sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Assunto da Pauta do ATPC dos dias 16/17 e 18 de fevereiro - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. “Professor Orlando Geríbola”

 

Organização das ELETIVAS 2021

 

“Varal dos Sonhos”

 

Professores analisam e discutem os elementos dos Projetos de Vida dos alunos para motivar a oferta das ELETIVAS.

 

Os professores podem mencionar os “Cartazes” e os “Varais de Profissões” dispostos nos quadros da escola. 

 

“Feirão das ELETIVAS”

 

Momento para os professores apresentarem suas ELETIVAS para os alunos despertando sua curiosidade e seu interesse. 

 

Etapas da Ementa:

 

Curso:

Professor:

Disciplina:

Período Letivo:

Carga Horária:

 

Justificativa:

Objetivo:

Conteúdo Programático:

Metodologia:

Recursos Didáticos:

Avaliação:

Culminância

Bibliografia Geral

 

 

O que as ELETIVAS devem possibilitar ao aluno:

 

1. Exercitar suas escolhas para aprimorar a autonomia e o protagonismo.

2. Participar da construção do currículo escolar.

3. Realizar atividades relacionadas ao seu Projeto de Vida.

4. Ampliar, diversificar e/ou aprofundar conteúdos e habilidades de um ou mais componentes curriculares do Currículo Paulista.

5. Desenvolver competências específicas para a continuidade dos estudos.

6. Aproximar a teoria da prática utilizando o que foi aprendido para construir algo concreto (Culminância).

 

 

 

Estruturação das ELETIVAS

 

1. Como funciona na prática?

2. O que as ELETIVAS devem possibilitar ao aluno?

3. Como é o processo de criação e escolha das eletivas?

4. O que consta na ementa de uma eletiva?

5. O que é a culminância de eletivas?

6. Por que a culminância das eletivas é importante?

7. Exemplos de eletiva e de culminância

 

 

O que consta na ementa de uma eletiva?

 

 

• Por que essa ELETIVA é imperdível.

• Como essa ELETIVA se relaciona com a cidadania, a comunidade dos estudos e o mundo do trabalho.

 • Quais habilidades e conhecimentos do Currículo Paulista serão desenvolvidos?

 • Quais os espaços e os recursos didáticos utilizados?

 • Quais atividades serão realizadas em cada aula?

 • Qual o projeto para a Culminância?

 

Exemplos de eletiva e de culminância

 

• Iniciação científica: estudantes constroem uma dissertação científica.

• Empreendedorismo: estudantes criam uma empresa ou ONG.

• Oficina de teatro: estudantes criam um espetáculo teatral/musical.

• Clube de debate: estudantes realizam debates estruturados.

• Fórum de mediação de conflitos: alunos criam estratégias e espaços para lidar com conflitos que acontecem na escola.

 

Proposta para desenvolvimento na escola:

 

1º.) Todos os professores de forma colaborativa, coordenação/professor da disciplina de ELETIVAS e professor de outras disciplinas, conceder orientações sobre a importância dessa nova disciplina em nosso currículo e o fato de estar diretamente relacionada com a disciplina de Projeto de Vida.

2º) Os alunos poderiam ser levados a sala de multimídia para receberem maiores orientações e o “Varal das Profissões” seria apresentados a eles e proposto também a implementação de novas profissões a partir dos seus respectivos Projetos de Vidas. 

3º) No quadro branco da sala de multimídia faríamos com cada aluno a tabulação de seus sonhos para depois discutirmos com os professores da disciplina de ELETIVAS a construção da estrutura da EMENTA e ao final desse processo a definição do Tema/Assunto para o semestre.

     

Professores coordenadores: Cristiane e Lúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário