Guia de Aprendizagem – PEI
E. E. Prof. Orlando Geribola | |||||
Professor (a) Aderaldo Silvino Alves | Componente Curricular Matemática | Ano/Série 7º Ano | 2º bimestre/2023 | ||
Justificativa: A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna, ela contribui para a formação do cidadão que se engajaram no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas | |||||
Objetivos: Números Geometria Números Geometria Geometria Números Álgebra Álgebra Números Números Números Álgebra | Objetos de conhecimento Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem. Simetrias de translação, rotação e reflexão. Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem. Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem. Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração. Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações Linguagem algébrica: variável e incógnita. Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Linguagem algébrica: variável e incógnita. | Situação de aprendizagem e Habilidades EF07MA09 Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza. EF07MA20 Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem. EF07MA21 Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros. EF07MA19 Localizar no plano cartesiano pontos (coordenadas) que representam os vértices de um polígono e realizar transformações desses polígonos, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro. . EF07MA20 Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem. EF07MA03 Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações
EF07MA04 Resolver e elaborar situações- problema que envolvam operações com números inteiro EF07MA15 Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas. EF07MA08 Ler, compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. EF07MA07 Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas. EF07MA09 Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza. EF07MA14 Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura. | |||
Competências Socioemocionais (Autogestão)Competências Socioemocionais Determinação; organização; foco; persistência; responsabilidade (Engajamento)Iniciativa social; Assertividade; Entusiasmo (Amabilidade)Empatia; Respeito; Confiança (Resiliência Emocional); tolerância ao estresse; autoconfiança; tolerância a frustação (Abertura ao novo); curiosidade para aprender; imaginação; criatividade; interesse artístico. | |||||
Tema Transversal Semana da Matemática Desenvolvimento Sustentável | |||||
Estratégias Didáticas | |||||
Atividades Autodidáticas Apostila do aluno atividades Resolução de exercícios Análise situação problema Leitura e interpretação de texto | Atividades Didático-Cooperativas Projetos e atividades em grupo. | Atividades Complementares ERER estudos para relação étnicos raciais Vídeos, para melhor compreensão das aulas. | |||
Princípios e Premissas Protagonismo Formação continuada Corresponsabilidade Excelência de gestão Replicabilidade | Critérios de Avaliação Avaliação formal, individual composta por questões baseadas em habilidades das matrizes de referência da AAP, AD, ENEM e SARESP. | ||||
Referências Para o(a) Professor(a): Centro de Mídias repositório Para o(a) Professor(a): Material de apoio para estudo e BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018 e Vídeo aula do CMSP. Para o(a) Estudante: Livro Apótema 7ºAno Editora Brasil Caderno do aluno (Currículo em Ação 2023 Anos finais Matemática 7°anos) e livro didático. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário