Uma escola sem projeto político-pedagógico, o chamado PPP, é como uma casa sem teto e sem chão: pode até ter sido feita com esmero, mas só pode se localizar na rua dos bobos. O documento expressa a identidade da escola, reúne os princípios educacionais e pedagógicos e orienta as ações cotidianas, além de ser uma exigência legal.
Da nossa atuação, percebemos que muitas vezes é difícil motivar os pais a ir a uma reunião sobre o tal PPP. Eles enxergam isso como algo técnico e burocrático – o que, definitivamente, não é pra ser! Por isso a importância de fazer uma convocatória e uma pauta que mostrem como o PPP se materializa no dia a dia da escola, na prática da sala de aula – e, principalmente, qual o impacto no processo de aprendizagem das crianças e jovens.
O principal objetivo desse encontro – que pode ser feito a um grupo de famílias ou individualmente – é esclarecer como o projeto se expressa no dia a dia da instituição, deixando claro que ele não se trata de apenas uma carta de intenções. Onde não há orientador educacional, a reunião pode ser conduzida pelo diretor, o coordenador pedagógico ou um professor. O profissional deve destacar a visão da escola sobre alguns aspectos básicos:
- Concepção de aprendizagem: Aprender é repetir o que foi ensinado ou estabelecer relação com outros conhecimentos que o aluno já possuía?
- Interação entre os estudantes: Acontece somente no intervalo, porque o professor precisa de silêncio na sala de aula para explicar bem os conteúdos, ou as turmas são estimuladas a trabalhar em duplas e grupos durante as aulas?
- Ensino das diferentes disciplinas: As aulas são focadas em explicações dadas pelo professor ou na elaboração de hipóteses e na construção de conhecimento a partir de uma questão levantada pelo docente?
- Materiais utilizados: São adotados livros didáticos, apostilas ou materiais produzidos na própria escola?
- Carga horária para cada disciplina: Quantas disciplinas existem na série em que o aluno vai estudar? Quanto tempo por semana ela terá de cada uma?
- Processo de avaliação: Quando acontecem as avaliações e qual o seu objetivo? Elas servem como maneira de medir o que o aluno sabe ou como ferramenta do planejamento pedagógico?
Esses são alguns pontos essenciais, mas não devem ser os únicos discutidos. É preciso que haja espaço para que as famílias apresentem suas questões. Se possível, pode ser interessante distribuir um folheto ou uma pequena carta reforçando os pontos destacados na reunião.
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