Roteiro de Atividades Abril











Atenção Alunos!

As atividades abaixo complementam o Roteiro acima caso não localizem sua TURMA. 

Vamos valorizar nosso futuro!
E.E. “Professor Orlando Geríbola”

Roteiro de Atividades


Disciplina: LEM
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Pesquisa: verbo “to be” – formas afirmativa/negativa/interrogativa em folha de almaço ou caderno.

Disciplina: Geografia
Anos: 6º Anos A/B/C

Pesquisar a transformação da paisagem na escola de Osasco. O trabalho consiste em imprimir imagens do antes e depois, imagens antigas e atuais. 

Disciplina: Geografia
Anos: 6 Anos D

Recurso: Livro Didático
O trabalho e a transformação do espaço geográfico.
Orientação e localização no espaço geográfico.
Características gerais do planeta terra.

Disciplina: Arte
Anos: 6º Anos A/B/C/D
Capítulo 1 – Arte e Identidade
Páginas 14 até 20.
Ler os textos e responder as questões.
“O figurino” – Páginas 22 e 23.
Leia os textos e responda as questões. 
Atividade prática:
1º.) Olhe novamente os figurinos da peça Adolescer, o que mais chamou a sua atenção? Você já criou um figurino?
2º) Agora você vai imaginar uma peça teatral, você pode escrever um pequeno texto dessa peça e depois desenhar os figurinos.  


Disciplina: Educação Física
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Pesquisar a diferença entre os jogos cooperativos e competitivos.
Pesquisar as principais capacidades físicas (velocidade, agilidade, flexibilidade, força e resistência). 


Disciplina: História
Anos: 6º A


Recurso: Livro Didático
Consulte o livro didático nas páginas 31 e 32.
Responda às questões 1 e 2 dessas páginas em uma folha separada. 
Disciplina: Matemática
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Operações com números naturais.
Adição e subtração.
Páginas 29 até 33 – Exercícios 1 ao 15.
Multiplicação e divisão.
Páginas 34 e 35 – Exercícios 1 ao 9. 


Disciplina: Língua Portuguesa
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Livro: “Se liga na língua”
Páginas: 30, 31, 32, 34, 35 e 36
Com base no  capítulo 1 do livro, produza um Diário (no caderno) com no mínimo 7 dias. 


Disciplina: História
Anos: 6º Anos: B/C/D

Pesquisa: escolher dois contos indígenas e reproduzir na folha de papel almaço.
Atividades do livro, páginas 20 até 22. 

Disciplina: Geografia
Anos: 7º Anos A/B/C/D

Recurso: Livro Didático
Temas:
Características do território brasileiro.
Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia.
Formação e regionalização do território brasileiro.  


Disciplina: Ciências
Anos: 7ºB/7ºC

Página 204 do Livro – Condução Térmica
Isolantes térmicos e condutores térmicos.
O conceito de condução térmica.
A condução térmica no cotidiano. (resumo)
Funcionamento de alguns equipamentos.
“Como funciona a garrafa térmica?”   (páginas 211 e 212)


Disciplina: LEM
Ano: 7º Anos A/B/C/D

Pesquisa: verbo “to be” (presente e passado), formas: afirmativa, negativa, interrogativa em folha de almaço ou caderno.


Disciplina: Educação Física
Anos: 7º Anos A/B/C/D

Pesquisar o histórico do atletismo e as principais provas do atletismo.


Disciplina: Arte
Anos: 7º Anos A/B/C/D

2. Mais perto do grafite de Witch.
Páginas 16 até 18.
+ Saiba mais.
Página 19.
Ler o texto e responder as questões.  

Atividade prática

1º) A grafiteira Witch apresenta uma personagem chamada Catrina em seus grafites, olhe novamente as imagens dela e escreva as características que você vê nesse personagem.

2º) Agora pense como seria um personagem criado por você, quais características ele teria? Quais cores você usaria? Que tipo de roupa? Escreva o que você mais achar necessário e depois desenhe seu personagem.


Disciplina: História
Ano: 7º Anos A/B

Pesquisa sobre Renascimento cultural, com 2 (duas) páginas no mínimo, manuscrito e com conclusão. 
Atividades do livro, páginas 20 e 21.


Disciplina: LEM
Ano: 8º Anos A/B


Pesquisa: formação de palavras: prefixos e sufixos (em inglês).
Pesquisar: como surgem as palavras em inglês através de prefixos e sufixos. (citar exemplos e traduções)  
Pesquisar pronomes relativos (em inglês) – Who; Which; that e whose
O que é? (exemplos e traduções)


Disciplina: Geografia
Anos: 8º Anos A/B

Recurso: Livro Didático
Temas:
Geopolítica e Relações Internacionais.
Da ordem bipolar a geopolítica atual.
Aspectos demográficos.
Migrações refugiados e diversidade.




Disciplina: Educação Física
Anos: 8º Anos A/B/C/D


Pesquisar o histórico do atletismo.
Pesquisar quais são as capacidades físicas aplicadas no atletismo nas suas principais provas. 



Disciplina: Arte
Ano: 8º

Capítulo 1: Arte e recursos naturais.
Páginas 16 a 23.
Ler os textos e responder as questões.
Pesquisa – Página 23 – Experimente.
Ler os textos das páginas 24 e 25 e fazer a pesquisa da página 25. 


Disciplina: Eletiva de Turismo/Hotelaria
Ano: 8º Anos C/D

Trabalho individual e pesquisa sobre o Turismo no Brasil de norte a sul, destacando em cada região 2 pontos turísticos de cada região (Norte ao Sul).


Disciplina: Língua Portuguesa
Anos: 8º Anos A/B

“Se liga na língua” – Língua Portuguesa – 8° Ano
Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Editora Moderna

Realizar leitura e responder os exercícios do livro didático.

Capítulo 1 – Reportagem: Momento de aprofundar
Leitura 1
“Nadar, até vencer a correnteza”, de Ana Claudia Marioto, revista Horizonte Geográfico
Desvendando o texto
Como funciona uma reportagem?
Leitura 2
 “Sítio arqueológico de mais de 11 mil anos é descoberto durante estudo em
São Manuel”, do G1
Refletindo sobre o texto
Se eu quiser aprender mais
A linguagem não verbal e mista nos textos informativos
Páginas especiais
A fotorreportagem
Nossa reportagem na prática
Momento de produzir
Momento de reescrever
Momento de apresentar
Textos em conversa
Reportagem do G1 sobre descoberta de sítio arqueológico (Leitura 2) e relato de viagem de Haroldo Castro sobre as estátuas dos guerreiros de Xi’na
Transformando a reportagem filmada em reportagem escrita
Produção de reportagem escrita
Mais da língua
Figuras de linguagem (I)
O que caracteriza uma figura de linguagem
Metáfora e comparação
Metonímia
Sinestesia
Gradação
Isso eu já vi
Este, esse e aquele
Entre saberes
Técnicas de pesquisa e produção de campanha publicitária sobre os riscos que as tartarugas marinhas correm.


Disciplina: Ciências
Ano: 9º


Página 114 – Resumo
Conceitos introdutórios à óptica.
Raios de luz e fontes luminosas.
Raio de luz e corpos luminosos.
Componentes da luz branca “Comente sobre Isaac Newton”
Cores primárias de luz. (página 116)

Disciplina: Educação Física
Ano: 9º anos


Trabalhos/Pesquisas:
● PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA.
● DANÇAS URBANAS E DE SALÃO.



Disciplina: História
Ano: 9 º Anos

Entregar o trabalho sobre as “Revoltas na Primeira República”.
Guerra dos Canudos.
Guerra do Contestado.
Cangaço.
Revolta da Vacina.
Revolta da Chibata.
Tenentismo.
Revolta do Forte de Copacabana.
A Coluna Preste.
Escolha somente um dos oito temas.


Disciplina: Geografia
Ano: 9º Ano C

Recurso: Livro Didático
Pesquisa em folha de almaço ou caderno
Tema: Economia Global e Organizações Econômicas Mundiais.
A Globalização e seus efeitos.

Disciplina: Arte
Ano: 9º


Livro Teláris, páginas 40 e 41.
Ler e fazer interpretação do texto Vik Muniz.
Responder as questões da página 41 baseando-se no texto da página 40. 


Disciplina: Língua Portuguesa
9º Anos A/B/C


Caderno do Aluno
1 – Preencher o quadro da página 13.
2 – Faça o exercício 3 da página 14.
3 – Produção escrita: individualmente criem um poema protesto seguindo as orientações do livro didático, página 26. (Nosso poema – protesto na prática)
4 – Variedades linguísticas (faça as leituras das páginas 30 até 33) e em seguida faça os exercícios da página 36 (letra g e 2a, 2b e 2c) – livro didático.
5 – Caderno do aluno (atividade 2 – leia o texto e faça os exercícios 1ª, 1b, 1c, 1d, 1e, 1f, 1g e 1 h).


 Disciplina: Geografia
9ºs A/B/C

Livro didático – Araribá mais Geografia – 9º ano páginas 20 até 22 – Leitura e interpretação de texto. 
Atividades – Análise Cartográfica
1º.) Qual o título do mapa da página 20?
2º.) Cite dois países do bloco socialista?
3º.) O Brasil se enquadra em qual bloco econômico?
4º.) O que foi a corrida armamentista e espacial?
5º.) Responda as atividades da página 23 do livro não é necessário copiar as perguntas.


Disciplina: Matemática
Anos: 9º Ano A

Números Racionais.
Página 16 – Exercícios 1 ao 9.
Os números reais.
Página 21 – Exercícios 1 ao 7. 

Disciplina: Arte
1ºA/1ºB/1ºC

Livro Percursos da Arte – Páginas: 92 e 93, 120 e 121.
Ler e fazer interpretação dos textos: A encenação na Grécia Antiga, página 92 e o Belo, página 120. 
Responder as questões das páginas 93 e 121.


Disciplina: Biologia
1º Anos A/B/C

Trabalho/Pesquisa: Ciclos Biogeoquímicos Descolamento do Carbono, Oxigênio e Nitrogênio.

Disciplina: Química
1º Anos A/B/C

Trabalho/Pesquisa: Transformações Químicas no dia a dia.


Disciplina: LEM
1ºA/1ºB/1ºC

Traduzir e responder as páginas 105 até 107 da Apostila SP Faz Escola.

Disciplina: Eletiva de Turismo/Hotelaria
Ano: 1º Anos A/B/C

Trabalho individual e pesquisa sobre o Turismo no Brasil de norte a sul, destacando em cada região, pontos turísticos mais visitados.



Disciplina: Física
1º Anos A/B/C


Trabalho individual/Pesquisa sobre a biografia dos seguintes físicos e suas invenções: Isaac Newton, Galileu Galilei e Leonardo da Vinci.

Disciplina: Educação Física
1º Anos A/B/C 

Esporte coletivo. (Basquetebol)
Sistema tático. (Ataque e defesa).
Emagrecimento. (Relação gasto x consumo)
Estética e saúde.
Resolução das páginas: 108 até 115. (Apostila)


Disciplina: Língua Portuguesa
1º A/B/C

Livro Português Contemporâneo
Leitura do texto 1/2/3 das páginas 14 e 15.
Responder as questões 1 até 7 das páginas 16 e 17 (copiar e responder no caderno).
Foco no texto, páginas 17 e 18 (resumo do texto 1 e o texto 2 no caderno).
Cópia das questões, página 18 no caderno e responder.
Apostila SP Faz Escola (Páginas 85 até 99).
Resolução das atividades na própria apostila.

Observação: os alunos que estão sem apostila, resolver a atividade no caderno. (tirar foto de algum amigo)


Disciplina: Histórico
Ano: 1º Anos A/B/C

Caderno do Aluno
Leia o texto “A importância da escrita para a história da humanidade” da página 56 e responda:
Qual o nome da escrita dos Egípcios?
O que são os mnemônicos?
O que podem ser identificadas nas pinturas rupestres?
Qual é a primeira forma de escrita conhecida?
O que os acádios elaboraram?







Disciplina: Filosofia
Ano: 1º Anos A/B/C


·         Faça uma leitura crítica dos textos contidos no caderno do aluno e realize os exercícios propostos.
·         Realize uma pesquisa sobreo filósofo Aristóteles e sua importância nos rumos da humanidade. Este trabalho deve apresentar uma conclusão de no mínimo vinte linhas.   



Disciplina: Geografia
1ºs Anos A/B/C

Livro didático de Geografia – Ser Protagonista
Fazer a leitura dos textos das páginas 222 até 225, 227 e 228.
Após a leitura, responder as questões da página 230, atividades até a questão 7.  


Disciplina: Matemática
1º Anos A/B/C

ü  Instruções:

·         Utilizar como material de apoio aos estudos domiciliares o Livro Didático de Matemática "QUADRANTE", autores Eduardo Chavante e Diego Prestes.

Ø  Unidade 4

Ø  Capítulo 8 - Sequências e Progressões (Progressão Aritmética: PA e Progressão Geométrica: PG)

Ø  Páginas 170 até 201

·         Fazer a leitura, consulta, pesquisa, observação de exemplos resolvidos, das definições e propriedades sobre os temas e conteúdos abordados para o trabalho no 1º bimestre do ano letivo.

·         Se possível assistir ao filme: A CORRENTES DO BEM.

Ø  Sinopse e Detalhes

ü  Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


·         Atividades do São Paulo Faz Escola / Caderno do Aluno / Apostila

Ø  Ler e responder as questões da Apostila:

ü  Tema 1: Sequências e Generalizações de Padrões - Páginas: 06 até 10;

ü  Tema 2: As Sequências e suas Progressões - Páginas: 11 até 20








Disciplina: Química
2ºA/2ºB


Páginas 31 e 32 da Apostila
Preencher a tabela.
Responder as questões da página 33, exercício 3.C

Disciplina: Eletiva de Turismo/Hotelaria
Ano: 2º Anos A/B


Trabalho individual e pesquisa sobre o Turismo no Brasil de norte a sul, destacando em cada região, pontos turísticos mais visitados.



Disciplina: Biologia
2º Anos A/B

Trabalho/Pesquisa: O papel da Membrana Plasmática na interação entre célula e meio ambiente.


Disciplina: LEM
2ºA/2ºB/2ºC

Traduzir e responder as páginas 99 até 101 da Apostila SP Faz Escola.



Disciplina: Educação Física
2º Anos A e B  

Tema: Ginástica em academia.
Ginásticas e capacidades físicas.
Ginásticas e mídias.
Conceitos de flexibilidade, resistência e força.
Resolução das páginas: 108 até 114. (Apostila)


Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 2ºB

1 – Leia os textos “O noviço”, página 88, “Mudança de vida”, página 94 e faça os exercícios 1 a 4 da página 96. 
2 - Períodos e conectivos, página 97 e faça os exercícios 1 ao 6.
3 – Leia o texto “Circuito fechado”, página 36 do livro didático e faça os exercícios 1 ao 4.


Disciplina: Geografia
2ºs Anos A/B/C

Livro didático de Geografia – Ser protagonista.
Fazer a leitura das páginas 192 até 194.
Após a leitura dos textos, elabore dez questões referentes aos textos lidos com respostas. 


Disciplina: Física
Ano: 2º A/B

Trabalho de pesquisa individual sobre máquinas térmica, sua origem e utilização.
Física nos alimentos, definição e tipos.  



  
Disciplina: Filosofia
Ano: 2º Anos A/B

·         Faça uma leitura crítica dos textos contidos no caderno do aluno (pág. 63 á 70) e realize os exercícios propostos nas páginas: 65, 67, 68, 69 e 70.
·         Realize uma pesquisa, e demonstre a diferença e semelhanças entre autônima e liberdade. Este trabalho deve apresentar uma conclusão de no mínimo 20 linhas.




Ano: 2º

Caderno do aluno
Atividades 1 e 2 – Teatro – Páginas 84 e 85.
Livro: Percursos da Arte – Páginas 164 a 171.
Fazer a apreciação das imagens.
Ler os textos.
Responder as questões.


Disciplina: Matemática 
Ano: 2º Anos A/B



          Instruções:

•          Utilizar como material de apoio aos estudos domiciliares o Livro Didático de Matemática "QUADRANTE", autores Eduardo Chavante e Diego Prestes.

          Unidade 1

          Capítulo 1 - TRIGONOMETRIA

          Páginas 10 até 41

•          Fazer a leitura, consulta, pesquisa, observação de exemplos resolvidos, das definições e propriedades sobre os temas e conteúdos abordados para o trabalho no 1º bimestre do ano letivo: seno, cosseno, tangente; funções e equações trigonométricas; gráficos da senóide, da cossenóide e tangentóide.

•          Se possível assistir a vídeos aulas: Trigonometria no Triângulo Retângulo.

•          Atividades do São Paulo Faz Escola / Caderno do Aluno / Apostila

          Ler e responder as questões da Apostila:

          Tema 1: O Reconhecimento da Periodicidade "Amplitude e Período";

          Tema 2: A Periodicidade e o Modelo da Circunferência Trigonométrica;

          Tema 3: Gráficos de Funções Periódicas envolvendo Senos e Cosseno;

          Tema 4: Equações Trigonométricas.


Disciplina: História
Ano: 2º Anos A/B

Leia o texto introdutório da página 55 e responda:
O que é o Renascimento?
Quais os fundamentos que o Renascimento foi pautado?
Qual o palco principal do Renascimento?
O que os renascentistas valorizavam?
No que os renascentistas foram responsáveis?


Disciplina: Sociologia
Ano: 2º Anos A/B

Observe as fotos da página 75 (momento 6) e anote as suas percepções:
Quais são as semelhanças entre a cultura dos animais não humanos e a dos animais humanos?

















Disciplina: Língua Portuguesa
3º A

Livro didático

1.      Aplique o que aprendeu na página 27 (faça os exercícios de 1 a 7).
2.      As correntes da vanguarda europeias, página 39. Leia o box com as informações e faça o exercício 1.
3.      Leia o texto “Paranoia ou mistificação? página 49 e faça os exercícios 1, 2, 3 e 4.    




Disciplina: Educação Física
Ano: 3ºA

Tema: Lutas (BOXE)
Capacidades físicas.
Princípios de treinamento.
Resolução das páginas 108 até 115. (Apostila)


Disciplina: LEM
3ºA/3ºB/3ºC

Traduzir e responder as páginas 100 até 107 da Apostila SP Faz Escola. (atenção para página 105 – usar QR code para visualizar o texto).



Disciplina: Geografia
3ºs Anos A/B/C


Pesquisar:
Taxas de natalidade.
Taxas de mortalidade.
Expectativa de vida.
Pirâmide etária.
Índice de GINI.


Disciplina: Biologia
Ano: 3º A

Trabalho/Pesquisa: Bases Biológicas da Classificação, Relações de Parentesco entre Seres, Árvore Filogenética.



Disciplina: Química
Ano: 3º Ano A

Trabalho/Pesquisa: Atmosfera como Fonte de Materiais para uso Humano.


Disciplina: Filosofia
Ano: 3º Ano A

·         Faça uma leitura crítica dos textos contidos no caderno do aluno (pág. 65 á 71) e realize os exercícios propostos nas páginas: 65, 66, 69, 70 e 71.
·         A história em quadrinhos proposta na página 65, deve ter um roteiro elaborado por vocês mesmos e com no mínimo duas páginas.


Disciplina: Matemática
Ano: 3º Ano


Pesquisar sobre a origem da Matemática e sua evolução até os dias de hoje.
Construir uma linha do tempo mostrando os povos que contribuíram com a Matemática.


Disciplina: Física
Ano: 3º A

Trabalho individual/Pesquisa sobre o choque elétrico e suas consequências no corpo humano.
Biografia do físico Rutherford e Geor Simon Ohm. 




Disciplina: História
Ano: 3º Ano A

Leia o “Documento I – O fardo do homem branco” e o “Documento II – Discurso de ministro francês em 1885” da página 57.
Você concorda com a afirmação do ministro francês? Justifique.
A quem à poesia de Rudyard Kipling “O fardo do homem branco” se refere? 




Roteiro Maio

Nova PÁGINA


Atenção Alunos! - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Aplicativo CM SP






Fonte: https://pixabay.com/pt/vectors/search/escola/

Atividades de Geografia dos Oitavos Anos - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Professora Rita




Fonte das Imagens: celular (WhatsApp)


Roteiro de Atividades - Professora Suzete - Matemática e Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Atenção Alunos da E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Materiais Pedagógicos


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/coronav%C3%ADrus/



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Quarentena Coronavírus - Vamos estudar!


Eu recomendo este site para os estudos em casa. 



Hoje darei início a uma série de sugestões para utilização deste site.

Clique no endereço acima e depois na terceira coluna clique em Conceitos. 

Em seguida clique em Medida. 

Observem os lados esquerdo e direito da tela para poder ter controle das atividades.  




Quaisquer dúvidas!!!!




Análise combinatória

Material de Apoio


https://www.youtube.com/watch?v=yW4o9urHnoY&feature=youtu.be










































Projeto de Vida

Atividades para serem entregues

https://www.youtube.com/watch?v=m5VYsmp_iKE&feature=youtu.be 




























Uma Situação de Aprendizagem de Projeto de Vida - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



















O Jornal JOCA tem atividades para os Anos Finais/EF II e ...

... tem informações confiáveis e em tempo real. 

Informações para os alunos do Ensino Médio e para todas as pessoas. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Atividades Pedagógicas para EAD


Como Professor Coordenador Pedagógico e parte da equipe de profissionais desta escola, peço que se houver oportunidade e possibilidade de realizarem as Atividades dos Sextos aos Nonos Anos o façam e aproveitem para aprender mais sobre esse assunto. 

É muito importante e imprescindível aprendermos de maneira segura e com qualidade de informações. 

O acesso as atividades está liberado e pode ser acessado pelo endereço eletrônico citado nesta Fonte, logo abaixo.


Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/novo-coronavirus-conteudos-jornalisticos-e-pedagogicos/



Vamos valorizar nosso futuro!
E.E. “Professor Orlando Geríbola”

Roteiro de Atividades


Disciplina: LEM
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Pesquisa: verbo “to be” – formas afirmativa/negativa/interrogativa em folha de almaço ou caderno.

Disciplina: Geografia
Anos: 6º Anos A/B/C

Pesquisar a transformação da paisagem na escola de Osasco. O trabalho consiste em imprimir imagens do antes e depois, imagens antigas e atuais. 

Disciplina: Geografia
Anos: 6 Anos D

Recurso: Livro Didático
O trabalho e a transformação do espaço geográfico.
Orientação e localização no espaço geográfico.
Características gerais do planeta terra.

Disciplina: Arte
Anos: 6º Anos A/B/C/D
Capítulo 1 – Arte e Identidade
Páginas 14 até 20.
Ler os textos e responder as questões.
“O figurino” – Páginas 22 e 23.
Leia os textos e responda as questões. 
Atividade prática:
1º.) Olhe novamente os figurinos da peça Adolescer, o que mais chamou a sua atenção? Você já criou um figurino?
2º) Agora você vai imaginar uma peça teatral, você pode escrever um pequeno texto dessa peça e depois desenhar os figurinos.  


Disciplina: Educação Física
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Pesquisar a diferença entre os jogos cooperativos e competitivos.
Pesquisar as principais capacidades físicas (velocidade, agilidade, flexibilidade, força e resistência). 


Disciplina: História
Anos: 6º A


Recurso: Livro Didático
Consulte o livro didático nas páginas 31 e 32.
Responda às questões 1 e 2 dessas páginas em uma folha separada. 
Disciplina: Matemática
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Operações com números naturais.
Adição e subtração.
Páginas 29 até 33 – Exercícios 1 ao 15.
Multiplicação e divisão.
Páginas 34 e 35 – Exercícios 1 ao 9. 


Disciplina: Língua Portuguesa
Anos: 6º Anos A/B/C/D

Livro: “Se liga na língua”
Páginas: 30, 31, 32, 34, 35 e 36
Com base no  capítulo 1 do livro, produza um Diário (no caderno) com no mínimo 7 dias. 


Disciplina: História
Anos: 6º Anos: B/C/D

Pesquisa: escolher dois contos indígenas e reproduzir na folha de papel almaço.
Atividades do livro, páginas 20 até 22. 

Disciplina: Geografia
Anos: 7º Anos A/B/C/D

Recurso: Livro Didático
Temas:
Características do território brasileiro.
Meio ambiente, sustentabilidade e fontes de energia.
Formação e regionalização do território brasileiro.  


Disciplina: Ciências
Anos: 7ºB/7ºC

Página 204 do Livro – Condução Térmica
Isolantes térmicos e condutores térmicos.
O conceito de condução térmica.
A condução térmica no cotidiano. (resumo)
Funcionamento de alguns equipamentos.
“Como funciona a garrafa térmica?”   (páginas 211 e 212)


Disciplina: LEM
Ano: 7º Anos A/B/C/D

Pesquisa: verbo “to be” (presente e passado), formas: afirmativa, negativa, interrogativa em folha de almaço ou caderno.


Disciplina: Educação Física
Anos: 7º Anos A/B/C/D

Pesquisar o histórico do atletismo e as principais provas do atletismo.


Disciplina: Arte
Anos: 7º Anos A/B/C/D

2. Mais perto do grafite de Witch.
Páginas 16 até 18.
+ Saiba mais.
Página 19.
Ler o texto e responder as questões.  

Atividade prática

1º) A grafiteira Witch apresenta uma personagem chamada Catrina em seus grafites, olhe novamente as imagens dela e escreva as características que você vê nesse personagem.

2º) Agora pense como seria um personagem criado por você, quais características ele teria? Quais cores você usaria? Que tipo de roupa? Escreva o que você mais achar necessário e depois desenhe seu personagem.


Disciplina: História
Ano: 7º Anos A/B

Pesquisa sobre Renascimento cultural, com 2 (duas) páginas no mínimo, manuscrito e com conclusão. 
Atividades do livro, páginas 20 e 21.




















Disciplina: LEM
Ano: 8º Anos A/B


Pesquisa: formação de palavras: prefixos e sufixos (em inglês).
Pesquisar: como surgem as palavras em inglês através de prefixos e sufixos. (citar exemplos e traduções)  
Pesquisar pronomes relativos (em inglês) – Who; Which; that e whose
O que é? (exemplos e traduções)


Disciplina: Geografia
Anos: 8º Anos A/B

Recurso: Livro Didático
Temas:
Geopolítica e Relações Internacionais.
Da ordem bipolar a geopolítica atual.
Aspectos demográficos.
Migrações refugiados e diversidade.




Disciplina: Educação Física
Anos: 8º Anos A/B/C/D


Pesquisar o histórico do atletismo.
Pesquisar quais são as capacidades físicas aplicadas no atletismo nas suas principais provas. 



Disciplina: Arte
Ano: 8º

Capítulo 1: Arte e recursos naturais.
Páginas 16 a 23.
Ler os textos e responder as questões.
Pesquisa – Página 23 – Experimente.
Ler os textos das páginas 24 e 25 e fazer a pesquisa da página 25. 


Disciplina: Eletiva de Turismo/Hotelaria
Ano: 8º Anos C/D

Trabalho individual e pesquisa sobre o Turismo no Brasil de norte a sul, destacando em cada região 2 pontos turísticos de cada região (Norte ao Sul).


Disciplina: Língua Portuguesa
Anos: 8º Anos A/B

“Se liga na língua” – Língua Portuguesa – 8° Ano
Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Editora Moderna

Realizar leitura e responder os exercícios do livro didático.

Capítulo 1 – Reportagem: Momento de aprofundar
Leitura 1
“Nadar, até vencer a correnteza”, de Ana Claudia Marioto, revista Horizonte Geográfico
Desvendando o texto
Como funciona uma reportagem?
Leitura 2
 “Sítio arqueológico de mais de 11 mil anos é descoberto durante estudo em
São Manuel”, do G1
Refletindo sobre o texto
Se eu quiser aprender mais
A linguagem não verbal e mista nos textos informativos
Páginas especiais
A fotorreportagem
Nossa reportagem na prática
Momento de produzir
Momento de reescrever
Momento de apresentar
Textos em conversa
Reportagem do G1 sobre descoberta de sítio arqueológico (Leitura 2) e relato de viagem de Haroldo Castro sobre as estátuas dos guerreiros de Xi’na
Transformando a reportagem filmada em reportagem escrita
Produção de reportagem escrita
Mais da língua
Figuras de linguagem (I)
O que caracteriza uma figura de linguagem
Metáfora e comparação
Metonímia
Sinestesia
Gradação
Isso eu já vi
Este, esse e aquele
Entre saberes
Técnicas de pesquisa e produção de campanha publicitária sobre os riscos que as tartarugas marinhas correm.


Disciplina: Ciências
Ano: 9º


Página 114 – Resumo
Conceitos introdutórios à óptica.
Raios de luz e fontes luminosas.
Raio de luz e corpos luminosos.
Componentes da luz branca “Comente sobre Isaac Newton”
Cores primárias de luz. (página 116)

Disciplina: Educação Física
Ano: 9º anos


Trabalhos/Pesquisas:
● PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA.
● DANÇAS URBANAS E DE SALÃO.



Disciplina: História
Ano: 9 º Anos

Entregar o trabalho sobre as “Revoltas na Primeira República”.
Guerra dos Canudos.
Guerra do Contestado.
Cangaço.
Revolta da Vacina.
Revolta da Chibata.
Tenentismo.
Revolta do Forte de Copacabana.
A Coluna Preste.
Escolha somente um dos oito temas.


Disciplina: Geografia
Ano: 9º Ano C

Recurso: Livro Didático
Pesquisa em folha de almaço ou caderno
Tema: Economia Global e Organizações Econômicas Mundiais.
A Globalização e seus efeitos.

Disciplina: Arte
Ano: 9º


Livro Teláris, páginas 40 e 41.
Ler e fazer interpretação do texto Vik Muniz.
Responder as questões da página 41 baseando-se no texto da página 40. 


Disciplina: Língua Portuguesa
9º Anos A/B/C


Caderno do Aluno
1 – Preencher o quadro da página 13.
2 – Faça o exercício 3 da página 14.
3 – Produção escrita: individualmente criem um poema protesto seguindo as orientações do livro didático, página 26. (Nosso poema – protesto na prática)
4 – Variedades linguísticas (faça as leituras das páginas 30 até 33) e em seguida faça os exercícios da página 36 (letra g e 2a, 2b e 2c) – livro didático.
5 – Caderno do aluno (atividade 2 – leia o texto e faça os exercícios 1ª, 1b, 1c, 1d, 1e, 1f, 1g e 1 h).


 Disciplina: Geografia
9ºs A/B/C

Livro didático – Araribá mais Geografia – 9º ano páginas 20 até 22 – Leitura e interpretação de texto.
Atividades – Análise Cartográfica
1º.) Qual o título do mapa da página 20?
2º.) Cite dois países do bloco socialista?
3º.) O Brasil se enquadra em qual bloco econômico?
4º.) O que foi a corrida armamentista e espacial?
5º.) Responda as atividades da página 23 do livro não é necessário copiar as perguntas.


Disciplina: Matemática
Anos: 9º Ano A

Números Racionais.
Página 16 – Exercícios 1 ao 9.
Os números reais.
Página 21 – Exercícios 1 ao 7. 

Disciplina: Arte
1ºA/1ºB/1ºC

Livro Percursos da Arte – Páginas: 92 e 93, 120 e 121.
Ler e fazer interpretação dos textos: A encenação na Grécia Antiga, página 92 e o Belo, página 120. 
Responder as questões das páginas 93 e 121.


Disciplina: Biologia
1º Anos A/B/C

Trabalho/Pesquisa: Ciclos Biogeoquímicos Descolamento do Carbono, Oxigênio e Nitrogênio.

Disciplina: Química
1º Anos A/B/C

Trabalho/Pesquisa: Transformações Químicas no dia a dia.


Disciplina: LEM
1ºA/1ºB/1ºC

Traduzir e responder as páginas 105 até 107 da Apostila SP Faz Escola.

Disciplina: Eletiva de Turismo/Hotelaria
Ano: 1º Anos A/B/C

Trabalho individual e pesquisa sobre o Turismo no Brasil de norte a sul, destacando em cada região, pontos turísticos mais visitados.



Disciplina: Física
1º Anos A/B/C


Trabalho individual/Pesquisa sobre a biografia dos seguintes físicos e suas invenções: Isaac Newton, Galileu Galilei e Leonardo da Vinci.

Disciplina: Educação Física
1º Anos A/B/C 

Esporte coletivo. (Basquetebol)
Sistema tático. (Ataque e defesa).
Emagrecimento. (Relação gasto x consumo)
Estética e saúde.
Resolução das páginas: 108 até 115. (Apostila)


Disciplina: Língua Portuguesa
1º A/B/C

Livro Português Contemporâneo
Leitura do texto 1/2/3 das páginas 14 e 15.
Responder as questões 1 até 7 das páginas 16 e 17 (copiar e responder no caderno).
Foco no texto, páginas 17 e 18 (resumo do texto 1 e o texto 2 no caderno).
Cópia das questões, página 18 no caderno e responder.
Apostila SP Faz Escola (Páginas 85 até 99).
Resolução das atividades na própria apostila.

Observação: os alunos que estão sem apostila, resolver a atividade no caderno. (tirar foto de algum amigo)


Disciplina: Histórico
Ano: 1º Anos A/B/C

Caderno do Aluno
Leia o texto “A importância da escrita para a história da humanidade” da página 56 e responda:
Qual o nome da escrita dos Egípcios?
O que são os mnemônicos?
O que podem ser identificadas nas pinturas rupestres?
Qual é a primeira forma de escrita conhecida?
O que os acádios elaboraram?







Disciplina: Filosofia
Ano: 1º Anos A/B/C


·         Faça uma leitura crítica dos textos contidos no caderno do aluno e realize os exercícios propostos.
·         Realize uma pesquisa sobreo filósofo Aristóteles e sua importância nos rumos da humanidade. Este trabalho deve apresentar uma conclusão de no mínimo vinte linhas.   



Disciplina: Geografia
1ºs Anos A/B/C

Livro didático de Geografia – Ser Protagonista
Fazer a leitura dos textos das páginas 222 até 225, 227 e 228.
Após a leitura, responder as questões da página 230, atividades até a questão 7.  


Disciplina: Matemática
1º Anos A/B/C

ü  Instruções:

·         Utilizar como material de apoio aos estudos domiciliares o Livro Didático de Matemática "QUADRANTE", autores Eduardo Chavante e Diego Prestes.

Ø  Unidade 4

Ø  Capítulo 8 - Sequências e Progressões (Progressão Aritmética: PA e Progressão Geométrica: PG)

Ø  Páginas 170 até 201

·         Fazer a leitura, consulta, pesquisa, observação de exemplos resolvidos, das definições e propriedades sobre os temas e conteúdos abordados para o trabalho no 1º bimestre do ano letivo.

·         Se possível assistir ao filme: A CORRENTES DO BEM.

Ø  Sinopse e Detalhes

ü  Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


·         Atividades do São Paulo Faz Escola / Caderno do Aluno / Apostila

Ø  Ler e responder as questões da Apostila:

ü  Tema 1: Sequências e Generalizações de Padrões - Páginas: 06 até 10;

ü  Tema 2: As Sequências e suas Progressões - Páginas: 11 até 20








Disciplina: Química
2ºA/2ºB


Páginas 31 e 32 da Apostila
Preencher a tabela.
Responder as questões da página 33, exercício 3.C

Disciplina: Eletiva de Turismo/Hotelaria
Ano: 2º Anos A/B


Trabalho individual e pesquisa sobre o Turismo no Brasil de norte a sul, destacando em cada região, pontos turísticos mais visitados.



Disciplina: Biologia
2º Anos A/B

Trabalho/Pesquisa: O papel da Membrana Plasmática na interação entre célula e meio ambiente.


Disciplina: LEM
2ºA/2ºB/2ºC

Traduzir e responder as páginas 99 até 101 da Apostila SP Faz Escola.



Disciplina: Educação Física
2º Anos A e B  

Tema: Ginástica em academia.
Ginásticas e capacidades físicas.
Ginásticas e mídias.
Conceitos de flexibilidade, resistência e força.
Resolução das páginas: 108 até 114. (Apostila)


Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 2ºB

1 – Leia os textos “O noviço”, página 88, “Mudança de vida”, página 94 e faça os exercícios 1 a 4 da página 96. 
2 - Períodos e conectivos, página 97 e faça os exercícios 1 ao 6.
3 – Leia o texto “Circuito fechado”, página 36 do livro didático e faça os exercícios 1 ao 4.


Disciplina: Geografia
2ºs Anos A/B/C

Livro didático de Geografia – Ser protagonista.
Fazer a leitura das páginas 192 até 194.
Após a leitura dos textos, elabore dez questões referentes aos textos lidos com respostas. 


Disciplina: Física
Ano: 2º A/B

Trabalho de pesquisa individual sobre máquinas térmica, sua origem e utilização.
Física nos alimentos, definição e tipos.  



  
Disciplina: Filosofia
Ano: 2º Anos A/B

·         Faça uma leitura crítica dos textos contidos no caderno do aluno (pág. 63 á 70) e realize os exercícios propostos nas páginas: 65, 67, 68, 69 e 70.
·         Realize uma pesquisa, e demonstre a diferença e semelhanças entre autônima e liberdade. Este trabalho deve apresentar uma conclusão de no mínimo 20 linhas.




Ano: 2º

Caderno do aluno
Atividades 1 e 2 – Teatro – Páginas 84 e 85.
Livro: Percursos da Arte – Páginas 164 a 171.
Fazer a apreciação das imagens.
Ler os textos.
Responder as questões.


Disciplina: Matemática 
Ano: 2º Anos A/B



          Instruções:

•          Utilizar como material de apoio aos estudos domiciliares o Livro Didático de Matemática "QUADRANTE", autores Eduardo Chavante e Diego Prestes.

          Unidade 1

          Capítulo 1 - TRIGONOMETRIA

          Páginas 10 até 41

•          Fazer a leitura, consulta, pesquisa, observação de exemplos resolvidos, das definições e propriedades sobre os temas e conteúdos abordados para o trabalho no 1º bimestre do ano letivo: seno, cosseno, tangente; funções e equações trigonométricas; gráficos da senóide, da cossenóide e tangentóide.

•          Se possível assistir a vídeos aulas: Trigonometria no Triângulo Retângulo.

•          Atividades do São Paulo Faz Escola / Caderno do Aluno / Apostila

          Ler e responder as questões da Apostila:

          Tema 1: O Reconhecimento da Periodicidade "Amplitude e Período";

          Tema 2: A Periodicidade e o Modelo da Circunferência Trigonométrica;

          Tema 3: Gráficos de Funções Periódicas envolvendo Senos e Cosseno;

          Tema 4: Equações Trigonométricas.


Disciplina: História
Ano: 2º Anos A/B

Leia o texto introdutório da página 55 e responda:
O que é o Renascimento?
Quais os fundamentos que o Renascimento foi pautado?
Qual o palco principal do Renascimento?
O que os renascentistas valorizavam?
No que os renascentistas foram responsáveis?


Disciplina: Sociologia
Ano: 2º Anos A/B

Observe as fotos da página 75 (momento 6) e anote as suas percepções:
Quais são as semelhanças entre a cultura dos animais não humanos e a dos animais humanos?

















Disciplina: Língua Portuguesa
3º A

Livro didático

1.      Aplique o que aprendeu na página 27 (faça os exercícios de 1 a 7).
2.      As correntes da vanguarda europeias, página 39. Leia o box com as informações e faça o exercício 1.
3.      Leia o texto “Paranoia ou mistificação? página 49 e faça os exercícios 1, 2, 3 e 4.    




Disciplina: Educação Física
Ano: 3ºA

Tema: Lutas (BOXE)
Capacidades físicas.
Princípios de treinamento.
Resolução das páginas 108 até 115. (Apostila)


Disciplina: LEM
3ºA/3ºB/3ºC

Traduzir e responder as páginas 100 até 107 da Apostila SP Faz Escola. (atenção para página 105 – usar QR code para visualizar o texto).



Disciplina: Geografia
3ºs Anos A/B/C


Pesquisar:
Taxas de natalidade.
Taxas de mortalidade.
Expectativa de vida.
Pirâmide etária.
Índice de GINI.


Disciplina: Biologia
Ano: 3º A

Trabalho/Pesquisa: Bases Biológicas da Classificação, Relações de Parentesco entre Seres, Árvore Filogenética.



Disciplina: Química
Ano: 3º Ano A

Trabalho/Pesquisa: Atmosfera como Fonte de Materiais para uso Humano.


Disciplina: Filosofia
Ano: 3º Ano A

·         Faça uma leitura crítica dos textos contidos no caderno do aluno (pág. 65 á 71) e realize os exercícios propostos nas páginas: 65, 66, 69, 70 e 71.
·         A história em quadrinhos proposta na página 65, deve ter um roteiro elaborado por vocês mesmos e com no mínimo duas páginas.


Disciplina: Matemática
Ano: 3º Ano


Pesquisar sobre a origem da Matemática e sua evolução até os dias de hoje.
Construir uma linha do tempo mostrando os povos que contribuíram com a Matemática.


Disciplina: Física
Ano: 3º A

Trabalho individual/Pesquisa sobre o choque elétrico e suas consequências no corpo humano.
Biografia do físico Rutherford e Geor Simon Ohm. 




Disciplina: História
Ano: 3º Ano A

Leia o “Documento I – O fardo do homem branco” e o “Documento II – Discurso de ministro francês em 1885” da página 57.
Você concorda com a afirmação do ministro francês? Justifique.
A quem à poesia de Rudyard Kipling “O fardo do homem branco” se refere? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário