Professor Leandro - MAT

2021

Atividades de Recuperação e Aprofundamento – 3ª séries A e B do Ensino Médio - - - Professor Leandro - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Atividades de Recuperação e Aprofundamento – 3ª séries A e B do Ensino Médio


Material de Apoio para ler e assistir:

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/logaritmo.htm

 LOGARITMO: NOÇÕES BÁSICAS: https://www.youtube.com/watch?v=m-N5a...

 LOGARITMO: DEFINIÇÃO E DECORRÊNCIAS DA DEFINIÇÃO https://www.youtube.com/watch?v=Maio3...

 LOGARITMO: EXERCÍCIOS #1 https://www.youtube.com/watch?v=sMUU3...

 LOGARITMO: PROPRIEDADES OPERATÓRIAS https://www.youtube.com/watch?v=Nw7Da...

 LOGARITMO: EXERCÍCIOS #2 https://www.youtube.com/watch?v=5O6ds...

 LOGARITMO: EXERCÍCIOS #3 https://www.youtube.com/watch?v=24UeL...

 LOGARITMO: MUDANÇA DE BASE https://www.youtube.com/watch?v=QjCWR...

 FUNÇÃO LOGARITMICA https://www.youtube.com/watch?v=P8uxc...

 EQUAÇÃO LOGARITMICA https://www.youtube.com/watch?v=7alpX...

 EQUAÇÃO LOGARITMICA: EXERCÍCIOS https://www.youtube.com/watch?v=K5JId...

Apenas como dica, lembre-se da definição de logaritmo:

(01) Resolva os logaritmos abaixo (não é questão de múltipla escolha, precisa efetuar os cálculos em cada caso):

(A)  log 2 x = 2

(B)  log 10 x = 2

(C)  log 5 x = 6

(D)  log 7 x = 3

(E)  log 16 64 = x

(F) log 625 √5 = x

(G)  log 5 (0,000064) = x

(H)  log 493 √7 = x

(I)  log 2 0,25 = x


(J)  log 81 x =


(02) Vamos considerar

Log 6 = 3x +12

Log 8 = 2x – 8

Qual é o valor de log 6 + log 8 5 ?

(A) – 13x – 28

(B) – 13x + 28

(C) 13x + 28

(D) 13x – 28

(E) 28x – 13


(03) Vamos considerar

Log 5 = 6x

Log 9 = x + 18

Qual é o valor de log 5 + log 9 2 ?

(A) – 8x – 36

(B) – 8x + 36

(C) 8x – 36

(D) 8x + 36

(E) – 36x – 8


(04) Morgana abriu uma conta poupança para sua filha Emília de modo que no 1º mês realizou um depósito de 210

reais, no 2º mês depositou 420 reais, no 3º mês foram 840 reais e assim sucessivamente. Quantos reais foram

depositados ao final de um semestre? Ao completar um ano de investimentos, seguindo essa sequência programada,

qual o valor total que Morgana terá aplicado nessa caderneta de poupança?

Valor aplicado no 1º semestre de investimentos:

(A) 2970

(B) 3720

(C) 4850

(D) 5920

(E) 6720

Qual foi o total aplicado ao final de um ano de investimentos?


(05) Em uma produção de embalagens para copos, uma fábrica produz 180 embalagens no 1º mês. No 2º mês foram

produzidas 540 embalagens e no 3º mês produziu 1620 embalagens. Qual foi a quantidade de embalagens produzidas

no 8º mês? Qual é o total de embalagens que essa fábrica pode produzir em um ano execução?

Produção de embalagens no 8º mês:

(A) 193660

(B) 293660

(C) 393660

(D) 493660

(E) 593660


Qual foi a produção de embalagens ao final de 12 meses?







Disciplina: Matemática

1º Anos A/B/C

ü  Instruções:

·         Utilizar como material de apoio aos estudos domiciliares o Livro Didático de Matemática "QUADRANTE", autores Eduardo Chavante e Diego Prestes.

Ø  Unidade 4

Ø  Capítulo 8 - Sequências e Progressões (Progressão Aritmética: PA e Progressão Geométrica: PG)

Ø  Páginas 170 até 201

·         Fazer a leitura, consulta, pesquisa, observação de exemplos resolvidos, das definições e propriedades sobre os temas e conteúdos abordados para o trabalho no 1º bimestre do ano letivo.

·         Se possível assistir ao filme: A CORRENTES DO BEM.

Ø  Sinopse e Detalhes

ü  Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


·         Atividades do São Paulo Faz Escola / Caderno do Aluno / Apostila

Ø  Ler e responder as questões da Apostila:

ü  Tema 1: Sequências e Generalizações de Padrões - Páginas: 06 até 10;

ü  Tema 2: As Sequências e suas Progressões - Páginas: 11 até 20





Ano: 2º Anos A/B




          Instruções:

•          Utilizar como material de apoio aos estudos domiciliares o Livro Didático de Matemática "QUADRANTE", autores Eduardo Chavante e Diego Prestes.

          Unidade 1

          Capítulo 1 - TRIGONOMETRIA

          Páginas 10 até 41

•          Fazer a leitura, consulta, pesquisa, observação de exemplos resolvidos, das definições e propriedades sobre os temas e conteúdos abordados para o trabalho no 1º bimestre do ano letivo: seno, cosseno, tangente; funções e equações trigonométricas; gráficos da senóide, da cossenóide e tangentóide.

•          Se possível assistir a vídeos aulas: Trigonometria no Triângulo Retângulo.

•          Atividades do São Paulo Faz Escola / Caderno do Aluno / Apostila

          Ler e responder as questões da Apostila:

          Tema 1: O Reconhecimento da Periodicidade "Amplitude e Período";

          Tema 2: A Periodicidade e o Modelo da Circunferência Trigonométrica;

          Tema 3: Gráficos de Funções Periódicas envolvendo Senos e Cosseno;

          Tema 4: Equações Trigonométricas.




Junho/2020



ROTEIRO DE ATIVIDADES – 1ª SÉRIES A/B/C – MATEMÁTICA – ANO LETIVO 2020

 

PLANEJAMENTO LETIVO DA REDE: 01, 02, 03, 04 E 05 DE JUNHO DE 2020

 

PERÍODO DE ESTUDOS EM CASA: DE 08/06/2020 ATÉ 30/06/2020 (2º BIMESTRE / 1ª PARTE)

 

 

Professor: Leandro

 

Componente Curricular: Matemática

 

Série / Turma / Modalidade de Ensino: 1ª séries A, B e C do Ensino Médio

 

Período: 2º Bimestre: 01 de junho até 30 de junho de 2020

 

Conteúdo para o desenvolvimento do 2º bimestre (1ª parte): CMSP e Apostila São Paulo Faz Escola:

 

Ø  Funções;

Ø  Relações entre duas grandezas;

Ø  Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado.

 

Estratégias e Metodologias de Estudos a distância:

 

– Retomada e Considerações das explicações que já foram conferidas antes do afastamento das aulas presenciais referente aos Conjuntos Numéricos (Diagrama dos Conjuntos realizado no caderno de classe antes do período de quarentena);

 

– Leitura, interpretação e resolução das:

 

·         Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 1 (Proporcionalidades), que constam nas páginas 6, 7, 8, e 9 da mesma;

 

·         Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 2 (Funções), que constam nas páginas 9, 10, 11, 12, 13 e 14 da mesma;

 

– Material de apoio / pesquisa aos estudos no Livro Didático (não é para responder e nem para entregar, apenas para consultar e ajudar tirar as dúvidas):

 

·         Capítulo 1: Conjuntos (páginas 10 até 38);

·         Capítulo 2: Funções (páginas 39 até 65);

·         Capítulo 3: Função Afim (páginas 68 até 92).

 

Materiais e Recursos Necessários para auxiliar nos Estudos em Casa:

 

·         SP Faz Escola: Caderno do Aluno 2º Bimestre;

·         Livro Didático da Escola: “Quadrante” (Autores: Eduardo Chavante e Diego Prestes); Editora: Edições SM (Brasil);

·         Aplicativo do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo);

·         Programação e Canais da TV Educação;

·         Google Classroom (é só ir à SED e fazer sua habilitação para termos aulas lá também);

·         Blog do Coordenador Pedagógico Lúcio;

·         Grupo de Whatsapp das 1ª séries;

·         Facebook da Escola;

·         Canais e vídeo aulas disponíveis no Youtube sobre os temas do bimestre, tais como:

https://youtu.be/SPZqQ5qn3P0 (15 vídeo aulas);

https://youtu.be/ixeXKCM5DEk (duas vídeo aulas);

 

Bons Estudos! Não desanime! Tudo isso vai passar! Força, Foco e Fé!




ROTEIRO DE ATIVIDADES – 2ª SÉRIES A/B – MATEMÁTICA – ANO LETIVO 2020

 

PLANEJAMENTO LETIVO DA REDE: 01, 02, 03, 04 E 05 DE JUNHO DE 2020

 

PERÍODO DE ESTUDOS: DE 08/06/2020 ATÉ 30/06/2020 (2º BIMESTRE / 1ª PARTE)

 

 

Professor: Leandro

 

Componente Curricular: Matemática

 

Série / Turma / Modalidade de Ensino: 2ª séries A e B do Ensino Médio

 

Período: 2º Bimestre: 01 de junho até 30 de junho de 2020

 

 

Conteúdo para o desenvolvimento do 2º bimestre (1ª parte):

 

Ø  Matrizes: significado como tabelas e transformações geométricas;

Ø  Definição, Propriedades e Tipos de Matrizes;

Ø  Igualdade de Matrizes; Matrizes Transpostas; Matrizes Inversas;

Ø  Operações com Matrizes (adição; subtração; multiplicação).

 

 

Estratégias e Metodologias de Estudos a distância:

 

– Leitura, interpretação e resolução de:

 

Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 1 (Matrizes – Significados), que constam nas páginas 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18 da mesma;

 

– Material de apoio / pesquisa aos estudos no Livro Didático (não é para responder e nem para entregar, apenas para consultar e ajudar tirar as dúvidas):

 

·         Capítulo 5: Matrizes (páginas 121 até 146).

 

 

Materiais e Recursos Necessários para auxiliar nos Estudos em casa:

 

·         SP Faz Escola: Caderno do Aluno 2º Bimestre;

·         Livro Didático da Escola: “Quadrante” (Autores: Eduardo Chavante e Diego Prestes); Editora: Edições SM (Brasil);

·         Aplicativo do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo);

·         Programação e Canais da TV Educação;

·         Google Classroom (é só ir à SED e fazer sua habilitação para termos aulas lá também);

·         Blog do Coordenador Pedagógico Lúcio;

·         Grupo de Whatsapp das 1ª séries;

·         Facebook da Escola;

·         Canais e vídeo aulas disponíveis no Youtube sobre os temas do bimestre, tais como:

https://youtu.be/gE_1LTPwhV0

https://youtu.be/i9l5PUUeExk

https://youtu.be/jAYUbGwxbZ0

https://youtu.be/rPTHu_Hcev4

 

 

Bons Estudos! Não desanime! Tudo isso vai passar! Força, Foco e Fé!


Vídeo indicado pelo Professor Leandro


https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=SPZqQ5qn3P0&feature=emb_logo



Professor Leandro - - - - - Disciplina de Matemática - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

ROTEIRO DE ATIVIDADES – MATEMÁTICA – ANO LETIVO 2020

 

TURMAS: 2ª SÉRIES A / B

 

PERÍODO: DE 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020 (2º BIMESTRE / 2ª PARTE)

 

 

Conteúdo para o desenvolvimento do 2º bimestre (2ª parte) de acordo com a programação do CMSP e da Apostila do São Paulo Faz Escola:

 

Ø Matrizes: significado como tabelas e transformações geométricas;

Ø Definição, Propriedades e Tipos de Matrizes;

Ø Igualdade de Matrizes; Matrizes Transpostas; Matrizes Inversas;

Ø Operações com Matrizes (adição; subtração; multiplicação);

Ø Noções de Determinante de uma matriz; Regra de Sarrus; Regra de Cramer;

Ø Resolução de sistemas lineares de diferentes ordens; Teorema de Laplace.

 

Estratégias e Metodologias de Estudos a distância:

 

– Leitura, interpretação e resolução de:

 

·      Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 1 (Matrizes – Significados), que constam nas páginas 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20 e 21 da mesma;

·      Atividades 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 3 (Sistemas de Equações Lineares), que constam nas páginas 22 e 23 da mesma;

·      Atividades 32, 33, 34, 35, 36, 37 e 38 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 4 (Resoluções de Sistemas), que constam nas páginas 24, 25, 26, 27 e 28 da mesma;

·      Atividades 39, 40, 41, 42, 43 e 44 da apostila São Paulo Faz Escola, pertencentes ao Tema 5 (Determinante de uma Matriz e algumas aplicações), que constam nas páginas 22 e 23 da mesma;

 

– Material de apoio / pesquisa aos estudos no Livro Didático (não é para responder e nem para entregar, apenas para consultar e ajudar tirar as dúvidas):

 

·      Capítulo 4: Sistemas Lineares (páginas 102 até 120);

·      Capítulo 5: Matrizes (páginas 121 até 146);

·      Capítulo 6: Determinantes (páginas 147 até 170).

 

Materiais e Recursos Necessários para auxiliar nos Estudos em casa:

 

·      SP Faz Escola: Caderno do Aluno 2º Bimestre;

·      Livro Didático da Escola: “Quadrante” (Autores: Eduardo Chavante e Diego Prestes); Editora: Edições SM (Brasil);

·      Textos e Materiais de estudos elaborados pelo professor para suporte aos estudos e facilitação da aprendizagem a distância;

·      Aplicativo do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo);

·      Programação e Canais da TV Educação;

·      Google Classroom (é só ir à SED e fazer sua habilitação para termos aulas lá também);

·      Blog do Coordenador Pedagógico Lúcio;

·      Grupo de Whatsapp das 2ª séries;

·      Facebook da Escola;

·      Canais e vídeo aulas disponíveis no Youtube sobre os temas do bimestre, tais como:

 

Professor Marcos Aba – Matemática:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Hthx4Nb9gEM

https://youtu.be/rPTHu_Hcev4

 

Professor Gui – Matemática em Exercícios:

 

https://www.youtube.com/watch?v=gE_1LTPwhV0&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=1

https://www.youtube.com/watch?v=QhpIVfVCbKg&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=pNWx2LE9meQ&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=3

https://www.youtube.com/watch?v=SnhBzGHWRvg&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=fSalJmaYlUU&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=5

https://www.youtube.com/watch?v=OfVGBZ_C9ts&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=6

https://www.youtube.com/watch?v=jWTWye2rZRI&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=7

https://www.youtube.com/watch?v=s9FCRcvU1qo&list=PL1E3A80A44F4F1669&index=8

https://www.youtube.com/watch?v=E0sm1uxYWss

https://www.youtube.com/watch?v=2DWZj62nruk&t=20s

https://www.youtube.com/watch?v=TXXJr-o0gXo&t=8s

https://www.youtube.com/watch?v=Lh0o8_Zai6E

https://www.youtube.com/watch?v=A_nwodENZV4

https://www.youtube.com/watch?v=K04lGRuZtuU

 

 

Professor Paulo Pereira – Equaciona:

 

https://www.youtube.com/watch?v=lZ9onrdpusA&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=1

https://www.youtube.com/watch?v=k2ssH1Hx9Yg&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=3hTlEWrGtf8&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=3

https://www.youtube.com/watch?v=PCzXBP-TA-s&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=eCmv6v53V88&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=5

https://www.youtube.com/watch?v=wfDoPGfo2fE&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=6

https://www.youtube.com/watch?v=XaZZNxj26qU&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=7

https://www.youtube.com/watch?v=726AOpEEXrw&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=8

https://www.youtube.com/watch?v=939xOYVcJ2I&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=9

https://www.youtube.com/watch?v=3DinmEi5ygQ&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=10

https://www.youtube.com/watch?v=hKf9KktbvDI&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=11

https://www.youtube.com/watch?v=iv8YNa_jXMQ&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=12

https://www.youtube.com/watch?v=mw0mEZ4DBsk&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=13

https://www.youtube.com/watch?v=uah0mHwCKps&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=14

https://www.youtube.com/watch?v=40LjiTXFuyY&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=15

https://www.youtube.com/watch?v=-tdj_vMekdg&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=16

https://www.youtube.com/watch?v=s958ELGm2ps&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=17

https://www.youtube.com/watch?v=szDVO_TzWLM&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=18

https://www.youtube.com/watch?v=F10TdwBH8qc&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=19

https://www.youtube.com/watch?v=xY02ioZP4kE&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=20

https://www.youtube.com/watch?v=m3hlfARoobs&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=21

https://www.youtube.com/watch?v=CNWvpQu1PKg&list=PLEfwqyY2ox868TPa8vjL-QPfQlmtqRGa5&index=22

 

 

Bons Estudos! Não desanime! Tudo isso vai passar! Força, Foco e Fé!



Professor Leandro - - - - Disciplina de Matemática - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

ROTEIRO DE ATIVIDADES – MATEMÁTICA – ANO LETIVO 2020

 

TURMAS: 1ª SÉRIES A / B / C

 

PROFESSOR: LEANDRO SEGOBIA GARBIM

 

PERÍODO: DE 01/07/2020 ATÉ 31/07/2020 (2º BIMESTRE / 2ª PARTE)

 

 

Conteúdo para o desenvolvimento do 2º bimestre (2ª parte) de acordo com a programação do CMSP e da Apostila do São Paulo Faz Escola:

 

Ø  Funções: Relações entre duas grandezas;

Ø  Função de 1º grau e gráficos; função afim;

Ø  Função de 2º grau e gráficos; função quadrática;

Ø  Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado.

 

Estratégias e Metodologias de Estudos a distância:

 

– Leitura, interpretação e resolução das:

 

·         Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 das páginas 6, 7, 8, e 9 da Apostila São Paulo Faz Escola;

·         Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 das páginas 9, 10, 11, 12, 13 e 14 da Apostila;

·         Atividades 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e 20 da Apostila São Paulo Faz Escola, referentes ao tema Funções Polinomiais de 2º grau (Função Quadrática);

– Material de apoio / pesquisa aos estudos no Livro Didático (não é para responder e nem para entregar, apenas para consultar e ajudar tirar as dúvidas):

 

·         Capítulo 2: Funções (páginas 39 até 65);

·         Capítulo 3: Função Afim (páginas 68 até 92);

·         Capítulo 5: Função Quadrática (páginas 99 até 127).

 

Materiais e Recursos Necessários para auxiliar nos Estudos em Casa:

 

·         SP Faz Escola: Caderno do Aluno 2º Bimestre;

·         Livro Didático da Escola: “Quadrante” (Autores: Eduardo Chavante e Diego Prestes); Editora: Edições SM (Brasil);

·         Textos e Materiais de estudos elaborados pelo professor para suporte aos estudos e facilitação da aprendizagem a distância;

·         Aplicativo do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo);

·         Programação e Canais da TV Educação;

·         Google Classroom (é só ir à SED e fazer sua habilitação para termos aulas lá também);

·         Blog do Coordenador Pedagógico Lúcio;

·         Grupo de Whatsapp das 1ª séries;

·         Facebook da Escola;

·         Canais e vídeo aulas disponíveis no Youtube sobre os temas do bimestre, tais como:

https://youtu.be/SPZqQ5qn3P0 (15 vídeo aulas);

https://youtu.be/ixeXKCM5DEk (duas vídeo aulas);

 

Bons Estudos! Não desanime! Tudo isso vai passar! Força, Foco e Fé!



https://matematicaef2.blogspot.com/2020/08/funcoes-nocoes-basicas-aula-1-de-15.html














Matemática 








































































Professor Leandro - - - Disciplina de Matemática - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

RESULTADO:

Nome: _______________________________________________________________       N.º ________

Escola: E.E. Professor Orlando Geríbola     1ª Série / Turma: _____     Data: _____ / _____ / _______

 

AVALIAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA – 1º SÉRIE ENSINO MÉDIO – PROFESSOR LEANDRO – 2020



AVALIAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA - 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO - PROPORÇÃO E PROPORCIONALIDADE 






















 ·      Escola = E.E. Professor Orlando Geríbola

 

·      Modalidade = Avaliação Bimestral (PROVA) – Parte 01 (quinzenal)

 

·      Componente Curricular = Matemática

 

·      Professor = Leandro Segobia Garbim

 

·      Turmas = 1ª séries A, B e C do Ensino Médio

 

·      Tema = razão, regra de três simples e proporção; princípios da proporcionalidade; grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais; análise de cálculos, gráficos e tabelas;

 

·      Referencias para estudar = conteúdos do caderno do aluno do 2º bimestre; textos de apoio (1, 2, 3, 4, 5 e 6) que o professor elaborou e divulgou no grupo de WhatsApp e Blog da Escola;

 

·      Período de Entrega = 03 até 16 de outubro de 2020

 

·      Nota / Conceito = de 0 (zero) até 10 (dez) no geral (nota será atribuída para 3º bimestre)

 

·      Instruções específicas:

 

Ø fazer e apresentar obrigatoriamente os cálculos descritos e indicados no roteiro abaixo;

 

Ø NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, somente fazer os cálculos e escrever as respostas;

 

Ø fazer o cabeçalho com seus dados (ver modelo na prova) e responder no caderno de matemática;

 

Ø enviar o anexo do arquivo com as respostas da avaliação no e-mail do professor de matemática:

 

leandrosegobia@prof.educacao.sp.gov.br

 

Ø Roteiro das Questões:

 

01 = ler o texto de apoio; discursiva; resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

02 = ler o texto de apoio; discursiva; resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

03 = ler o texto de apoio; discursiva; resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

04 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

05 = resposta por escrito; discursiva; escrever SIM ou NÃO para cada frase dada;

 

06 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

07 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

08 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

09 = resposta por escrito (duas perguntas) com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

10 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

11 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta) e realizar o cálculo solicitado;

 

12 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta);

 

 

13 = resposta por escrito; discursiva; escrever verdadeiro (V) ou falso (F) para cada frase dada;

 

14 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta) e realizar o cálculo solicitado;

 

15 = resposta por escrito; discursiva; completar a tabela; responder as 3 perguntas; cálculos;

 

16 = questão de múltipla escolha (assinalar única alternativa correta); explicar resposta com cálculo;

 

17 = questão de múltipla escolha (assinalar única alternativa correta); explicar resposta com cálculo;

 

18 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; são 2 perguntas;

 

19 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

20 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; calcular as 3 tabelas;

 

21 = resposta por escrito; escrever se é diretamente proporcional ou inversamente proporcional;

 

22 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

23 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

24 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

25 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

26 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; calcular as 2 tabelas;

 

27 = resposta por escrito; apresentação dos cálculos efetuados; são 3 perguntas diferentes;

 

28 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; calcular as 3 tabelas;

 

29 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; completar a tabela;

 

30 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; completar a tabela;

 

31 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; tema: porcentagem;

 

32 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

33 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

34 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); comentar o gráfico escolhido;

 

35 = questão de múltipla escolha (assinalar única alternativa correta); apresentar cálculos valores y;

 

36 = questão de múltipla escolha (assinalar única alternativa correta); apresentar cálculos valores y;

 

37 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); comentar o gráfico escolhido;

 

38 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); comentar o gráfico escolhido;

 

39 = questão de múltipla escolha (alternativas); efetuar os cálculos; completar tabela; explicar gráfico;

 

40 = questão de múltipla escolha (alternativas); efetuar os cálculos; completar tabela; explicar gráfico;

 

 

FRASES SOBRE A MATEMÁTICA (apenas para leitura e reflexão)

 

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

Galileu Galilei

 

A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza.

Stephen Hawking

 

A matemática da vida não é saber contar 1 + 2. É sim saber que um simples erro de cálculo pode levar a sérias consequências.

Vanessa Ribas Gonçalves

 

Matemática da vida: A amizade “soma”. O amor “multiplica”. O ódio “divide”. A inimizade “diminui”.

Álvaro Granha Loregian

 

É necessário dizer que não é a quantidade de informações, nem a sofisticação em Matemática que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto.

Edgar Morin

 

A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.

Albert Einstein

 

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: você linda + eu inteligente = dois apaixonados.

Arnaldo Jabor

 

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.

Clarice Lispector

 

Poemas seriam perda de tempo?

E notas de rodapé?

Se ainda vale a matemática que me ensinaram, dois números negativos multiplicados resultam num número positivo.

Espero que uma perda de tempo ao quadrado seja um ganho... de tempo.

Engenheiros do Hawaii

 

Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair, dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de resolvê-los.

Angelita Loturco

 

O tempo, sendo parte de tudo, também segue a matemática, com seus cálculos exatos, precisos e regras, assim ele traz uma lei, sua lei: O tempo é relativo à sua vontade, só que inversamente proporcional.

Thiago Sette

 

A matemática nos ensina que o mundo é muito mais do que uma forma geométrica. Nos ensina que o mundo é um espelho onde o que você faz reflete em torno de si mesmo.

Luciano Pontes

 

A matemática do tempo é simples. Você tem menos do que pensa e precisa mais do que acha.

Kevin Ashton

 

A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.

Bertrand Russell

 

Não se pode ignorar o sentimento que as fórmulas matemáticas têm uma existência independente e uma inteligência próprias e são mais sábias do que nós, mais sábias que os seus descobridores e aprendemos mais com elas do que inicialmente julgamos.

Heinrich Rudolf Hertz


AVALIAÇÃO_SEQUÊNCIAS_FIGURATIVAS_PADRÕES_PROGRESSÕES_DEFINITIVO_2020 - Professor Leandro

 Matemática    

Primeiras Séries do Ensino Médio 

 E.E. "Professor Orlando Geríbola" 







Professor Leandro - - - Atividades de Matemática - - - Segundas Séries do EM - - - E.E "Professor Orlando Geríbola"

 












Observação: atividades enviadas por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário