Boas ideias 2020/2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Um Feliz Ano Nono!

 




Soma de três números primos - - - Vamos fazer online esse desafio!

 




Ternas Pitagóricas - - - Oficina CAEM/USP - - - Muito Interessante!

 



Algumas questões que podemos levantar: 


Qual a característica dos números que aparecem no centro de cada Terna Pitagórica? 


Vamos observar a primeira Terna Pitagórica!

16 + 9 = 25

25 = 25


Que tal fazer o mesmo nas demais Ternas Pitagóricas!


Vamos observar algumas regularidades!

Terna Pitagórica: 4, 3, 5

4 + 5 = 9 

9 (nove) é divisível por . . .  

Terna Pitagórica: 12, 5, 13

12 + 13 = 25 

25 (vinte e cinco) é divisível por . . . 


Quais conceitos matemáticos podemos observar nesta diagonal com Ternas Pitagóricas? 


Meu e-mail é lciomauro.carnaba@gmail.com.


Muito obrigado. 

Desafio Matemático - - - Vamos pensar! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


Fonte das Informações: https://www.todamateria.com.br/numeros-primos/ 


É possível escrever o número 2021 como a soma de 3 (três) números primos? 



Fonte da Imagem:  https://pixabay.com/pt/images/search/2021/

Dicas: CAEM/USP/OFICINA/2020


Aprendendo e trocando experiências no CAEM/USP

 Vamos escolher um número entre 1 e 1000!


Número: 283


Agora usando os algarismos e as 4 (quatro) operações devemos obter resto 0 (zero) com o mínimo de operações possíveis.


283 - 3  =  280 

280 : 7 = 40

40 : 8 = 5 

5 - 5 = 0


Será possível diminuir o número de operações!


Link de acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/aritmetica.html 


Jogo do Resto - - - Aprendo e trocando experiências - - - Oficina CAEM/USP

 



Como podemos obter 25?


25  =  4  x  6  + 1
25  =  3  x  6  + 7
25  =  9  x  3  -  2 


Vamos continuar!




Regra: devemos escolher 3 (três) números na horizontal, vertical ou diagonal. Podemos fazer as 4 (quatro) operações.  




Agora vamos tentar com o número 37!









Oficina CAEM/USP - - - Muito Interessante!!

 


Quais são os próximos números triangulares?


Quantos números triangulares são menores que 100?


Desafio Matemático: Vamos pensar em 5 maneiras de obter o número 25!

 

Horizontal, vertical e diagonal.

3 (três) quadradinhos numa sequência.




25 = 4 x 6 + 1


Vamos descobrir as várias possibilidades e curiosidades sobre as Ternas Pitagóricas!

 



Dica: observem as diagonais. 


Oficina CAEM/USP - - - Muito Interessante!

 1, 2 e 3



Fonte: https://www.kenkenpuzzle.com/



Vamos ver as respostas dos desafios!

 



Novos desafios!!!!

 





Desafio Matemático - - - Falta poucos dias para 2021!



UMA SOMA PARA O NOVO ANO

Descobre esta soma, em que:
– cada letra representa um algarismo,
– cada algarismo só é representado por uma letra,
– nenhum número começa por zero.



Fonte: FACEBOOK





Desafio das Quatro Operações -- E.E. "Professor Orlando Geríbola" -- Vamos compartilhar!






Frações - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




















Frações - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Segunda Parte























Frações - Material de Apoio - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



















Material organizado pelo PC Lúcio Mauro Carnaúba.



Material de apoio para as aulas de Matemática - E.E. "Professor Orlando Geríbola"









Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/calculadora/






Materiais de Apoio sobre FRAÇÕES - E.E. "Professor Orlando Geríbola"














Fonte: https://pixabay.com/pt/

Material de Apoio - Equação de Primeiro Grau - E.E. "Professor Orlando Geríbola"















Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/

Vamos estudar GALERA! E.E. "Professor Orlando Geríbola"














Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/

"Os casais que aumentam cada vez que são multiplicados por dois." E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Vamos lá GALERA! Como atividade vocês podem ampliar até o expoente 6...


e lembrem-se que é necessário multiplicar. 

3 x 3 x 3 x 3 = para o expoente quatro. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/

Vamos lá GALERA! Como atividade vocês podem ampliar até o expoente 6 e ...


... lembrem-se que é necessário multiplicar. 

4 x 4 x 4 x 4 = para o expoente quatro. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/


Vamos lá GALERA! Como atividade vocês podem ampliar até o expoente 6 e ...



... lembrem-se que é necessário multiplicar. 

5 x 5 x 5 x 5 = para o expoente quatro. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/

Vamos lá GALERA! Como atividade vocês podem ampliar até o expoente 6 e ...


... lembrem-se que é necessário multiplicar. 

6 x 6 x 6 x 6 = para o expoente quatro. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/


Vamos lá GALERA! Como atividade vocês podem ampliar até o expoente 6 e ...



... lembrem-se que é necessário multiplicar. 

7 x 7 x 7 x 7 = para o expoente quatro. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/


Vamos lá GALERA! Como atividade vocês podem ampliar até o expoente 6 e ...



... lembrem-se que é necessário multiplicar. 

8 x 8 x 8 x 8 = para o expoente quatro. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"





Quanto é 9 x 9 x 9 x 9 ? - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/

Estou começando a montar esse jogo e aceito sugestões...


... o nome que salvei foi Jogo das Equivalências. 






Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/

Raízes Quadradas - Vamos Pensar!


Construindo Atividades de Matemática no ATPC - MMR em ação




Números Inteiros 
Primeira Atividade do dia

MMR em Ação - Competência Leitora e Escritora - Parabéns a todos!






Habilidades da BNCC exploradas nestas atividades

(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade. (EF09HI09) Relacionar as conquistas de direitos políticos, sociais e civis à atuação de movimentos sociais. 

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas. 

(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.




Fonte das Habilidades: Atividades - Multidisciplinares/Nono Ano (JOCA)  

Fonte: Apostila da EFAPE

Fonte: Atividade enviada por e-mail

Ação do MMR - Matemática AF/EF - Construção de Atividades


Números Naturais 

Números Inteiros

Cálculo Mental





Fonte: https://www.facebook.com/luciano.lagosdeavila/videos/10217424116937454/UzpfSTEwMDAwNTY1MjI0ODU5ODpWSzoyOTM1Mzg0NTc5ODUxMjM1/

Dia do "Pi" - Não esqueça de clicar logo abaixo!!!!!
















Clique aqui:

"O dia matemático" - Sugestão para colocar no quadro ao entrar na sala de aula.


Cada Professor de Matemática pode adaptar de acordo com as Competências/Habilidades.  






Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/matem%C3%A1tica/

Brincando e Aprendendo Matemática





Fonte: file:///C:/Users/Fabio/Downloads/ATIVIDADES%20DE%20LABORATORIO.pdf

SEI - Currículo Paulista - Matemática

E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Professora Cíntia 

Parabéns a todos!

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Uma ideia para valorização da ADE e da AAP que ...



... virá em breve, poderia ser o uso de pelo menos duas questões para análise e desenvolvimento das demais disciplinas. 

durante uma ou duas aulas de ATPC faríamos um exercício de construir em cada ano possíveis questionamentos para serem trabalhadas em sala de aula por todos os professores.



Pensando em um Projeto de Valorização da ADE e da AAP


Vamos analisar algumas questões dos sextos anos!


“Camila e seu amigo Daniel resolveram comer um lanche no intervalo entre as aulas da escola.”

Descrição: imagem de um pacote de bolacha de morango com duas bolachas fora da embalagem.

Fonte: OpenClipart-Vectors/pixabay



Tecnologia – analisar a fonte, orientar sobre o uso de sites seguros e sobre direito de imagens.

LEM – o uso de escrita em inglês.

Arte – Leitura de imagem – criar uma diagramação tendo como imagem a merenda da escola.

Ciências – leitura dos dados/informações nutricionais da embalagem.

Geografia – geograficamente estudar o impacto do consumo de bolachas recheadas (alimentação não saudável) na região sudeste. Porque o consumo deste tipo de alimento é maior entre os jovens das regiões mais ricas?

História – linha do tempo que estabelece o surgimento deste tipo de produto no nosso cotidiano. O que consumiam as pessoas em outras décadas?

Projeto de vida – para alcançar sonhos precisamos ter saúde, cidadania, cumprir deveres, ..., exercer direitos.

Educação física – a importância das atividades físicas combinadas com a ingestão de uma alimentação saudável.


Professor Coordenador pedagógico lúcio mauro carnaúba





Você sabia!

O número Pi é infinito. Por essa razão, sempre é representado com reticências no fim. Para facilitar os cálculos, utilizamos apenas parte de suas casas decimais (3,14).
Uma brincadeira bacana é tentar encontrar sua data de aniversário nas casas decimais do Pi.
Eu já achei o meu! Quer tentar achar o seu?

Acesse: http://www.mypiday.com/


Currículo Paulista:



Disciplinas:

Matemática 








Língua Inglesa



Língua Portuguesa



História



Geografia



Ciências 



Arte 








Diferença de dois quadrados e Trinômio Quadrado Perfeito 



FRAÇÕES















ARITMÉTICA









TEOREMA DE PITÁGORAS











Fonte: FACEBOOK/Matemática, SIM OU NÃO


Jogo Trilha da Matemática

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=LKmOOhkpJsY&feature=emb_logo



FUNÇÃO






















































































































































Atividades sobre Frações Equivalentes para imprimir. Excelente!

Fonte: https://www.math-salamanders.com/equivalent-fractions-worksheet.html


Dominó dos Conjuntos Numéricos

Fonte: https://drive.google.com/file/d/1rG1aN7WbkkijiPwVawY1fM2dz0fup1DL/view?fbclid=IwAR0uGn8O-P0u0HYvLMU658zUscSH3uCFC454XY6HlOYfvPjt9mQfFSvuogY

Organizadora do Material: Professora Rafaela Fabro

https://www.facebook.com/watch/?v=1121844471499037


Intranet - Caderno do Aluno - Ensino Médio



 https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/COPED/MateriaisDeApoioAoCurriculo2020/Caderno%20do%20Aluno/Anos%20Finais%20do%20Ensino%20Fundamental/Material-apoio_Aluno_CP_2020_1vol_9EF.pdf?csf=1&e=pjUydQ



Intranet - Caderno do Aluno - Anos Finais









Caderno do Professor - Arte - Anos Finais







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