quarta-feira, 16 de abril de 2025

Atividades no GEOPLANO e Atividade de Flexibilização do Currículo - - - Infelizmente nem todos os alunos ...

... compreenderam a proposta e até mesmo a ideia parte todo, diria que até mesmo os conceitos PARTE e TODO quando analisados separadamente não ficaram claros para alguns alunos, sabemos como Professores de Matemática que estamos diante de um conteúdo/objeto de conhecimento de difícil compreensão. Porém, essa atividade serviu como um ponto de partida, uma sondagem dos conhecimentos prévios, agora preciso trabalhar mais e obter melhores resultados na próxima sondagem. Começar pela Resolução de Problemas, não considero a melhor estratégia para iniciar FRAÇÕES. Há alunos com muitas dificuldades de aprendizagem, as lacunas são reais entre os Anos Iniciais e o início dos Anos Finais. Independente das políticas públicas busco conceder ao meu aluno do Sexto Ano, oportunidade de aprender a aprender, com autonomia, respeito, empatia e confiança. 





Fonte: WhatsApp.

Números deste BLOG - - - Parabéns a todos!

Todo o período2848239
Hoje575
Ontem1358
Este mês11882
Último mês22076

Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/ 

 

DIA D - "O objetivo é orientar professores e coordenadores sobre metodologias ativas e recursos pedagógicos."

"Dia D da Recomposição das Aprendizagens, um momento dedicado à mobilização de toda a comunidade escolar em prol da recomposição das aprendizagens." 


"O que é o Dia D e qual é seu principal objetivo? O Dia D da Recomposição das Aprendizagens, marcado para acontecer entre 14 e 17 de abril (data atualizada!), é um momento chave para fortalecer a cultura de aprendizagem dentro da escola, oferecendo uma oportunidade para a reflexão coletiva sobre os resultados do Simulado SAEB e para a definição de metas e ações que orientem o caminho para a melhoria contínua. A principal intenção do evento é transformar os resultados do Simulado em uma ferramenta pedagógica, que impulsione tanto o crescimento individual dos estudantes quanto o desenvolvimento coletivo da escola."

 

PARABÉNS PROFESSORA MARINA!


PARABÉNS ALUNOS!





Fonte: WhatsApp. 

Fonte das Informações: SEE/SP

domingo, 13 de abril de 2025

Números Primos - - - Sextos Anos A e B - - - Podemos escrever 38 como uma soma de dois números primos?

Podemos escrever 38 como uma soma de três números primos? 

De quantas maneiras diferentes? 

Demonstre quais são elas. 


38 =  23 + 13 + 2

DICA





Fonte: Internet



domingo, 6 de abril de 2025

Jornal JOCA nº 238 - - - Curiosidades

 

Explorando o JORNAL JOCA nº 238

Primeiro vamos ler e explorar seus assuntos

Passatempo – Mentalidades Matemáticas


Que tal um desafio?


Observe a DICA!!!

 


 



“Animais da Austrália”

Quais as curiosidades numéricas que você observou após ler sobre o “CASUAR”?

Qual o percentual de animais da Austrália não encontrados em nenhum outro lugar do mundo? Cite alguns deles e suas curiosidades?

Qual é o animal “queridinho” dos turistas?

 

“Índia tem 6 das 10 cidades mais poluídas do mundo”

Quais os dois países mais populosos do planeta terra?

Dentre os 5 países mais poluídos do mundo, quais são os continentes que eles estão localizados?

Qual é a posição do Brasil entre os países mais poluídos? Como se lê esse número ordinal?

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

 

Fonte das Informações: Jornal JOCA

Matemática/Educação Financeira - - - Jornal JOCA - - - Uma deixa para construir o TANGRAM do "Ovo Mágico"

 

Jornal Joca nº 238

 

1º) Quantos milhões de Ovos de Páscoa serão produzidos no Brasil neste ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Balas e Derivados (Abicab)? Como se lê esse número? Quantas classes e ordens?

2º) Qual o percentual de produção para este ano? Quanto a menos será produzido em relação ao ano anterior? Em 2024 quantos milhões de unidades foram fabricadas? Como se lê esse número? Quantas classes e ordens?

3º) O continente Africano (países da África) é responsável percentualmente por quanto da produção do cacau comercializado internacionalmente? Cite um país africano que sofreu queda na produção?

4º) É verdade que a matéria-prima do chocolate, o cacau, mais que dobrou nos últimos dois anos? Qual foi o percentual de aumento?

5º) Quantos por cento os Ovos de Páscoa devem custar a mais em 2025?

6º) Se um Ovo de Páscoa custava R$ 50,00 em 2024, quanto ele poderá custar neste ano de 2025? E se custava R$ 45,00 em 2024?

7º) Quais alternativas são possíveis para não deixar de comer Ovo de Páscoa, sem com isso prejudicar o orçamento familiar? Como podemos economizar, sinônimo de poupar, para não contrairmos dívidas e nos sentirmos felizes?

Ovo, Galinha, Fazenda, Agricultura

 

Fonte de Informações: Jornal JOCA nº 238