terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Concurso premia projeto para crise hídrica mundial - INTRANET

Premiação chega a US1,75 milhão; interessados devem se inscrever até 28 de abril
racionamento de água.PNGO governo australiano, em parceria com o consórcio indiano Tata Group, realiza o concurso "Water Abundance XPRIZE" ('Abundância de Água' da XPrize). O concurso vai premiar em até US$ 1,75 milhão os projetos que revolucionarem formas de acesso à água fresca. Os interessados devem criar um projeto de equipamento que extraia, no mínimo, dois mil litros de água por dia da atmosfera por meio de energia renovável ao custo de até dois centavos por litro.
Educadores ou equipes da Secretaria da Educação do estado de São Paulo, interessadas em participar do desafio devem se inscrever até 28 de abril de 2017​ no site da organização.  A equipe vencedora receberá o grande prêmio de U$ 1,5 milhão. Outras cinco equipes também serão premiadas.
Ao acessar o site da organização, o interessado deverá criar um perfil de usuário. Após criar o perfil, deverá ler revisar com atenção as informações sobre o prêmio e os documentos exigidos para participar, antes de fazer seu registro. O prêmio está previsto para ser anunciado e concedido em ag​osto de 2018.
Acesse aqui para c​onferir a programação completa, com todas as etapas do concurso.

Escassez de água
Embora 71% da superfície do planeta seja coberta por água, 780 milhões de pessoas em 43 países enfrentam a escassez hídrica por indisponibilidade, má distribuição ou contaminação do recurso. Estima-se que, em 2025, 1,8 bilhão de pessoas vão viver em áreas com absoluta escassez de água, ou seja, 2/3 da população mundial.

Sobre a XPrize
A XPrize é uma fundação sem fins lucrativos que promove prêmios com projetos de tecnologia que visem a solução de problemas do mundo.

São Paulo e Austrália
O primeiro protocolo de intenções entre São Paulo e Austrália foi assinado em maio do ano passado, por meio da articulação da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista. O documento prevê iniciativas para desenvolver projetos nas áreas de educação, gestão hídrica, cooperação ambiental, comércio, investimentos e intercâmbios culturais.
Em 2015, a chanceler australiana Julie Bishop reuniu-se em São Paulo com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos Benedito Braga e, a partir deste encontro, ações conjuntas focadas na gestão hídrica foram desenvolvidas no estado.  O Workshop São Paulo & Austrália – Estudos, Políticas Públicas e Gestão dos Recursos Hídricos contou com a participação de especialistas dos mais diversos ramos do setor hídrico que apontaram os maiores desafios e conquistas da área. A Austrália atravessou um período de 14 anos de seca. 

Por Franciela Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário