E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Professor Marcos - - - Recuperação e Aprofundamento
Habilidade (EF07GE10)
Fome atinge 9% da população brasileira, diz pesquisa. Saiba como ajudar!
Estudo divulgado no início de abril mostra que 19 milhões de pessoas passavam fome em dezembro de 2020
Foto: Getty Images *Continuação da matéria publicada no Joca 168.
Fome atinge 9% da população brasileira, diz pesquisa. Saiba como ajudar! Estudo divulgado no início de abril mostra que 19 milhões de pessoas passaram fome em dezembro de 2020 A Região Norte é a mais afetada pela fome, de acordo com a pesquisa.
Dezenove milhões de pessoas passavam fome no Brasil em dezembro de 2020, número que corresponde a cerca de 9% da população brasileira. O dado é de uma pesquisa divulgada em 5 de abril, feita pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). Segundo o estudo, a região brasileira mais afetada em dezembro era a Norte, onde 18,1% das casas tinham pessoas que passavam fome. Em seguida na classificação vinham: Nordeste, em que 13,8% dos lares tinham pessoas passando fome; Centro-Oeste, com 6,9%; Sul e Sudeste (juntas, as duas regiões somavam 6%). A pesquisa também mostrou que 116,8 milhões de brasileiros, ou seja, 55,2% da população, enfrentam insegurança alimentar, isto é, passavam fome (insegurança alimentar grave) ou não dispunham regularmente de uma quantidade suficiente de alimentos
para ter uma vida saudável (insegurança alimentar leve ou moderada). Esse número corresponde a mais de duas vezes a população da Argentina.
Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/fome-atinge-9-da-populacao-brasileira-diz-pesquisa-saiba-como-ajudar/
01) De acordo com o texto e o contexto retratado na reportagem, podemos afirmar que o Brasil tem sérios problemas sociais, econômicos e uma das piores distribuição de renda do mundo. Sendo assim, podemos afirmar que:
( ) A - Nosso país é rico e desenvolvido.
( ) B - Nosso país tem sérios problemas sociais e econômicos, com características de países subdesenvolvidos (pobres).
( ) C -Nosso país tem muitas riquezas naturais e existe uma boa distribuição de renda.
( ) D - Cem por cento do povo brasileiro tem boas condições de vida.
02) De acordo com a pesquisa citada acima, qual seria a região do Brasil que apresenta o maior número de pessoas passando fome?
( ) A - Sul.
( ) B - Sudeste.
( ) C - Norte.
( ) D - Nordeste.
03) Na sua opinião, este problema da fome ficou mais evidente com a Pandemia (COVID-19)? ( ) Sim ( ) Não
Justifique sua resposta. (Dê sua opinião)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .
E.E. Orlando Geríbola
Aluno(a):_________________________________6º Ano:_____ Geografia / Prof. MARCOS ROBERTO DE OLIVEIRA
ATIVIDADES Diagnóstica - 6ºs Anos
ATIVIDADE 1 - GEOGRAFIA
1. Qual seu conhecimento sobre os conceitos descritos abaixo?
⮚ Paisagem.
⮚ Espaço geográfico.
⮚ Lugar.
Observe o mapa ilustrativo do Brasil para responder aos itens 2, 3 e 4.
2. Cite as regiões do Brasil.
3. Em qual região está localizado o estado de São Paulo?
4. Quais são os estados vizinhos de São Paulo?
ATIVIDADES Diagnóstica
Veja o mapa ilustrativo da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) para responder aos itens: 5 e 6.
5. Quais cidades são vizinhas de Osasco?
6. Qual a maior cidade da Região Metropolitana de São Paulo?
7. Qual cidade fica ao norte de Osasco?
8. Qual cidade fica ao sul de Osasco?
9. Você conhece a Rosa dos ventos? O que ela representa? Se preferir você poderá desenhar uma.
E.E. ORLANDO GERÍBOLA
Aluno(a):_________________________________7º Ano:_____ Geografia / Prof. MARCOS ROBERTO DE OLIVEIRA
ATIVIDADES Diagnóstica 7ºs Anos
ATIVIDADE 1 - GEOGRAFIA
1. Qual seu conhecimento sobre os conceitos descritos abaixo?
⮚ Paisagem.
⮚ Espaço geográfico.
⮚ Território.
⮚ Lugar.
⮚ Município.
⮚ Cidade.
Observe o mapa ilustrativo do Brasil para responder aos itens 2, 3 e 4.
2. Cite as regiões do Brasil.
3. Em qual região está localizado o estado de São Paulo?
4. Quais são os estados vizinhos de São Paulo?
ATIVIDADES Diagnóstica
Veja o mapa ilustrativo da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) para responder aos itens: 5 e 6.
5. Quais cidades são vizinhas de Osasco?
6. Qual a maior cidade da Região Metropolitana de São Paulo?
7. Quais são os meios de orientação que você conhece?
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Marcos - - - Geografia - - - Sextos Anos
EE. “Professor Orlando Geríbola”
Atividades de Geografia – Professor Marcos Roberto
6º anos – Anos Finais do E.F.
LEITURA E ANÁLISE DE PAISAGENS
Definindo o conceito
Leia o texto 1, de autoria do geógrafo brasileiro Milton Santos:
Tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes, mas também de cores, movimento, odores, sons etc. [...] A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por fração de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade ou por qualquer outro critério. [...] suscetível a mudanças irregulares ao longo do tempo, a paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço. |
Atividades
1-) Analisando os planos da paisagem
No processo de observação, leitura e análise de uma paisagem, consideramos seus elementos, que podem ser naturais e/ou sociais e culturais, dos mais próximos aos mais distantes. Nesta atividade, destacamos na imagem 1, quatro planos de uma paisagem da cidade de Atibaia/SP, para facilitar a leitura e a análise dos seus elementos. Observe a paisagem que foi registrada pela fotografia a seguir e preencha o quadro com os resultados da sua análise.
2-) o que é paisagem?
______________________________________________________________________
3-) Dê dois exemplos de paisagens naturais.
_______________________________________________________________________
4-) Dê dois exemplos de paisagens sociais/humanizadas.
_______________________________________________________________________
Nome:_________________________________________________ 6º Ano:_____.
Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 15/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e mail: |
Observação: Atividade elaborada e disponibilizada pela Professora Carmen.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Marcos - - - Geografia - - - Sextos Anos
EE. Professor Orlando Geríbola |
Atividade (2) de Geografia – Professor Marcos Roberto |
6ºs Anos B, C e D. |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NA PAISAGEM
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado de São Paulo possui 645 municípios e população estimada em 45.919.049 habitantes, em 2019 . Nesta atividade, selecionamos algumas fotografias dos municípios de Penápolis e São Paulo (capital), que contam respectivamente com uma população estimada em 63.407 e 12.252.000 habitantes, em 2019. Observe e analise as imagens 2 e 3, relacionadas à área central de Penápolis, e posteriormente as imagens 4 e 5, relacionadas à área central de São Paulo. Em seguida, responda às questões no caderno.
Fonte: Cidades – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/panorama. Acesso em: 12 ago. 2020
Atividades:
1) Identifique os elementos constitutivos das paisagens apresentadas nas imagens 2 e 3.
2) Explique as mudanças e permanências observadas nas paisagens das imagens 2 e 3, entre 1920 e 2019.
3) Identifique os elementos constitutivos das paisagens apresentadas nas imagens 4 e 5.
4) Explique as mudanças e permanências observadas nas paisagens das imagens 4 e 5 e aponte as principais transformações ocorridas entre 1920 e 2016.
Obs: Essas atividades deverão ser entregues até o dia 25/03- Copiar o texto e as perguntas no caderno, responder e me enviar pelo WhatsApp no privado ou via e-mail: profmarcosgeo9@gmail.com (Não esqueça de colocar seu nome e turma) |
OBS:. Material elaborado e disponibilizado pela Professora Carmen.
Atenção, para quem estiver com dúvidas, com as atividades, pode deixar sua dúvida aqui!!!
ResponderExcluirOlá alunos,por gentileza, quem conseguiu realizar as atividades enviadas no blog e Facebook na disciplina de Eletivas, poderia dar um OK ou joia?
ResponderExcluirobrigada, professora Aline.
Boa tarde, Alunos, está postada mais uma atividade referente a disciplina de eletiva, você do 6º ano C e D, e 7º anos, podem começar a realizar as atividades, façam com calma e criatividade.
ResponderExcluirBoa Atividade,
Professora: Aline.