segunda-feira, 24 de março de 2025

Série Respeitar é Preciso! | Ep. 01: A Escola e a Família

Notação e Leitura de Números Grandes - - - Sexto Ano B - - - Jornal Tino Econômico na Sala de Aula

 

Jornal: Tino Econômico

E.E. "Professor Josué Benedicto Mendes"

P.E.I.  



Fonte: WhatsApp. 


Notação 

Leitura de Números GRANDES

Classes e Ordens

“Neymar volta para casa”

 

Os salários de NEYMAR (estimativa de especialistas, em REAIS, por mês)

 

1º) O que é estimativa?  (pesquisar)

2º) Como se lê os salários de 2004 a 2025 do jogador Neymar?

3º) Quantas classes e ordens há nos números referentes ao salário do jogador Neymar entre 2004 e 2025?

 

2004 – 2,5 mil;

2012 – 250 mil;

2013 – 2017 – 7,8 milhões;

2017 – 2023 – 26,6 milhões;

2023 – 2024 - 79,1 milhões;

2025 – 1 milhão.

 

Sugestão: Montar uma tabela única.

 

Objetivo: Interpretar números grandes numa notícia de esporte do Jornal Tino Econômico.

 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba

Geometria Especial - - - POLIEDROS - - - - Professor Lúcio - - - E.E. "Professor Josué Benedicto Mendes" P.E.I.




Fonte: WhatsApp. 
 

sexta-feira, 21 de março de 2025

Dia da Água - - - Parabéns ao Sétimo Ano A! - - - Apesar das dificuldades em administrar algumas situações inerentes ...

... a sala de aula, praticamente 100% da sala fez a devolutiva do "Dia da Água". A transposição do gráfico de um gráfico de setor para um gráfico de barras.  





Fonte: Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm  

Dia da Água - - - Consumo consciente - - - Educação Financeira - - - E.E. "Professor Josué Benedicto Mendes" P.E.I.

 

A Educação Financeira e o Dia da Água

 

No Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março, é possível falar sobre a importância da água para a vida no planeta, a necessidade de preservá-la e de evitar o desperdício.

 

O objetivo do Dia Mundial da Água é conscientizar a população sobre a importância da água e a necessidade de preservá-la. 

 


 

Atividades:


1º) Vamos entender como foram feitos os gráficos de setor (circular) acima e vamos tentar fazê-los como gráficos de barras!

2º) Some as porcentagens em cada gráfico, elas correspondem a 100%?

3º) Para que haja um consumo consciente da água é necessário, poupar uma fazer uma poupança?

4º) Em nosso orçamento familiar a água é uma despesa ou uma receita?

5º) É possível reduzir o consumo de água?

6º) Vamos fazer um desenho autoral que simbolize o Dia da Água!


Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-agua.htm 

quarta-feira, 19 de março de 2025

"Dia Internacional da Mulher" - - - Professora Tânia - - - Disciplina de Ciências - - - Parabéns!

 *Dia Internacional da Mulher*

9º anos A, B, C e D

*Competência socioemocionais* Empatia, Cooperação e Respeito

_*Objetivo: Promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o reconhecimento das conquistas da mulher.

Tema: *Mulheres na Ciência Brasileira, Mulheres na Ciência e Educação*








Fonte: WhatsApp. 

domingo, 16 de março de 2025

Dia D da Recomposição das Aprendizagens - - - - 26 e 28 de março de 2025.

Para que toda a rede faça esse movimento de maneira coordenada e significativa, criamos o Dia D da Recomposição das Aprendizagens, um momento dedicado à mobilização de toda a comunidade escolar em prol da recomposição das aprendizagens. A proposta é que todas as escolas que possuem turmas do 9º ano e 3ª série reservem um momento entre os dias 26 e 28 de março para analisar os dados junto com estudantes e professores de OE São Paulo, Língua Portuguesa e Matemática e traçar estratégias para avançar nas aprendizagens.

O documento orientador foi divulgado no boletim de hoje. Todos os materiais estão disponíveis nesta pasta: https://bit.ly/dia-d-recomposicao-aprendizagens. Além disso, temos alguns momentos de orientação marcados. 

 Na próxima quinta-feira (20/03), às 14h, faremos uma live para gestores escolares e professores para repassar as orientações do Dia D e mostrar exemplos de análise dos dados e possibilidades para o plano de recomposição.

Esta é uma iniciativa bastante prioritária para a SEDUC. Portanto, contamos com vocês.


Fonte: SEE/SP

Primeiro Bimestre de 2025 ------- Prova Paulista

 Calendário de aplicação [31/03 a 09/04]

* 31/03: Dia 1 – 5º ano, 9º ano, 3ª série

* 01/04: Dia 2 – 5º ano, 9º ano, 3ª série

* 02/04: Dia 1 – 6º ano, 8º ano, 2ª série

* 03/04: Dia 2 – 6º ano, 8º ano, 2ª série

* 04/04: Dia 1 – 4º ano, 7º ano, 1ª série

* 07/04: Dia 2 – 4º ano, 7º ano, 1ª série

* 08/04: Dia 1 – repescagem

* 09/04: Dia 2 – repescagem


 EFAF (6º a 9º anos) – 40 questões por dia:  Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia e História – Educação Financeira e Tecnologia e Inovação aplicáveis de 6º a 8º anos.

* Questões de múltipla escolha com apenas uma alternativa correta.

* Tempo mínimo (1 minuto por questão) e máximo por prova (4h).

* Cada prova só será liberada no período que o estudante está matriculado.


Essas e outras informações serão compartilhadas com maiores detalhes via LIVE no dia 21/03 às 14h.


Fonte: SEE/SP

Atenção Sextos Anos!!! - - - Prova PAULISTA do Primeiro Bimestre - - - Calendário de Aplicação de 31.03.2025 a 09.04.2025

 SEXTOS ANOS

Primeiro Dia 

02.04.2025


Segundo Dia

03.04.2025


Vamos fazer a PROVA com qualidade e confiança em bons resultados!

sábado, 15 de março de 2025

Geometria Espacial - - - Atividade Extra e Oficina na Sala de Leitura

 



Fonte: PINTEREST

Sextos Anos - - - Geometria Plana - - - Primeiro Bimestre

 



Vamos participar!

Divisibilidade - - - Sextos Anos

Divisibilidade por 2: Um número é divisível por 2 se for par, ou seja, se seu último algarismo for 0, 2, 4, 6 ou 8. Exemplo: 26 é divisível por 2, pois o último algarismo é 6 e par. 

Divisibilidade por 3: Um número é divisível por 3 se a soma de seus algarismos for divisível por 3. Exemplo: 231 é divisível por 3, pois a soma de seus algarismos, 2 + 3 + 1 = 6, que é divisível por 3. 

Divisibilidade por 4: Um número é divisível por 4 se os dois últimos algarismos formarem um número divisível por 4. Exemplo: 124 é divisível por 4, pois seus dois últimos algarismos formam 24, que é divisível por 4. 

Divisibilidade por 5: Um número é divisível por 5 se terminar em 0 ou 5. Exemplo: 45 é divisível por 5, pois o último algarismo é 5. 

Divisibilidade por 6: Um número é divisível por 6 se ele for par e a soma dos algarismos forem divisíveis por 2 e por 3. Exemplo: 54 é divisível por 6, pois é par e a soma de seus algarismos é 9, ou seja, é divisível por 2 e 3. 

Divisibilidade por 8: Um número é divisível por 8 se os três últimos algarismos formarem um número divisível por 8. Exemplo: 1 048 é divisível por 8, pois 048 é divisível por 8. 

Divisibilidade por 9: Um número é divisível por 9 se a soma dos seus algarismos for divisível por 9. Exemplo: 729 é divisível por 9, pois a soma 7 + 2 + 9 = 18 é divisível por 9. 

Divisibilidade por 10: Um número é divisível por 10 se terminar em 0. Exemplo: 230 é divisível por 10, pois último algarismo é 0. 

Divisibilidade por 100: Um número é divisível por 100 se terminar em 00. Exemplo: 1.300 é divisível por 100, pois os últimos dois algarismos são 00. 

Divisibilidade por 1 000: Um número é divisível por 1 000 se terminar em 000. Exemplo: 5 000 é divisível por 1 000, pois os últimos três algarismos são 000.


Bons estudos!

sexta-feira, 14 de março de 2025