2021
PROFESSORA LUCIANA
Nome: 7°___
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA 7º
ANO HISTÓRIA
Leia o texto abaixo e
responda as questões a seguir:
Imigrantes
haitianos em São Paulo revelam sofrimento social
“Eu sofri muito
preconceito, principalmente no início. As pessoas me xingavam, mandavam eu
voltar para o meu país. Eu chorava todos os dias”, conta o haitiano Cameu
Jeaneenis, de 40 anos, e morador de São Paulo desde 2014. Sua trajetória remete
ao mesmo caminho que a maioria dos imigrantes no Estado mais rico do País.
Jeaneenis
nasceu na capital do Haiti, Porto Príncipe, com pouco mais de um milhão de
habitantes. Sem escolaridade, era proprietário de uma loja que vendia material
de construção. “Não ganhava muito, mas dava para sustentar a minha família”,
conta ele. Na época, morava com os pais e o filho, hoje com 10 anos. No
entanto, em 12 de janeiro de 2010, viu todo o seu ganha pão ser destruído, aos
poucos, pelo terremoto que atingiu o país e deixou ao menos 230 mil mortes. A
saída, segundo o haitiano, “era procurar uma vida melhor, mas fora do Haiti”. A
ideia demorou para ser concretizada.
O haitiano
chegou a São Paulo no dia 8 de outubro de 2014, sem dinheiro e sem um rosto
conhecido. “Era isso ou nada”, lembra. Desembarcou no aeroporto de Congonhas,
na zona sul da capital paulista, e fora em direção ao Anhangabaú, no centro.
“Em frente à Casas Bahia, um amigo haitiano me reconheceu e me cumprimentou”,
conta. Desde então, morou em abrigos até se estabelecer economicamente e
profissionalmente. Mas, nesse caminho, enfrentou o preconceito e a dificuldade
de oferta de emprego. “Nenhuma empresa queria me contratar, por que eu era
imigrante, negro, e por não falar a língua local”, diz.
Disponível em: https://noticias.r7.com/sao-paulo/imigrantes-haitianos-em-sao-paulo-revelam-sofrimento-social-01042019
1) Segundo o texto, Jeaneenis chegou em que ano no
Brasil?
2) Que motivos levaram Jeaneenis imigrar para o
Brasil?
EE
ORLANDO GERÍBOLA
PROFESSORA
LUCIANA
Nome: 7°___
Atividade de História
Observe a charge abaixo e responda as questões a seguir:
1)
Qual o título da charge?
2)
Que personagens estão sendo retratados na charge?
3)
Qual é a crítica presente na charge?
4)
Qual o significado de moderno?
5)
Faça uma lista com 5 “coisas” que podem ser consideradas modernas e 5 que
possam ser consideradas antigas.
E.E. Professor Orlando Geríbola
Professora
Luciana Alécio
Nome: 9°C
PROJETO
DE VIDA
O que é projeto de vida?
Projeto de vida é o que nos
motiva a seguir em frente, que orienta em relação aos nossos sonhos e que nos
faz levantar todos os dias de manhã na esperança de um futuro melhor, que nos
motiva a buscar algo importante para nós, qualquer que seja nosso objetivo.
Metaforicamente falando, ele
funciona como uma espécie de bússola, que nos aponta para o norte a ser
seguido.
Cada pessoa tem o seu
próprio projeto de vida, e um nunca será igual ao outro.
Para alguns pode ser atingir
o cargo mais alto dentro de uma empresa, ou seja, sucesso e reconhecimento
profissional. Enquanto para outros o principal objetivo pode ser abrir o seu
próprio negócio e fazer dele algo financeiramente interessante.
Existem também aqueles que
querem simplesmente constituir uma família e ser feliz.
Há ainda os que tem objetivos mais ousados e
pretendem dar a volta ao mundo e conhecer diferentes culturas e lugares.
Seja qual for o seu ideal de
vida será o seu projeto de vida que irá embasar suas buscas orientando e
desenhando os caminhos a serem seguidos para traçar a rota que te levará aos
seus objetivos. O projeto de vida funciona como um eixo norteador equilibrando
os aspectos que compõem a nossa existência: lado pessoal, profissional,
financeiro e espiritual e nossas buscas, que podem devem e irão se transformar
ao longo da vida.
Você precisa fazer por onde
e traçar objetivos a curto, médio e longo prazo que orientem a sua trajetória.
Mas calma, se você está se sentindo perdido, meio sem rumo, isso é de certa
forma natural. Muitas pessoas têm dificuldades em montar seus projetos de vida
e segui-los. Para isso trabalharemos juntos a fim de atingir nossa meta.
Após a leitura, vamos
começar a desenhar seu Projeto de Vida e para isso responda:
A)
O que você entende por Projeto de Vida?
B)
O que você pretendia ser aos 7 anos?
C)
Qual seria o seu projeto de Vida hoje?
D)
O que você precisa saber ou fazer para
começar a rota que te leve ao seu Projeto de Vida?
E)
Enumere 05 ações para atingir seu projeto de
vida nos próximos 8º anos.
Disciplina de História
Sextos Anos
Disciplina de História
Sextos Anos
E.E. Professor Orlando Geríbola
Professora
Luciana Alécio
Semana
de 08/02 à 19/02
Atividade
Diagnóstica de HISTÓRIA
“PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO –
MATERIAL E IMATERIAL”.
PATRIMÔNIO CULTURAL
PATRIMÔNIO CULTURAL é tudo
aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou uma
comunidade, como a ARQUITETURA, FESTAS, DANÇAS, MÚSICA, MANIFESTAÇÕES
POPULARES, ARTES, CULINÁRIA entre outros.
O PATRIMÔNIO CULTURAL é
dividido em dois grupos, são eles: PATRIMÔNIO IMATERIAL E PATRIMÔNIO MATERIAL.
PATRIMONIO IMATERIAL: é
considerado INTANGÍVEL (que não se pode tocar) e abrange as expressões
simbólicas e culturais de um povo, como as FESTAS, AS DANÇAS, MÚSICAS, SABERES,
COSTUMES, FORMAS DE EXPRESSÃO, entre outros.
EXEMPLOS DE PATRIMÔNIO
IMATERIAL: CAPOEIRA, FREVO, LITERATURA DE CORDEL, CARIMBÓ,ETC.
PATRIMÔNIO MATERIAL: diz
respeito aos bens materiais, ou seja, tangíveis (que se pode tocar) de um povo.
ABRANGE OS MUSEUS, MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS, IGREJAS, BIBLIOTECAS, ETC.
EXEMPLOS DE PATRIMÔNIO MATERIAL:
CENTROS HISTÓRICOS, MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, CONJUNTOS ARQUITETÔNICOS, ETC.
Patrimônios
Culturais do Brasil
O Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (IPHAN) é um órgão brasileiro criado em 1937, com a
missão é proteger e preservar os bens culturais e históricos do país com o
intuito de promover a permanência desses bens entre as gerações. O IPHAN
reconhece no Brasil 14 Patrimônios Culturais da Humanidade, que também são
tombados pela Unesco. São eles:
• Centro Histórico de Ouro Preto -MG
• Centro Histórico de Olinda - PE
• Ruínas de São Miguel das Missões -
RS
• Centro Histórico de Salvador - BA
• Santuário de Bom Jesus de
Matosinhos - Congonhas do Campo MG
• Brasília- DF
• Parque Nacional Serra da Capivara
-PI
• Centro Histórico São Luís- MA
• Centro Histórico de Diamantina - MG
• Centro Histórico de Goiás - GO
• Praça de São Francisco - São
Cristóvão SE
• Paisagens Cariocas - RJ
• Pampulha - Belo Horizonte MG
• Cais do Valongo- RJ
Vamos conhecer e explorar os patrimônios
nacionais:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/world-heritage-brazil
Patrimônios
Culturais Mundiais
A Organização das Nações Unidas para
a Ciência e a Cultura (Unesco) criou em 1972 a Convenção do Patrimônio
Mundial com o objetivo de promover a preservação dos bens culturais, históricos
e naturais da humanidade. A lista com mais de mil localidades espalhadas ao
redor do mundo.
Conheça alguns deles logo abaixo:
• Taj Mahal (Índia)
• Grand Canyon (EUA)
• Machu Picchu (Peru)
• Havana (Cuba)
• Pirâmides de Gizé (Egito)
• A Grande Muralha da China (China)
• Centro Histórico de Roma (Itália)
• Acrópoles de Atenas (Grécia)
• Catedral de Notre Dame (França)
Vamos conhecer e explorar os
patrimônios nacionais:
TEXTO ADAPTADO DA FONTE:
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-patrimonio-cultural
Centro de Mídias de São
Paulo (CMSP)
06/07 - 5º ano EF - História - Patrimônio histórico
e cultural
20/07
- 5º ano EF - História - Patrimônio material e imaterial
E.E. Professor Orlando Geríbola
Professora Luciana Alécio
Semana de 08/02 à 19/02
Nome: 6°__
ATIVIDADE
Diagnóstica
de História
1 – MARQUE COM X OS PATRIMÔNIOS IMATERIAIS
( ) CAPOEIRA (
) ESCULTURA
( ) FREVO (
) MUSEU
( ) BIBLIOTECA
2 – PREENCHA AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO:
PATRIMÔNIO
CULTURAL – PATRIMÔNIO IMATERIAL – PATRIMÔNIO MATERIAL
A) AS FESTAS, AS DANÇAS, MÚSICAS, SABERES, COSTUMES,
FORMAS DE EXPRESSÃO
SÃO ________________________________________________.
B) TUDO AQUILO QUE POSSUI IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E
CULTURAL PARA UM PAÍS É
__________________________________________________.
C) ______________________________________ DIZ RESPEITO
AOS BENS MATERIAIS, OU
SEJA, TANGÍVEIS, DE UM POVO.
D) O ___________________________________________É DIVIDIDO
EM DOIS GRUPOS, O
______________________________________ QUE SÃO AS
EXPRESSÕES SIMBÓLICAS E
CULTURAIS DE UM POVO. E O
__________________________________________ QUE SÃO
OS MUSEUS, MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS, IGREJAS,
BIBLIOTECAS e ETC
E.E. Professor Orlando
Geríbola
Professora
Luciana Alécio
Nome: 6°___
Atividade
Diagnóstica de HISTÓRIA
“Tempo cronológico, da natureza e histórico”
O tempo é uma
questão fundamental para a nossa existência. Inicialmente, os primeiros homens
a habitar a terra determinaram a contagem desse
item por meio da constante
observação dos fenômenos naturais tempo da natureza). Dessa
forma, as primeiras referências de contagem do tempo estipulavam que o dia e a noite, as fases da lua, a
posição de outros astros,
a variação das marés ou
o crescimento das colheitas pudessem
medir “o quanto de tempo” se passou.
Definição de tempo
histórico a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os
eventos de curta ou longa duração, observadas nas sociedades humanas. O tempo empregado pelos
historiadores é o chamado “tempo histórico”, no qual são observadas as
mudanças nas sociedades humanas.
Tempo cronológico trabalha
os calendários com constantes e extas medidas proporcionais de tempo é o
contado no relógio, horas, dias , anos, numa ordem linear de tempo.
Uma sequência em sentido horário. Exemplo: Hoje, acordei, tomei café e me vesti
para ir trabalhar.
Hoje esses calendários estão nos anos de:
2021 1441 5780 4717 ano do porco
Gostaria de saber se é possível disponibilizar o email do professor para que eu possa enviar as atividades realizadas de história do sétimo ano.
ResponderExcluirTambém quero elogiar o ótimo trabalho do professor, eu adoro sua matéria e método de ensino!
Boa noite. marcioleal76@gmail.com
ResponderExcluir