sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Sistema de Promoção dos Integrantes do Quadro do Magistério

RESOLUÇÃO SEDUC - 69, DE 3 DE OUTUBRO DE 2024 

Dispõe sobre os referenciais bibliográficos e de legislação que fundamentam o processo de avaliação no Sistema de Promoção dos integrantes do Quadro do Magistério O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, e considerando: - A importância de se dar continuidade à política de valorização pelo mérito aos integrantes do Quadro do Magistério, possibilitando-lhes a passagem da faixa em que seu cargo ou função-atividade se encontra para a faixa imediatamente superior, mantido o nível de enquadramento, devido à aquisição de competências adicionais às exigidas para ingresso no cargo de que é titular ou função-atividade de que é ocupante; - A necessidade da adoção de procedimentos operacionais de competitividade, devidamente sintonizados com a natureza das atividades do cargo ou função dos professores, diretores de Escola, supervisor de ensino (exceto 2018), coordenador pedagógico (em extinção), esses pertencentes a rede estadual de educação do Estado de São Paulo, Resolve: Artigo 1º - Os referenciais bibliográficos e legislação que fundamentam o processo de avaliação no sistema de Promoção dos integrantes do Quadro do Magistério, instituído pela Lei Complementar nº. 1.097, de 27-10-2009, alterada pela Lei Complementar nº. 1.143, de 11-07-2011, e regulamentada pelo Decreto nº. 55.217, de 21-12-2009, alterado pelo Decreto nº 60.650, de 15-07-2014, são os constantes dos anexos que integram a presente resolução. Artigo 2º - A avaliação das competências, entendidas estas como o conjunto de conhecimentos, procedimentos e iniciativas que o servidor possui e do qual se utiliza nas atividades desenvolvidas em seu ambiente de trabalho, será aplicada ao titular de cargo efetivo, nos cargos dos integrantes do Quadro do Magistério. Parágrafo único - O disposto no caput deste artigo também se aplica às classes docentes em extinção. Artigo 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. DIRETORES E SUPERVISORES ANEXO A - PARTE COMUM I - LEGISLAÇÃO SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-55588- 17.03.2010.html. Acesso em: 23 jul. 2024. SÃO PAULO (Estado). Lei n° 15.667, de 12 de janeiro de 2015. Dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2015/lei-15667- 12.01.2015.html. Acesso em: 23 jul. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SEDUC nº 4, de 19 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a Avaliação de Desempenho de Diretores Escolares/Diretores de Escola e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-de-educacao/resolucaoseduc-4-de-19-1-2024-20240122112111097605. Acesso em 30 jul. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Portaria do Coordenador, de 14 de março de 2024. Dispõe sobre o Apoio Presencial para os Professores, em sala de aula, pelo Diretor Escolar/Diretor de Escola, Vice-Diretor Escolar, Coordenador de Gestão Pedagógica/Coordenador de Gestão Pedagógica Geral e Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento. Disponível em: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-de-educacao/portaria-docoordenador-de-14-03-2024-2024031411218214181732. Acesso em: 23 jul. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SEDUC n° 38, de 3 de junho de 2024. Altera a Resolução SEDUC 4, de 19 de janeiro de 2024, que dispõe sobre a Avaliação de Desempenho de Diretores Escolares/Diretores de Escola e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-educacao/resolucaoseduc-n-38-de-3-de-junho-de-2024-2024060311221220354259. Acesso em 30 jul. 2024. II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS BRASIL. Ministério da Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. GESTÃO escolar e formação de gestores. Em aberto, Brasília, INEP, v. 17, n. 72, abr./jun. 2000. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2649/2387. Ac esso em: 1 ago. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2022/07/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. São Paulo: SEDUC, 2021. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/PEE-SPDOCUMENTO-OFICIAL.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. CONHECIMENTOS ESPCÍFICOS ANEXO B - DIRETORES Conhecimentos específicos: LIVROS E ARTIGOS CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729POR.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar; dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imesp, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/conflitos_na_esco la.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo: FTD; Salvador: Fundação Odebrecht, 2006. FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013. FRESCHI, Elisandra Mottim; FRESCHI, Márcio. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. REI: Revista de Educação do IDEAU, Passo Fundo, IDEAU, v. 8, n. 18, 2013. Disponível em: https://www.passofundo.ideau.com.br/wpcontent/files_mf/58059286bd30c43864fe675a1b6f659d20_1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024. GOIS, Antônio. Líderes na escola: o que fazem bons diretores e diretoras, e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam. São Paulo: Moderna, Santillana, 2020. Disponível em: https://www.fundacaosantillana.org.br/publicacao/lideres-na-escola/ Acesso em: 31 jul. 2024. HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do tempo: concentre-se no que importa, evite distrações, faça o que tem que ser feito. Rio de Janeiro: Sextante, 2022. LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023. MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015. MURICI, Izabela Lanna; CHAVES, Neuza. Gestão para resultados na educação. 2. ed. São Paulo: Falconi, 2016. PARO, Vitor. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015. PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. REIS, Pedro. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: CCAP, 2011. (Cadernos do CCAP, 2). Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4708/1/Observacao-de-aulas-eavaliacao-do-desempenho-docente.pdf. Acesso em 23 jul. 2024. SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. WALDHELM, Ana Cristina Prado de Oliveira; SOUZA, Andrea Paula. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, CESGRANRIO, v. 24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/pbTYGpPqRVhb5rs4QvCh4Qs/?lang=pt. Acesso em: 1 ago. 2024. WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. ANEXO C - SUPERVISORES Conhecimentos específicos: LIVROS E ARTIGOS ALARCÃO, Isabel. Do olhar supervisivo ao olhar sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2005. p. 11-55. ALARCÃO, Isabel. A supervisão no campo educativo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2020. (Educação e Formação, Cadernos Didáticos, 8). Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/29513/3/Cadernos%20Didaticos_8_IAlarca o_digital.pdf. Acesso em: 23 jul. 2024. ALVES, Nilda (coord.). Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014. CARVALHO, Maria do Carmo Brant de et al. Avaliação em educação: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados? Cadernos Cenpec, São Paulo, Cenpec, v. 2, n. 3, 2007. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/10 9. Acesso em: 2 ago. 2024. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009. FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010. Cap. 10 e 11. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2011. HARVARD BUSINESS REVIEW. Gestão do tempo: concentre-se no que importa, evite distrações, faça o que tem que ser feito. Rio de Janeiro: Sextante, 2022. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus, 2018. PATTON, Bruce; STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Conversas difíceis: como discutir o que é mais importante. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. POSSANI, Lourdes de Fátima Paschoaletto; ALMEIDA, Júlio Gomes; SALMASO, José Luís (org.). Ação supervisora: tendências e práticas. Curitiba: CRV, 2012. RANGEL, Mary (org.). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2013. RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 9. ed. Campinas: Papirus, 2001. SANTOS, Sandra; ARAÚJO, Luzia. Supervisão e inclusão: interfaces no ISERJ. In: RANGEL, Mary; FREIRE, Wendel (org.). Supervisão Escolar: avanços de conceitos e processos. Rio de Janeiro: Wak, 2011. p. 123-142. SILVA JUNIOR, Celestino Alves da (org.). Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 2004. Cap. 3 e 4. WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA I PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II ANEXO D - PARTE COMUM I – LEGISLAÇÃO BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [s/d]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 23 set. 2024. BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [s/d]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 23 set. 2024. BRASIL. Decreto n.º 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 23 set. 2024. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf . Acesso em: 23 set. 2024. BRASIL. Lei nº. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a lei de Migração. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/L13445.htm . Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 55.588, de 17 de março de 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2010/decreto-55588- 17.03.2010.html Acesso em: 23 set. 2024. II - PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/CNE, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2004. Caderno 1, parte II. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Política de Educação Especial do Estado de São Paulo. São Paulo: SEDUC, 2021. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/PEE-SPDOCUMENTO-OFICIAL.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. III – LIVROS E ARTIGOS AZAMBUJA, Celso Candido de, SILVA, Gabriel Ferreira da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filososfia Unisinos, São Leopoldo, Unisinos, v.25, n.1, jan/abr. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fun/a/jWKkyjpRzxjm6c85yCKv4MN/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024. CARVALHO, Maria do Carmo Brandt de et al. Avaliação em educação: o que a escola pode fazer para melhorar seus resultados? Cadernos Cenpec, São Paulo, Cenpec, n. 3, 2007. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/10 9 Acesso em: 23 set. 2024. CECCON, Cláudia et al. Conflitos na escola: modos de transformar: dicas para refletir e exemplos de como. São Paulo: CECIP, Imesp, 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/conflitos_na_esco la.pdf Acesso em: 23 set. 2024. COSTA, Antonio Carlos Gomes da; VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000. LEMOV, Doug. Aula nota 10 3.0: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2023. MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015. WILLIAMS, Richard L. Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ANEXO E - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA I Conhecimentos específicos: LIVROS E ARTIGOS BARROS, Maria Isabel A. (org.). Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alana, 2018. 113p. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/wpcontent/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf BOTÃO. Ubirajara dos Santos; SILVA, Silvane. Narrativas Quilombolas. São Paulo: SE, 2017. p. 38-55. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/materialdidatico-narrativas-quilombolas-e-apresentado-para-rede/ Acesso em: 23 set. 2024. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2018. KLEIMAN, Ângela B. et al. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012. 4ª Parte, cap. III. LERNER, Délia. É possível ler na escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de professores Alfabetizadores: coletânea de textos, módulo 2. Brasília: MEC, 2001. p. 18-41. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_2.pdf Acesso em: 23 set. 2024. NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion Passos. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica. 2019. WEIZ, Telma. Como se aprende a ler e escrever ou, prontidão, um problema mal colocado. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de professores Alfabetizadores: coletânea de textos, módulo 1. Brasília: MEC, 2001. p. 94 – 104. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/colet_m1.pdf Acesso em: 23 set. 2024. PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo. Peirópolis: 2016. ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - LINGUA PORTUGUESA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 67-84. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71; 196-203. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. BARBOSA, Jacqueline; ROJO, Roxane. Campos de atuação, letramentos e gêneros na BNCC. In: NASCIMENTO, Elvira Lopes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; LOUSADA, Eliane (org.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019. KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria & prática. 15. ed. Campinas: Pontes, 2017. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de textos e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004. SILVA, Wagner Rodrigues; FIDELIS, Andreia Cristina; ANTONELLA, Kiahra. Laboratório virtual de pesquisa escolar com gramática: educação científica em aulas de língua materna. Texto Livre, Belo Horizonte, UFMG, v. 17, 2024. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/tl/a/vSH5zLWrTbc57PhxwqvvMwp/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO FISICA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 179 -190. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71; 196-203. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS ALVES, Flávio Soares. Tensionamentos acerca do Autoconhecimento a partir (e além) da BNCC. Educação & Realidade, Porto Alegre, UFRGS, v. 49, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/R4XbnX3Q5WTyzmw7rFSFWwt/?lang=pt# Ac esso em: 23 set. 2024. CASTELANNI FILHO, Lino. Educação Física No Brasil: A História Que Não Se Conta. 19. ed. Papirus, 2013. DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013. DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003. FERRANDES-RIO, Javier et al. Atividades e jogos cooperativos. Petrópolis: Vozes, 2015. GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017. MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 19–25, 2021. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26982 Acesso em: 24 mar. 2024. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – ARTE Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 151-160. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71; 196-203. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS ALMEIDA, Berenice de. Encontros musicais: pensar e fazer música na sala de aula. São Paulo: Melhoramentos, 2011. BARBOSA, Ana Mae. Ensino do desenho e da arte no Brasil. Revista NAVA, Juiz de Fora, UFJF, v. 7, n. 1/2, p. 28-51, ago. 2018/2019.. Disponível em: https://www.academia.edu/51756099/Ensino_do_desenho_e_da_arte_no_Br asil Acesso em: 23 set. 2024. KOUDELA, Ingrid Dormien. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. LAGROU, Els. Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte: Com Arte, 2013. MARQUES, Isabel Azevedo. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2018. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1994. REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: Atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 1996. SHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2012. 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Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024. LANDULFO, Cristiane Maria Campelo Lopes de Sousa. Currículo e formação inicial dos professores de italiano no Brasil: constatações e reflexões. Salvador: UFBA, 2016. p. 127 a 177. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32189/1/Tese%20Cristiane%20Land ulfo.pdf Acesso em: 23 set. 2024. LANDULFO, Cristiane Maria Campelo Lopes de Sousa. (Re)significando o ensino do italiano: práticas plurais, democráticas e reflexivas. Revista Italiano, Rio de Janeiro, UERJ, v. 10, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48769 Acesso em: 23 set. 2024. PALERMO, Massimo. Linguistica testuale dell'italiano. Bologna: Il Mulino, 2012. PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana (org.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. São Paulo: Mercado das Letras, 2013. TREVISOL, Angela Gonçalves. O lúdico no ensino e aprendizagem de italiano LE: teoria e prática. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/178888. Acesso em: 23 jul. 2024. JAPONÊS Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 203-209. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 23-71. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS ABE, Yoko; NAKAMURA, Masako. Shokyû o oshieru. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 9. The Japan Foundation, Tóquio, 2007. ABE, Yoko; HATTA, Naomi; FURUKAWA, Yoshiko. Oshiekata o kaizen suru. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 13. The Japan Foundation, Tóquio, 2010. ENDO, Cristina Maki et al. 70 perguntas de pessoas que ensinam japonês no Brasil. São Paulo: Aliança Cultural Brasil - Japão, 2009. KRAMASCH, Claire. Cultura no ensino de língua estrangeira. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, LAEL/PUC-SP, v. 19, n. 4, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/8B3QB3FB5Nv7KFZRmrXrS5H/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024. KUBOTA, Yoshiko. Nihongo kyôshi no yakuwari/course design. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 1. The Japan Foundation, Tóquio, 2006. OTA, Junko et al. Introdução à gramática da língua japonesa. São Paulo: Centro de Estudos Japoneses/FFLCH/USP, 2001. TSUBOYAMA, Yumiko; YANASHIMA, Fumie. Nihon jijô-Nihon bunka o oshieru.Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 11. The Japan Foundation, Tóquio, 2010. YOKOYAMA, Noriko; OSHIO, Kazumi; ÔSUMI, Atsuko. Gakushû o hyôka suru. Kokusai Kôryû Kikin Nihongo Kyôjuhô, Series 12. The Japan Foundation, Tóquio, 2011. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – MATEMÁTICA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 219-234. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. 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Elementos de didática da matemática. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010. FAYOL, Michel. Numeramento: aquisição das competências matemáticas. São Paulo: Parábola, 2012. GRAVINA, Maria Alice et al. (org.). Matemática, mídias digitais e didática: tripé para formação de professores de matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/267120/001188283.pdf Acesso em: 23 set. 2024. POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – CIÊNCIAS Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 267-279. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS ATKINS, Peter; JONES, Loretta; LAVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. BOTELHO, Maria Luiza Silva Tupy Botelho; QUADROS, Ana Luiza de. Representações multimodais em aulas de Ciências da Educação Básica: o papel das representações informais. Ciência & Educação, Bauru, UNESP, v. 29, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/L85fqpxjxHDDmVZhpWNMZKt/?lang=pt# Ace sso em: 23 set. 2024. CACHAPUZ, Antonio; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. A necessária renovação do ensino de ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018. LANGHI, Rodolfo; RODRIGUES, Fábio Matos (org.). Interfaces da educação em astronomia: currículo, formação de professores e divulgação científica; ações dialógicas na prática de ensino de astronomia. São Paulo: Livraria da Física, 2022. SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vitor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017. TEIXEIRA, Wilson et al. (org.). Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. URRY, Lisa A. et al. Biologia de Campbell. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – GEOGRAFIA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 295-313. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 II – LIVROS E ARTIGOS AB’SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. ed. Campinas: Papirus, 2003. Cap. 1- 3. CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia (online), v. 7, n. 13, p. 207–232, jan./jun. 2017. Disponível em https://revistaedugeo.com.br/index.php/revistaedugeo/article/view/494 Acess o em: 23 set. 2024 COSTA, Wanderley Messias da. Geografia política e geopolítica. Discursos sobre o território e o poder. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2010. KLUG, Letícia; MARENGO, Jose A.; LUEDEMANN, Gustavo. Mudanças climáticas e os desafios brasileiros para a implementação da Nova Agenda Urbana. In: COSTA, Marco Aurélio (org.). O Estatuto da Cidade e a Habitat III: um balanço de quinze anos da política urbana no Brasil e a Nova Agenda Urbana. Brasília: IPEA, 2016. https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9184/1/Mudan%C3%A7as %20clim%C3%A1ticas.pdf Acesso em: 23 set. 2024 MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: HUCITEC, 1985. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2021. SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2021. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – HISTÓRIA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019. p. 295-313. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2023/02/Curriculo_Paulista-etapas-Educa%C3%A7%C3%A3oInfantil-e-Ensino-Fundamental-ISBN.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 II – LIVROS E ARTIGOS ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. CAVALCANTI, Tiago Muniz. Trabalho escravo contemporâneo: hoje, o mesmo de ontem. Veredas do Direito, Belo Horizonte, Dom Helder, v. 20, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vd/a/Z7SBdtrRmT8Gvdt8dzr4dLz/?lang=pt# Acesso em: 23 set. 2024 FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. HERNANDEZ, Leila Leite. África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2015. MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016. REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: O tempo das crises; Revoluções, fascismos e guerras. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. v. 2. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – BIOLOGIA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 133-152; 218 -221. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 II – LIVROS E ARTIGOS ALMEIDA, Ana Maria Rocha de; EL-HANI, Charbel Niño. Um exame históricofilosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento. Scientiae Studia: São Paulo, FFLCH/USP, v. 8, n. 1, 2010. p. 9 – 40. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/KBtnzpjBtDxpS9KLsBgpbHN/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024. BIZZO, Nélio. Novas bases da Biologia: ensino médio. São Paulo: Ática, 2011. 3v. BIZZO, Nélio. Metodologia de ensino de biologia e estágio supervisionado. São Paulo: Ática, 2012. CALDEIRA, Ana Maria de Andrade; ARAUJO, Elaine S. Nicolini Nabuco de (org.). Introdução à didática da biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.Cap 1, p. 111 – 130; Cap 3, p. 149 – 160; Cap 5, p. 175 - 187. KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2019. ROCHA, Ana Maria de Almeida; EL-HANI, Charbel Niño. Um exame históricofilosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento. Scientiae Studia, São Paulo, FFLCH/USP, v. 8, n. 1, p. 9 – 40, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/KBtnzpjBtDxpS9KLsBgpbHN/?lang=pt Acesso em: 23 set. 2024 URRY, Lisa A. et al. Biologia de Campbell. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – QUÍMICA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 133-152; 218 -221. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 II – LIVROS E ARTIGOS ADAMS, Fernanda Welter.; NUNES, Simara Maria Tavares. A contextualização da temática energia e a formação do pensamento sustentável no ensino de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 137-148, maio 2022. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_2/06-ODS-64- 21.pdf Acesso em: 13 fev. 2023. ATKINS, Peter; LORETTA, Jones, LAVERMAN, Leroy. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio Ambiente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. CHIARO, Sylvia de; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. 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Química Nova na Escola, São Paulo, Instituto de Química/USP, v. 44, n. 2, p. 115-125, maio 2022. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc44_2/04-ODS-82-21.pdf Acesso em: 23 set. 2024 SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de química. 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023. ZANOTTO, Ricardo Luiz; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Ensino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares. Ciência & Educação, Bauru, Unesp, v. 22, n. 3, p. 727–740, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/9yjWrqNWN6yrn4rMnKTm3cm/?format=pdf&l ang=pt Acesso em: 24 set. 2024 ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – FÍSICA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 133-152; 218 -221. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 II – LIVROS E ARTIGOS ABDALLA, Maria Cristina Batoni. O discreto charme das partículas elementares. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2014. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (coord.). Ensino de física. São Paulo: Cengage Learning, 2011. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: mecânica. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2020. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: física térmica, óptica. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2015. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2022. HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Editora Bookman, 2015. OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fática Oliveira. Astronomia e Astrofísica. São Paulo: Livraria da Física, 2017 PIRES, Antonio Sergio Teixeira. Evolução das ideias da física. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – SOCIOLOGIA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. 2 ed. Estudos e Pesquisas, informação demográfica e socioeconômica, Rio de Janeiro, n. 48, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101972_informativo.pdf Acess o em: 4 jun. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 167-179; 229-234. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 23 set. 2024 II – LIVROS E ARTIGOS ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009. BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2022. BAUMAN, Zygmunt. Para que serve a sociologia? Rio de Janeiro: Zahar, 2015 HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. A práxis e a compreensão da práxis: sobre as teses as Feuerbach. Problemata: Revista Internacional de Filosofia, João Pessoa, UFPB, v. 10, n. 4, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/49720 Aces so em: 23 jul. 2024. LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, UFC, v. 45, n. 1, p. 45-61, jan./jun. 2014. 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Scientiae Studia, São Paulo, FFLCH/USP, v. 2, n. 4, dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/n3cCz6JTQch58cvbmKJjRnN/#. Acesso em: 23 set. 2024. KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Nova Cultural, 1999. SAVIAN FILHO, Juvenal. Argumentação: a ferramenta do filosofar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. SILVA, Madalena da; BONIN, Joel Cezar; GARROTE, Ramón. Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas? Educação em Análise, Londrina, UEL, v. 8, n. 1, p. 62–78, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/48174 Aces so em: 23 set. 2024. SINGER, Peter. Ética prática. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2018. WEFFORT, Francisco Correia (org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 2006. v. 1 e 2. ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – PSICOLOGIA Conhecimentos específicos: LIVROS E ARTIGOS CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001. COLL, César; PALACIOS, Jésus; MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. v. 1 e 2 CUNHA, Marcos Vinícius da. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. DAVIS, Claudia; OLIVEIRA de Zilma. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994. GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos; aplicações à prática. 21 ed. São Paulo: Vozes, 2015. KAPPEL, Verônica Borges; GONTIJO, Daniela Tavares; MEDEIROS, Marcelo; MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles. Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, Unesp, v. 18, n. 51, p. 723-735, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YwQZFRzqWqwGpQ6w47RcvLS/?lang=pt# . Ac esso em: 23 set. 2024. LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2003. SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Psicologia da educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, ABRAPEE, v. 18, n. 3, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/dXNR87XJcBw5v74bxtsbNyf/# Acesso em: 23 set. 2024. VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984 ANEXO F - PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - EDUCAÇÃO ESPECIAL DEFICIÊNCIA FÍSICA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 39-40. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf . Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS BAMPI, Luciana Neves da Silva; GUILHEM, Dirce; ALVES, Elioenai Dornelles. Modelo social: uma nova abordagem para o tema deficiência. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, Ribeirão Preto, USP, v. 18, n. 4, p. 816-823, ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/yBG83q48WG6KDHmFXXsgVkR/?lang=pt Aces so em: 23 set. 2024. BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (orgs). 2 ed. Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2011. BORGES, Caroline Santos. Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva. Curitiba: Appis, 2020. GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. As Tecnologias Assistivas em ambiente computacional e telemático: novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa. Revista da FACED, Salvador, FACED-UFBA, n. 9, p. 55- 74, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2684/1894. Ace sso em: 23 set. 2024. MACEDO, Paula Costa Mosca. Deficiência física congênita e Saúde Mental. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Rio de Janeiro, SBPH, v. 11, n. 2, p. 127-139, dez. 2008 . 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Revista Brasileira de Educação Especial, Santa Maria, UFSM, v. 30, n. 59, p. 763-774, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28432/pdf. Acesso em: 23 set. 2024. DEFICIÊNCIA AUDITIVA Conhecimentos específicos: I – PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de trabalho nomeado pela Portaria Ministerial n.º 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria n.º 948, de 09 de outubro de 2007: Brasília, Ministério da Educação Básica, Secretaria da Educação Especial, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 23 set. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista: etapa ensino médio. São Paulo: SEDUC, 2020. p. 39-40. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensin o%20M%C3%A9dio.pdf . Acesso em: 23 set. 2024. II – LIVROS E ARTIGOS ALMEIDA, Djair Lázaro de; SANTOS, Gláucia Ferreira Dias dos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, UNISC, v. 23, n.3, p. 30- 57, 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/6033 Acesso em: 23 set. 2024. BERNARDINO, Elidéa Lúcia Almeida. Absurdo ou Lógica: Os surdos e sua produção linguística. Belo Horizonte: Profetizando Vida, 2000. BORGES, Caroline Santos. Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva. Curitiba: Appis, 2020. KEZIO, Gérison Fernandes Lopes. 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Fonte: SEE/SP

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