Apoio Presencial de Sala de Aula - - - Ciências da Natureza e Matemática

O que é o Ciclo de Apoio Presencial O Apoio Presencial em Sala de Aula (APSA) é uma metodologia de formação em serviço que possibilita ao professor e ao pedagogo refletirem sobre o processo de ensino a partir de questões propositivas, é uma prática construída a partir de combinados entre a equipe pedagógica e o corpo docente e, principalmente, é uma ação formativa que envolve três momentos: antes, durante e depois. 

Objetivos do Apoio Presencial em Sala de Aula I - Integrar a escola por meio da articulação e liderança do Diretor Escolar/ Diretor de Escola;

II - Aprimorar as práticas de sala de aula por meio de observações, devolutivas e construção de combinados; 

III - Aproximar a gestão escolar da prática pedagógica; 

IV - Avaliar resultados e pontos de melhoria na qualidade dos serviços prestados aos estudantes para tomada de decisões; 

V - Melhorar os indicadores de resultados relacionados à aprendizagem dos estudantes. 

Pressupostos pedagógicos do ciclo de Apoio Presencial 

I - O caráter formativo da avaliação da prática didática; 

II - A qualidade da mobilização curricular; 

III - A valorização das estratégias de aprendizagem ativa; 

IV - A importância do engajamento dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.



Entre 17 e 21 


Entre 24 e 28


Entre 31/03/2025 e 04/04/2025 

Guilherme 

Sheila 

Tânia  


Entre 14/04/2025 e 17/04/2025

Apoio Presencial de Sala de Aula 


Professora Sheila  -  Sexto D  - 2ª AULA 

Professora Tânia - Sétimo D - 2ª AULA 






Professora BRENDA 



Professor GUILHERME



Professor JB




Professor LÚCIO




Professora SHEILA 




Professora TÂNIA




Professora VANESSA



O Professor Josisbel inicialmente organizou a sala de aula, solicitou que os alunos guardassem celulares e que abrissem o caderno do estudante na aula 11.  Apresentou aos alunos do 9º B o objeto de conhecimento, A representação de um número irracional na reta numérica, fez no canto direito do quadro branco um resumo/explicações da aula anterior, citando conceitos importante e exemplos que pudessem fazê-los lembrar. Na sequência convidou seus alunos a participarem de forma efetiva  da aula, sendo muito dinâmico e permitindo as intervenções pontuais dos seus alunos, houve várias participações durante a primeira aula. Houve uso do material do CMSP (PPT), com projeções de atividades em formato múltipla escolha para apreciação dos alunos e discussão/troca de conhecimentos. Aula tranquila e bem administrada. Dúvidas sanadas e com boas argumentações teóricas e práticas. Excelente gestão de sala de aula! Parabéns!


A Priori a Professora Tânia Regina Botaro Arantes da disciplina de Ciências organizou a sala de aula e na sequência relembrou com seus alunos o objeto de conhecimento trabalhado na aula anterior, definiu o objetivo da aula e a habilidade. A metodologia desenvolvida anteriormente, Mapa Mental, foi relembrada e foi tomada como ponto de partida para introdução da aula, apesar de algumas variáveis que exigem de nós professores, revisitar nosso contrato didático-pedagógico, os alunos foram bem participativos e fizeram intervenções pontuais e pertinentes ao contexto da aula. Parabéns a todos! Houve com certeza aprendizagem significativa, troca de conhecimentos e protagonismo juvenil. Muito Obrigado!    
Parabéns Professora Tânia! 

O Professor Guilherme T. B. Mazzini organizou a sala de aula para um Seminário sobre as seguintes temáticas: Métodos Contraceptivos e Drogas, o grupo que apresentou hoje era composto de 6 meninos que se preparam para uma apresentação sobre o tema, Drogas. Eles se dividiram de uma maneira que todos falaram em voz baixa sobre determinado tópico. Durante o Seminário a sala de aula estava organizada, silenciosa e contou com algumas intervenções pontuais de alguns alunos. O Professor Guilherme também fez algumas intervenções pontuais, questionando seus alunos sobre o que é uma substância lícita e ilícita. Assim, como fez explanações precisas sobre o assunto apresentado. Parabéns Professor Guilherme! Parabéns a todos!

A Professora Vanessa de Oliveira Curvelo durante a quinta aula desta presente data, desenvolveu o objeto de conhecimento, Números Inteiros, ela utilizou-se dos instrumentos de aprendizagem, livro do estudante, atividade impressa e quadro branco, para explanar e diversificar suas possibilidades de ensinar e aprender na troca de conhecimentos. Os alunos participaram, sendo muitas vezes, protagonistas ao apresentarem soluções possíveis para as atividades de aprofundamento. Na sequência apresentou a adição de Números Inteiros, e as ideias que estão na lógica matemática e na lógica de um contexto social real, ajudando neste sentido na disciplina de Educação Financeira. Parabéns a todos! 
Parabéns Professora Vanessa!

A Professora Tânia Regina Botaro Arantes a priori organizou a sala de aula de acordo com uma proposta de mapeamento discutido com os demais professores, na sequência escreveu no quadro branco, o Título/Objeto de Conhecimento, objetivo e habilidade de referência. Solicitou que todos os alunos, fizessem os registros no caderno e abrissem o Caderno do Estudante. Ela fez a leitura em voz alta dos registros, ela construiu no quadro esquemas explicativos e deu início a explicação dos conteúdos/assuntos. O eixo central da aula, foi a "Camada de Ozônio", tema desta aula, os alunos participaram com exemplos e a Professora implementou com interferências pontuais, sempre buscando não perder o foco e a diversidade de assuntos não pertinentes à aula, algumas vezes. Parabéns a todos! Parabéns a Professora Tânia!  

A Professora Brenda Cristina Ferreira organizou a aplicação de uma prova no AVA, Sala do Futuro Aluno, através da ferramenta mensagem (endereço eletrônico). O objetivo foi consolidar os objetos de conhecimento vistos no Primeiro Bimestre, ela reservou o carrinho 1 para este fim, a proposta foi formar duplas colaborativas a partir da decisão do grupo de alunos. De maneira geral, a atividade foi bem satisfatória, como sugestão talvez seja interessante aplicar em duas aulas e na sequência permitir que os alunos façam as Tarefas e o Matific. Com relação as dificuldades inerentes a Sala de Aula reconheço que não é fácil lidar com algumas variáveis e é preciso sempre reavaliar nossas estratégias. Parabéns Professora Brenda!    

A Professora Sheila A. de Almeida P. Teixeira deu início a aula de Educação Financeira orientando os alunos sobre a entrega do trabalho proposto anteriormente e que o mesmo deveria ser entregue ao final da aula. Fez uma retomada de alguns tópicos da aula anterior e na sequência abriu a aula do CMSP. Tema da aula: "O papel do governo na economia", aproveitou novamente para salientar a importância da Educação Financeira, os setores da economia: primário, secundário e terciário, dando bastante ênfase a esses conceitos, alguns alunos concederam alguns exemplos e relembrou palavras como: supérfluo, necessário e essencial no contexto da aula. A sala de aula é bastante difícil de um ponto de vista relativo aos assuntos paralelos que surgem a todo momento e sempre tiram o foco da aula expositiva e explicativa. Professora Sheila me permita algumas dicas, não solicitar que um aluno faça de forma obrigatório aquilo que foi solicitado, diria para não expor o aluno perante a sala de aula, eles sempre serão corporativistas, a aula é sua e é apenas uma observação. Uma outra dica, faria um mapa conceitual da aula, um resumo, o Oitavo Ano A é bastante complicado no sentido de desenvolver uma didática expositiva ou mesmo faria uma nuvem de palavras com o uso do dicionário. Agradeço a oportunidade e parabéns pela aula!   

O CGPAC e Professor de Matemática dos Sextos Anos A e B Lúcio Mauro Carnaúba, participou assistindo a segunda aula da Professora Sheila Apda de A. P. Teixeira no Sexto Ano D, conteúdo/objeto de conhecimento, Múltiplos e Divisores de uma número no contexto da Resolução de Problemas. Há alunos na sala de aula bastante colaborativos e participativos, porém há muitos alunos com dificuldades de aprendizagem e é preciso muitas vezes chamá-los à atenção para que não percam o foco da aula. A dica que dei a Professora é que deixe as atividades de aprofundamento como desafios matemáticos, principalmente as relacionadas a OBMEP, elas exigem uma sala muito atenta, silêncio e concentração. Tratam-se de questões de raciocínio lógico. Muito obrigado a todos! Parabéns pela aula!   

O CGPAC Lúcio Mauro Carnaúba, acompanhou a 2ª Aula de Ciências da Professora Tânia R. B. Arantes, 6º D, Conteúdos: Maquinas Simples e o conceito de Força, Habilidade: EF07CI01A - Discutir e Propor. A proposta da Professora Tânia é de trazer uma aula expositiva, qualitativa e interativa. Ela motiva seus alunos a ficarem atentos aos conceitos e a importância de concederem exemplos que possam ser colocados na discussão do grupo. Trata-se de uma excelente aula, com intervenções pontuais da Professora, as habilidades socioemocionais estão sempre inseridas no contexto da aula, principalmente, foco, respeito, confiança, empatia, ... Parabéns a todos! 

O CGPAC Lúcio Mauro Carnaúba acompanhou uma aula do Professor de Ciências Guilherme Thiago Brandt Mazzini no Sexto Ano D, o Tema da Aula foi, "O que eu aprendi" e o Resultado da Prova Paulista, foi muito interessante observar o cumprimento da proposta referente ao Contrato Pedagógico. O Professor Guilherme insistiu na importância do respeito e da empatia pelos colegas de sala de aula que não apresentaram bons resultados na avaliação institucional. Parabéns Professor pela valorização destas e outras habilidades socioemocionias!   


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