01 e 08/11 (6as feiras) 14h - 17h | O "x" da questão Jéssica Zanquim (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP) Orientação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: A álgebra é uma linguagem matemática que os alunos devem se apropriar ao longo dos anos escolares para a resolução de problemas matemáticos e para o desenvolvimento de uma compreensão mais aprofundada de situações do cotidiano. Por este motivo, o entendimento da manipulação algébrica na resolução de equações é essencial para o sucesso escolar do aluno. Nesta oficina discutiremos as dificuldades mais presentes na resolução de equações algébricas e proporemos atividades que facilitem a visualização de propriedades presentes em cada passagem.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita. |
04 e 11/11 (2as feiras) 14h - 17h | Desenho geométrico na escola atual Priscila Sampaio Szauter (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP) Orientação: Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: sendo o desenho geométrico uma disciplina não obrigatória na grade curricular, constata-se que ele vem sofrendo um abandono nas escolas brasileiras. Partindo desta problemática, vamos discutir a importância do desenho geométrico tanto no ensino de geometria como no currículo de matemática e também propor atividades relacionadas ao assunto que sejam adequadas ao ensino atual.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática do ensino fundamental II. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita |
05 e 12/11 (3as feiras) 19h - 22h | Oficina no período noturnoSoroban e ábacos: ferramentas de calcularProf. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Os ábacos são uma ferramenta muito útil na tarefa de calcular e uma de suas vantagens é desenvolver o cálculo mental. O soroban auxilia no trato das propriedades das operações aritméticas. Nesta oficina aprenderemos a manipular esses objetos, faremos uma investigação matemática dos algoritmos utilizados e mostraremos que ábacos e soroban são uma estratégia pedagógica muito interessante e eficaz para estruturar a aritmética básica.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Páginas
- Página inicial
- SPEC
- Forms - - - Ensino Remoto
- Guia de Aprendizagem Humanas
- Guia de Aprendizagem CN e Matemática
- ATPCG 2023
- Matemática FÁCIL
- Eletivas/2023
- Padlet Diretoria 2024
- Jornal JOCA/2023
- Replicabilidade/2023
- Metodologia Ativa - Wordwall
- Habilidades Essenciais de Matemática - AAP
- Datas Comemorativas/2023
- Arquivos em PADLET
- Setembro Amarelo/2022
- JOCA/2022
- ERER/2022/2023
- M.M.R./Evidências
- Nivelamento
- Guia de Aprendizagem Linguagens
- Horário/2022/2023/2024
- Aprender Juntos
- Março/Plano Mensal
- Dia Internacional da Mulher
- Emancipação de OSASCO
- Eletivas 2022
- Clubes Juvenis
- Práticas Experimentais
- Planos de Recuperação/2022
- Pautas Formativas
- Socioemocionais
- Tutoria
- ATPC/2022
- Orientação de Estudos
- Ensino Integral
- PCA
- Planos de Aula - - - 4º Bimestre
- PA - 3º. Bimestre
- Geografia
- Mentalidades Matemáticas
- História/Sociologia
- Professor
- Professora LP
- Professor de História
- Professora/Atividades
- CMSP/Professores
- CMSP/Alunos
- ERER/2022/2023
- Prova de Promoção/Mérito 2025
Encontre aqui
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Oficinas de Novembro/CAEM/USP/IME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário