante uma tempestade, um raio atinge um ônibus que trafega por uma rodovia.Pode-se afirmar que os passageiros.

A-  (   ) Não sofreram dano físico, pois a parte metálica do ônibus atua como blindagem.

B-   (  )  Serão atingidos pela descarga elétrica, e ficaram gravemente feridos.

5- Complete a Tabela com materiais do cotidiano condutores de calor e isolantes.

Condutores térmicos                                                           Isolantes
Ex: ferro de passar roupa                                                   Ex: madeira
1
2
3
4
5



E. E. Professor Orlando Geribola

Nome:________________________________nº____7º anos.
Professora: _______________________________________ .


Atividade de Ciências.



Adaptação de ciências 7° ano



Máquinas simples são pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia (ex: martelo, tesoura, roldana e plano inclinado).




1-    Qual dessas máquinas representa uma máquina simples? Ordene a escrita correta.

        (  )                                     (  )                                                (  )

                          


     
TE /RA / SOU
RO/CAR
MAR / LO/TE
       

                                                     


           



Máquinas complexas: são projetadas pelo ser humano, são máquinas que tornaram a vida mais fácil.

2-    Faça um X, nas máquinas que são consideradas complexas.

(  ) robôs ( )  trens   (  )  automóveis.  (  ) aspirador de pó.

(  )  máquina de lavar roupa (  ) pá (   ) carrinho de mão (  ) corda. 

      (  ) serrote.

3-    Em uma bicicleta, a roda dentada que se move com o pedal é denominada coroa e a que fica na roda traseira catraca. Localize e preencha o quadro.

       


                     





4-    Observe cada figura e indique com um ( X ) o ponto de apoio de cada equipamento.








5- Na sua casa existe vários equipamentos que se baseiam como máquina simples e máquinas complexas. Represente cada uma delas em situações do dia a dia. 





E. E. Professor Orlando Geribola

Nome:________________________________nº____2° ano ___ E.M.
Professora: _____________________________________________ .
                                                       
                                                         
Adaptação de química 2° e.m.




 A vida depende da água, bem como na maior parte do mundo que nos cercam, 97,2% formam os oceanos e mares, 2,11% as geleiras e calotas polares e 0,6% os lagos, os rios e águas subterrâneas. Responda:

1-    Qual dos desenhos representa o desperdício de água.

(    )                                                (   )
          

                                        



2-    De onde vem a água que chega a sua casa


 (  )                                                        (   )                                    (  )


           




3-    A superfície terrestre é recoberta por água. Escreva no quadro, onde se encontra a maior quantidade de água salgada.

PIA                                                                                  VASO
CHUVA                                                                           TORNEIRA


LAGO                                                                               CACHOEIRA
RIO                                                                                           MAR
GELO                                                                                        POÇO


4-    A água potável é própria para o consumo. Represente em forma de desenho como podemos utilizá-la.


  
E. E. Professor Orlando Geríbola

Nome:________________________________nº____9° ano: _____
Professora: ____________________________________________ .


Adaptação de ciências 9° ano

Coronavirus





ÁLCOOL EM GEL – CONTAGIO – FEBRE- CONTATO – MÃO – MASCARA – TOSSE-VACINA

1-      Responda as alternativas com a palavra chave, localizada a cima:

A-    O que correspondo o aumento de temperatura do corpo de uma pessoa contaminada...................
B-    A aglomeração de pessoas facilita o.........
C-    Parte do corpo que deve ser lavada varias vezes.............
D-    Devemos evitar o............ com pessoas contaminadas.
E-     É um dos sintomas do coronavírus ...........
F-     Liquido, incolor usado para passar nas mãos ...............
G-    É um acessório obrigatório para ser utilizado ............
H-    Não existe uma ................ para combater essa doença.


2-    Faça uma pesquisa de quantos ESTADOS BRASILEIROS foram contaminados pela COVID-19 e qual teve o maior numero de casos.






                                                               #FiqueEmCasa



Professora Andréa - Química - Segundos Anos - E.E. "Professor Orlando Geríbola"








Observação: Publicação solicitada pela Professora Andréa de Química.



Professora Andréa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"










Observação: Vocês podem solicitar essas e outras atividades por e-mail, lciomauro.carnaba@gmail.com .




Junho/2020



Química - Professora Andréa - Ensino Médio - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Roteiro de Atividade de Química.

Aula Expositiva no CMSP e TV 2.3 no dia 08/06/20.



Copie no caderno.

Calcule a massa molecular das substâncias.

Veja o exemplo:   
                                                



Li2O
Lítio=       2 . 7= 14          * Você multiplica e depois soma os       
Oxigênio= 1 . 16=16                resultados.
                          30u          

* Os números 7 e 16 refere-se a massa atômica dos elementos encontrados na tabela periódica Li =7 e O=16.



Resolva os exercícios:


a)    NaCl
b)   MgCl2
c)    BaO
d)   CaO                                        
e)    MgO
f)     C4H10
g)   H2O
h)   Fe2O3
i)      KH2
PbSO4


Professora Andréa - Ciências - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Roteiro de Atividade de Ciências   

         7ºs anos: B e C       

Professora: Andréa 

  2º Bimestre

 



https://slideplayer.com.br/slide/13885160/

 

Máquinas Térmicas: São dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizada principalmente como meios de transporte e industrias.

 

“Maria Fumaça” – Locomotiva a vapor, que compõe-se de três partes principais a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transportando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria. Na Serra Gaúcha é um dos passeios mais procurados.

·        Faça uma leitura e responda as questões da Apostila.

·        Situação de Aprendizagem 1 – páginas 06 e 07.

·        Situação de Aprendizagem 2 – página 08 e 09.

·        Situação de Aprendizagem 3 – página 10

Realize uma pesquisa a respeito de tecnologia de informação e comunicação, por exemplo: tecnologias digitais, tecnologia sem fio (Wi-fi), bluetooth, etc. Pesquise sobre: quando surgiu e quais os benefícios para o nosso cotidiano. (Registre no caderno de Ciências).

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geribola"


Roteiro de Atividade de Ciências

9º anos: A, B e C

Professora: Andréa  

2º Bimestre

 

·        Situação de Aprendizagem 1 – Tecnologia e Sociedade.

·        Faça uma leitura e responda as questões da páginas 06 e 07. (Registre no seu caderno).

·        Pág. 08     -        Leitura e análise da imagem.

 

 

  

·     Após a leitura responda as questões 1,2 e 3 (referente a charge). Registre no seu caderno.

·        Situação de Aprendizagem 2 – Tecnologia e Saúde

Faça uma leitura no texto Radiação e Saúde página 09 e 10 e responda as questões da página 11 (questões 1,2,3 e 4). Registre no seu caderno.



JULHO/2020








Professora Andréa - - Ciências - - Sétimos Anos B e C - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - JULHO/2020

Escola: E. E. Professor Orlando Geríbola.
Roteiro de Atividade de Ciências 7º anos: B e C
Professora: Andréa. - 2ºBimestre
Diversidade de Ecossistemas





Fonte das Imagens: https://br.pinterest.com/pin/610660030713609637/



Com base na leitura do livro didático PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS páginas 173 a 183. Responda as questões:

1- Dê a definição de Bioma?

2- O Brasil pode ser dividido em seis domínios de bioma, quais são?

3- Quais são as características predominantes da Floresta Amazônica e a da Mata Atlântica?

4- Relacione a coluna de acordo com as características dos Biomas.

A- Floresta Amazônica B- Mata Atlântica C – Floresta de Araucárias D- Caatinga E- Mata dos Cocais F- Cerrado.

( ) arbustos e arvores baixas, perdem folhas na época da seca.
( ) existe grande variedade de plantas, samambaias e árvores altas.
( ) solo coberto com bastante grama e capim.
( ) é uma região que se encontra palmeiras, babaçu, carnaúba e
buriti.
( ) nela encontra-se muitos animais, vegetais e boa parte foi
derrubada para abertura de estrada e loteamentos.
( )conhecido com pinheiro brasileiro que podem atingir 50 metros
de altura.

5- Quais são os animais encontrados no Cerrado e na Caatinga?

1- 6 - Quais são os animais da Mata Atlântica que correm o risco de desaparecer?


(   ) tamanduá-bandeira e lobo guará.         (   ) tucano e ema.

(   ) onça-parda e jaguatirica. 

(   ) lagartos e cascavéis.


2-   7 - Assinale F (falso) ou V ( verdadeiro).

(   ) Pantanal, na época de chuvas, ocorre a inundação e só as partes  mais altas servem de abrigo para os animais.

(   ) Manguezal, pode ser encontrados em vários pontos do litoral brasileiro.

(   ) Pampas, clima seco e vegetação rasteira para criação de gado no Rio Grande do Sul.

(   ) O jacaré-de-papo-amarelo também pode ser visto em alguns manguezais.

              


Fonte da Imagem: http://animais10animais.blogspot.com/2011/

3- 8 - Leia o texto ¨O Desmatamento na Amazônia¨ na página 176 do livro Didático. Responda.

A – Porque vem sendo praticado o desmatamento na Amazônia?

A-    Que tipo de população habitam nessa Floresta?

    

                        Fonte da Imagem: https://www.pinterest.co.uk/pin/418764465351704168/


Professora Andréa - - - Ciências - - - Turmas: Nonos A, B e C - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Julho/2020


Vida e Evolução - Hereditariedade/Ideias Evolucionista


Os trabalhos de Mendel levaram à conclusão de que as características hereditárias dos pais não são simplesmente “misturadas” pela natureza para originar filhos com características intermediarias.


Fonte da Imagem: https://www.pinterest.ca/

 

Faça uma leitura no livro didático páginas: 201 a 210 GENÉTICA e HEREDITARIEDADE.

Responda as questões no caderno:

1 -  Quem foi Gregor Mendel?

2- Mendel percebeu que as plantas apresentavam variações, de exemplos.

3- Dê os conceitos básicos da genética:

a-     Cromossomos.

b-    Genes.

4-   A reprodução humana necessita de células especiais, os gametas. Como é chamado os gametas masculinos e femininos.

5-    Como é chamada as características transmitidas de pais para filhos.

6-    De onde vem suas características?

 


Fonte da Imagem: https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/nono/hereditariedade.html


Observação: Essa é uma demonstração que será apresentado no retorno das aulas.


Professora Andréa - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Roteiro de Atividade de Ciências            7º anos: B e C        

Professora: Andréa.                 -              3ºBimestre

Conteúdo: Saúde.                                  Aula no CMSP 10/08/20



 https://br.pinterest.com/pin

Faça uma leitura no Livro didático Capitulo 11- Saneamento Básico pagina 121,122,123 e 124. Responda as questões.

1)  Quais os fatores interferem, de modo geral, na saúde das pessoas. Faça um X, nas alternativas.

(   ) Lazer                        (   ) Saneamento básico

(   ) Higiene pessoal        (   ) Pouca atividade Física

(   )Falta de parasitismo (   ) Campanha de Vacinação

 

2)  Preencha os espaços.

a)  O ser humano produz diariamente muitos resíduos. Parte desses resíduos é eliminada da moradia por meio do.....................

b)  Saneamento básico é fazer o necessário para evitar que se propaguem ...................associadas aos resíduos que o ser humano produz.

 

3)  Quais as medidas importantes de saneamento básicos são:

(   )Coleta de lixo                (   ) Reprodução de insetos

(   )Tratamento da água      (   ) Poluição

(   )Liberação do gás            (   ) Tratamento do esgoto

 

4)  O que se refere a cada poluição.

 

(A)Poluição Sonora         (C)Poluição do ar

(B)Poluição da água       (D)Poluição do solo

(   )poluir nascente de rios.

(   )poluir com a fumaça do escapamento do carro.

(   ) descarte do lixo nas ruas.

(   )o som muito alto



 https://br.pinterest.com/pin



5)  Quando falamos de COVID-19, qual ou quais atitudes podemos ter para nos proteger e proteger outras pessoas.

 

6)  Porque a COVID-19, refere-se a Pandemia. Assinale a alternativa correta o significado de pandemia.

A-( ) doença infecciosa que se espalha por uma determinada região.

 

B-(   ) doença infecciosa e contagiosa que se espalha muito rápido e acaba por atingir uma região inteira, um país, um continente etc.


Professora Andréa - - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Roteiro de Atividade de Ciências            7º anos: B e C        

Professora: Andréa.                 -              2ºBimestre


Diversidade de Ecossistemas: Caatinga e Mata Atlântica.


Assinale a alternativa correta.

1)    Que tipo de vegetação se encontra na Caatinga.

a)     Encontramos palmeiras babaçu e buriti.

b)    Arvores que chegam a 5 metros de altura com galhos retorcidos.

c)     Arvores baixas que perdem folhas na época de seca.

2)    Que tipo de animais encontramos na Caatinga.

a)     Lobos-guará, tamanduás e emas.

b)    Cascavéis, lagartos e escorpiões.

c)     Macaco-barrigudo, arara-canga e jacaré.

3)    Tipo de clima que predomina na região da Caatinga.

a)     Tropical semiárido com menor índice de chuvas.

b)    Clima seco com grande quantidade de chuvas.

c)     Tropical com muita chuva.

4)    Vários animais correm o risco de desaparecer da Mata Atlântica.

a)     Onça pintada, jaguatirica e as aves jacutinga/papagaios.

b)    Garça branca, socozinho e jacaré do papo amarelo.

c)     Serpentes, formigas e besouros.

5)    A Mata Atlântica passa pelos territórios de quais estados brasileiros:

a)     São Paulo, Rio de Janeiro e Pantanal.

b)    Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

c)     Mato Grosso, Pantanal e Sergipe.

 

Mata atlântica                                    


    

https://epocanegocios.globo.com/                          


Caatinga



https://brasilescola.uol.com.br/




Professora Andréa - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Roteiro de Atividade de Ciências            9º anos: A/B e C  


           Professora: Andréa.                   -              2º Bimestre


Vida e Evolução                             -          Hereditariedade/Ideias evolucionista.                                     




https://br.pinterest.com/

                                                          

Assinale a alternativa correta.

 

1)    Quem foi Gregor Mendel.

a)     Gregor Mendel foi o pioneiro da Genética ao estudar a hereditariedade em plantas de ervilhas.

b)    Foi um monge que viveu em um mosteiro para realizar experimentos com vários tipos de plantas e flores.

c)     Gregor Mendel foi o primeiro a estudar a hereditariedade em animais.

 

2)    A reprodução humana necessita de células especiais. Os gametas masculinos são:

a)     Óvulos

b)    Espermatozoides

3)    Desde da antiguidade, sabe-se que as características como cor dos olhos, formato dos lábios, cor dos cabelos, formato das orelhas, tamanho do nariz etc. Tudo isso damos a que nome:

a)     Características dos seres humanos.

b)    Características hereditárias.

4)    Na geração de um novo ser humano, qual total de cromossomos são apresentados.

a)     23

b)    46

5)    Qual a definição de Cromossomos.

a)     São estruturas presentes nas células e que tem informações genéticas referentes ao indivíduo.

b)    São os genes responsáveis por condições necessárias para o funcionamento do metabolismo celular.


Professora Andréa - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - E.E. "Professora Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Roteiro de Atividade de Ciências            9º anos: A/B e C  


           Professora: Andréa.                   -              3º Bimestre


Hereditariedade/Ideias Preservação da biodiversidade.

Aula no CMSP – 10/08/20.

 

 

Faça uma leitura no livro didático capitulo 11- Evolução dos seres vivos. Pág 225 a 229.


 https://ar.pinterest.com/

 

1)  Complete a frase:

 

a)  ___________ são vestígios deixados por seres vivos que viveram há muito tempo.

 

b)  Os fósseis são objetos de estudos da ________________, ramo da ciências que analisam e interpretam evidencias sobre os formas de vida do passado do planeta.

 

2)  Assinale a alternativa correta: O conceito de evolução.

 

(   ) É um processo investimento, que vestígios deixados por seres que viveram no passado.

 

   (  )Processo de sucesso modificados ao longo do tempo, que deu origem aos seres vivos atualmente extintos.

 

3)  Qual foi a explicação de Lamarck para a evolução.

 

4)  Quem é o cientista que defende a teoria sobre seleção natural.

 

5)  Qual das alternativas representa as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin.

 Charles Darwin  



                     

                                                                              


https://br.pinterest.com/    


 Jean-Baptiste de Lamarck





    https://www.pinterest.es/

 

a)  __________ defendia que o ambiente terrestre passa por constante transformações, o que forçaria os seres vivos a se adaptarem para a sobrevivência da espécie. “As mudanças no ambiente levariam as novas necessidades.”

 

b)  ______________ defendia a seleção natural exemplo: são bactérias resistentes a antibióticos. Bactérias causadoras de certas doenças têm evoluído para resistir a medicamentos, provocando uma evolução que ocorre diante dos nossos olhos.



Professora Andréa - - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geribola"


Roteiro de Atividade de Ciências             7º anos: B e C        

Professora: Andréa.                 -             3º Bimestre

Conteúdo: Saúde.                              Aula no CMSP 


14/08/2020



Objetivo: Conhecer as doenças de veiculações atmosférica com ênfase nas infecções virais.

Fonte: http://www.fundep.ufmg.br/coronavirus-em/


Faça uma leitura no Livro didático: Capítulo 3- página 65 a 69.      

 Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual. Eles são bastante pequenos e não podem ser visualizados á olho nu.


Responda as questões no caderno.

1)  Além da gripe, muitas doenças humanas são causadas por vírus. Assinale quais são essas doenças.

(   ) Caxumba     (   ) coqueluche   (   ) leptospirose

(   ) tétano          (   ) Sarampo       (   ) gripe

 

2)  O que se entende por antibióticos?

3)  Já que as doenças de origem viral não podem ser tratadas com antibióticos, o que se deve fazer para se prevenir. A prevenção é feita pela......................

4)  Com a desigualdade social pode agravar uma pandemia por um vírus que pode ser transmitido pelo ar. Cite dois exemplos.

5)   Observe o mapa abaixo e responda as alternativas. 

Fonte: https://oglobo.globo.com/

a)  Em quais regiões encontrasse em estado crítico pela pandemia.

b)  Cite uma cidade que se encontra na fase amarela, referente a pandemia.


Professora Andréa - - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geribola"


Roteiro de Atividade de Ciências            9º anos: A/B/C  

           Professora: Andréa.                    3º Bimestre


Hereditariedade/Ideias Preservação da biodiversidade.


Aula no CMSP – 14/08/20 - Ideias Evolucionistas de Charles Darwin.

Faça uma leitura no livro didático capitulo 11, página 225 a 231.



Fonte: https://www.infoescola.com/



Ideias Evolucionistas de Charles Darwin.

 

1)  Quem foi Charles Darwin?

 

2)  Onde se localiza as Ilhas de Galápagos?

 

 

3)  Na ilha de Galápagos o que Charles Darwin observou que deu a origem a sua Teoria.

 

(   ) Na ilha Darwin encontrou diferenças dos bicos dos vários tentilhões ( aves ), adaptados à alimentação.

(   ) Na ilha Darwin encontrou fósseis de animais sem origem.

 

4)  Darwin fez inúmeras observações durante sua viagem ao redor do mundo a bordo de um navio. Entre os pontos -chave da Teoria da Evolução proposta por esse naturalista, podemos citar.

(   ) o uso e desuso       (   ) seleção natural   (   ) transmissão de genes.

 

5)  O que fluência diretamente a evolução dos seres vivos de acordo com Darwin?

(   ) adaptação com ambiente

(   ) o ar

(   ) a água

 


Tentilhões 


Fonte: https://www.euquerobiologia.com.br/


Professora Andréa - - - - - - - Disciplina de Ciências - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Roteiro de Atividade de Química             2º anos: A e B 

Professora: Andréa.                 -             3º Bimestre

 





 

QUESTÃO 1

Dos elementos químicos do terceiro período da Tabela Periódica, qual é o mais eletronegativo?

a.    Na.

b.    Mg.

c.    Aℓ.

d.    Cℓ.

e.    Ar.

QUESTÃO 2

Em relação à eletronegatividade, a alternativa verdadeira é:

a) Os metais, em geral, são os elementos mais eletronegativos.

b) Os elementos que apresentam os maiores valores de eletronegatividade são os metais alcalinos.

c) Os elementos mais eletronegativos estão na parte superior direita da tabela periódica.

d) Os gases nobres são estáveis em razão de sua alta eletronegatividade.

e) Os elementos de transição são os elementos com os mais altos valores de eletronegatividade.

 

QUESTÃO 3

A eletronegatividade é uma propriedade periódica importante. Em relação a essa propriedade, assinale a alternativa correta (consulte a tabela periódica):

a) O flúor (F) é o menos eletronegativo de todos os elementos.

b) O frâncio (Fr) é o mais eletronegativo de todos os elementos.

c) O sódio (Na) é o mais eletronegativo de todos os elementos.

d) O carbono (C) é mais eletronegativo que o silício (Si).

e) O potássio (K) é mais eletronegativo que o cálcio (Ca).

 

QUESTÃO 4

O elemento químico mais eletronegativo do 3o período da tabela periódica é o:

a) Na

b) Ar

c) Cl

d) B

e) Tl

 

QUESTÃO 5

 Quais os elementos químicos mais eletronegativos:

a) Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo

b) Oxigênio, Lítio, Manganês, Fósforo, Hidrogênio.

c) Enxofre, Ferro, Bromo, Ouro, Prata.


Professora Andréa - - - - Disciplina de Ciências - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






Professora Andréa - - - - Disciplina de Ciências - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 



Atividade de Química - - - Professora Andréa - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. Professor Orlando Geribola


Roteiro de Atividade de Química                    2º anos: A/B 


          Professora: Andréa.                   -              3ºBimestre


Conteúdo: Forças de Van der Waal.  – CMSP 14/09/20. Apostila SP faz a Escola.

·        Responda, em seu caderno as questões abaixo.

 

  Lagartixas e forças de Van Waals



 https://br.pinterest.com/

 

1-  Porque a lagartixa é capaz de subir nas paredes? Justifique pela Força de Van der Waal.

2-  Explique Forças de Van der Waal?

3-  Quais são as principais forças de Van de Waal?

4-  Explique a ligação de hidrogênio?

5-  Qual a diferença entre as forças intramoleculares e intermoleculares?

6-  Explique quais as forças intermoleculares que ocorrem entre as moléculas das substancias indicadas.( pág.38)

a)   Acetaldeído (CH2O):

b)  Amônia (NH3):

c)   Bromo (Br2):

d)  Cianeto de hidrogênio( HCN):

7-  Por que o gelo flutua sobre a água?

8-  Por que a garrafa plástica contendo líquido estouram no congelador?

9-  Quantas gotas de água cabem em uma moeda?

 

10-Qual tipo de força intermolecular possibilitou colocar uma quantidade tão grande de gotas de água em uma pequena moeda?   Observe que as cores são diferentes.                

                                                     

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Moeda_de_cinco_centavos_do_real


Professora Andréa - - - Disciplina de Ciências - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. Professor Orlando Geribola.

Roteiro de Atividade de Ciências        7º anos: B e C

Professora: Andréa.                 -              3ºBimestre

Aula CMSP 05/10/20. Feedback e Semana do Coração.

 

Responda.

A)  Os anticorpos do nosso corpo são afetados pela vacina?

B) Como se forma o vírus?

C) O que é Peste-Negra?

D) O leite pasteurizado faz mal?

E)  O que é alimento? Dê exemplos.

F)  O que é Nutriente? Dê exemplos.

G) Que tipo de alimento você está consumindo mais nessa “Pandemia”.

H) Pesquise um rótulo de um alimento que você está consumindo o valor: Energético, Carboidratos, Proteínas e o Sódio.


Professora Andréa - - - Disciplina de Ciências - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola: E. E. Professor Orlando Geribola.

Roteiro de Atividade de Ciências        7º anos: B e C

Professora: Andréa.                 -              3ºBimestre

Aula CMSP 05/10/20. Feedback e Semana do Coração.

 

Responda:

A)  O que são alimentos processados, ultraprocessados e in-natura.

B) Relacione a coluna.

1-  Abacaxi                          (   ) in-natura

2-  Abacaxi em calda           (   ) ultraprocessado

3-  Suco em pó de abacaxi   (   ) processado

C) Na pirâmide dos alimentos, o que devemos consumir MAIS e consumir MENOS nessa Pandemia.

 

Devolutiva das aulas anteriores.

 

A)  Porque o Ligre e a mula não são espécies?

B) Que cruzamento de duas espécies deu origem a Mula e o Ligre.

C) É verdade que as aves são ancestrais dos Dinossauros?

D) Do que são feitas as asas dos insetos?

E)  As galinhas são parentes próximos dos Tiranossauros Rex?



Professora Andréa - - - Ciências - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Bimestre"

 

Escola: E. E. Professor Orlando Geribola.

Roteiro de Atividade de Ciências            9º anos: A, B e C.    

Professora: Andréa.                -              4ºBimestre

Conteúdo: A realidade e a invenção das cores. (Aula no CMSP).


·        Livro didático pág. 118 – A visão em cores.

·        Leia com atenção o texto e responda as questões.

·        Copiar e responder no caderno

 

1)




3 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber qual é a apostila? Se trata de qual volume do caderno do aluno? Só possuo o volume 1 e 2

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Não sei bem se entendi, estamos no segundo bimestre e acompanhando as aulas do CMSP para construir as atividades. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis me referir a uma atividade proposta pela professora:
      "Faça uma leitura e responda as questões da Apostila.

      · Situação de Aprendizagem 1 – páginas 06 e 07.

      · Situação de Aprendizagem 2 – página 08 e 09.

      · Situação de Aprendizagem 3 – página 10"
      Onde não encontrei em minhas apostilas do caderno do aluno

      Excluir