Professor César - B/Q

2021


Sejam todos bem vindos!

Disciplina Biologia  

Turmas: Todas as turmas do Ensino Médio.  


Primeiras atividades REMOTA.


1º) Fazer um desenho (esboço) representativo de um fungo, uma bactéria e um vírus.

2º) E qual desses organismos pode ou não ser formado(s) por célula(s)?

3º) Qual é a estrutura morfológica de formação de um vírus?

4º) Descreva o que você sabe sobre o funcionamento das vacinas do sistema imunológico. 

5º) Quais as principais diferenças entre soro e vacina? 





Disciplina de Química

Turmas: Terceira série A e B.


Primeiras atividades REMOTA.


1º) Quais são as principais partículas que formam o átomo?

2º) Quais tipos de energia contém essas partículas?

3º) O que você sabe sobre substância orgânica e inorgânica?

4º) O que você entende como sendo uma molécula?

 



Biologia - Professor César - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Ensino Médio




Mês de Junho/2020



Diferente tipos de células: (A) Animal; (B) Vegetal e (C) Procariótica (bactéria). 







1. Qual o significado das setas?

2. Quais são os produtores representados na cadeia e na teia?
3. Qual o papel dos decompositores? Eles devem ser inseridos na cadeia alimentar? Comente.
4. Cite exemplos de consumidores presentes nos esquemas (cadeia e teia alimentar), classificando em primários, secundários e terciários.



                                   E.E. Prof° Orlando Geribola.



Profº César José de Morais.

3º Ano de Biologia


A Nova ordem da vida

Em sã consciência, poucas pessoas se arriscariam a colocar lado a lado porcos e baleias, como se fossem parentes próximos. Sair chamando galinhas de dinossauros ou cobras, animais rastejantes por excelência, de bichos de quatro patas causaria um grau parecido de estranheza. Contudo, mudanças como essas, com cara de absurdo, mas fundamentadas pela própria história da vida na Terra, são algumas das consequências mais instigantes do PhyloCode (uma abreviação inglesa para "código filogenético"), um novo sistema para denominar e classificar os seres vivos que promete reconduzir a evolução, de longe a ideia mais importante e unificadora da biologia, de volta a seu devido lugar.
O principal idealizador do PhyloCode é o americano Kevin de Queiroz, um californiano de 45 anos que é, ele próprio, um enigma classificatório. "Sim, o meu sobrenome é português", diz Queiroz, "mas o meu avô era mexicano e se chamava Padilla. Ele mudou de nome várias vezes, volta e meia adotando nomes portugueses. Queiroz é o nome que ele usava quando meu pai nasceu." Para completar, o especialista em répteis do Museu Nacional de História Natural, em Washington, também tem sangue japonês. "Acho que meus nomes e meu sangue são bem misturados", brinca.
De qualquer maneira, essa confusão genealógica não atrapalhou os traços característicos da personalidade do pesquisador: ordem, lógica, coerência interna. "Eu sou uma pessoa que se esforça muito para ser logicamente consistente. E, além disso, gosto muito de pensar sobre as consequências lógicas das coisas, e isso às vezes leva a ideias novas, como a nomenclatura filogenética."
Apesar de esquisita, essa palavrinha de origem grega tem um significado que não é nem um pouco extravagante: a filogenia consiste em olhar a diversidade das formas de vida como uma grande família, organizando criaturas em grupos de parentesco e descendência. Tudo muito de acordo com a biologia evolutiva, sem dúvida.
Mas acontece que a maneira usada para organizar os seres vivos há quase 250 anos, argumenta Queiroz, não leva esse princípio básico em conta. De fato, o sistema até hoje usado para designar as formas de vida, conhecido de qualquer um que já tenha usado o indefectível Homo sapiens para incrementar uma redação de colégio, é a nomenclatura lineana.
Seu criador, o botânico sueco Carl von Linné ou Carolus Linaeus (1707-1778), elaborou o conceito de um nome duplo, ou binômio, de origem latina ou grega, cujo primeiro termo (Homo) designava o gênero, um agrupamento mais amplo de organismos, enquanto o segundo (sapiens) era o nome pessoal e intransferível de cada espécie. As espécies lineanas eram agrupadas em gêneros, depois em famílias, ordens (a da humanidade, até hoje, é a dos primatas), classes e reinos.
De qualquer lado que se olhe, a arquitetura teórica de Lineu (como é geralmente chamado em português) foi um avanço mais do que respeitável: para dar uma ideia, naturalistas europeus da era pré-lineana eram obrigados a chamar uma simples roseira silvestre de Rosa sylvestris alba cum rubore folio glabro. O binômio de Lineu reduziu ao mínimo necessário essa tagarelice latina e, de quebra, suas categorias ajudaram a impor um pouco de critério científico, como o uso de semelhanças anatômicas, numa época em que os animais eram divididos em selvagens e domésticos, ou terrestres, aquáticos e aéreos.
Rebocado, pintado e ampliado, o edifício lineano continua firme de pé. O grande problema, porém, é que Lineu fixou seu sistema em 1758 -exatos 101 anos antes da publicação de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, o livro que instala de vez a evolução no trono da biologia. Para Lineu, as subdivisões da vida eram só um recurso prático, organizacional: "A invariabilidade das espécies é a condição da ordem [na natureza]", proclamava o naturalista, filho de um pastor luterano. É difícil achar algo mais distante do que queria Darwin: "Nossas classificações deverão se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias". A frase, não por acaso, abre o artigo de Queiroz que se tornou o embrião do PhyloCode.



Reinaldo José Lopes Free-lance para a Folha



Interpretação do texto, responda:


1) Após a leitura do texto, explique o título do artigo.
2) Quais as características da nomenclatura descritas no texto?
3) Quais as características da nomenclatura lineana descritas no texto?
4) Explique o significado da frase “Rebocado, pintado, ampliado, o edifício lineano continua firme de pé”.
5) De acordo com o texto, quais são as características necessárias para ser um bom pesquisador?
6) De acordo com o texto o significa filogenia?

7) Qual é a crítica de Queiroz ao sistema proposto por Lineu?


JULHO/2020










Professor César - - - - - - Disciplina de Biologia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola Orlando Geríbola.

Professor: César José de Morais

Pesquisar, responder e  encaminhar as respostas para o e-mail morais0928@gmail.com

Aluno(a):_________________________ n°:_____ Série/ Ano______


Questão 1

       As células são estruturas conhecidas como unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Elas são formadas basicamente por substâncias orgânicas e inorgânicas. São consideradas substâncias inorgânicas:

a) lipídios e proteínas.

b) proteínas e água.

c) sais minerais e vitaminas.

d) água e sais minerais

e) lipídios e carboidratos.

 

Questão 2

      Muitas pessoas pensam que os lipídios trazem apenas malefícios à saúde e que podem ser facilmente excluídos da nossa alimentação. Entretanto, essa substância orgânica é essencial para o organismo. Nas células, os lipídios:

a) fazem parte da composição das membranas celulares.

b) são a única fonte de energia.

c) estão relacionados principalmente com a função estrutural.

d) atuam na formação da parede celular.

e) são as moléculas formadoras de grande parte das enzimas. 

 

Questão 3

       Os carboidratos são substâncias orgânicas que atuam, principalmente, fornecendo energia para a célula. O amido, por exemplo, é um carboidrato de origem vegetal amplamente disponível na natureza e também bastante consumido. Estima-se que cerca de 80% das calorias que consumimos sejam oriundas desse carboidrato. A respeito do amido, marque a alternativa que indica corretamente sua classificação dentro do grupo dos carboidratos.

a) Monossacarídeos.

b) Dissacarídeos.

c) Oligossacarídeos.

d) Polissacarídeos.

e) Trissacarídeos.

Questão 4

Os carboidratos são substâncias orgânicas que atuam, principalmente, fornecendo energia para a célula. O amido, por exemplo, é um carboidrato de origem vegetal amplamente disponível na natureza e também bastante consumido. Estima-se que cerca de 80% das calorias que consumimos sejam oriundas desse carboidrato. A respeito do amido, marque a alternativa que indica corretamente sua classificação dentro do grupo dos carboidratos.

a) Monossacarídeos.

b) Dissacarídeos.

c) Oligossacarídeos.

d) Polissacarídeos.

e) Trissacarídeos.

 Questão 5

      (UECE) A farinha de mandioca, muito usada no cardápio do sertanejo nordestino, é um alimento rico em energia. Entretanto, é pobre em componentes plásticos da alimentação. Quando nos referimos ao componente energético, estamos falando daquela substância que é a reserva energética nos vegetais. Quanto aos componentes plásticos, lembramo-nos das substâncias químicas que participam da construção do corpo. Tais componentes, energéticos e plásticos, são, respectivamente:

a) glicogênio e proteína

b) vitamina e amido

c) amido e proteína

d) vitamina e glicogênio


Professor César - - - - - - Disciplina de Biologia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola Orlando Geríbola.

Professor: César José de Morais. Biologia. 2º Ano.

Pesquisar, responder  e  encaminhar as respostas para o e-mail morais0928@gmail.com

Aluno(a):_________________________ n°:_____ Série/ Ano______

Questão 1

Frequentemente, quando uma pessoa está doente, ouvimos a frase: Deve ser apenas uma virose! Entretanto, chamamos de viroses todas as doenças causadas por vírus, que podem variar de uma simples gripe até a AIDS. De acordo com seu conhecimento sobre viroses, marque alternativas em que encontramos apenas doenças causadas por vírus.

a.       Hepatite, raiva e caxumba.

b.      Hepatite, dengue e cólera.

c.       Raiva, dengue e gonorreia.

d.      Dengue, herpes e tétano.

e.       Dengue, cólera, gonorreia.

 

Questão 2

O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição.

a.       São vírus envolvidos por um envelope proteico.

b.      São vírus envolvidos por uma parede celular.

c.       São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico.

d.      São vírus com um envelope quitinoso.

 

Questão 3

Como se denomina o tipo de vírus que ataca bactérias?

a.       Intracelular obrigatório.

b.      Bactericida.

c.       Bacteriose.

d.      Bacteriófago. 

 

Questão 4


Todos os vírus são constituídos por:

a.       DNA e proteínas.

b.      Aminoácidos e água.

c.       Ácidos nucléicos e proteínas.

d.      DNA e RNA.

e.       RNA e proteínas.

 

Questão 5

 

(FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.

e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.


Professor César - - - - - - Disciplina de Química - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Escola Orlando Geríbola.

Professor: César José de Morais. Química 1º ano

Pesquisar, responder e encaminhar as respostas para o e-mail morais0928@gmail.com.

Aluno(a):_________________________ n°:_____ Série/ Ano:______

                                          TABELA PERIODICA




Questão 1

Com relação à tabela periódica de exemplos:

a)    Metais alcalinos

b)    Metais alcalinos- terrosos

c)    Gases nobres

 

Questão 2

O que é uma tabela periódica?

Questão 3

Quais os elementos químicos representados na família 5ª?

Cite 3 exemplos.

Questão 4

Um átomo cujo número atômico é 18 está classificado na tabela como:

a)    Metal alcalino

b)    Metal alcalino terroso

c)    Ametal

d)    Gás nobre

 

Questão 5

Dados elementos de número atômico 3,9,11,12,20,37,38,47,55,56, e75 a opção que só contem metais alcalinos são:

a)    3,11,37 e 55

b)    3,9,37e 55

c)    9,11,38 e 55

d)    12,20,38 e 56

e)    12,37,44 e 75

 

Questão 6

Assinale a única alternativa em que todos os elementos possui propriedades semelhantes.

a)    He, Al, Rn

b)    Li, Ni, Bi

c)    Ba, Ra, Rn

d)    Au, Hg, C

e)    C, Cs, Cd

 

TIPOS DE MISTURAS


 

Questão 7

As substâncias químicas podem ser classificadas em simples ou compostas. Indique a alternativa que apresenta três substâncias simples e duas compostas, respectivamente.

a) H2O, Hg, HI, Fe, H2S

b) Au, O2, CO2, HCl, NaCl,

c) S, O2, O3, CH4, CO2

d) H2SO4, Cu, H2, O2

e) Au, Ag, Cl2, H2CO3, H2

 

Questão 8

Considere os seguintes produtos:

·         1 pedra de granito

·         1 copo de água mineral

·         1 barra de ouro

·         1 balão cheio de ar

·         1 colher de cloreto de sódio

São misturas homogêneas:

a) a pedra de granito e o ar contido no balão.

b) a água mineral e o ar contido no balão.

c) a barra de ouro e a água mineral

d) a pedra de granito e o cloreto de sódio

e) a barra de ouro e o cloreto de sódio

Questão 9

Quais dos materiais a seguir são misturas heterogêneas?

·         ar

·         sangue

·         gás amônia

·         vinagre

·         ouro 18 quilates

·         bronze

·         aço inoxidável

·         granito

·         leite

a) sangue, ar e granito

b) ouro 18 quilates, aço inoxidável e gás amônia

c) bronze, aço inoxidável e ar

d) leite, sangue e granito

e) leite, vinagre e gás amônia

 

Questão 10

 

Dos materiais abaixo, quais são misturas e quais são substâncias puras? Dentre as substâncias puras, quais são simples e quais são compostas?

a.    Água dos rios;

b.    Ferro;

c.    Aço;

d.    Gás carbônico;

e.    Salmoura;

f.     Refrigerante;

g.    Leite;

h.    Metano;

i.      Vinagre;

j.      Ouro 18 quilates;

Questão 11

Indique o grupo que só tem misturas:

a.    Aço, cobre, água natural

b.    Aço, bronze, madeira

c.    Ar, gelo-seco, gasolina

d.    Prata, latão, petróleo

e.    Leite, sangue, oxigênio


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