Adaptações Curriculares

Texto de Sugestão adaptado

"Dentre todos os nossos alunos devemos observar aqueles com maior grau de dificuldade na aprendizagem das diferentes disciplinas do Currículo. Podemos enquanto Professores da Escola sugerir adaptações que permitam a sua participação neste momento de Pandemia, tais como: estabelecer uma rotina de estudos leve e tranquila onde nossos alunos possam dedicar algum tempo a determinada  disciplina, levando-se em conta os seus conhecimentos relevantes aos conteúdos tratados e de acordo com as habilidades que possuem e assim possam na medida do possível realizar as atividades propostas pelo seu Professor. Como estamos em isolamento social, é interessante pensar em estabelecer um momento para leitura e escrita, um momento para cálculos simples e se possível dependo das possibilidades de cada um fazer um trabalho de reconhecimento do ambiente doméstico. A leitura das embalagens, leitura de gibis, revistas indicadas para crianças e adolescentes, propaganda de mercados, entre outras. Há muitas possibilidades de tornar nossas casas um ambiente favorável à aprendizagem de diversos conteúdos e das mais diferentes maneiras."

(Lúcio Mauro Carnaúba) 


Há diferenças entre: Adaptação Curricular e Atividades Diferenciadas.

Adaptar é tornar o Currículo acessível, ao fazê-lo precisamos olhar para as habilidades inerentes aos assuntos/conteúdos que estamos ministrando em sala de aula. 

Parâmetros Curriculares Nacionais 


Anos Finais/Ensino Fundamental

Matemática

"A minha intencionalidade foi pensar na Adaptação Curricular. Como: tornando o currículo acessível ao ...

... ensinar noções de geometria com ênfase nas ideias de proporcionalidade. Adaptar na minha concepção envolve criatividade, sintonia com os conteúdos ensinados e adequação a habilidade inerente ao conceito que se deseja ensinar. Agora, eu posso pensar primeiro no objeto de aprendizagem que eu crio para ensinar e depois pensar numa habilidade intrínseca ou mesmo posso pensar na habilidade e criar o objeto de aprendizagem. Essas relações entre o ensinar e o aprender a aprender envolvem habilidades socioemocionais como empatia e respeito. A intencionalidade é de quem ensina e portanto ela é inerente ao ofício de mestre, há aquele que conhece e ensina o que sabe e há aquele que precisa ser bem orientado para saber fazer se ainda não sabe."     

(Lúcio Mauro Carnaúba) 

2023

"Nossos alunos, nosso orgulho" - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Parabéns a todos! - - - Matemática/Protagonismo Juvenil - - - %



Fonte: WhatsApp. 

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Adaptação Curricular - - - Emancipação de Osasco

 



Professora Kamila - PCA


https://matematicaef2.blogspot.com/2022/02/pei-professor-orlando-geribola_11.html






Professor Kamila 









Material elaborado por PCP Lúcio Mauro Carnaúba



Tabuada/Sugestão

PADRÕES E REGULARIDADES – PINTANDO A TABUADA

Pinte de 2 em 2

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

Pinte de 3 em 3

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

Pinte de 4 em 4

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

 Pinte de 5 em 5

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100


Pinte de 6 em 6

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

Pinte de 7 em 7

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100


Pinte de 8 em 8

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

Pinte de 9 em 9

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100

Pinte de 10 em 10

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100


 Fonte: Grupo de Matemática


Material de apoio aos alunos Sextos e Sétimos Anos - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






















INGLÊS





Observação: atividades enviadas pela Professora Vanessa.





Sugestões da Professora Patrícia para Língua Inglesa

* Procurar em casa 3 objetos ou produtos que possuam palavras em inglês, ilustrar, colorir e escrever a palavra em baixo.



História



Atividade para alunos com dificuldades de aprendizagem


Faça um desenho do que você mais gosta de fazer em casa durante este período da pandemia.










Geografia


Observe o mapa do Brasil dividido em regiões, faça a associação de seus contornos, com os do mapa mudo e depois pinte-o

usando as mesmas cores.







Língua Portuguesa





LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA MÁRCIA MUNIZ

ADAPTAÇÃO CURRICULAR

CRIE UMA
A HISTÓRIA PODE SER CONTADA COM

SOLICITO AJUDA DOS RESPONSÁVEIS NA ORIENTAÇÃO QUANTO A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE. 





Professora Miriam - Língua Portuguesa
















Professora Andréa - Ciências e Química



Professora Andréa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"









Observação: Vocês podem solicitar essas e outras atividades por e-mail, lciomauro.carnaba@gmail.com . 



Adaptação de ciências 7° ano



Máquinas simples são pequenos objetos ou instrumentos que facilitam a execução de diferentes afazeres do dia-a-dia (ex: martelo, tesoura, roldana e plano inclinado).




1-Qual dessas máquinas representa uma 

        (  )                                     (  )                                                (  )

                          


     
TE /RA / SOU
RO/CAR
MAR / LO/TE
       

                                                     


           



Máquinas complexas: são projetadas pelo ser humano, são máquinas que tornaram a vida mais fácil.

2-Faça um X, nas máquinas que são consideradas complexas.

(  ) robôs ( )  trens   (  )  automóveis.  (  ) aspirador de pó.

(  )  máquina de lavar roupa (  ) pá (   ) carrinho de mão (  ) corda. 

      (  ) serrote.

3-Em uma bicicleta, a roda dentada que se move com o pedal é denominada 

       


                     





4-Observe cada figura e indique com um ( X ) o ponto de apoio de cada equipamento.








5- Na sua casa existe vários equipamentos que se baseiam como máquina simples e máquinas complexas. Represente cada uma delas em situações do dia a dia. 





E. E. Professor Orlando Geribola

Nome:________________________________nº____2° ano ___ E.M.
Professora: _____________________________________________ .
                                                       
                                                         
Adaptação de química 2° e.m.




 A vida depende da água, bem como na maior parte do mundo que nos cercam, 97,2% formam os oceanos e mares, 2,11% as geleiras e calotas polares e 0,6% os lagos, os rios e águas subterrâneas. Responda:

1-Qual dos desenhos representa o desperdício de água.

(    )                                                (   )
          

                                        



2-De onde vem a água que chega a sua casa


 (  )                                                        (   )                                    (  )


           




3-A superfície terrestre é recoberta por água. Escreva no quadro, onde se encontra a maior quantidade de água salgada.

PIA                                                                                  VASO
CHUVA                                                                           TORNEIRA


LAGO                                                                               CACHOEIRA
RIO                                                                                           MAR
GELO                                                                                        POÇO


4-A água potável é própria para o consumo. Represente em forma de desenho como podemos utilizá-la.


  
E. E. Professor Orlando Geríbola

Nome:________________________________nº____9° ano: _____
Professora: ____________________________________________ .


Adaptação de ciências 9° ano

Coronavirus





ÁLCOOL EM GEL – CONTAGIO – FEBRE- CONTATO – MÃO – MASCARA – TOSSE-VACINA

1-      Responda as alternativas com a palavra chave, localizada a cima:

A-    O que correspondo o aumento de temperatura do corpo de uma pessoa contaminada...................
B-    A aglomeração de pessoas facilita o.........
C-    Parte do corpo que deve ser lavada varias vezes.............
D-    Devemos evitar o............ com pessoas contaminadas.
E-     É um dos sintomas do coronavírus ...........
F-     Liquido, incolor usado para passar nas mãos ...............
G-    É um acessório obrigatório para ser utilizado ............
H-    Não existe uma ................ para combater essa doença.


2-Faça uma pesquisa de quantos ESTADOS BRASILEIROS foram contaminados pela COVID-19 e qual teve o maior numero de casos.




                                                        #FiqueEmCasa





Ciências - Professora Maria Monzani



E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA
NOME: ___________________________________________________Nº____ 
PROFESSORA MARIA MONZANI


ATIVIDADE ADAPTADA DE CIÊNCIAS
_________________________________________________________________________
TEMA:  Misturas homogêneas e heterogêneas/ Transformações químicas
HABILIDADE: ( EF06CI01/EF06CI02 e EF06CI03)
VÍDEO AULA: (TV2.3/ CMSP- 30/04, 11 e 12/05/2020)
  • Leia com atenção cada questão e copie em seu caderno de ciências;
  • Se necessário, pesquise em seu livro didático página ou na internet para responder seus exercícios.
___________________________________________________________________


TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS SÃO AÇÕES QUE RESULTAM NA FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS. ALÉM DA MUDANÇA DE ESTADO, AS VARIAÇÕES DE CHEIRO, DE COR, DE DENSIDADE E DE TEMPERATURA PODEM SER EVIDÊNCIAS DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS. nELAS PODEM ACONTECER LIBERAÇÃO DE GASES.


  1. Complete com as vogais corretas as  palavras que usamos no nosso cotidiano para separar misturas heterogêneas. (A-E-I-O-U).


F

L
T
R

Ç




C

T

Ç




D

C

N
T

Ç




F
L

C

L

Ç



  1. Ordene as palavrinhas sobre misturas corretamente:

  1. ÇU/ A / CAR =_____________________________
  2. L / SA=__________________________________
  3. ZE / I / TE=______________________________
  4. I/ RE/ A=________________________________

VAMOS RELEMBRAR O QUE JÁ APRENDEMOS EM SALA DE AULA
  • TIPOS DE MISTURAS
  • MISTURAS HOMOGÊNEAS
São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase (monofásica). Exemplos: ÁGUA + UMA PITADA DE SAL
  • MISTURAS HETEROGÊNEAS:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc.

  1. Marque um (X) nas figuras que representam os materiais que são utilizados na cozinha de nossas casas e que quando misturamos com água transforma-se em uma mistura heterogênea. 
(   )

Uma paella(   )

Água potável(   )


Sal de cozinha(   )

 






Educação Física - Professora Michele









ARTE - Professora Rosely








Filosofia - Professor Henrique






Professor Márcio




1- O que você conhece da história do Brasil?


  2- O que você conhece da história da sua família?

Professora Izabel


Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Ensino
Escola Estadual Professor Orlando Geríbola
Professora Izabel - Sextos Anos
Língua Portuguesa – Maio 2020
Sugestão de atividades para alunos com dificuldades.












Fonte: Fonte: https://www.soescola.com/2017/05/atividades-de-portugues-2-ano-2.ht                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          ml


Professora Cristiane - ARTE


ROTEIRO DE ATIVIDADES ADAPTADO
DISCIPLINA: ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
ATIVIDADE 1:  CONHECENDO AS CORES QUENTES E FRIAS


CORES QUENTES: AS
CORES FRIAS: AS CORES FRIAS RECEBEM ESSE NOME UMA VEZ QUE SÃO AS CORES QUE TRANSMITEM SENSAÇÃO DE FRIO, ASSOCIADAS AO GELO, À ÁGUA E À LUA. SÃO ELAS:

1-PINTE A IMAGEM:  PARTE DA LUA, ESTRELAS E NUVENS COM AS CORES: AZUL, VERDE E ROXO.

                                       PARTE DO SOL COM AS CORES: AMARELO, LARANJA E VERMELHO.



ATIVIDADE 2: CONHECENDO AS CORES QUENTES E FRIAS

CORES QUENTES: AS
CORES FRIAS: AS CORES FRIAS RECEBEM ESSE NOME UMA VEZ QUE SÃO AS CORES QUE TRANSMITEM SENSAÇÃO DE FRIO, ASSOCIADAS AO GELO, À ÁGUA E À LUA. SÃO ELAS:


1-PINTE A IMAGEM:  PARTE DO SOL COM AS CORES: AMARELO, LARANJA E VERMELHO.

                                       PARTE DO MAR COM AS CORES: AZUL, VERDE E ROXO





Junho/2020




Professora Miriam - Língua Portuguesa





Adaptação Curricular - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



ADAPTAÇÕES CURRICULARES
















Material pedagógico organizado pelo PC Lúcio Mauro Carnaúba

Fonte das Imagens:


Frações - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

















Professora Márcia Muniz 
Língua Portuguesa





Ciências

Professora Andréa 







Matemática

Aprender Geometria é muito legal! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"














Língua Estrangeira Moderna 

Professora Vanessa



Professora Márcia Marcomini
Língua Portuguesa


Agosto 

Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Nome:___________________________________n°____Série:_____

Roteiro de Atividade de Ciências            9º anos: A/B e C             Professora: Andréa.                   -              3ºBimestre

Hereditariedade/Ideias Preservação da biodiversidade.

                    Atividade de Adaptação

 

Evolução dos seres vivos. No decorrer da história, alguns animais tenha alterado seus hábitos, sofrido modificações anatômicas ou tenha deixado de existir.

                Preencha a tabela abaixo e no final poderá colorir o desenho.

            Observe o desenho as características dos animais abaixo, preencha a tabela com SIM ou NÃO, baseados nos dados coletado. Considere o desenho 1 como o ancestral (antepassados) comum.

                 


Escola: E. E. "Professor Orlando Geríbola"


Nome:___________________________________n°____Série:_____

Roteiro de Atividade de Ciências            7º anos: B e C         Professora: Andréa.                        -              3ºBimestre

Objetivo: Entender os fatores que influenciam na saúde das pessoas.

 

Atividade de adaptação

1)      Quais as medidas importantes de saneamento básico. Assinale quem coleta o lixo da sua cidade

     




 

                                                                                        

                                            


     

              

2)      O que se refere cada poluição?

A-     Qual desses objetos produz barulho (poluição sonora)?

              

B-      Qual desses objetos polui o ar (poluição do ar)?

         

3)      Assinale os objetos que nos protege da COVID-19?

         

 

4)      Para uma alimentação saudável é necessário vários tipos de alimentos cite 2 deles:

Frutas, legumes e derivados do leite.

Maça

Couve flor

Chocolate

 

Sabonete

Refrigerante

Queijo

 

Danone

Bacon

Cenoura

 

Peixe

Abacaxi

Ovo

 

 

5)      Para uma higiene pessoal o que devemos utilizar.

Andar de bicicleta

Tomar banho

Sapato novo

Escovar os dentes

Roupa limpa

Comer


Nome: ____________________________________nº ____ série:_______ data: 13/08/2020

 

Professor Thiago

Atividades de História 7º ano (Atividades do livro didático - Especial)

 

1) Desenhar o mapa e a legenda da vegetação africana (página 25)

2) Fazer a reprodução do desenho do Império de Mali, conforme livro na página 27

 

*Pode fazer os desenhos, com os recursos que tiverem disponíveis.

 

Tenham um bom estudo e fiquem em casa!

Não acumulem atividades, para evitar ficar sem notas. Façam e entreguem o quanto antes;

Caso tenham alguma dúvida, podem perguntar pelo meu WhatsApp, pelos grupos de estudo, Facebook e Blog da escola;

Estamos todos juntos nessa missão. Vamos nos incentivar e incentivar nossos alunos, pais, responsáveis para superarmos essa missão!

Professor Thiago Santos


Professora Vanessa




5 comentários:

  1. Todas essas atividades são pro 6° e 7° né? É pra todos os 6°?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Paulo Sérgio! Você é nosso aluno de qual ano?
    Obrigado.
    Essas atividades são destinadas aos alunos do ensino fundamental que tenham dificuldades em fazer as atividades do Roteiro de Atividades.
    Mês de Abril e mês de maio.

    ResponderExcluir
  3. É para copiar ???? Por favor respondam

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Paulo você irá apenas responder no caderno referente a disciplina do seu Professor. Bom domingo!

    ResponderExcluir