Todo o período
Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/
Todo o período
Destacar a importância da participação das mulheres nas ciências, incentivar a pesquisa de mulheres que se destacaram em outras áreas, exaltar a participação das mulheres no mercado de trabalho e o empoderamento feminino.
Descrição do Projeto/Ação/Evento: As áreas de Ciências da Natureza e Matemática se organizaram para desenvolverem atividades relacionadas a participação das mulheres nas ciências, envolvendo pesquisa, realização de atividade que propõe o pareamento e a realização de adições e subtrações, atividade adaptada a todos os alunos das turmas do Sexto Ano A e B. Servindo aos propósitos de uma recuperação contínua e paralela. Atividade que está sendo desenvolvida nos Sextos Anos.
Positivos, trata-se de uma atividade de recuperação contínua e paralela, observada a necessidade devido às dificuldades em relação a subtração e adição de números naturais.
Atividades desenvolvidas e aplicadas pelo Professor Lúcio Mauro Carnaúba.
As atividades serão aplicadas pela Professora Sheila nos Sextos Anos C e D.
... a partir de uma comanda simples, ele pensou sozinho numa estratégia para fazer a contagem dos triângulos e quadrados.
Orientação de Estudos
Recomposição de Aprendizagem, componente Orientação de Estudos, 2 (duas) aulas no final dos segmentos escolares, anos finais e ensino médio.
Aluno monitor e Professor monitor, aguardar maiores informações.
Observar que há duas propostas diferentes:
Orientação de estudos na PEI, foco em nivelamento (modelo que esteve na REDE até 2023), material digital específico e avaliações diagnósticas para os seguintes anos, Sextos, Sétimos e Oitavos (AF) e Primeiras e Segundas Séries (EM).
OE SP em Ação, foco na recomposição de ciclos, material físico e simulado SAEB. Serão dois simulados durante o ano, trata-se de um material consumível, recomposição das defasagens. Em 2024, o foco eram as Plataformas.
Materiais digitais de Língua Portuguesa e Matemática, disponíveis na Sala do Futuro, CARD São Paulo em Ação.
O material é quebrado por bimestres, ele tem 4 missões tem + 1 missão bônus, utilizar de acordo com o seu grupo de estudantes, a ideia são de 2 semanas para cada missão, 16 missões (4 bimestres), são 32 semanas. A complexidade do simples para o mais complexo. O aluno deverá avançar nos conteúdos de acordo com o seu ritmo. No Ensino Médio é chamado de jornada.
Habilidades Saeb presentes no material, há uma flexibilidade no material, os alunos podem conseguir realizar apenas as missões 1 e 2 no primeiro bimestre e o Tema ser Números. Ao mudar o bimestre o Tema é outro, Grandezas e Medidas, se o aluno teve baixa proficiência no primeiro bimestre e não conseguiram avançar para missão 3, iniciamos uma nova missão. Devemos respeitar o ritmo do estudante e nem tanto o ritmo do material com foco em recompor as aprendizagens. Proposta metodológica de Agrupamentos Produtivos, para promover a evolução nestes grupinhos com um bom nível de proficiência. O aluno monitor não poderá ajudar os alunos com altas defasagens, é papel do Professor.
CGPAC
Lúcio Mauro Carnaúba