História

2021


Sejam todos bem-vindos!





Primeira atividade REMOTA.



EE ORLANDO GERÍBOLA

PROFESSORA LUCIANA

Nome:                                                                                                                                             7°___

 

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 7º ANO HISTÓRIA

 

Leia o texto abaixo e responda as questões a seguir:

Imigrantes haitianos em São Paulo revelam sofrimento social

“Eu sofri muito preconceito, principalmente no início. As pessoas me xingavam, mandavam eu voltar para o meu país. Eu chorava todos os dias”, conta o haitiano Cameu Jeaneenis, de 40 anos, e morador de São Paulo desde 2014. Sua trajetória remete ao mesmo caminho que a maioria dos imigrantes no Estado mais rico do País.

 Jeaneenis nasceu na capital do Haiti, Porto Príncipe, com pouco mais de um milhão de habitantes. Sem escolaridade, era proprietário de uma loja que vendia material de construção. “Não ganhava muito, mas dava para sustentar a minha família”, conta ele. Na época, morava com os pais e o filho, hoje com 10 anos. No entanto, em 12 de janeiro de 2010, viu todo o seu ganha pão ser destruído, aos poucos, pelo terremoto que atingiu o país e deixou ao menos 230 mil mortes. A saída, segundo o haitiano, “era procurar uma vida melhor, mas fora do Haiti”. A ideia demorou para ser concretizada.

 O haitiano chegou a São Paulo no dia 8 de outubro de 2014, sem dinheiro e sem um rosto conhecido. “Era isso ou nada”, lembra. Desembarcou no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, e fora em direção ao Anhangabaú, no centro. “Em frente à Casas Bahia, um amigo haitiano me reconheceu e me cumprimentou”, conta. Desde então, morou em abrigos até se estabelecer economicamente e profissionalmente. Mas, nesse caminho, enfrentou o preconceito e a dificuldade de oferta de emprego. “Nenhuma empresa queria me contratar, por que eu era imigrante, negro, e por não falar a língua local”, diz.

Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/imigrantes-haitianos-em-sao-paulo-revelam-sofrimento-social-01042019

 

 

 

1) Segundo o texto, Jeaneenis chegou em que ano no Brasil?

 

2) Que motivos levaram Jeaneenis imigrar para o Brasil?

 

3) Defina com uma palavra qual o principal problema social que você identificou após a leitura do texto. 




EE ORLANDO GERÍBOLA

PROFESSORA LUCIANA

Nome:                                                                                                                                             7°___

 

Atividade de História

Observe a charge abaixo e responda as questões a seguir:

 



1) Qual o título da charge?

2) Que personagens estão sendo retratados na charge?

3) Qual é a crítica presente na charge?

4) Qual o significado de moderno?

5) Faça uma lista com 5 “coisas” que podem ser consideradas modernas e 5 que possam ser consideradas antigas.




E.E. Professor Orlando Geríbola

Professora Luciana Alécio





Nome:                                                                                                                                  9°C

 

PROJETO DE VIDA

 

O que é projeto de vida?

Projeto de vida é o que nos motiva a seguir em frente, que orienta em relação aos nossos sonhos e que nos faz levantar todos os dias de manhã na esperança de um futuro melhor, que nos motiva a buscar algo importante para nós, qualquer que seja nosso objetivo.

Metaforicamente falando, ele funciona como uma espécie de bússola, que nos aponta para o norte a ser seguido.

Cada pessoa tem o seu próprio projeto de vida, e um nunca será igual ao outro.

Para alguns pode ser atingir o cargo mais alto dentro de uma empresa, ou seja, sucesso e reconhecimento profissional. Enquanto para outros o principal objetivo pode ser abrir o seu próprio negócio e fazer dele algo financeiramente interessante.

Existem também aqueles que querem simplesmente constituir uma família e ser feliz.

 Há ainda os que tem objetivos mais ousados e pretendem dar a volta ao mundo e conhecer diferentes culturas e lugares.

Seja qual for o seu ideal de vida será o seu projeto de vida que irá embasar suas buscas orientando e desenhando os caminhos a serem seguidos para traçar a rota que te levará aos seus objetivos. O projeto de vida funciona como um eixo norteador equilibrando os aspectos que compõem a nossa existência: lado pessoal, profissional, financeiro e espiritual e nossas buscas, que podem devem e irão se transformar ao longo da vida.

Você precisa fazer por onde e traçar objetivos a curto, médio e longo prazo que orientem a sua trajetória. Mas calma, se você está se sentindo perdido, meio sem rumo, isso é de certa forma natural. Muitas pessoas têm dificuldades em montar seus projetos de vida e segui-los. Para isso trabalharemos juntos a fim de atingir nossa meta.

 

Após a leitura, vamos começar a desenhar seu Projeto de Vida e para isso responda:

 

A)   O que você entende por Projeto de Vida?

 

B)   O que você pretendia ser aos 7 anos?

 

C)   Qual seria o seu projeto de Vida hoje?

 

D)   O que você precisa saber ou fazer para começar a rota que te leve ao seu Projeto de Vida?

 

E)    Enumere 05 ações para atingir seu projeto de vida nos próximos 8º anos.


Disciplina de História

Sextos Anos






Disciplina de História 

Sextos Anos

 


 E.E. Professor Orlando Geríbola

Professora Luciana Alécio

Semana de 08/02 à 19/02

 


Atividade Diagnóstica de HISTÓRIA

 

“PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO – MATERIAL E IMATERIAL”.

PATRIMÔNIO CULTURAL

PATRIMÔNIO CULTURAL é tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma comunidade, como a ARQUITETURA, FESTAS, DANÇAS, MÚSICA, MANIFESTAÇÕES POPULARES, ARTES, CULINÁRIA entre outros.

O PATRIMÔNIO CULTURAL é dividido em dois grupos, são eles: PATRIMÔNIO IMATERIAL E PATRIMÔNIO MATERIAL.

PATRIMONIO IMATERIAL: é considerado INTANGÍVEL (que não se pode tocar) e abrange as expressões simbólicas e culturais de um povo, como as FESTAS, AS DANÇAS, MÚSICAS, SABERES, COSTUMES, FORMAS DE EXPRESSÃO, entre outros.

EXEMPLOS DE PATRIMÔNIO IMATERIAL: CAPOEIRA, FREVO, LITERATURA DE CORDEL, CARIMBÓ,ETC.

PATRIMÔNIO MATERIAL: diz respeito aos bens materiais, ou seja, tangíveis (que se pode tocar) de um povo. ABRANGE OS MUSEUS, MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS, IGREJAS, BIBLIOTECAS, ETC.

EXEMPLOS DE PATRIMÔNIO MATERIAL: CENTROS HISTÓRICOS, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, CONJUNTOS ARQUITETÔNICOS, ETC.

 

Patrimônios Culturais do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um órgão brasileiro criado em 1937, com a missão é proteger e preservar os bens culturais e históricos do país com o intuito de promover a permanência desses bens entre as gerações. O IPHAN reconhece no Brasil 14 Patrimônios Culturais da Humanidade, que também são tombados pela Unesco. São eles: 

• Centro Histórico de Ouro Preto -MG

• Centro Histórico de Olinda - PE

• Ruínas de São Miguel das Missões - RS

• Centro Histórico de Salvador - BA

• Santuário de Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas do Campo MG

• Brasília- DF

• Parque Nacional Serra da Capivara -PI

• Centro Histórico São Luís- MA

• Centro Histórico de Diamantina - MG

• Centro Histórico de Goiás - GO

• Praça de São Francisco - São Cristóvão SE

• Paisagens Cariocas - RJ

• Pampulha - Belo Horizonte MG

• Cais do Valongo- RJ

 

Vamos conhecer e explorar os patrimônios nacionais:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29

https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/world-heritage-brazil

Patrimônios Culturais Mundiais

A Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) criou em 1972 a Convenção do Patrimônio Mundial com o objetivo de promover a preservação dos bens culturais, históricos e naturais da humanidade. A lista com mais de mil localidades espalhadas ao redor do mundo.

 

Conheça alguns deles logo abaixo:

• Taj Mahal (Índia)

• Grand Canyon (EUA)

• Machu Picchu (Peru)

• Havana (Cuba)

• Pirâmides de Gizé (Egito)

• A Grande Muralha da China (China)

• Centro Histórico de Roma (Itália)

• Acrópoles de Atenas (Grécia)

• Catedral de Notre Dame (França)

 

Vamos conhecer e explorar os patrimônios nacionais:

 

 

TEXTO ADAPTADO DA FONTE:

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-patrimonio-cultural

 

 

 

Centro de Mídias de São Paulo (CMSP)

06/07 - 5º ano EF - História - Patrimônio histórico e cultural

https://youtu.be/f85mqfHqUXo

 

20/07 - 5º ano EF - História - Patrimônio material e imaterial

https://youtu.be/XWebCzechXw

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E.E. Professor Orlando Geríbola

Professora Luciana Alécio

Semana de 08/02 à 19/02

Nome:                                                                                                                                 6°__

 

 

ATIVIDADE

Diagnóstica de História

 

1 – MARQUE COM X OS PATRIMÔNIOS IMATERIAIS

 

(  ) CAPOEIRA                                                                    (  ) ESCULTURA

(  ) FREVO                                                                           (  ) MUSEU

( ) BIBLIOTECA

 

2 – PREENCHA AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO:

 

PATRIMÔNIO CULTURAL – PATRIMÔNIO IMATERIAL – PATRIMÔNIO MATERIAL

 

A) AS FESTAS, AS DANÇAS, MÚSICAS, SABERES, COSTUMES, FORMAS DE EXPRESSÃO

SÃO ________________________________________________.

 

B) TUDO AQUILO QUE POSSUI IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E CULTURAL PARA UM PAÍS É

__________________________________________________.

 

C) ______________________________________ DIZ RESPEITO AOS BENS MATERIAIS, OU

SEJA, TANGÍVEIS, DE UM POVO.

 

D) O ___________________________________________É DIVIDIDO EM DOIS GRUPOS, O

______________________________________ QUE SÃO AS EXPRESSÕES SIMBÓLICAS E

CULTURAIS DE UM POVO. E O __________________________________________ QUE SÃO

OS MUSEUS, MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS, IGREJAS, BIBLIOTECAS e ETC


E.E. Professor Orlando Geríbola

Professora Luciana Alécio

Nome:                                                                                                          6°___

Atividade Diagnóstica de HISTÓRIA

“Tempo cronológico, da natureza e histórico”

tempo é uma questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens a habitar a terra determinaram a contagem desse item por meio da constante observação dos fenômenos naturais tempo da natureza). Dessa forma, as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a posição de outros astros, a variação das marés ou o crescimento das colheitas pudessem medir “o quanto de tempo” se passou.

Definição de tempo histórico a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os eventos de curta ou longa duração, observadas nas sociedades humanas. O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, no qual são observadas as mudanças nas sociedades humanas.

Tempo cronológico trabalha os calendários com constantes e extas medidas proporcionais de tempo é o contado no relógio, horas, dias , anos, numa ordem linear de tempo. Uma sequência em sentido horário. Exemplo: Hoje, acordei, tomei café e me vesti para ir trabalhar.

Hoje esses calendários estão nos anos de:

2021                                      1441                                      5780                          4717 ano do porco



  

 

 







2 comentários:

  1. Gostaria de saber se é possível disponibilizar o email do professor para que eu possa enviar as atividades realizadas de história do sétimo ano.
    Também quero elogiar o ótimo trabalho do professor, eu adoro sua matéria e método de ensino!

    ResponderExcluir