PLANO
DE AULA SOBRE SEQUÊNCIA NUMÉRICA
PÚBLICO
ALVO:
1º ANO ENSINO
MÉDIO
OBJETIVO:
Aproximar-se
do conceito de sequências e progressão e desenvolver a capacidade de analisar
numericamente uma situação.
CONTEÚDO:
Sequência
multiplicação e progressão geométrica.
INTRODUÇÃO:
FILME A CORRENTE DO BEM;
Neste
filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente.
ü Instigado por uma atividade sugerida
por um professor de “estudos Sociais”, cuja intenção era somente fazer as
crianças pensarem.
ü Trevor, um garoto de 12 anos, dispara
uma corrente do bem;
ü Para participar bastaria ajudar uma
pessoa a fazer algo que ela dificilmente conseguiria sozinha;
ü Com uma única condição;
ü O favorecido replicasse essa boa ação
para três pessoas à frente;
“Ao viés
sensual e filosófico da obra é possível associar um olhar matemático e propor
uma analise numérica da situação.
O trecho
selecionado do filme é a atenção em que Trevor expõe em sala a sua ideia sobre
a corrente do bem aos seus colegas.
ATIVIDADES:
·
Após
a exibição do filme, fiz um “FEEDBACK” com os alunos sobre a história, para
entrar no conteúdo sequências e progressões;
·
Perguntei
se a situação retratada no filme em que centenas de pessoas se envolvem em tão
pouco tempo é matematicamente viável.
·
Eles
me trouxeram que tudo é possível quando se há um interesse em comum, pois
quando eles querem fazer um movimento na escola que depende de todos os alunos
é muito fácil distribuir a informação, pois um aluno é capaz de passar para
mais de três pessoas e estas repassarem para escola inteira em menos de uma
aula.
·
Acharam
o filme interessante e a atitude de Trevor foi espetacular e digna apesar dele
morrer no final ele deixou “A CORRENTE DO BEM PLANTADA”.
BIBLIOGRAFIA
Site
revista nova escola com a palavra a consultora Pedagógica Priscila Monteiro da
Fundação Victor Civita (F V C)
Nenhum comentário:
Postar um comentário