Recuperação e Aprofundamento - - - Projeto de Vida - - - Professor Jonathans - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividades de Recuperação Projeto de Vida
Obs.: Tabela contendo somente exemplo. A elaboração do cronograma será de cada aluno. Podendo fazer alterações desejadas.
Fonte das imagens: Fonte: http://www.floresceremmim.com.br/projeto-de-vida-como-construir-uma-vida-que-voce-ame-viver/
Recuperação e Aprofundamento - - - Projeto de Vida - - - Professora Rosely - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C
Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
RECUPREAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Objetivo (s): Transformação e a construção do ser humano em seu desenvolvimento social.
Habilidades: Desenvolver o autoconhecimento; ampliar a percepção a respeito de sua identidade.
Habilidade(s) Suporte: Experimentar; Identificar a construção e definição de si mesmo a uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por debate e questionamentos, aos valores, às escolhas que deve fazer, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.
OBJETIVO DA AULA: Levar o aluno a construção da identidade social.
A ADOLESCÊNCIA E SUA TRANSPOSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA
Durante a adolescência o indivíduo se afasta da identidade infantil e vai aos poucos construindo uma nova definição de si mesmo. É uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por uma crise de identidade, na qual ele se debate com questionamentos relativos a seu corpo, aos valores, às escolhas que deve fazer, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.
Pensado no pequeno texto a cima vocês vão desenhar uma figura humana inteira de frente, da cabeça aos pés.
1º Saindo da cabeça: um balão com um sonho que você para sua vida.
2º Saindo da boca: uma frase que foi dita em determinada situação que você não gostariam de ter dito.
3º Saindo do coração: uma seta indicando algo que gosta de fazer, um interesse.
4º Na mão direita: algo que você quer fazer mas esta impossibilitado no momento.
5º Na mão esquerda: algo que gostariam de mudar em si mesmos.
6º No pé esquerdo: uma meta que desejam alcançar.
7º No pé direito: os passos que precisam dar para atingir essa meta.
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Outubro/2020 |
|
|
Ano/Série | Ensino Médio 1º A, B e C - Ensino Médio
|
|
|
Professora: | Rosely |
|
|
Disciplina: | Projeto de Vida |
|
|
Habilidades Essenciais: | Desenvolver o auto conhecimento; ampliar a percepção a respeito de sua identidade. |
|
|
Objetos do Conhecimento: | Transformação e a construção do ser humano em seu desenvolvimento social.
|
|
|
Habilidade(s) Suporte: | Experimentar; Identificar a construção e definição de si mesmo a uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por debate e questionamentos, aos valores, às escolhas que devem ser feitas, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade. |
|
|
Situação de Aprendizagem (SA):
| Atividades:
O que quero desenvolver em mim. Para a expansão do seu posicionamento diante da vida, é necessário também que você desenvolva um olhar mais apurado sobre as suas habilidades e o quem precisa aprender ao longo da vida para realização do seu Projeto de Vida. Portanto, essa atividade é sobre como você pode se preparar melhor para o futuro. Isso e importante porque a sociedade moderna de um modo geral e a vida em particular trazem novas e as mais complexas exigências para as pessoas. Algumas dessas exigências estão relacionadas a títulos de exemplos, as habilidades como: .Esforço: pode ser definido como a energia que uma pessoa tem para superar o conjunto de problemas e dificuldades que existe o que ela é e o que ela pretende ser. .Perseverança: cada pessoa na vida tem ( ou devia ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida, assim como uma constância de propósito. .Altruísmo: essa palavra vem do alter ( do latim), significa outro. Então altruísmo e ter preocupação com o “outro”. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar apenas em si mesmo. .Iniciativa: essa habilidade está relacionada com a ação. Você não pode ficar só nas palavras: “Eu vou fazer isso”, “Gostaria de fazer tal coisa”, “Um dia eu chego lá”. Tudo na vida tem seu primeiro passo. Quer dizer, a ação tem que partir de você, tem que brotar da sua pessoa. Seguindo as orientações a cima respondam as questões. 1 - Sou capaz de fazer: 2 - Não me vejo capaz de fazer, mas quero aprender: 3 - Partindo das suas respostas, dada nas duas primeiras questões, indique a habilidade mais importante que você julga precisar desenvolver para potencializar o seu crescimento pessoal. |
Recuperação e Aprofundamento - - Projeto de Vida - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Ano/Série | Ensino Médio 1º A, B e C
|
|
|
Professora: | Rosely |
|
|
Disciplina: | Projeto de Vida |
|
|
Habilidades Essenciais: | Desenvolver o auto conhecimento; ampliar a percepção a respeito de sua identidade. |
|
|
Objetos do Conhecimento: | Transformação e a construção do ser humano em seu desenvolvimento social. |
|
|
Habilidade(s) Suporte: | Experimentar; Identificar a construção e definição de si mesmo a uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por debate e questionamentos, aos valores, às escolhas que devem ser feitas, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade. |
Situação de Aprendizagem (SA):
| Atividades: Qual a importância de sonhar na vida das pessoas?“A Verdadeira coragem é Ir Atrás de seus Sonhos, mesmo quando todos dizem que ele é Impossível.”(Cora,Coralina). Os sonhos se assemelham as plantas, necessitam de muita atenção, água, terra, adubo, sol, sombra e principalmente tempo para florirem e frutificarem e como cada planta, os sonhos têm necessidades diferentes. Para realizar os sonhos devemos observar a espiral de realização, uso espiral, pois acredito que a cada fase estamos um passo acima ou adiante do anterior, isto é estamos evoluindo. Temos que tomar cuidado com alguns rótulos já que muitas vezes confundimos nosso entendimento do que venha a ser pessoas realizadoras, Arthur Diniz,
Com base nos pequenos textos a cima de Cora Coralina, a Bíblia , Nietzsche e Arthur Diniz respondam as questões abaixo. 1- Qual a sua missão de vida?
2- Qual a sua visão de mundo e de si mesmo?
3- Quais são os seus valores?
4- Quais são seus sonhos e como você pode alcançá-los?
5- Você tem sonhos, mas acha impossíveis de serem realizados? |
Recuperação e Aprofundamento - - - Projeto de Vida - - - E.E."Professor Orlando Geríbola"
EE Professor Orlando Geríbola
Professora: MARY
ATIVIDADES
DE
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO PROJETO DE VIDA – 7° E 8° ANOS
7°C, 8°B, C e D – PROFª MARY
ATIVIDADE
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
1) Quanto falamos em competências socioemocionais, o que você entende?
a) São atitudes financeiras;
b) São sentimentos humanos, ações emocionais;
c) São ações físicas;
d) São condições pessoais.
2) De acordo com a frase: " Aprenda que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não de dá o direito de ser cruel".
a) Posso gritar e maltratar o próximo;
b) Não me preocupar com a dor do outro;
c) Cuidar, ouvir e entender o outro;
d)Me fechar fazer de conta que o outro não existe.
3) Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc: Que caracterizam o indivíduo por si próprio este conceito refere - se a…
a) Responsabilidade
b) Empatia
c) Autoconhecimento
d) Respeito
4) Qual a competência cabe nesta frase? " A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo."
a) Autoconfiança
b) Autoconhecimento
c) Persistência
d) Curiosidade para aprender
5) "O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para qual nos movemos." O que essa frase que nos dizer?
a) Temos que nos prender ao hoje;
b)Ter uma meta e ser persistente;
c) Seguir a vida e esperar as coisas melhorar;
d) Sentar, cruzar os braços e chorar as dificuldades.
6) Ao longo da nossa vida somos obrigados a fazer diferentes escolhas que vão das mais simples como escolher uma roupa até a mais complexa que tem a ver com o nosso futuro. Quais as principais atitudes para alcançar nossos objetivos?
a) Persistência, autoconfiança, responsabilidade.
b) Organização, empatia, responsabilidades.
c) Diversão, brincadeiras, estudos.
d) Iniciativa social, empatia, assertividade.
Atenção! Após o término enviar por e-mail maryaparecidaprof@hotmail.com apenas as respostas para correção com nome, número, turma e série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário