P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - M.M.R. - - - Data: 15/03/2022 - - - Anos Finais e Ensino Médio
Causa Raiz - - - 5 Por quê? - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Muito obrigado a todos!
Problema : Baixo desempenho em Língua
Portuguesa nos Anos Finais.
Por
quê?
Nossos alunos leem pouco e
consequentemente possuem dificuldades na interpretação de diversas palavras na
Língua Portuguesa e nas demais disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte
diversificada.
Por
quê?
Nossos alunos precisam desenvolver
hábitos de leitura dos diferentes gêneros e ter estímulos do ambiente escolar e
fora dele também para desenvolver as habilidades inerentes a competência
leitora.
Por
quê?
Nossos alunos têm dificuldades em
compreender determinados enunciados na Língua Portuguesa e nas demais
disciplinas do Currículo (BNCC) e sua parte diversificada o que torna certas
habilidades de difícil aplicabilidade no contexto da sala de aula.
Causa Raiz: Falta aos nossos
alunos desenvolver a leitura e interpretação de diferentes gêneros da Língua
Portuguesa e localizar informações/palavras não conhecidas nos diversos
contextos de todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte
diversificada.
Ação de
Língua Portuguesa
Montar uma caixa com Livros/jornais JOCA e revistas
utilizando-se de diferentes gêneros textuais e organizar espaços para
desenvolvimento do hábito da leitura em todas as disciplinas do Currículo
(BNCC) e na sua parte diversificada.
Etapas:
Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os
Professores;
Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o
apoio dos PCA nessa ação;
Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de
ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;
Organizando o planejamento das atividades por área do
conhecimento durante a reunião de ATPCG.
Problema
: Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.
Por
quê?
Nossos alunos apresentam dificuldades
na leitura e interpretação de contextos matemáticos por desconhecimento do
significado de algumas palavras que não fazem parte do seu vocabulário;
Por
quê?
Nossos alunos precisam desenvolver
hábitos de leitura em contextos em que a Matemática esteja presente,
principalmente no gênero notícia e ter estímulos do ambiente escolar e fora
dele para desenvolver as habilidades inerentes a competência leitora.
Por
quê?
Nossos alunos apresentam dificuldades
em compreender determinados enunciados na Matemática o que torna certas habilidades
de difícil aplicabilidade no contexto da sala de aula.
Causa Raiz: Falta aos nossos
alunos desenvolver a leitura e interpretação na Matemática e localizar
informações/palavras e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base
Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada.
Ação de Matemática
Criar um espaço na lousa branca
(mural) ou mesmo num canto da lousa usual da sala de aula para produzir um
glossário com palavras desconhecidas pelos alunos em todas as disciplinas do
Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.
Etapas:
Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os
Professores;
Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o
apoio dos PCA nessa ação;
Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de
ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;
Organizando o planejamento o planejamento das atividades por
área do conhecimento durante a reunião de ATPCG.
Problema : Baixo desempenho em
Língua Portuguesa nos Anos Finais.
Por
quê?
Nossos alunos leem pouco e
consequentemente possuem dificuldades em localizar informações explícitas e
implícitas em diferentes gêneros da Língua Portuguesa e nas demais disciplinas
do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.
Por
quê?
Nossos alunos precisam desenvolver
hábitos de leitura dos diferentes gêneros e ter estímulos para desenvolver as
habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em Língua
Portuguesa.
Por
quê?
Nossos alunos possuem dificuldades em
compreender determinados enunciados na Língua Portuguesa o que torna certas
habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em Língua
Portuguesa muito difícil para eles.
Causa Raiz: Falta aos nossos
alunos desenvolver habilidades para localizar informações implícitas e
explícitas nos diferentes gêneros da Língua Portuguesa e em todas as
disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte
diversificada.
Ação de Língua Portuguesa
Criar um glossário/dicionário/mapas conceituais ou mapas
mentais físico ou virtual com todos os alunos e em todas as disciplinas do
Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.
Etapas:
Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os
Professores;
Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o
apoio dos PCA nessa ação;
Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de
ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;
Organizando o planejamento das atividades por área do
conhecimento durante a reunião de ATPCG.
Problema
: Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.
Por
quê?
Nossos alunos leem pouco e estudam
com baixa frequência os objetos de conhecimento da Matemática e
consequentemente possuem dificuldades em localizar informações explícitas e
implícitas em contextos matemáticos, resolução de problemas.
Por
quê?
Nossos alunos precisam desenvolver
hábitos de estudos na resolução de problemas e ter estímulos para desenvolver
as habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em
contextos matemáticos.
Por
quê?
Nossos alunos possuem dificuldades em
compreender determinados enunciados na Matemática o que torna certas
habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em contextos
matemáticos muito difícil para eles.
Causa Raiz: Falta aos nossos
alunos desenvolver habilidades para localizar informações implícitas e
explícitas nos diferentes contextos matemáticos e em todas as disciplinas do
Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte
diversificada.
Ação de Matemática
Criar uma caixa de Matemática com atividades
diversificadas/diferenciadas que possa ser transportada para sala de aula ou
utilizada na sala de leitura onde há um espaço destinada a Matemática. Utilizar
o Jornal JOCA (gênero notícia) como fonte de pesquisa para construção destas
mesmas atividades, físico ou virtual, fazendo uso do Espaço de Aprendizagem
Sala de Informática com todos os alunos e em todas as disciplinas do Currículo
(BNCC) e na sua parte diversificada.
Etapas:
Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os
Professores;
Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o
apoio dos PCA nessa ação;
Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de
ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;
Organizando o planejamento das atividades por área do
conhecimento durante a reunião de ATPCG;
Plastificando e incorporando ao nosso acervo de atividades.
Problema : Baixo desempenho em Língua
Portuguesa nos Anos Finais.
Por quê?
Nossos alunos em sua grande maioria não
possuem o hábito de estudar de forma organizada e dirigida, tendo como foco os
objetos do conhecimento da Língua Portuguesa e das demais disciplinas do
Currículo, BNCC e na sua parte diversificada.
Por quê?
Nossos alunos possuem dificuldades
inerentes ao uso das tecnologias para implementar a organização dos seus
estudos e a aprendizagem de novas metodologias na Língua Portuguesa.
Por quê?
Nossos alunos possuem dificuldades de
gerir sua aprendizagem de forma autônoma e assim melhorar seu desempenho nos
estudos, principalmente na Língua Portuguesa.
Causa Raiz: Falta aos nossos alunos desenvolver hábitos
essenciais na organização e autogestão dos seus estudos em Língua Portuguesa e
em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e
na sua parte diversificada.
Ação de Língua Portuguesa
Produzir mapas conceituais ou mapas mentais na organização
dos seus objetos de conhecimento e na otimização do seu tempo de estudos em
todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.
Etapas:
Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os
Professores;
Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o
apoio dos PCA nessa ação;
Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de
ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;
Organizando o planejamento das atividades por área do
conhecimento durante a reunião de ATPCG.
Problema : Baixo desempenho em
Matemática nos Anos Finais.
Por
quê?
Nossos alunos em sua grande maioria não
possuem o hábito de estudar de forma organizada e dirigida, tendo como foco os
objetos do conhecimento da Matemática e das demais disciplinas do Currículo,
BNCC e na sua parte diversificada.
Por
quê?
Nossos alunos possuem dificuldades
inerentes ao uso das tecnologias para implementar a organização dos seus
estudos e a aprendizagem de novas metodologias na Matemática.
Por
quê?
Nossos alunos tem dificuldades de
gerir sua aprendizagem de forma autônoma e assim melhorar seu desempenho nos
estudos, principalmente na Matemática.
Causa Raiz: Falta aos nossos
alunos desenvolver hábitos essenciais na organização e autogestão dos seus
estudos em Matemática e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base
Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada.
Ação de Matemática
Produzir mapas conceituais ou mapas mentais na organização
dos seus objetos de conhecimento e na otimização do seu tempo de estudos em
todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.
Etapas:
Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os
Professores;
Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o
apoio dos PCA nessa ação;
Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de
ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;
Organizando o planejamento das atividades por área do
conhecimento durante a reunião de ATPCG.
ATPC - Semana B- 14/03/2022 à 18/03/2022
Aulas Expositivas para trabalhar a Habilidade EF69LP3A - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Edna
💗Parabéns a todos!💗
Objetivo do Projeto/Ação/Evento:
Trabalhar a habilidade 11 da AAP do 3º bimestre da Plataforma CAEd.
(EF69LP3A – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências), por ter sido a habilidade que os 8ºs anos tiveram o menor aproveitamento.
Os descritores trabalhados neste dias:
D4 – Inferir uma informação explicita de um texto;
D6 – Identificar o tema de um texto;
D7 – Identificar a tese de um texto;
D9 – Identificar as partes principais das secundárias;
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa de um texto.
Descrição do Projeto/Ação/Evento:
Esta dinâmica promovida pela prof.a Edna, de Língua Portuguesa, utilizou recursos audiovisuais como o celular espelhado na TV e por meio da Google Apresentações houve uma gincana com atividades lúdicas pertinentes ao assunto. A aula levou a discussões sobre as características de cada excerto textual com relação a cada descritor trabalhado.
Fonte das Informações: Professora Edna de Língua Portuguesa.
💗Parabéns a todos!💗
Objetivo do Projeto/Ação/Evento:
Trabalhar a habilidade 11 da AAP do 3º bimestre da Plataforma CAEd.
(EF69LP3A – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências), por ter sido a habilidade que os 8ºs anos tiveram o menor aproveitamento.
Os descritores trabalhados neste dias:
D4 – Inferir uma informação explicita de um texto;
D6 – Identificar o tema de um texto;
D7 – Identificar a tese de um texto;
D9 – Identificar as partes principais das secundárias;
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa de um texto.
Descrição do Projeto/Ação/Evento:
Esta dinâmica promovida pela prof.a Edna, de Língua Portuguesa, utilizou recursos audiovisuais como o celular espelhado na TV e por meio da Google Apresentações houve uma gincana com atividades lúdicas pertinentes ao assunto. A aula levou a discussões sobre as características de cada excerto textual com relação a cada descritor trabalhado.
Fonte das Informações: Professora Edna de Língua Portuguesa.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Semana de Estudos Intensivos (SEI) - - - Pauta de ATPC
Pauta de ATPC
18/11/2021
Ciências da Natureza e Matemática
Primeira parte da reunião:
Observar a frequência dos alunos dos nonos anos e da terceira série do ensino médio nas aulas, monitoramento referente as avaliações externas;
Observar a participação dos alunos na 3ª AAP por área de conhecimento;
Observar na Plataforma CAEd por disciplina (Matemática, Ciências, Biologia, Química e Física) os resultados obtidos por nossos alunos na AAP do terceiro bimestre;
Pensarmos na recuperação referente ao quarto bimestre e organizarmos a preparação para Semana de Estudos Intensivos (SEI), baseados nas habilidades coletadas na Plataforma CAEd;
Organizarmos sequências didáticas com apoio do Jornal JOCA nº 180.
Entre outros assuntos.
Habilidades Essenciais de Matemática:
Nonos Anos
H09 - 27%;
H11 - 31%;
H19 - 23%;
H20 - 31%;
H26 - 27%.
Primeiras Séries do Ensino Médio
H05 - 35%;
H08 - 38%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H04 - 32%;
H12 e H14 - 32%;
H17 - 26%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H06 - 17%;
H10 - 26%;
H23 - 26%;
H27 - 26%;
H29 - 26%.
Ciências
Nonos Anos
H01 - 39%;
H02 e H03 - 32%;
Biologia
Primeiras Séries do Ensino Médio
H01 - 42%;
H04 - 15%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H01 - 42%;
H04 - 34%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H02 - 35%;
H03 - 39%;
H05 - 26%;
H06 - 9%;
Química
Primeiras Séries do Ensino Médio
H03 - 39%;
H04 - 42%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H03 - 28%;
H04 - 36%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H01 - 27%;
H06 - 32%;
Física
Primeiras Séries do Ensino Médio
H02 - 6%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H02 - 26%;
H05 - 32%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H06 - 45%.
Segunda parte da reunião:
SARESP, datas oficiais e divulgação da avaliação digital (forms);
SDA, quinta sequência digital de atividades, amplamente divulgada;
AAP, terceira avaliação externa em curso na Plataforma CAEd, atingimos 50% da escola;
Somente a Área de Humanas ainda não atingiu os 50% de participação por área do conhecimento;
Saeb/2021, aguardamos a data oficial para divulgação.
Pauta de ATPC
18/11/2021
Ciências da Natureza e Matemática
Primeira parte da reunião:
Observar a frequência dos alunos dos nonos anos e da terceira série do ensino médio nas aulas, monitoramento referente as avaliações externas;
Observar a participação dos alunos na 3ª AAP por área de conhecimento;
Observar na Plataforma CAEd por disciplina (Matemática, Ciências, Biologia, Química e Física) os resultados obtidos por nossos alunos na AAP do terceiro bimestre;
Pensarmos na recuperação referente ao quarto bimestre e organizarmos a preparação para Semana de Estudos Intensivos (SEI), baseados nas habilidades coletadas na Plataforma CAEd;
Organizarmos sequências didáticas com apoio do Jornal JOCA nº 180.
Entre outros assuntos.
Habilidades Essenciais de Matemática:
Nonos Anos
H09 - 27%;
H11 - 31%;
H19 - 23%;
H20 - 31%;
H26 - 27%.
Primeiras Séries do Ensino Médio
H05 - 35%;
H08 - 38%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H04 - 32%;
H12 e H14 - 32%;
H17 - 26%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H06 - 17%;
H10 - 26%;
H23 - 26%;
H27 - 26%;
H29 - 26%.
Ciências
Nonos Anos
H01 - 39%;
H02 e H03 - 32%;
Biologia
Primeiras Séries do Ensino Médio
H01 - 42%;
H04 - 15%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H01 - 42%;
H04 - 34%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H02 - 35%;
H03 - 39%;
H05 - 26%;
H06 - 9%;
Química
Primeiras Séries do Ensino Médio
H03 - 39%;
H04 - 42%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H03 - 28%;
H04 - 36%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H01 - 27%;
H06 - 32%;
Física
Primeiras Séries do Ensino Médio
H02 - 6%;
Segundas Séries do Ensino Médio
H02 - 26%;
H05 - 32%;
Terceiras Séries do Ensino Médio
H06 - 45%.
Segunda parte da reunião:
SARESP, datas oficiais e divulgação da avaliação digital (forms);
SDA, quinta sequência digital de atividades, amplamente divulgada;
AAP, terceira avaliação externa em curso na Plataforma CAEd, atingimos 50% da escola;
Somente a Área de Humanas ainda não atingiu os 50% de participação por área do conhecimento;
Saeb/2021, aguardamos a data oficial para divulgação.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Habilidades Essenciais para Semana de Estudos Intensivos (SEI)
Pauta de ATPC
16/11/2021 e 17/11/2021
Ciências Humanas e Linguagens e Códigos
Primeira parte da reunião:
Observar a frequência dos alunos dos nonos anos e da terceira série do ensino médio nas aulas, monitoramento referente as avaliações externas;
Observar a participação dos alunos na 3ª AAP por área de conhecimento;
Observar na Plataforma CAEd por disciplina (Geografia, História e Língua Portuguesa) os resultados obtidos por nossos alunos na AAP do terceiro bimestre;
Pensarmos na recuperação referente ao quarto bimestre e organizarmos a preparação para Semana de Estudos Intensivos (SEI), baseados nas habilidades coletadas na Plataforma CAEd;
Organizarmos sequências didáticas com apoio do Jornal JOCA nº 180.
Entre outros assuntos.
Nonos Anos:
H04 - 35%;
H13 - 32%;
H15 - 22%.
Primeira Série do Ensino Médio:
H12 - 26%.
Segunda Série do Ensino Médio:
H01 - 31%;
H04 - 26%.
Terceira Série do Ensino Médio:
H17 e H18 - 32%;
H21 - 27%.
Observação: as disciplinas de Arte, LEM, Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas podem e devem na medida do possível apoiar as disciplinas de Língua Portuguesa no desenvolvimento das habilidades essenciais.
Geografia e História
1ª Série do Ensino Médio
H02 (41%) e H05 (41%) - - - História;
H06 (27%) - - - Geografia;
2ª Série do Ensino Médio
H03 (32%) e H04 (32%) - - - História;
H01 (31%) e H02 (40%) - - - Geografia;
3ª Série do Ensino Médio
H01 (33%) - - - História.
Observação: as disciplinas de Sociologia e Filosofia podem e na medida do possível devem apoiar as disciplinas de Geografia e História no desenvolvimento das habilidades essenciais.
Segunda parte da reunião:
SARESP, datas oficiais e divulgação da avaliação digital (forms);
SDA, quinta sequência digital de atividades, amplamente divulgada;
AAP, terceira avaliação externa em curso na Plataforma CAEd, atingimos 50% da escola;
Somente a Área de Humanas ainda não atingiu os 50% de participação por área do conhecimento;
Saeb/2021, aguardamos a data oficial para divulgação.
Pauta de ATPC
16/11/2021 e 17/11/2021
Ciências Humanas e Linguagens e Códigos
Primeira parte da reunião:
Observar a frequência dos alunos dos nonos anos e da terceira série do ensino médio nas aulas, monitoramento referente as avaliações externas;
Observar a participação dos alunos na 3ª AAP por área de conhecimento;
Observar na Plataforma CAEd por disciplina (Geografia, História e Língua Portuguesa) os resultados obtidos por nossos alunos na AAP do terceiro bimestre;
Pensarmos na recuperação referente ao quarto bimestre e organizarmos a preparação para Semana de Estudos Intensivos (SEI), baseados nas habilidades coletadas na Plataforma CAEd;
Organizarmos sequências didáticas com apoio do Jornal JOCA nº 180.
Entre outros assuntos.
Nonos Anos:
H04 - 35%;
H13 - 32%;
H15 - 22%.
Primeira Série do Ensino Médio:
H12 - 26%.
Segunda Série do Ensino Médio:
H01 - 31%;
H04 - 26%.
Terceira Série do Ensino Médio:
H17 e H18 - 32%;
H21 - 27%.
Observação: as disciplinas de Arte, LEM, Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas podem e devem na medida do possível apoiar as disciplinas de Língua Portuguesa no desenvolvimento das habilidades essenciais.
Geografia e História
1ª Série do Ensino Médio
H02 (41%) e H05 (41%) - - - História;
H06 (27%) - - - Geografia;
2ª Série do Ensino Médio
H03 (32%) e H04 (32%) - - - História;
H01 (31%) e H02 (40%) - - - Geografia;
3ª Série do Ensino Médio
H01 (33%) - - - História.
Observação: as disciplinas de Sociologia e Filosofia podem e na medida do possível devem apoiar as disciplinas de Geografia e História no desenvolvimento das habilidades essenciais.
Segunda parte da reunião:
SARESP, datas oficiais e divulgação da avaliação digital (forms);
SDA, quinta sequência digital de atividades, amplamente divulgada;
AAP, terceira avaliação externa em curso na Plataforma CAEd, atingimos 50% da escola;
Somente a Área de Humanas ainda não atingiu os 50% de participação por área do conhecimento;
Saeb/2021, aguardamos a data oficial para divulgação.
Simulado preparatório para as Avaliações Externas: SAEB/SARESP/2021 - - - Todas as 4 Áreas do conhecimento
E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Enviado no Grupo de WhatsApp
Professores Jonathans e Eli
Nonos Anos
Primeira Série do Ensino Médio
Segunda Série do Ensino Médio
Terceira Série do Ensino Médio
Ler com calma, responder as questões e enviar após concluir a avaliação no forms. Sendo 20 questões de múltipla escola.
E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Enviado no Grupo de WhatsApp
Professores Jonathans e Eli
Nonos Anos
Primeira Série do Ensino Médio
Segunda Série do Ensino Médio
Terceira Série do Ensino Médio
Ler com calma, responder as questões e enviar após concluir a avaliação no forms. Sendo 20 questões de múltipla escola.
Vamos nos preparar para o SAEB/2021! - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
"A Matemática é mais simples do que podemos imaginar." - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atenção alunos!!!!☝
O ângulo externo 110º (graus) tem um complemento de 70º (graus), observem que já sabemos um dos três ângulos (ângulo interno) e também aprendemos que a soma dos três ângulos é igual a 180º (graus).
Temos então:
Um ângulo que mede x + 10º;
Outro que mede x e
O terceiro que mede 70º (graus);
Vamos equacionar!
Lado esquerdo:
x + x + 10º + 70º
Lado direito:
180º
x + x = 2x
10º + 70º = 80º
Lado esquerdo:
2x + 80º
Lado direito:
180º
Vamos retirar 80º de cada lado!
Lado esquerdo: 2x + 80º - 80º = 2x
Lado direito: 180º - 80º = 100º
Temos então:
2x = 100 (divida os dois lados por dois)
2 : 2 = 1, portanto permanece apenas o x.
100 : 2 = 50
Resposta: 50
Parabéns!!!! 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Fonte: Internet
Atenção alunos!!!!☝
O ângulo externo 110º (graus) tem um complemento de 70º (graus), observem que já sabemos um dos três ângulos (ângulo interno) e também aprendemos que a soma dos três ângulos é igual a 180º (graus).
Temos então:
Um ângulo que mede x + 10º;
Outro que mede x e
O terceiro que mede 70º (graus);
Vamos equacionar!
Lado esquerdo:
x + x + 10º + 70º
Lado direito:
180º
x + x = 2x
10º + 70º = 80º
Lado esquerdo:
2x + 80º
Lado direito:
180º
Vamos retirar 80º de cada lado!
Lado esquerdo: 2x + 80º - 80º = 2x
Lado direito: 180º - 80º = 100º
Temos então:
2x = 100 (divida os dois lados por dois)
2 : 2 = 1, portanto permanece apenas o x.
100 : 2 = 50
Resposta: 50
Parabéns!!!! 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Fonte: Internet
Vamos pensar!!! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
O que é ampliar? - - - "A Matemática é fascinante." - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Vamos pensar em algo prático do nosso cotidiano! 👍👍👍👍👍👍
Se eu comprar uma mesa maior para cozinha da minha casa, irei precisar de uma toalha maior se desejar cobrir toda sua extensão.
Agora, vamos analisar a atividade!
Se o triângulo foi ampliado (aumentado), a área, o perímetro e os lados devem consequente aumentar ou não?
Os ângulos (aberturas) devem permanecer as mesmas ou não?
Me respondam nos comentários.
Obrigado. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Vamos pensar em algo prático do nosso cotidiano! 👍👍👍👍👍👍
Se eu comprar uma mesa maior para cozinha da minha casa, irei precisar de uma toalha maior se desejar cobrir toda sua extensão.
Agora, vamos analisar a atividade!
Se o triângulo foi ampliado (aumentado), a área, o perímetro e os lados devem consequente aumentar ou não?
Os ângulos (aberturas) devem permanecer as mesmas ou não?
Me respondam nos comentários.
Obrigado. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
E. E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atenção Nonos Anos e Terceiras Séries do Ensino Médio!!!
👇
Em breve vocês irão fazer duas
Avaliações Externas.
Saeb/SARESP/2021
DICAS:
Pedrinho comeu seis de oito pedaços de pizza.
Vamos inicialmente dividir 6 por 2 e 8 por 2!
Agora basta observar que podemos dividir os resultados encontrados.
José comeu nove de doze pedaços.
Vamos repetir o raciocínio anterior!
Devemos dividir agora por 3:
9 : 3 e 12 : 3
Agora basta dividir os resultados encontrados na divisão acima.
Compare os resultados obtidos nas duas situações.
Pergunta:
Eles são iguais?
😍😍😍😍😍😍😍😍
Fonte: Internet
👇
Em breve vocês irão fazer duas
Avaliações Externas.
Saeb/SARESP/2021
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Gestão Integrada - - - Matemática - - - Saeb/SARESP/2021
Materiais pedagógicos de Matemática - - - Saeb - - - ATPC de 04/11/2021
Clicar em LINKS ÚTEIS
Clicar em Educação/Recursos
Clicar em LINKS ÚTEIS
Clicar em Educação/Recursos
Os Descritores de matemática para o 9º ano
Os 37 descritores de matemática para o 9º estão organizados em quatro temas:- Tema I - Espaço e Forma, com 11 descritores (D1 a D11);
- Tema II - Grandezas e Medidas, com 4 descritores (D12 a D15);
- Tema III - Números e Operações/Álgebra e Funções, com 20 descritores (D16 a D35) e
- Tema IV - Tratamento da Informação, com 2 descritores (D36 e D37).
Descritor 1 - D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Descritor 2 - D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
Descritor 3 - D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
Descritor 4 - D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
Descritor 5 - D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
Descritor 6 - D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
Descritor 7 - D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
Descritor 8 - D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
Descritor 9 - D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
Descritor 10 - D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
Descritor 11 - D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
Descritor 12 - D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras
Descritor 13 - D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
Descritor 14 - D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.
Descritor 15 - D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
Descritor 16 - D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
Descritor 17 - D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
Descritor 18 - D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 19 - D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 20 - D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 21 - D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
Descritor 22 - D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Descritor 23 - D23 – Identificar frações equivalentes.
Descritor 24 - D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
Descritor 25 - D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 26 - D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
Descritor 27 - D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais.
Descritor 28 - D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
Descritor 29 - D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
Descritor 30 - D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.
Descritor 31 - D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
Descritor 32 - D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).
Descritor 33 - D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
Descritor 34 - D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
Descritor 35 - D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
Descritor 36 - D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
Descritor 37 - D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
- Tema I - Espaço e Forma, com 11 descritores (D1 a D11);
- Tema II - Grandezas e Medidas, com 4 descritores (D12 a D15);
- Tema III - Números e Operações/Álgebra e Funções, com 20 descritores (D16 a D35) e
- Tema IV - Tratamento da Informação, com 2 descritores (D36 e D37).
Referências
Blog do Prof. Warles. Coleção de questões e Quizzes de acordo com Descritores (3º, 5º e 9º ano ensino fundamental e 3º ano ensino médio). Acesse em: https://profwarles.blogspot.com.br/
CLEMENTE, César. PROVA BRASIL: Descritores de Matemática - 8ª série/9º ano.
MEC. PDDE 2009. Acesso em 19 ago. 2017. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/ biblioteca/1936bb07-3987-461d-9210-74c62a83cddf.pdf
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ação referente ao Quarto Bimestre/2021
Orientações
Avaliações Externas e Internas
Professor Coordenador Pedagógico
Lúcio Mauro Carnaúba
e
Professores dos Nonos Anos
e
Ensino Médio
Assuntos:
Ensino Híbrido;
AAP do Terceiro Bimestre de todas as Áreas do Conhecimento;
Prazo final para realização: até 03/11/2021;
Tarefas do CMSP;
Saeb/2021 e Provão;
SARESP/2021;
Atividades dos Professores e
Frequências nos ambientes virtuais e presenciais.
Data: 22/11/2021
Orientações
Avaliações Externas e Internas
Professor Coordenador Pedagógico
Lúcio Mauro Carnaúba
e
Professores dos Nonos Anos
e
Ensino Médio
Assuntos:
Ensino Híbrido;
AAP do Terceiro Bimestre de todas as Áreas do Conhecimento;
Prazo final para realização: até 03/11/2021;
Tarefas do CMSP;
Saeb/2021 e Provão;
SARESP/2021;
Atividades dos Professores e
Frequências nos ambientes virtuais e presenciais.
Data: 22/11/2021
Gestão Integrada - - - Dimensão Pedagógica - - - Língua Portuguesa - - - SARESP
Gestão Integrada - - - Língua Portuguesa - - - Dimensão Pedagógica - - - Professora Eli
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Gestão Integrada - - - Dimensão Pedagógoca - - - Professora Suzete
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Projeto: Saeb/SARESP/2021 - - - Língua Portuguesa - - - Professora Geely
Reunião referente ao M.M.R. - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - 26/02/2021
Ação do MMR - Matemática AF/EF - Construção de Atividades
Números Naturais
Números Inteiros
Cálculo Mental
Fonte: https://www.facebook.com/luciano.lagosdeavila/videos/10217424116937454/UzpfSTEwMDAwNTY1MjI0ODU5ODpWSzoyOTM1Mzg0NTc5ODUxMjM1/
Fonte: https://www.facebook.com/luciano.lagosdeavila/videos/10217424116937454/UzpfSTEwMDAwNTY1MjI0ODU5ODpWSzoyOTM1Mzg0NTc5ODUxMjM1/
MMR em Ação - Competência Leitora e Escritora - Parabéns a todos!
https://drive.google.com/file/d/1V_mFwvp6x2ZPw4iRZY4sa3-YgzMrXR-a/view?usp=sharing
Jogos Matemáticos para o Ensino Médio
"O papel do laboratório no ensino de Matemática"
Você está pensando em desafios de Matemática!
Fonte: https://drive.google.com/file/d/1FXPbjhJtdI0J78MK1PFWZQ38nJKkfCPx/view?usp=sharing
Uma outra ideia Vânia para um desafio matemático com nossos alunos...
Para os alunos do Ensino Médio podemos a soma dos primeiros 16 números de uma Progressão Aritmética (PA).
Podemos observar quantos alunos são necessários para uma construção deste Quadrado Mágico.
Podemos não utilizar a fórmula: 1 + 16 = 17; 2 + 15 = 17; 3 + 14 = 17; 4 + 13 = 17; 5 + 12 = 17; 6 + 11 = 17; 7 + 10 = 17 e 8 + 9 = 17.
Temos 8 somas igual a 17, logo 17 x 8 = 136.
Seriam necessários 136 alunos.
Vânia aqui vai a sugestão que prometi para motivar seus alunos ...
Análise Combinatória - Mapa
O número de objetos é igual ao número de posições?
Não.
A ordem importa?
Sim.
A = 9!/9-3! = 504 (não distintos).
A = 8.7 = 56 (distintos)
A = 504 - 56 = 448
A = 448.5 = 2240
Sem fórmula:
8 x 8 x 7 x 1 (fixo para entender que deve terminar em um número ímpar;
8 x 8 x 7 = 448 x 5= 2240.
Nenhum comentário:
Postar um comentário