Gestão Integrada

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - M.M.R. - - - Data: 15/03/2022 - - - Anos Finais e Ensino Médio


2022

 






Fonte das Imagens: WhatsApp.



Causa Raiz - - - 5 Por quê? - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Muito obrigado a todos!

 



Problema : Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais.


Por quê?

Nossos alunos leem pouco e consequentemente possuem dificuldades na interpretação de diversas palavras na Língua Portuguesa. 

Por quê?

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de leitura dos diferentes gêneros e ter estímulos do ambiente escolar e fora dele também para desenvolver as habilidades inerentes a competência leitora.

Por quê? 

Nossos alunos tem dificuldades em compreender determinados enunciados na Língua Portuguesa o que torna certas habilidades de difícil aplicabilidade no contexto da sala de aula.   





Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver a leitura e interpretação dos diferentes gêneros da Língua Portuguesa e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 


Problema : Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais.


Por quê?

Nossos alunos leem pouco e consequentemente possuem dificuldades em localizar informações explícitas e implícitas em diferentes gêneros da Língua Portuguesa. 

Por quê?

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de leitura dos diferentes gêneros e ter estímulos para desenvolver as habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em Língua Portuguesa.

Por quê? 

Nossos alunos tem dificuldades em compreender determinados enunciados na Língua Portuguesa o que torna certas habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em Língua Portuguesa muito difícil para eles.   





Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver habilidades para localizar informações implícitas e explícitas nos diferentes gêneros da Língua Portuguesa e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 


Problema : Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais.


Por quê?

Nossos alunos não tem em sua grande maioria o hábito de estudar de forma organizada e dirigida, tendo como foco os objetos do conhecimento da Língua Portuguesa e das demais disciplinas do Currículo, BNCC e na sua parte diversificada.


Por quê?

Nossos alunos possuem dificuldades inerentes ao uso das tecnologias para implementar a organização dos seus estudos e a aprendizagem de novas metodologias na Língua Portuguesa. 

Por quê? 

Nossos alunos tem dificuldades de gerir sua aprendizagem de forma autônoma e assim melhorar seu desempenho nos estudos, principalmente na Língua Portuguesa.





Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver hábitos essenciais na organização e autogestão dos seus estudos em Língua Portuguesa e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 





Problema : Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.



Por quê?

Nossos alunos leem pouco e consequentemente possuem dificuldades na interpretação de diversas palavras e contextos matemáticos. 

Por quê?

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de leitura em contextos em que a Matemática esteja presente, principalmente no gênero notícia e ter estímulos do ambiente escolar e fora dele também para desenvolver as habilidades inerentes a competência leitora.

Por quê? 

Nossos alunos tem dificuldades em compreender determinados enunciados na Matemática o que torna certas habilidades de difícil aplicabilidade no contexto da sala de aula.   





Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver a leitura e interpretação na Matemática e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 

Problema : Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.


Por quê?

Nossos alunos leem pouco e estudam com baixa frequência os objetos de conhecimento da Matemática e consequentemente possuem dificuldades em localizar informações explícitas e implícitas em contextos matemáticos. 

Por quê?

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de estudos na resolução de problemas e ter estímulos para desenvolver as habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em contextos matemáticos.

Por quê? 

Nossos alunos tem dificuldades em compreender determinados enunciados na Matemática o que torna certas habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em contextos matemáticos muito difícil para eles.   





Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver habilidades para localizar informações implícitas e explícitas nos diferentes contextos matemáticos e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 

Problema : Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.


Por quê?

Nossos alunos não tem em sua grande maioria o hábito de estudar de forma organizada e dirigida, tendo como foco os objetos do conhecimento da Matemática e das demais disciplinas do Currículo, BNCC e na sua parte diversificada.


Por quê?

Nossos alunos possuem dificuldades inerentes ao uso das tecnologias para implementar a organização dos seus estudos e a aprendizagem de novas metodologias na Matemática. 

Por quê? 

Nossos alunos tem dificuldades de gerir sua aprendizagem de forma autônoma e assim melhorar seu desempenho nos estudos, principalmente na Matemática.





Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver hábitos essenciais na organização e autogestão dos seus estudos em Matemática e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 


Problema : Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos leem pouco e consequentemente possuem dificuldades na interpretação de diversas palavras na Língua Portuguesa e nas demais disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada. 

 

Por quê?

 

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de leitura dos diferentes gêneros e ter estímulos do ambiente escolar e fora dele também para desenvolver as habilidades inerentes a competência leitora.

 

Por quê? 

 

Nossos alunos têm dificuldades em compreender determinados enunciados na Língua Portuguesa e nas demais disciplinas do Currículo (BNCC) e sua parte diversificada o que torna certas habilidades de difícil aplicabilidade no contexto da sala de aula.   

 

 

 

 

Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver a leitura e interpretação de diferentes gêneros da Língua Portuguesa e localizar informações/palavras não conhecidas nos diversos contextos de todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada. 

 

 

Ação de Língua Portuguesa

 

Montar uma caixa com Livros/jornais JOCA e revistas utilizando-se de diferentes gêneros textuais e organizar espaços para desenvolvimento do hábito da leitura em todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.   

 

 

Etapas:

Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os Professores;

Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o apoio dos PCA nessa ação;

Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;

Organizando o planejamento das atividades por área do conhecimento durante a reunião de ATPCG.

 

Problema : Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.

 

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos apresentam dificuldades na leitura e interpretação de contextos matemáticos por desconhecimento do significado de algumas palavras que não fazem parte do seu vocabulário; 

 

Por quê?

 

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de leitura em contextos em que a Matemática esteja presente, principalmente no gênero notícia e ter estímulos do ambiente escolar e fora dele para desenvolver as habilidades inerentes a competência leitora.

 

Por quê? 

 

Nossos alunos apresentam dificuldades em compreender determinados enunciados na Matemática o que torna certas habilidades de difícil aplicabilidade no contexto da sala de aula.   

 

 

 

 

Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver a leitura e interpretação na Matemática e localizar informações/palavras e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 

 

 

Ação de Matemática

 

 

Criar um espaço na lousa branca (mural) ou mesmo num canto da lousa usual da sala de aula para produzir um glossário com palavras desconhecidas pelos alunos em todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada. 

 

Etapas:

 

Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os Professores;

Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o apoio dos PCA nessa ação;

Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;

Organizando o planejamento o planejamento das atividades por área do conhecimento durante a reunião de ATPCG.

 

 

Problema : Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos leem pouco e consequentemente possuem dificuldades em localizar informações explícitas e implícitas em diferentes gêneros da Língua Portuguesa e nas demais disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.  

 

Por quê?

 

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de leitura dos diferentes gêneros e ter estímulos para desenvolver as habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em Língua Portuguesa.

 

Por quê? 

 

Nossos alunos possuem dificuldades em compreender determinados enunciados na Língua Portuguesa o que torna certas habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em Língua Portuguesa muito difícil para eles.   

 

 

 

 

Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver habilidades para localizar informações implícitas e explícitas nos diferentes gêneros da Língua Portuguesa e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 

 

 

Ação de Língua Portuguesa

 

 

Criar um glossário/dicionário/mapas conceituais ou mapas mentais físico ou virtual com todos os alunos e em todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.   

 

 

Etapas:

Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os Professores;

Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o apoio dos PCA nessa ação;

Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;

Organizando o planejamento das atividades por área do conhecimento durante a reunião de ATPCG.

Problema : Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos leem pouco e estudam com baixa frequência os objetos de conhecimento da Matemática e consequentemente possuem dificuldades em localizar informações explícitas e implícitas em contextos matemáticos, resolução de problemas. 

 

Por quê?

 

Nossos alunos precisam desenvolver hábitos de estudos na resolução de problemas e ter estímulos para desenvolver as habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em contextos matemáticos.

 

Por quê? 

 

Nossos alunos possuem dificuldades em compreender determinados enunciados na Matemática o que torna certas habilidades de localização de informações explícitas e implícitas em contextos matemáticos muito difícil para eles.   

 

 

 

 

Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver habilidades para localizar informações implícitas e explícitas nos diferentes contextos matemáticos e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 

 

 

 

Ação de Matemática

 

 

Criar uma caixa de Matemática com atividades diversificadas/diferenciadas que possa ser transportada para sala de aula ou utilizada na sala de leitura onde há um espaço destinada a Matemática. Utilizar o Jornal JOCA (gênero notícia) como fonte de pesquisa para construção destas mesmas atividades, físico ou virtual, fazendo uso do Espaço de Aprendizagem Sala de Informática com todos os alunos e em todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.   

 

 

Etapas:

Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os Professores;

Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o apoio dos PCA nessa ação;

Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;

Organizando o planejamento das atividades por área do conhecimento durante a reunião de ATPCG;

Plastificando e incorporando ao nosso acervo de atividades.

 

Problema : Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos em sua grande maioria não possuem o hábito de estudar de forma organizada e dirigida, tendo como foco os objetos do conhecimento da Língua Portuguesa e das demais disciplinas do Currículo, BNCC e na sua parte diversificada.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos possuem dificuldades inerentes ao uso das tecnologias para implementar a organização dos seus estudos e a aprendizagem de novas metodologias na Língua Portuguesa.

 

Por quê?

 

Nossos alunos possuem dificuldades de gerir sua aprendizagem de forma autônoma e assim melhorar seu desempenho nos estudos, principalmente na Língua Portuguesa.

 

 

 

 

Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver hábitos essenciais na organização e autogestão dos seus estudos em Língua Portuguesa e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada.

 

 

Ação de Língua Portuguesa

 

 

Produzir mapas conceituais ou mapas mentais na organização dos seus objetos de conhecimento e na otimização do seu tempo de estudos em todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.   

 

 

Etapas:

Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os Professores;

Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o apoio dos PCA nessa ação;

Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;

Organizando o planejamento das atividades por área do conhecimento durante a reunião de ATPCG.

 

Problema : Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos em sua grande maioria não possuem o hábito de estudar de forma organizada e dirigida, tendo como foco os objetos do conhecimento da Matemática e das demais disciplinas do Currículo, BNCC e na sua parte diversificada.

 

 

Por quê?

 

Nossos alunos possuem dificuldades inerentes ao uso das tecnologias para implementar a organização dos seus estudos e a aprendizagem de novas metodologias na Matemática. 

 

Por quê? 

 

Nossos alunos tem dificuldades de gerir sua aprendizagem de forma autônoma e assim melhorar seu desempenho nos estudos, principalmente na Matemática.

 

 

 

 

Causa Raiz:  Falta aos nossos alunos desenvolver hábitos essenciais na organização e autogestão dos seus estudos em Matemática e em todas as disciplinas do Currículo, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e na sua parte diversificada. 

 

Ação de Matemática

 

 

Produzir mapas conceituais ou mapas mentais na organização dos seus objetos de conhecimento e na otimização do seu tempo de estudos em todas as disciplinas do Currículo (BNCC) e na sua parte diversificada.   

 

 

Etapas:

Alinhando com os PCA sobre a importância de orientar todos os Professores;

Orientando os Professores durante a reunião de ATPCG com o apoio dos PCA nessa ação;

Elaborando o planejamento dessa ação durante a reunião de ATPCG, cronograma e prazos/períodos de realização;

Organizando o planejamento das atividades por área do conhecimento durante a reunião de ATPCG. 

 

 

ATPC - Semana B- 14/03/2022 à 18/03/2022


Aulas Expositivas para trabalhar a Habilidade EF69LP3A - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Edna

💗Parabéns a todos!💗


Objetivo do Projeto/Ação/Evento:


Trabalhar a habilidade 11 da AAP do 3º bimestre da Plataforma CAEd. 

(EF69LP3A – Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências), por ter sido a habilidade que os 8ºs anos tiveram o menor aproveitamento.

Os descritores trabalhados neste dias:

D4 – Inferir uma informação explicita de um texto;

D6 – Identificar o tema de um texto;

D7 – Identificar a tese de um texto;

D9 – Identificar as partes principais das secundárias;

D14 – Distinguir um fato da opinião relativa de um texto.


Descrição do Projeto/Ação/Evento:


Esta dinâmica promovida pela prof.a Edna, de Língua Portuguesa, utilizou recursos audiovisuais como o celular espelhado na TV e por meio da Google Apresentações houve uma gincana com atividades lúdicas pertinentes ao assunto. A aula levou a discussões sobre as características de cada excerto textual com relação a cada descritor trabalhado.






Fonte das Informações: Professora Edna de Língua Portuguesa. 





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Semana de Estudos Intensivos (SEI) - - - Pauta de ATPC

 Pauta de ATPC 

18/11/2021

Ciências da Natureza e Matemática


Primeira parte da reunião:


Observar a frequência dos alunos dos nonos anos e da terceira série do ensino médio nas aulas, monitoramento referente as avaliações externas; 

Observar a participação dos alunos na 3ª AAP por área de conhecimento;

Observar na Plataforma CAEd por disciplina (Matemática, Ciências, Biologia, Química e Física) os resultados obtidos por nossos alunos na AAP do terceiro bimestre; 

Pensarmos na recuperação referente ao quarto bimestre e organizarmos a preparação para Semana de Estudos Intensivos (SEI), baseados nas habilidades coletadas na Plataforma CAEd;

Organizarmos sequências didáticas com apoio do Jornal JOCA nº 180.

Entre outros assuntos.  


Habilidades Essenciais de Matemática: 

Nonos Anos

H09 - 27%;

H11 - 31%; 

H19 - 23%; 

H20 - 31%; 

H26 - 27%. 


Primeiras Séries do Ensino Médio

H05 - 35%; 

H08 - 38%; 


Segundas Séries do Ensino Médio

H04 - 32%;

H12 e H14 -  32%;

H17 - 26%;


Terceiras Séries do Ensino Médio

H06 - 17%; 

H10 - 26%; 

H23 - 26%; 

H27 -  26%; 

H29 -  26%.  


Ciências 

Nonos Anos 

H01 - 39%; 

H02 e H03 - 32%; 


Biologia 

Primeiras Séries do Ensino Médio 

H01 - 42%;

H04 - 15%; 


Segundas Séries do Ensino Médio

H01 - 42%; 

H04 - 34%;


Terceiras Séries do Ensino Médio

H02 - 35%; 

H03 - 39%; 

H05 - 26%; 

H06 - 9%; 


Química

Primeiras Séries do Ensino Médio 

H03 - 39%;

H04 - 42%; 


Segundas Séries do Ensino Médio 

H03 - 28%; 

H04 -  36%; 


Terceiras Séries do Ensino Médio 

H01 - 27%; 

H06  - 32%; 


Física 

Primeiras Séries do Ensino Médio 

H02 -  6%; 


Segundas Séries do Ensino Médio 

H02 - 26%; 

H05 - 32%; 


Terceiras Séries do Ensino Médio 

H06 - 45%. 



Segunda parte da reunião: 


SARESP, datas oficiais e divulgação da avaliação digital (forms); 

SDA, quinta sequência digital de atividades, amplamente divulgada; 

AAP, terceira avaliação externa em curso na Plataforma CAEd, atingimos 50% da escola; 

Somente a Área de Humanas ainda não atingiu os 50% de participação por área do conhecimento; 

Saeb/2021, aguardamos a data oficial para divulgação.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Habilidades Essenciais para Semana de Estudos Intensivos (SEI)

 Pauta de ATPC 

16/11/2021 e 17/11/2021

Ciências Humanas e Linguagens e Códigos


Primeira parte da reunião:


Observar a frequência dos alunos dos nonos anos e da terceira série do ensino médio nas aulas, monitoramento referente as avaliações externas; 

Observar a participação dos alunos na 3ª AAP por área de conhecimento;

Observar na Plataforma CAEd por disciplina (Geografia, História e Língua Portuguesa) os resultados obtidos por nossos alunos na AAP do terceiro bimestre; 

Pensarmos na recuperação referente ao quarto bimestre e organizarmos a preparação para Semana de Estudos Intensivos (SEI), baseados nas habilidades coletadas na Plataforma CAEd;

Organizarmos sequências didáticas com apoio do Jornal JOCA nº 180.

Entre outros assuntos.  


Nonos Anos: 


H04 - 35%;

H13 - 32%;

H15 - 22%.


Primeira Série do Ensino Médio: 


H12 - 26%.


Segunda Série do Ensino Médio: 


H01 - 31%; 

H04 - 26%. 


Terceira Série do Ensino Médio: 


H17 e  H18 - 32%;

H21 - 27%. 


Observação: as disciplinas de Arte, LEM, Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas podem e devem na medida do possível apoiar as disciplinas de Língua Portuguesa no desenvolvimento das habilidades essenciais. 



Geografia e História 


1ª Série do Ensino Médio 

H02 (41%) e H05 (41%)  - - -  História; 

H06 (27%)  - - -  Geografia; 


2ª Série do Ensino Médio 

H03 (32%) e H04 (32%)  - - -  História;

H01 (31%) e H02 (40%)   - - -  Geografia; 


3ª Série do Ensino Médio 

H01 (33%)  - - -  História. 


Observação: as disciplinas de Sociologia e Filosofia podem e na medida do possível devem apoiar as disciplinas de Geografia e História no desenvolvimento das habilidades essenciais. 


Segunda parte da reunião: 


SARESP, datas oficiais e divulgação da avaliação digital (forms); 

SDA, quinta sequência digital de atividades, amplamente divulgada; 

AAP, terceira avaliação externa em curso na Plataforma CAEd, atingimos 50% da escola; 

Somente a Área de Humanas ainda não atingiu os 50% de participação por área do conhecimento; 

Saeb/2021, aguardamos a data oficial para divulgação.





Simulado preparatório para as Avaliações Externas: SAEB/SARESP/2021 - - - Todas as 4 Áreas do conhecimento

E.E. "Professor Orlando Geríbola" 

Enviado no Grupo de WhatsApp

Professores Jonathans e Eli 

Nonos Anos 

Primeira Série do Ensino Médio 

Segunda Série do Ensino Médio 

Terceira Série do Ensino Médio


Ler com calma, responder as questões e enviar após concluir a avaliação no forms. Sendo 20 questões de múltipla escola.





Vamos nos preparar para o SAEB/2021! - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


Fonte: Internet


Dicas: observem as quantidades de triângulos e retângulos.





"A Matemática é mais simples do que podemos imaginar." - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Atenção alunos!!!!☝

O ângulo externo 110º (graus) tem um complemento de 70º (graus), observem que já sabemos um dos três ângulos (ângulo interno) e também aprendemos que a soma dos três ângulos é igual a 180º (graus).

Temos então: 

Um ângulo que mede x + 10º;

Outro que mede x e 

O terceiro que mede 70º (graus);

Vamos equacionar!

Lado esquerdo:

x + x + 10º + 70º

Lado direito:

180º


x + x = 2x

10º + 70º = 80º


Lado esquerdo:

2x + 80º

Lado direito:

180º


Vamos retirar 80º de cada lado!

Lado esquerdo: 2x + 80º - 80º = 2x

Lado direito: 180º - 80º = 100º


Temos então: 

2x = 100 (divida os dois lados por dois)

2 : 2 = 1, portanto permanece apenas o x.

100 : 2 = 50


Resposta: 50

Parabéns!!!! 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌




 




Fonte: Internet 


Vamos pensar!!! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 




Fonte: Internet


Dica: 

Quantos cadernos cada criança recebeu?



O que é ampliar? - - - "A Matemática é fascinante." - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Vamos pensar em algo prático do nosso cotidiano!  👍👍👍👍👍👍

Se eu comprar uma mesa maior para cozinha da minha casa, irei precisar de uma toalha maior se desejar cobrir toda sua extensão. 

Agora, vamos analisar a atividade!

Se o triângulo foi ampliado (aumentado), a área, o perímetro e os lados devem consequente aumentar ou não?

Os ângulos (aberturas) devem permanecer as mesmas ou não?

Me respondam nos comentários. 

Obrigado. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  










E. E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atenção Nonos Anos e Terceiras Séries do Ensino Médio!!!

👇 

Em breve vocês irão fazer duas 

Avaliações Externas. 

Saeb/SARESP/2021





DICAS:

 Pedrinho comeu seis de oito pedaços de pizza. 

Vamos inicialmente dividir 6 por 2 e 8 por 2!

Agora basta observar que podemos dividir os resultados encontrados. 


José comeu nove de doze pedaços. 

Vamos repetir o raciocínio anterior!

Devemos dividir agora por 3:

9 : 3  e  12 : 3 

Agora basta dividir os resultados encontrados na divisão acima. 


Compare os resultados obtidos nas duas situações. 

Pergunta: 

Eles são iguais?   

😍😍😍😍😍😍😍😍

Fonte: Internet




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Gestão Integrada - - - Matemática - - - Saeb/SARESP/2021

 Professora Suzete

Parabéns aos Nonos Anos 
Primeiras Séries A e B do Ensino Médio!







Fonte das Imagens: celular da Professora Suzete (WhatsApp).



Materiais pedagógicos de Matemática - - - Saeb - - - ATPC de 04/11/2021

 Fonte: https://www.ticsnamatematica.com/2018/01/questoes-de-matematica-pa%20ra-9-ano-organizadas-por-descritores-da-prova-brasil.html.%20Acesso%20em:%2003%20de%20maio%20de%202021


Clicar em LINKS ÚTEIS

Clicar em Educação/Recursos


Os Descritores de matemática para o 9º ano

Os 37 descritores de matemática para o 9º estão organizados em quatro temas:
  • Tema I - Espaço e Forma, com 11 descritores (D1 a D11);
  • Tema II - Grandezas e Medidas, com 4 descritores (D12 a D15);
  • Tema III - Números e Operações/Álgebra e Funções, com 20 descritores (D16 a D35) e
  • Tema IV - Tratamento da Informação, com 2 descritores (D36 e D37).

Descritor 1 - D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Descritor 2 - D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. 

Descritor 3 - D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

Descritor 4 - D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.

Descritor 5 - D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. 

Descritor 6 - D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.

Descritor 7 - D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.

Descritor 8 - D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

Descritor 9 - D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

Descritor 10 - D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

Descritor 11 - D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

Descritor 12 - D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras

Descritor 13 - D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

Descritor 14 - D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.

Descritor 15 - D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.

Descritor 16 - D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

Descritor 17 - D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Descritor 18 - D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 19 - D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 20 - D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 21 - D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

Descritor 22 - D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Descritor 23 - D23 – Identificar frações equivalentes.

Descritor 24 - D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

Descritor 25 - D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 26 - D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 27 - D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. 

Descritor 28 - D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.

Descritor 29 - D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

Descritor 30 - D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

Descritor 31 - D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.

Descritor 32 - D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).

Descritor 33 - D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.

Descritor 34 - D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.

Descritor 35 - D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.

Descritor 36 - D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

Descritor 37 - D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.


Referências

Blog do Prof. Warles. Coleção de questões e Quizzes de acordo com Descritores (3º, 5º e 9º ano ensino fundamental e 3º ano ensino médio). Acesse em: https://profwarles.blogspot.com.br/

CLEMENTE, César. PROVA BRASIL: Descritores de Matemática - 8ª série/9º ano.

MEC. PDDE 2009. Acesso em 19 ago. 2017. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/ biblioteca/1936bb07-3987-461d-9210-74c62a83cddf.pdf 



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ação referente ao Quarto Bimestre/2021

 Orientações 

Avaliações Externas e Internas


Professor Coordenador Pedagógico 

 Lúcio Mauro Carnaúba 

Professores dos Nonos Anos 

Ensino Médio 


Assuntos: 

Ensino Híbrido; 

AAP do Terceiro Bimestre de todas as Áreas do Conhecimento; 

Prazo final para realização: até 03/11/2021; 

Tarefas do CMSP; 

Saeb/2021 e Provão;

SARESP/2021; 

Atividades dos Professores e

Frequências nos ambientes virtuais e presenciais. 


Data: 22/11/2021




Gestão Integrada - - - Dimensão Pedagógica - - - Língua Portuguesa - - - SARESP

 



Professora Eli e Geely

Nonos Anos

e

Terceira Série do Ensino Médio

Aplicação de duas questões de múltipla escolha na sala de aula. 






Gestão Integrada - - - Língua Portuguesa - - - Dimensão Pedagógica - - - Professora Eli

 Parabéns a todos os alunos!

SARESP/2021

Nonos Anos











Fonte: WhatsApp da Professora Eli. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Gestão Integrada - - - Dimensão Pedagógoca - - - Professora Suzete

 SARESP/2021

Primeiras Séries do Ensino Médio

A e B 






Fonte: material da Editora enviado por WhatsApp.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Projeto: Saeb/SARESP/2021 - - - Língua Portuguesa - - - Professora Geely

 




Fonte das Imagens: celular da Professora Geely. 

Reunião referente ao M.M.R. - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - 26/02/2021

 


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/reuni%C3%A3o/ 





Ação do MMR - Matemática AF/EF - Construção de Atividades


Números Naturais 

Números Inteiros

Cálculo Mental





Fonte: https://www.facebook.com/luciano.lagosdeavila/videos/10217424116937454/UzpfSTEwMDAwNTY1MjI0ODU5ODpWSzoyOTM1Mzg0NTc5ODUxMjM1/


MMR em Ação - Competência Leitora e Escritora - Parabéns a todos!






Habilidades da BNCC exploradas nestas atividades

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais. 

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. 

(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.




Fonte das Habilidades: Atividades - Multidisciplinares/Nono Ano (JOCA)  

Fonte: Apostila da EFAPE

Fonte: Atividade enviada por e-mail


https://drive.google.com/file/d/1V_mFwvp6x2ZPw4iRZY4sa3-YgzMrXR-a/view?usp=sharing 



Reunião com Professores de Matemática (MMR)

Jogos Matemáticos para o Ensino Médio


"O papel do laboratório no ensino de Matemática"

Fonte: https://drive.google.com/file/d/10Kkbl-MlR8X_nLvb2tlvvs5JI08XYHeo/view?usp=sharing

Você está pensando em desafios de Matemática!

Sugestão: "Stop da Matemática"

Fonte: https://drive.google.com/file/d/1FXPbjhJtdI0J78MK1PFWZQ38nJKkfCPx/view?usp=sharing 


Uma outra ideia Vânia para um desafio matemático com nossos alunos...

... é um Quadrado Mágico 4 x 4 (humano)


Propor aos alunos que confeccionem em sulfite do número 1 ao 16.

Na quadra ou no pátio da escola os alunos com a supervisão da Professora de Matemática devem construir um quadrado maior dividido em dezesseis partes iguais. 

Em seguida apenas um aluno segurando um número na sequência de 1 a 16 deve ocupar sucessivamente cada um dos dezesseis quadrados.


Eles devem com a orientação da Professora de Matemática transformá-lo em um Quadrado Mágico onde as somas das linhas, colunas e diagonais deve ser igual a 34.

Uma proposta inicial é que os alunos das extremidades (vértices) troquem de lugar entre si e em seguida proponha que os alunos dos meios façam a mesma coisa nas diagonais do quadrado 2 x 2. 

Peça que eles somem os seus números na linha 1 (horizontal) e vamos observar qual foi o resultado?

Na sequência proponha a soma das demais linhas, colunas e diagonais. Foram encontradas 10 somas cujo o resultado é igual a 34?

Parabéns!

De volta a sala de aula peça que individualmente ou em grupo escrevam a solução encontrada. 

Observe com eles que é possível pensar em outra solução e também é possível testá-la fora da sala de aula. (Quadro abaixo) 


É possível portanto lançar um novo desafio.

Para os alunos do Ensino Médio podemos a soma dos primeiros 16 números de uma Progressão Aritmética (PA). 


Podemos observar quantos alunos são necessários para uma construção deste Quadrado Mágico. 

Podemos não utilizar a fórmula: 1 + 16 = 17; 2 + 15 = 17; 3 + 14 = 17; 4 + 13 = 17; 5 + 12 = 17; 6 + 11 = 17; 7 + 10 = 17 e 8 + 9 = 17.

Temos 8 somas igual a 17, logo 17 x 8 = 136.

Seriam necessários 136 alunos.    


Vânia aqui vai a sugestão que prometi para motivar seus alunos ...

... em um desafio de aritmética.

Quadrado Mágico Humano (alunos)



A ideia é:

Um aluno deve ser colocado na posição indicada pelo número 1 no quadrado 3 x 3 (figura acima); 

Para posicionar os dois próximos alunos o Professor de Matemática deverá propor aos alunos que caminhem sempre pela diagonal acima em relação ao quadrado onde estão posicionados;

Observem pela figura acima que os dois próximos alunos ficariam fora do quadrado 3 x 3 e portanto devem ser deslocados 3 quadradinhos logo abaixo na mesma coluna; 

Novamente eles devem prestar atenção na diagonal acima em relação ao quadrado onde estão;

Lance um desafio aos alunos:

Eles devem terminar de preencher o Quadrado Mágico respeitando os números de pessoas por área (quadrado). Lembrando que serão necessários 45 alunos para construir esse Quadrado Mágico com alunos. O resultado da soma das linhas (horizontal), colunas (vertical) e diagonais, deverá portanto ser igual a quanto?

O Quadrado Mágico poderá ser construído no pátio ou na quadra da escola, envolvendo Professores de Educação Física, Arte, Matemática, Ciências, ..., enfim é uma possibilidade de trabalhar com lateralidade, desenho geométrico, cálculo, demografia, entre outros diversos conceitos.   

Uma outra ideia é usar o barbante como instrumento de medida propondo que os alunos definam como irão chamar a sua unidade de medida, para isso precisarão estabelecer um padrão. 

Vamos nos divertir aprendendo!

Análise Combinatória - Mapa

Quantos números ímpares de quatro algarismos distintos existem no sistema decimal de numeração? 

O número de objetos é igual ao número de posições?

Não. 

A ordem importa? 

Sim.

A = 9!/9-3! = 504 (não distintos).

A = 8.7 = 56 (distintos)

A = 504 - 56 = 448

A = 448.5 = 2240 

Sem fórmula:

8 x 8 x 7 x 1 (fixo para entender que deve terminar em um número ímpar;
8 x 8 x 7 x 3 (Idem); 
8 x 8 x 7 x 5 (Idem);  
8 x 8 x 7 x 7 (Idem); 
8 x 8 x 7 x 9 (Idem).

8 x 8 x 7 = 448 x 5= 2240.  



Vamos perguntar! - Análise Combinatória

Com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, quantos números de 3 dígitos distintos podemos formar?  

O número de objetos é igual ao número de posições? 

Não. Parabéns!

A ordem importa?

Sim.

Portanto: Arranjo.   

Vamos pensar em não utilizar fórmulas!

   9         x         8       x     7          =  ___________ 

Proposta Interessante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário