2021
Professor Jonathans - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Vamos participar!
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 2ºANO |
E.
E. PROFESSOR ORLANDO GERIOBOLA |
PROFESSOR:
JONATHANS |
NOME
DO ALUNO:
SÉRIE: 2º |
Responda:
Já
estamos vivenciando o ano de 2021. Muitas mudanças aconteceram para que você
chegar até aqui. Qual foi a coisa mais difícil para você naquele momento e o
que fez para se adaptar às mudanças? |
|
O
que você espera aprender na disciplina de Língua Portuguesa neste ano de
2021? Do que você mais gosta dessa disciplina? |
|
|
Agora vamos colocar a leitura em prática:
A prática do bullying e cyberbullyng nas
escolas brasileiras Um dos
temas de Redação para o Enem mais cotados é a prática de bullying e
cyberbulling nas escolas brasileiras. O tema é atual e tem sido alvo de
muitas discussões. Por isso, é um grande candidato para o Enem. Bullying significa uma
situação em que são utilizadas agressões intencionais que podem ser físicas
ou verbais, de forma repetitiva. A agressão pode ser feita por uma ou mais
pessoas — geralmente adolescentes em fase escolar — contra um ou mais
colegas. Já
o cyberbullying consiste no uso de tecnologias de informação
e comunicação para incentivar comportamentos agressivos praticados por um ou
mais indivíduos. De
acordo o Pisa — Programa Internacional de Avaliação de Estudantes —, 17,5%
dos estudantes das escolas brasileiras, na faixa de 15 anos, revelaram terem
sido alvo de algum tipo de bullying. Atualmente
é muito comum tanto o bullying quanto o cyberbullying em escolas e, na
maioria das vezes, eles caminham juntos. Com a
perspectiva de evitar esse tipo de comportamento, entrou em vigor a lei
antibullying, que prevê diversas ações contra esse tipo de violência,
principalmente nas escolas. Mas, apesar dos diversos casos de bullying e
cyberbullying todo ano, a lei ainda esbarra em problemas de fiscalização e
por falta de práticas preventivas. Segundo
Luciene Tognetta, que é especialista em psicologia escolar pela Universidade
Estadual Paulista (Unesp), falta monitoramento dos casos de bullying. Além
disso, existe ainda uma grande dificuldade em estudar e entender o assunto. (Site https://foconoenem.com/temas-de-redacao-enem-2018/)
|
Faça um comentário expressando sua opinião
sobre Bullying e o Cyberbullying. (01 parágrafo)
Atividade
de Tecnologia direcionada para os 2 Anos A/B/C
Depois
de realizada a atividade, o aluno poderá enviar para: o e-mail tressino@prof.educacao.sp.gov.br,
Google Sala de Aula, grupo escolar no WhatsApp, em formatos de foto, word e ou
PDF.
SOCIEDADE
E NARRATIVAS DA REALIDADE
Esse percurso formativo conta com quatro pilares
principais: ler, escrever, criar e participar. É isso mesmo, a tecnologia
precisa ter esse olhar além do seu uso, sabia? Tudo que você, compartilha ou
busca na internet, antes de ser publicado, passa por esses quatro pilares; daí
a importância de estarmos atentos a tudo o que consultamos e tomamos como
verdade. Então, fique atento!
ATIVIDADE 1 – INFLUENCIADORES DIGITAIS: AS PERSONALIDADES
E SUAS INFLUÊNCIAS
Ler para conhecer...
Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais
pessoas têm acesso à internet para se informar, para o lazer e até mesmo para
desenvolver uma produção autoral de conteúdo. Nesse cenário, em especial nas
últimas décadas, surgiram muitos sites de diferentes assuntos, redes sociais,
plataformas, aplicativos, influenciadores digitais e outros meios de divulgação
de conteúdo.
1.1 Em pequenos grupos, conversem sobre quais
redes sociais, influenciadores digitais e sites que mais acessam/seguem. Cada
um deve anotar apenas um, em cada espaço a seguir.
INFLUENCIADOR
(A) DIGITAL: |
REDE
SOCIAL |
SITE
|
R: |
R: |
R: |
DO
QUE SE TRATA O CANAL? |
FINALIDADE |
OBJETIVO |
R: |
R: |
R: |
1.2 Você e seus colegas vão compartilhar suas
escolhas com toda turma; em seguida, anote o resultado da turma, organizando um
ranking:
INFLUENCIADOR
(A) DIGITAL |
REDE
SOCIAL |
SITE |
1ª |
1ª |
1ª |
2ª |
2ª |
2ª |
3ª |
3ª |
3ª |
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 1
Caro estudante, estas aulas são ferramentas que poderão
auxiliar na sua aprendizagem, com o compromisso de desenvolver a sua
proficiência leitora, o senso crítico, a curiosidade e a pesquisa. Este
material foi elaborado para ampliar algumas habilidades essenciais, por meio de
atividades que representam um verdadeiro diálogo entre você, estudante, o
professor e o conhecimento. Vamos lá!
AULA 1 – VOU TE CONTAR UMA COISA...
1. Leia atentamente o texto do tipo
expositivo-informativo, pertencente ao gênero textual notícia1
MUSEUS DA USP OFERECEM CIÊNCIA E DIVERSÃO
PARA TODOS OS PÚBLICOS |
Universidade
mantém espaços educativos - a maior parte gratuitos - em São Paulo e no
interior23.01.2020 |
Quem
conhece o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, provavelmente já passou pelo
prédio do MAC, o Museu de Arte Contemporânea. Projetado pelo arquiteto Oscar
Niemeyer, o local reúne obras de artistas como Tarsila do Amaral, Di
Cavalcanti e Candido Portinari. E ele é da USP! Na capital e no interior, a
Universidade mantém diversos outros espaços dedicados à arte, à ciência e à
cultura. Eles recebem todos os tipos de público de forma gratuita ou a preços
acessíveis. Reunimos boa parte deles nasérie de vídeos "Visite a
USP". |
2. Após
a leitura, responda: |
a. Qual
é o tema central do texto?
|
b. Qual
é o objetivo do texto?
|
c. No
texto, há alguma crítica, algum juízo de valor?
|
d. A
que público esse texto se destina? Em qual veículo o texto foi publicado?
|
e. Como
é a linguagem usada pelo autor?
|
3. Se você fosse divulgar um local turístico da sua cidade,
qual seria? Quais seriam as informações mais relevantes que você divulgaria?
Construa o seu projeto de texto, a partir do quadro a seguir:
Lugar |
Onde
fica? |
Como
Chegar?
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Horário |
Dicas
do que fazer
|
É indicado para todos os públicos? |
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Atividade sobre Competências em foco: |
❖ Organização: Ter habilidades
organizacionais e atenção meticulosa a detalhes importantes para |
planejamento
e execução de planos para objetivos de longo prazo. |
❖
Assertividade:
Ser capaz de falar o que acredita, expressar suas opiniões, necessidades e |
sentimentos,
mobilizar as pessoas; conseguir ser preciso e firme, saber expressar suas
ideias, |
defender
uma posição e confrontar outros se necessário; coragem. |
❖ Foco: Ser capaz de focar a atenção e se concentrar na tarefa
e evitar distrações, mesmo quando |
realiza
tarefas repetitivas. |
|
1. Você viu quais as competências que você exercitará
nesta atividade? Fique atento a elas, pois no |
final você irá avaliar como você as desenvolveu,
combinado? |
2. Então, para começar essa atividade pense: O que
significa protagonismo juvenil? |
3. Pensou? Agora é hora de ler e refletir sobre o texto
“O que é ser um (a) estudante protagonista?”(Segue o texto abaixo) |
4. Após terminar a leitura pegue um caderno, ou uma folha,
ou pode ser digitado aqui mesmo e registre exemplos para as seguintes Situações: |
Situação 1: Estudante coadjuvante. (O que
faz um estudante coadjuvante?) Situação 2: Estudante Protagonista. ( O que
faz um estudante Protagonista?) Situação 3: Como superar a situação 1 e
atingir a situação 2? |
5. Como foi realizar a atividade? O que aprendeu com ela?
Pensou sobre as competências |
desenvolvidas? |
6. Você concluiu a primeira atividade. Temos certeza que
pode aprender ou entender melhor o que é ser protagonista e ainda desenvolver
competências fundamentais para se sair bem na escola e na vida? Que tal
compartilhar o seu exercício com outros colegas na rede? |
|
|
Leia o texto:
O QUE É SER UM(A) ESTUDANTE PROTAGONISTA? |
Uma boa forma de entendermos o conceito de
protagonismo juvenil é pensarmos no sentido que a palavra tem no teatro:
protagonista é o ator ou a atriz principal. Outros participantes são os
coadjuvantes, ficam com papéis secundários na trama. À frente da ação que se
desenvolve na peça estão os(as) protagonistas. A palavra protagonista nasce
da fusão de duas palavras gregas: proto, que significa o(a) primeiro(a), o(a)
principal; e agoniste, que significa lutador(a). O(A) protagonista, portanto,
é aquele(a) que está à frente, que “assume as rédeas” de determinada ação.
Uma vez entendido o sentido, vamos tentar responder à pergunta: Por que essa
escola quer formar um(a) jovem protagonista? Já nas ações regulares da
escola, assumir-se como um(a) estudante protagonista significa participar das
aulas; envolver-se com a programação de atividades; querer aprender e ir
além; procurar os(as) professores(as) quando se tem dúvida; aprender a fazer
boas pesquisas nos livros e na Internet; desenvolver liderança, superar a timidez
ou outros entraves que atrapalham a aprendizagem; colaborar com os(as)
colegas e ajudá-los(las); enfim, afastar-se de atitudes passivas e
desenvolver competências para aprender mais e melhor, contando com o apoio
dos(as) professores(as) e da equipe de gestão da escola. Para terminar este
texto, há ainda um ponto muito importante que não pode ficar de fora: é
preciso que a escola faça sua parte. Cada jovem deve se esforçar para ser
um(a) estudante protagonista, e a escola, por sua vez, deve ser parceira
do(a) jovem nessa busca. Ela precisa abrir espaço a práticas de ensino
participativas, proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa,
incentivar a postura crítica e possibilitar que os(as) alunos(as) empreendam
ações de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos em situações da escola, da
comunidade e da vida cotidiana.
|
PLANO DE ENSINO |
E.E. PROFESSOR ORLANDO GERIBOLA |
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA |
SÉRIE 2 ANO DO ENSINO MÉDIO |
EMENTA
A língua portuguesa
como processo de comunicação e de socialização. Desenvolvimento de técnicas de
expressão oral e escrita na modalidade culta e formal do português. A gramática
normativa. Estudos Morfológicos: Classificação das palavras; estudos das
classes de palavras; estudo das classes de palavras segundo a G.T. e de suas
relações dentro do texto. Valor semântico das palavras em variados gêneros
textuais. Movimentos literários no Brasil republicano. Modos de organização
discursiva.
COMPETÊNCIAS
ü Compreender a língua
materna como instrumento de comunicação humana;
ü Confrontar pontos de
vista observáveis na construção de diferentes gêneros textuais;
ü Aprimorar competências
linguísticas necessárias à leitura, compreensão, interpretação e produção de
textos, considerando diferentes contextos de produção e de recepção.
HABILIDADES
ü Prática de leitura •
Elaborar estratégias de leitura, respeitando as diferentes características de
gênero.
ü Prática de análise
linguística • Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso
das diferentes classes morfológicas, o uso da norma padrão aplicada às diferentes
esferas, relacionadas às atividades sociais.
ü Literatura e arte •
Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de
construção do texto literário
ü com os contextos de
produção, para atribuir significados de leituras críticas em diferentes
situações.
OBJETIVOS DE ENSINO
Análise dos aspectos
fonológicos e morfológicos; conhecimento e reconhecimento dos vários estilos
literários numa visão histórico-evolutiva e crítica e exploração de leitura
para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de
textos.
Específicos
1. Compreender, na
leitura do texto escrito o significado, as relações dos fatos elaborados,
estabelecendo relação com outros textos e seu universo de referência (de acordo
com as condições de produção/recepção)
2. Ler, interpretar e
reconhecer diferentes gêneros textuais (literários, jornalísticos, técnico-científicos,
instrucionais, epistolares, humorísticos, publicitários, digitais, etc.) associando-os
às sequências discursivas básicas (narração, exposição, argumentação, descrição
e injunção).
3. Comparar o
estabelecimento de diferentes relações de sentido.
4. Produzir textos com
coerência e coesão, considerando as condições e especificidades da produção e
utilizando recursos próprios da escrita, em função do projeto textual.
5. Reconhecer a língua
materna como veículo de participação social e geradora de significação que
contribui para documentação e legitimação da cultura através dos tempos.
6. Estabelecer relações
entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos
problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos.
7. Compreender
conceitos das linguagens tecnológicas que facilitem a interpretação das
atividades curriculares;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Morfossintaxe
1.1 Classes Gramaticais
Substantivo/ Adjetivo/
Artigo/ Numeral/ Pronome/ Verbo/ Preposição/ Conjunção/ Advérbio
1.2 Sintaxe
ü Estrutura do Período
Simples
ü Termos essenciais
ü Termos integrantes
ü Termos acessórios
2 Literatura Brasileira
ü Romantismo
ü Realismo,
ü Naturalismo
ü Parnasianismo
ü Simbolismo
3 Produção Textual
ü Texto Narrativo
(verossimilhança, construção de sentido, enredo,
ü intertextualidade,
paráfrase, paródia, conto e crônica);
ü Texto Descritivo
(descrição objetiva e subjetiva, técnica e científica);
ü Texto Dissertativo
(argumentação, ponto de vista, ambiguidade, análise literária);
ü Técnica de resumo.
METODOLOGIA DE ENSINO
ü Aulas expositivas;
ü Resumos;
ü Pesquisas;
ü Estudo de textos
diversos/interpretação de textos;
ü Trabalhos dirigidos;
ü Debates;
ü Aulas virtuais, nas
plataformas oferecidas pela rede Estadual.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO
DE ENSINO APRENDIZAGEM
ü Produção textual;
ü Trabalho em grupo;
ü Trabalho individual;
ü Simulados;
ü Testes escritos;
ü Exercícios avaliativos;
ü Seminários;
ü Pesquisas via internet;
ü Desempenho e
participação nas aulas.
RECURSOS DIDÁTICOS
ü Quadro e pincel;
ü Computador, Data show;
ü Livro Didático;
ü Filmes;
ü Revistas, jornais,
músicas;
ü Simulados de provas do
Enem e vestibulares.
CONTEÚDOS BÁSICOS
E ESPECÍFICOS
Conteúdo estruturante
do Ensino Médio, segundo os postulados das Diretrizes Curriculares, assumindo a
concepção de linguagem como prática que se efetiva nas diferentes instâncias
sociais, abarca como objeto de estudo da disciplina a Língua e o Conteúdo
Estruturante é o discurso como:
LITERATURA - Romantismo a) A estética
romântica: idealização e arrebatamento. b) Romantismo em Portugal c) Romantismo
no Brasil: - Primeira geração: literatura e nacionalidade. - Segunda Geração:
idealização, paixão e morte. -Terceira Geração: a poesia social.
GRAMÁTICA -Compreender
a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da
organização do mundo e da própria identidade.
Reconhecer diferentes
funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios. -Analisar as
diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e preconceitos.
Reconhecer o valor da
diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam, levando-se
em consideração o conhecimento prévio dos alunos, os encaminhamentos
metodológicos serão organizados por meio de:
- Questionamento que possibilitem inferências
sobre o texto.
-Discussões sobre:
Temas, finalidade, intenções, intertextualidade, informatividade e temporalidade.
É necessário esclarecer
antes dos critérios de avaliação, que esta não deve ter como objetivo central
promover ou reter o aluno, mas deve ser um instrumento que integre o processo
de ensino aprendizagem e, a cada realização, redirecione os objetivos e as
estratégias desse processo.
Critérios de avaliação: - Disciplina de Língua
portuguesa, pela prática social.
ü Oralidade (adequação da
linguagem, intertexto).
ü Escrita (adequação da
linguagem, intertexto).
ü Leitura (compreensão, interpretação,
intertexto, formação do leitor).
ü Gêneros Discursivos (intencionalidade,
estrutura).
ü PRODUÇÃO DE TEXTO a)
Crônica: definição e usos. b)Contexto de circulação. c)Estrutura e Linguagem.
d)Gêneros da internet. e)Preparação: ENEM, outras avaliações oficiais -
Exercícios de manifestações de vários grupos sociais e étnicos. - Analisar,
interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos
com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das
manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
ü Aplicar as tecnologias da comunicação e da
informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua
vida.
ü Recorrer aos
conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação para resolver
problemas sociais. –
ü Reconhecer posições
críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de
comunicação e informação. - Relação do tema com contexto atual com as
diferentes possibilidades de sentido e com outros textos.
ü Análises para
estabelecer a referência textual. -Contextualização da produção: suporte/fonte,
interlocutores, finalidade, época.
ü Leitura individual e em
grupo, debate, questões de interpretação e compreensão.
ü Estimulo para a realização
de leitura das obras românticas.
ü Recursos gráfico-visuais.
riqueza de atividades que oferece, permite uma variedade de instrumentos de
avaliação. - Dessa forma, a avaliação é formativa e visa verificar o nível de
conhecimento adquirido pelos alunos antes, durante e depois do processo
ensino-aprendizagem. Essa observação se fará através da prática reflexiva,
tanto do aluno quanto do professor, possibilitando o desenvolvimento permanente
do ser humano como um todo, bem como a retomada dos conteúdos, caso seja
necessário.
ü Compreender e usar a
língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora
da organização do mundo e da própria identidade. - Identificar, em textos de
diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
ü Confrontar opiniões e
pontos de vista sobre diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
ü Reconhecer em textos de
diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade
de criar e mudar comportamentos e hábitos.
ü Inferir em um texto
quais são os objetivos de seu produtor e quem é o público-alvo, pela análise
dos procedimentos argumentativos utilizados.
ü Uso de cadernos, quadro
branco, canetas; TV; Pen drive, datashow. -Projetos Multimídia.
-Livros, revistas, jornais. -Dicionários. -Livro didático. -Internet. -Papel
almaço e sulfite; A3. -Cartazes. -Cartolinas. constante investigação.
ü A avaliação contínua
diagnóstica da leitura e da escrita dos alunos é fundamental para planejar
atividades e intervenções de qualidade que possam realmente ampliar os
conhecimentos linguísticos dos alunos. Sabendo que leitura e escrita são
“ferramentas” mentais e possibilitam o trabalho de todas as outras áreas. -
Possibilitar que os alunos compreendam, se apropriem e façam uso das diferentes
instâncias da linguagem é uma forma de romper com as dicotomias excludentes que
tem gerado distanciamento entre a linguagem do aluno e da escola.
ü Falar certo ou errado,
oralidade e escritas (dialetos populares e dialeto padrão), linguagem forma e
informal, entre outros aspectos, sob a ótica das instâncias públicas e
privadas, deixam de ser vistos em oposição, passando a revelar a pluralidade,
multiplicidade e dialogismo da linguagem.
ü Trabalhar a partir dos
conteúdos que os alunos já sabem, pensando o erro como parte de um processo de
construção que olha prospectivamente, portanto acreditando e criando condições
para que eles percorram o caminho que há pela frente, sem negar ou apagar as
diferenças culturais, mas ampliando as possibilidades de uso da linguagem, é
uma questão política pedagógica fundamental, quando se pensa em uma escola
democrática.
Todos esses instrumentos
servirão de critérios para alcançar os objetivos propostos. - Dessa forma, além
dos itens citados serão levados em consideração, o seguinte critério: a)
Atitudes: respeito, educação, interesse, comportamento participativo e
organizacional e iniciativas cooperativas.
Fontes de apoio
https://planosdeaula.novaescola.org.br/
https://profes.com.br/Martinha/blog/plano-de-ensino-de-lingua-portuguesa-2o-ano-do-ensino-medio
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2ano/lingua-portuguesa
https://acessaber.com.br/relatorios-e-fichas/plano-de-aula-de-portugues-2o-ano-ensino-medio/
Material de Leitura para o Ensino Médio.
A seguir, leia as definições das cinco macrocompetências,
as competências socioemocionais relacionadas a cada uma delas e o que dizem as
evidências científicas sobre a importância de seu desenvolvimento no contexto
escolar e na vida adulta.
Abertura ao novo
Diz respeito à capacidade de
uma pessoa ser flexível, apreciativa diante de situações desafiadoras, incertas
e complexas. Tem relação com a disposição para novas experiências estéticas,
culturais e intelectuais.
O que as evidências dizem:
estudos relacionam o desenvolvimento das competências socioemocionais
curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico com: menor
número de faltas na escola, avanço na escolaridade, aceleração do
desenvolvimento de habilidades cognitivas, aumento de notas escolares e aumento
do desempenho acadêmico nos componentes curriculares de Língua Portuguesa,
História, Geografia, Física e Biologia. O desenvolvimento dessas competências
socioemocionais também está relacionado à realização de metas na futura vida
profissional dos estudantes.
Amabilidade
Diz respeito à capacidade de conhecer pessoas
e ser afetuoso, solidário e empático, ou seja, ser capaz de compreender, sentir
e avaliar uma situação pela perspectiva e repertório do outro, colocando-se no
lugar dessa pessoa.
O que as evidências dizem: estudos
relacionam o desenvolvimento das competências socioemocionais empatia, respeito
e confiança com a conclusão do Ensino Médio e a diminuição de indicadores de
violência.
Autogestão
Diz respeito à capacidade de ter foco,
responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação a
compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida. Também está
relacionada à capacidade de autorregulação.
O que as evidências dizem: estudos
relacionam o desenvolvimento das competências socioemocionais determinação,
foco, organização, persistência e responsabilidade com: o avanço na
escolaridade, o aumento de notas escolares e em avaliações externas, o aumento
do nível de conhecimento e desempenho acadêmico em leitura, escrita e nos
componentes curriculares de Matemática e Química. O desenvolvimento dessas
competências socioemoecionais também está relacionado à realização de metas na
futura vida profisisonal dos estudantes.
Engajamento com os outros
Diz respeito à motivação e à abertura para
interações sociais.
O que as evidências dizem: estudos
mostram que o desenvolvimento das competências socioemocionais iniciativa
social, assertividade e entusiasmo evita a evasão escolar e, na vida adulta,
está relacionado a realizações no mundo do trabalho, à empregabilidade e ao
equilíbrio salarial.
Resiliência emocional
Diz respeito à capacidade de aprender com
situações adversas e lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo.
O que as evidências dizem: estudos
relacionam o desenvolvimento das competências socioemocionais tolerância ao
estresse, autoconfiança e tolerância à frustração com o aumento das chances de
ingresso no Ensino Superior e o aumento do desempenho acadêmico. Além dos
resultados educacionais, o desenvolvimento dessas competências socioemocionais
está relacionado à redução de faltas no trabalho, ao equilíbrio salarial, ao
aumento das chances de reemprego, ao aumento do desempenho no emprego, à
melhoria da saúde de adultos, à diminuição de distúrbios alimentares e à
redução da probabilidade de depressão e propensão ao suicídio.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Língua Portuguesa - - - Ensino Médio
Atividade de Língua Portuguesa para a 2ª série do Ensino Médio.
ESSAS ATIVIDADES SÃO DIRECIONADAS PARA A 2ª SÉRIE A (ALUNOS DA PROFESSORA MÁRCIA) E PARA 2ª SÉRIE B/C (ALUNOS DO PROFESSOR JONATHANS)
Caro aluno, por favor enviar as atividades por e-mail; pelo grupo do WhatsApp; ou google Classrom ou no Blog da Escola.
Nome:__________________________________________________ Série ______
“Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.”
https://www.google.com.br/search?
- Sequência de atividades da apostila “Aprender Sempre”, volume 1. Referente ao mês de março de 2021. É recomendado responder as atividades na própria apostila.
Aula 3, página 08 – O que é? O que é?
Objetivos da aula: - Produzir a primeira versão do texto expositivo-informativo do gênero textual notícia, a partir do planejamento realizado. (vide as aulas 01 e 02)
- Responder o exercício 01.
AULA 4 – SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA! (Página 9)
Objetivos da aula: - Avaliar o texto produzido atendendo às características do tipo expositivo-informativo, pertencente ao gênero textual notícia.
- Responder os exercícios 01 e 02.
AULA 6 – FAÇAM SUAS APOSTAS! (Página 11)
Objetivos da aula: - Ler textos multimodais.
- Responder os exercícios 01,02 e 03.
AULA 7 – OS DADOS ESTÃO LANÇADOS. (Página 12)
Objetivos da aula: - Ler textos multimodais; - Organizar notas sobre o texto.
- Responder os exercícios 01,02,03 e 04.
AULA 8 – OLHO NO LANCE! (página 14)
Objetivos da aula: - Ler textos multimodais; - Organizar notas sobre o texto.
- Responder os exercícios 01 e 02.
Atenção: Vocês terão até o dia 31/03/2021 para a ENTREGA DESSAS ATIVIDADES. Qualquer dúvida, vocês poderão postar no grupo do WhatsApp e ou e-mail.
Bons Estudos!!!
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Jornal JOCA - - - Tecnologia
Atividade de Tecnologia para o Ensino Médio. Caro aluno, por favor enviar as atividades por e-mail: tressino@prof.educacao.sp.gov.br; ou google Classrom ou no Blog da Escola.
Nome:__________________________________________________ Série ______
1. Leia o texto a seguir.
[...] a professora Juliana Doretto, que está desenvolvendo uma pesquisa com adolescentes na faixa dos 13 anos sobre o que esses jovens entendem por notícia [...] afirma que a ideia dos adolescentes sobre o que seria conteúdo noticioso é bem diferente do entendimento de um jornalista adulto hoje. Para esses jovens, notícia seria tudo o que é novo e interessante: o Twitter de um amigo, um vídeo no YouTube.
Doretto aponta a diferença geracional que marca a percepção sobre o que é jornalismo entre quem é adulto, adolescente e criança [...]. “Nossa geração e as anteriores cresceram em um ambiente midiático em que notícia era um lugar muito bem demarcado.
Era aquilo que estava em um jornal, uma revista, um telejornal, um jornal radiofônico.” Entre os jovens que estão crescendo com acesso à internet e a redes sociais e também entre os adultos que fazem uso intenso desses meios, as fontes de informação são cada vez mais difusas e diversas do jornalismo industrial, diz a pesquisadora.[...]
ASSIS, Carolina de. Como produzir notícias para
jovens leitores? Lições em jornalismo feito por e
para crianças no Brasil. Disponível em:
http://bit.ly/jornalismo-jovens-adultos.
Acesso em: 29 ago. 2020.
Procure mais informações sobre o tema jornalismo, como uma notícia ou um conteúdo jornalístico são construídos e como é o trabalho de um jornalista. Compartilhe com seus colegas no Blog da escola, no Facebook e ou no Google Sala de aula, as informações que você descobrir. |
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Fonte: Jornal JOCA, Eixo Jornalismo e Informação
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Jornal JOCA - - - Tecnologia
Atividade de Tecnologia para o Ensino Médio. Caro aluno, por favor enviar as atividades por e-mail: tressino@prof.educacao.sp.gov.br; ou google Classrom ou no Blog da Escola.
Nome:__________________________________________________ Série ______
JORNALISMO NA INTERNET
PARA COMEÇAR
Jornalismo é a atividade de busca e divulgação de informações de interesse público em veículos de mídia, geralmente em formato de reportagens, artigos, fotos, vídeos, áudios, infográficos e outras formas de disseminação.
A atividade jornalística tem lugar de destaque na internet. Você
já ouviu falar em webjornalismo, jornalismo on-line, jornalismo digital, jornalismo eletrônico, ciberjornalismo?
São termos utilizados para se referir ao fazer jornalístico na internet, que utiliza recursos digitais como imagens, áudios, vídeos e hiperlinks, para a produção e disseminação da informação nesse ambiente.
O jornalismo vem sofrendo modificações porque a internet mudou a maneira como as pessoas consomem e produzem informação. Qualquer pessoa com acesso à internet pode clicar em portais, redes sociais e blogs e saber o que está acontecendo
em tempo real em muitos lugares do mundo. Qualquer internauta também pode coletar e divulgar informações em canais próprios ou enviá-las aos veículos de mídia para publicação.
Observe no esquema a seguir a diferença entre o jornalismo tradicional e o webjornalismo.
VAMOS REFLETIR!
O que você entende por jornalismo? |
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Você acha que existe alguma diferença entre a forma como |
um adulto e um adolescente entendem o que é uma notícia? |
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Você acredita que, em geral, os leitores mais frequentes |
de jornal são aqueles que tiveram acesso a conteúdos |
noticiosos desde a infância? |
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Fonte: Jornal JOCA, Eixo Jornalismo e Informação
E.E. "Professor Orlando Geribola" - - - Eletivas/2021 - - - Professor Jonathans
Professor Jonathans - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Língua Portuguesa - - - Ensino Médio
AULA 2 – EU ACHO QUE VI UM GATINHO!
Objetivos da aula: Empregar estratégias de planejamento para construir um texto do tipo expositivo informativo do gênero textual notícia. |
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1. Leia a notícia a seguir, publicada no jornal Planeta Diário:
SUSTO E GRITARIA
Ontem, por volta das 23 horas, os moradores do bairro Santa Quitéria, na pacata Lobato, cidade situada ao norte do estado de São Paulo, foram acordados pelos berros de Jacobina, moradora há 60 anos na mesma casa, no mesmo bairro. Aos berros, Jacobina pedia socorro: “Nunca vi um gato com asas! Isso é coisa de outro mundo! Onde já se viu? Gatos com asas?”. A chegada da Guarda Civil movimentou ainda mais a pacata rua. Os guardas isolaram o animal até a chegada do biólogo Wendel Pacheco, especialista do centro de zoonoses de Lobato.
A chegada da Guarda Civil e as intensas postagens na internet (#GatoQueVoa, #SalvemLobato) fizeram com que cinco veículos de imprensa chegassem ao local para cobrir o evento. Dona Jacobina, muito envergonhada, descreveu a cena: “Eu tava recolhendo a roupa do varal, porque vai chover essa noite, quando vi aquele gato miando, voando sobre a minha cabeça! Nunca vou esquecer o miado daquele gato que voava!”.Carlos Heitor, neto de Jacobina, desabafou: “Não basta esse ‘corona’... agora gato que voa? A gente vai ficar famoso, né?”.
O biólogo Wendel Pacheco examinou o animal e desfez o mal-entendido: “Não se trata de gato que voa! Se é gato, não voa. O animal apreendido é sim, um gato, vestido como aquele personagem das histórias em quadrinhos... aquele que usa as cuecas por cima das calças e tem uma capa vermelha.... Provavelmente, o nervosismo fez com a senhora Jacobina se confundisse”. Foi um lamento só!
Para tristeza de Carlos Heitor, neto de Jacobina, nem gato que voa, nem fama. O pacato bichano passou as manhãs, felinamente, ao sol, descansando depois da noite de aventuras lobateanas.
Direto da redação do Planeta Diário, Lois Leine.
2. Ao analisarmos o texto, podemos perceber o projeto que, provavelmente, foi criado. Responda: |
a. De quem é a autoria do texto? |
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b. Sobre o que escreveu?
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c. Para quem escreveu?
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d. Que recursos usou para prender a atenção do leitor?
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e. Qual é o objetivo do texto?
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f. Observe o último parágrafo do texto e responda: Por que a jornalista afirma “Para a tristeza de Carlos Heitor”?
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g. Por que a autora usou a expressão “felinamente” no texto? Como poderia ser a redação da frase sem essa palavra?
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h. Você já ouviu falar em intertextualidade? A Intertextualidade é o diálogo que os textos estabelecem entre si. Ou seja, é quando um texto faz lembrar de outro. Ao final do último parágrafo, a autora menciona as “aventuras lobateanas”. Quais são os possíveis sentidos que essa expressão causa no leitor?
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O autor é você!
Planeje a escrita de um texto expositivo-informativo, uma notícia, sobre o surgimento de uma nova espécie, algo estranho, nunca visto. Faça o seu projeto de texto aqui: |
Como é o animal? |
Quem o viu pela primeira vez? |
Como a pessoa reagiu? |
Descreva o animal. |
O que foi feito com o animal? |
Quem avaliou o animal? |
É um animal raro ou desconhecido? |
O que as pessoas disseram sobre o animal? |
O que foi feito com o animal? |
Fonte: APRENDER SEMPRE, VOLUME 1, LÍNGUA PORTUGUESA EMATEMÁTICA, 2021, 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO.
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