Texto de Sugestão adaptado
"Dentre todos os nossos alunos
devemos observar aqueles com maior grau de dificuldade na aprendizagem das
diferentes disciplinas do Currículo. Podemos enquanto Professores da Escola
sugerir adaptações que permitam a sua participação neste momento de Pandemia,
tais como: estabelecer uma rotina de estudos leve e tranquila onde nossos
alunos possam dedicar algum tempo a determinada disciplina, levando-se em conta
os seus conhecimentos relevantes aos conteúdos tratados e de acordo com as
habilidades que possuem e assim possam na medida do possível realizar as atividades
propostas pelo seu Professor. Como estamos em isolamento social, é interessante
pensar em estabelecer um momento para leitura e escrita, um momento para
cálculos simples e se possível dependo das possibilidades de cada um fazer um
trabalho de reconhecimento do ambiente doméstico. A leitura das embalagens,
leitura de gibis, revistas indicadas para crianças e adolescentes, propaganda
de mercados, entre outras. Há muitas possibilidades de tornar nossas
casas um ambiente favorável à aprendizagem de diversos conteúdos e das mais diferentes maneiras."
(Lúcio Mauro Carnaúba)
Há diferenças entre: Adaptação Curricular e Atividades Diferenciadas.
Adaptar é tornar o Currículo acessível, ao fazê-lo precisamos olhar para as habilidades inerentes aos assuntos/conteúdos que estamos ministrando em sala de aula.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Anos Finais/Ensino Fundamental
Matemática
(Lúcio Mauro Carnaúba)
"A minha intencionalidade foi pensar na Adaptação Curricular. Como: tornando o currículo acessível ao ...
... ensinar noções de geometria com ênfase nas ideias de proporcionalidade. Adaptar na minha concepção envolve criatividade, sintonia com os conteúdos ensinados e adequação a habilidade inerente ao conceito que se deseja ensinar. Agora, eu posso pensar primeiro no objeto de aprendizagem que eu crio para ensinar e depois pensar numa habilidade intrínseca ou mesmo posso pensar na habilidade e criar o objeto de aprendizagem. Essas relações entre o ensinar e o aprender a aprender envolvem habilidades socioemocionais como empatia e respeito. A intencionalidade é de quem ensina e portanto ela é inerente ao ofício de mestre, há aquele que conhece e ensina o que sabe e há aquele que precisa ser bem orientado para saber fazer se ainda não sabe."
(Lúcio Mauro Carnaúba)
2023
"Nossos alunos, nosso orgulho" - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Parabéns a todos! - - - Matemática/Protagonismo Juvenil - - - %
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Adaptação Curricular - - - Emancipação de Osasco
Tabuada/Sugestão
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
Material de apoio aos alunos Sextos e Sétimos Anos - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Material de apoio para as aulas de Matemática - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Observação: atividades enviadas pela Professora Vanessa.
Sugestões da Professora Patrícia para Língua Inglesa
História
Professora Miriam - Língua Portuguesa
Professora Andréa - Ciências e Química
Professora Andréa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
TE /RA / SOU
|
RO/CAR
|
MAR / LO/TE
|
Ciências - Professora Maria Monzani
- Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;
- Se necessário, pesquise em seu livro didático página ou na internet para responder seus exercícios.
- Complete com as vogais corretas as palavras que usamos no nosso cotidiano para separar misturas heterogêneas. (A-E-I-O-U).
- Ordene as palavrinhas sobre misturas corretamente:
- ÇU/ A / CAR =_____________________________
- L / SA=__________________________________
- ZE / I / TE=______________________________
- I/ RE/ A=________________________________
- TIPOS DE MISTURAS
- MISTURAS HOMOGÊNEAS:
- MISTURAS HETEROGÊNEAS:
- Marque um (X) nas figuras que representam os materiais que são utilizados na cozinha de nossas casas e que quando misturamos com água transforma-se em uma mistura heterogênea.
Educação Física - Professora Michele
ARTE - Professora Rosely
Filosofia - Professor Henrique
Professor Márcio
Professora Izabel
Professora Cristiane - ARTE
Professora Miriam - Língua Portuguesa
Adaptação Curricular - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Fonte das Imagens:
Frações - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Aprender Geometria é muito legal! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome:___________________________________n°____Série:_____
Roteiro de Atividade
de Ciências 9º anos: A/B e C Professora: Andréa. - 3ºBimestre
Hereditariedade/Ideias
Preservação da biodiversidade.
Atividade de Adaptação
Evolução dos seres
vivos. No decorrer da
história, alguns animais tenha alterado seus hábitos, sofrido modificações
anatômicas ou tenha deixado de existir.
Preencha a tabela abaixo e no final
poderá colorir o desenho.
Observe o desenho as características
dos animais abaixo, preencha a tabela com SIM ou NÃO, baseados nos dados
coletado. Considere o desenho 1 como o ancestral (antepassados) comum.
Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome:___________________________________n°____Série:_____
Roteiro de Atividade
de Ciências 7º anos: B e C Professora: Andréa. - 3ºBimestre
Objetivo: Entender os fatores que influenciam na saúde das
pessoas.
Atividade de
adaptação
1)
Quais as medidas importantes de saneamento
básico. Assinale quem coleta o lixo da sua cidade
2) O
que se refere cada poluição?
A- Qual
desses objetos produz barulho (poluição sonora)?
B- Qual
desses objetos polui o ar (poluição do ar)?
3) Assinale
os objetos que nos protege da COVID-19?
4) Para
uma alimentação saudável é necessário vários tipos de alimentos cite 2 deles:
Frutas, legumes e derivados do
leite.
Maça |
Couve flor |
Chocolate |
|
Sabonete |
Refrigerante |
Queijo |
|
Danone |
Bacon |
Cenoura |
|
Peixe |
Abacaxi |
Ovo |
|
5) Para
uma higiene pessoal o que devemos utilizar.
Andar de bicicleta |
Tomar banho |
Sapato novo |
Escovar os dentes |
Roupa limpa |
Comer |
Nome:
____________________________________nº ____ série:_______ data: 13/08/2020
Professor Thiago
Atividades
de História 7º ano (Atividades do livro didático - Especial)
1) Desenhar o mapa e a
legenda da vegetação africana (página 25)
2) Fazer a reprodução do
desenho do Império de Mali, conforme livro na página 27
*Pode fazer os desenhos,
com os recursos que tiverem disponíveis.
Tenham um bom estudo e
fiquem em casa!
Não acumulem atividades,
para evitar ficar sem notas. Façam e entreguem o quanto antes;
Caso tenham alguma dúvida,
podem perguntar pelo meu WhatsApp, pelos grupos de estudo, Facebook e Blog da
escola;
Estamos todos juntos nessa
missão. Vamos nos incentivar e incentivar nossos alunos, pais, responsáveis
para superarmos essa missão!
Professor Thiago Santos
Professora Vanessa
Todas essas atividades são pro 6° e 7° né? É pra todos os 6°?
ResponderExcluirBoa tarde Paulo Sérgio! Você é nosso aluno de qual ano?
ResponderExcluirObrigado.
Essas atividades são destinadas aos alunos do ensino fundamental que tenham dificuldades em fazer as atividades do Roteiro de Atividades.
Mês de Abril e mês de maio.
6° ano
ExcluirÉ para copiar ???? Por favor respondam
ResponderExcluirBom dia! Paulo você irá apenas responder no caderno referente a disciplina do seu Professor. Bom domingo!
ResponderExcluir