EE. “Professor Orlando Geríbola”
Atividades de Geografia – Professora Carmen
1º anos do Ensino Médio
LEITURA E ANÁLISE DE IMAGENS
1. Observe as imagens relacionadas às alterações antrópicas para realizar as atividades propostas.
Realize a atividade que tem como base as questões a seguir:
1) O que você entende por ação antrópica?
2) Quais são os processos observados nas imagens?
3) Quais são os fatores geradores de tais processos?
4) O que cada cidadão pode fazer para minimizar os problemas causados?
Nome:___________________________________________ Série__________.
Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 10/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e mail: carmenlizete@uol.com.br. |
EE. Professor Orlando Geríbola
Atividades de Geografia – Professora Carmen
2º Anos do ENSINO MÉDIO
A Gênese geoeconômica do território Brasileiro
Podemos afirmar que gênese geoeconômica do território brasileiro é uma expressão que diz respeito ao fato de que a formação geoeconômica do Brasil está ligada ao processo de coloniza- ção, o qual foi iniciado no século XVI, tendo perdurado até o século XIX.
A colonização que ocorreu no Brasil foi a de exploração. Os portugueses exploraram o nosso pau-brasil, mandando para Portugal. A nossa população foi formada peno índios, que já habitavam o território, pelos portugueses, que colonizaram, e pelos negros africanos, escravos que vieram para colonizar. Isso ocorreu no século XVI.
A distribuição territorial no Brasil foi delineada na ótica dos interesses mercantilistas, na qual a terra sempre foi vista como um objeto de interesse financeiro. A ocupação portuguesa no Brasil priorizou a conversão da cultura local para valores culturais e religiosos dos europeus, e a divisão territorial por meio das capitanias hereditárias. Essas parcelas de terras eram doadas, de caráter vitalício e hereditário, a elementos pertencentes à pequena nobreza lusitana, os donatários. Assim, deu-se início à alta concentração de latifúndios monocultores no Brasil. Essa ocupação teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, fixando-se primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal.
A cana-de-açúcar - – Séculos XVI e XVII – teve início de seu cultivo no Litoral do Nordeste, nos atuais Estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia, além de pequenas áreas no litoral do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo – destino da produção: Mercado europeu, comercializado via Portugal devido ao pacto colonial. O açúcar tornou-se principal atividade de exploração, sua produção era controlada em Salvador por essa razão Salvador tornou-se principal centro e primeira capital do Brasil.
A mineração começa no século XVIII, exploração do ouro, prata e pedras preciosas - principais áreas de ocorrência: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. – Destino da produção: Portugal, mas, como consequência de acordos comerciais, o ouro brasileiro teve, em grande parte, como destino final, a Inglaterra. Toda produção era controlada na cidade do Rio de Janeiro, que superou Salvador e se tornou segunda capital do Brasil.
Café – Segunda metade do século XIX ao início do século XX. Inicialmente o café foi cultivado no Vale do Paraíba, devido ao clima úmido e solo arenoso, serra mar o café não prosperou, e acabou se adaptando no estado de São Paulo devido a terra roxa e clima menos úmido. Principais áreas de ocorrência: Rio de Janeiro, São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo, posteriormente se expandiu para o Norte do Paraná e Mato Grosso. Destino da produção: Europa e Estados Unidos.
Atividades
Após a leitura e análise do texto responda as questões:
1-) O que significa a expressão gênese geoeconômica do território brasileiro?
2-) Que tipo de colonização ocorreu no Brasil?
3-) Onde se deu o início da ocupação portuguesa no Brasil?
4-) Onde estava localizada a primeira capital brasileira?
5-) Preencha a tabela abaixo:
Atividades econômicas | Áreas de destino |
Cana-de-açúcar |
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Mineração |
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Café |
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Nome___________________________________________ Série _____
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Atividades de Geografia – Professora Carmen
3º Anos – Ensino Médio
A Regionalização do espaço Mundial
O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.
As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:
· a localização espacial
· o clima
· o relevo
· a vegetação
· os aspectos sociais, políticos e econômicos
Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.
Para regionalizar o espaço mundial, são utilizados alguns critérios, como, por exemplo: o Produto Nacional Bruto (PNB), utilizado pelo Banco Mundial; o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.
Atividades
1-) Pesquisem em livros didáticos, jornais ou em redes sociais e plataformas digitais, informações e dados sobre os indicadores acima destacados dos países a seguir:
a) Pesquise e complete a tabela:
PAÍSES | PIB | IDH |
Estados Unidos
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Alemanha
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Japão
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Rússia
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México
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Brasil
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Serra Leoa
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2-) De um exemplo de uma forma de regionalizar uma cidade?
3-) qual a importância de se regionalizar uma determinada área?
Nome___________________________________________, série_________
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Atividades de Geografia – Professora Carmen
6º anos – Anos Finais do E.F.
LEITURA E ANÁLISE DE PAISAGENS
Definindo o conceito
Leia o texto 1, de autoria do geógrafo brasileiro Milton Santos:
Tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes, mas também de cores, movimento, odores, sons etc. [...] A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por fração de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade ou por qualquer outro critério. [...] suscetível a mudanças irregulares ao longo do tempo, a paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço. |
Atividades
1-) Analisando os planos da paisagem
No processo de observação, leitura e análise de uma paisagem, consideramos seus elementos, que podem ser naturais e/ou sociais e culturais, dos mais próximos aos mais distantes. Nesta atividade, destacamos na imagem 1, quatro planos de uma paisagem da cidade de Atibaia/SP, para facilitar a leitura e a análise dos seus elementos. Observe a paisagem que foi registrada pela fotografia a seguir e preencha o quadro com os resultados da sua análise.
2-) o que é paisagem?
______________________________________________________________________
3-) Dê dois exemplos de paisagens naturais.
_______________________________________________________________________
4-) Dê dois exemplos de paisagens sociais.
_______________________________________________________________________
Nome:_____________________________________, série__________.
Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 10/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e mail: carmenlizete@uol.com.br. |
E.E. Professor Orlando Geríbola
Atividades de Geografia – Professora Carmen
9º Anos A, B e C
Diversidade e dinâmica da população mundial e local
A população mundial atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas em 1800. Na época, as condições sanitárias eram precárias se compararmos com as atuais. Com o passar do tempo e as evoluções científicas e tecnológicas, a população mundial continuou crescendo, chegando a 7 bilhões em 2011 e, em 2020, a 7,8 bilhões.
. Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, os habitantes do globo vivenciaram significativas mudanças, que permitiram mais longevidade e melhores condições de vida.
São exemplos dessas mudanças significativas:
· Desenvolvimento da penicilina;
· Uso da tecnologia na produção alimentar;
· Surgimento de vacinas para erradicação de doenças;
· Saneamento básico, tratamento de esgoto e planejamento urbano, além de infraestruturas que possibilitaram a população mundial viver mais e melhor.
Foi com o desenvolvimento tecnológico e com a ciência que o ser humano atingiu o patamar de viver por mais tempo: vacinas, remédios, produção alimentícia em larga escala, entre outras inovações, o que reduziu consideravelmente a taxa de mortalidade.
Chegamos a 2 bilhões de pessoas em 1930, época da proliferação da penicilina pelo mundo e do desenvolvimento de vacinas. Cinquenta anos depois, na década de 1980, já éramos mais que o dobro de pessoas, 5 bilhões. No início do século XXI, em 2000, 6 bilhões. Atualmente, somos quase 8 bilhões de habitantes. Esse crescimento é assustador, mas nos faz refletir sobre as positivas mudanças para a vida humana, tornando-a mais confortável do que há 12 mil anos.
Distribuição da população mundial
A população mundial não está distribuída de forma regular pelo globo. Há enormes áreas com vazios demográficos, como no continente africano e na América do Sul. Porém, existem territórios pequenos que abrigam uma significativa quantidade de pessoas, fazendo-as viver em condições de superlotação em determinados locais. Como exemplo, vejamos o caso do Japão, país pequeno em extensão territorial, mas que abriga mais de 120 milhões de pessoas. A China é outro exemplo: é o país que possui a maior população do globo, mas essa população está concentrada, em sua maioria, na vertente oriental do país.
Vejamos os 10 países mais populosos do mundo e suas respectivas populações, com dados de 2019.
· 10º lugar: México — 127.575.529 habitantes.
· 9º lugar: Rússia — 145.872.260 habitantes.
· 8º lugar: Bangladesh — 163.046.173 habitantes.
· 7º lugar: Nigéria — 200.963.603 habitantes.
· 6º lugar: Brasil — 211.049.519 habitantes.
· 5º lugar: Paquistão — 216.565.317 habitantes.
· 4º lugar: Indonésia — 270.625.567 habitantes.
· 3º lugar: Estados Unidos da América — 326.766.748 habitantes.
· 2º lugar: Índia — 1.366.417.756 habitantes.
· 1º lugar: China — 1.433.783.692 habitantes.
BRASIL ESCOLA
Atividades
Após a leitura, análise cópia do texto, responda as questões:
1-) Quais fatores permitiram após a Revolução Industrial melhores condições de vida da população mundial?
2-) Quantos habitantes atualmente há no mundo?
3-) De que forma está distribuída a população mundial?
4-) Dê um exemplo de países que são pequenos e possuem uma grande população.
5-) Em qual continente está localizado o país populoso em 10º lugar?
6-) Qual o continente mais populoso?
Obs: copiar o texto e as questões no caderno, responder, tirar uma foto e me enviar pelo Whatsapp no privado. Não esqueçam de colocar o nome e a série na atividade. Data de entrega 10/03/21 |
Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/p/professora-carmen-geografia-sextos-anos.html
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