Recuperação Projeto de Vida/Atividades

 

Recuperação e Aprofundamento - - - Projeto de Vida - - - Professor Jonathans - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Atividades de Recuperação Projeto de Vida

 









Montar um cronograma com suas tarefas diárias.



Obs.: Tabela contendo somente exemplo. A elaboração do cronograma será de cada aluno. Podendo fazer alterações desejadas. 





Fonte das imagens: Fonte: http://www.floresceremmim.com.br/projeto-de-vida-como-construir-uma-vida-que-voce-ame-viver/



Fonte: https://www.google.com.br/search?q=Atividade+Projeto+de+vida&sxsrf=ALeKk00y1H41Z6UwKUX068sDEMlAqC6xvA:1601903586816&source=lnms&tbm=isch&sa=




Professor Jonathans.



Recuperação e Aprofundamento - - - Projeto de Vida - - - Professora Rosely - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A,B e C


Disciplina: Projeto de Vida - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

RECUPREAÇÃO E APROFUNDAMENTO

Objetivo (s): Transformação e a construção do ser humano em seu desenvolvimento social.

Habilidades: Desenvolver o autoconhecimento; ampliar a percepção a respeito de sua identidade.

Habilidade(s) Suporte: Experimentar; Identificar a construção e  definição de si mesmo a uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por debate  e questionamentos, aos valores, às escolhas que deve fazer, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.

 

OBJETIVO DA AULA: Levar o aluno a construção da identidade social.

 

A ADOLESCÊNCIA  E SUA TRANSPOSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA

Durante a adolescência o indivíduo se afasta da identidade infantil e vai aos poucos construindo uma nova definição de si mesmo. É uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por uma crise de identidade, na qual ele se debate com questionamentos relativos a seu corpo, aos valores, às escolhas que deve fazer, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.

 

 Pensado no pequeno texto a cima vocês vão desenhar  uma figura humana inteira de frente, da cabeça aos pés.

 

1º Saindo da cabeça: um balão com um sonho que você para sua vida.

 

2º Saindo da boca: uma frase que foi dita em determinada situação que você não gostariam de ter dito.

 

 3º Saindo do coração: uma seta indicando algo que gosta de fazer, um interesse.

 

 4º Na mão direita: algo que você quer fazer  mas esta impossibilitado no momento.

 

 5º Na mão esquerda: algo que gostariam de mudar em si mesmos.

 

 6º No pé esquerdo: uma meta que desejam alcançar.

 

 7º No pé direito: os passos que precisam dar para atingir essa meta.


Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - Projeto de Vida - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

Ensino Médio 1º A, B e C - Ensino Médio

 

 

 

Professora:

Rosely

 

 

Disciplina:

Projeto de Vida

 

 

Habilidades Essenciais:

Desenvolver o auto conhecimento; ampliar a percepção a respeito de sua identidade.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Transformação e a construção do ser humano em seu desenvolvimento social.

 

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Experimentar; Identificar a construção e definição de si mesmo a uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por debate e questionamentos, aos valores, às escolhas que devem ser feitas, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

Atividades:

 

O que quero desenvolver em mim.                    

Para a expansão do seu posicionamento diante da vida, é necessário também que você desenvolva um olhar mais apurado sobre as suas habilidades e o quem precisa aprender ao longo da vida para realização do seu Projeto de Vida. Portanto, essa atividade é sobre como você pode se preparar melhor para o futuro. Isso e importante porque a sociedade moderna de um modo geral e a vida em particular trazem novas e as mais complexas exigências para as pessoas. Algumas dessas exigências estão relacionadas a títulos de exemplos, as habilidades como:                                                    

.Esforço: pode ser definido como a energia que uma pessoa tem para superar o conjunto de problemas e dificuldades que existe o que ela é e o que ela pretende ser.                                                                           

.Perseverança: cada pessoa na vida tem ( ou devia ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida, assim como  uma constância   de propósito.

.Altruísmo: essa palavra vem do alter ( do latim), significa outro. Então altruísmo e ter preocupação com o “outro”. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar apenas em si mesmo.

.Iniciativa: essa habilidade está relacionada com a ação. Você não pode ficar só nas palavras: “Eu vou fazer isso”, “Gostaria de fazer tal coisa”, “Um dia eu chego lá”. Tudo na vida tem seu primeiro passo. Quer dizer, a ação tem que partir de você, tem que brotar da sua pessoa.

Seguindo as orientações a cima respondam as questões.

1 - Sou capaz de fazer:

2 - Não me vejo capaz de fazer, mas quero aprender:

3 - Partindo das suas respostas, dada nas duas primeiras questões, indique a habilidade mais importante que você julga precisar desenvolver para potencializar o seu crescimento pessoal.       


Recuperação e Aprofundamento - - Projeto de Vida - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Ano/Série

Ensino Médio 1º A, B e C

 

 

 

Professora:

Rosely

 

 

Disciplina:

Projeto de Vida

 

 

Habilidades Essenciais:

Desenvolver o auto conhecimento; ampliar a percepção a respeito de sua identidade.

 

 

Objetos do Conhecimento:

Transformação e a construção do ser humano em seu desenvolvimento social.

 

 

Habilidade(s) Suporte:

Experimentar; Identificar a construção e definição de si mesmo a uma passagem para o mundo adulto, caracterizada por debate e questionamentos, aos valores, às escolhas que devem ser feitas, ao que lhe é exigido e a seu lugar na sociedade.

Situação de Aprendizagem (SA):

 

Atividades:

Qual a importância de sonhar na vida das pessoas?

“A Verdadeira coragem é Ir Atrás de seus Sonhos, mesmo quando todos dizem que ele é Impossível.”(Cora,Coralina).
Existem duas formas de sonhar, aquela enquanto dormimos e aquele desejo de realizar algo.
Acredito, que sonhar enquanto dormimos não é uma exclusividade apenas dos seres humanos, podemos observar que os animais também têm a capacidade de sonhar e ter pesadelos, quem tem ou teve um animal de estimação já deve ter observado isso.
Sonhar é um tema abordado desde muito cedo, temos como exemplo a Bíblia que é repleta de passagens que relatam aparições durante o sonho ou meditações fazendo revelações.
Povos primitivos buscavam meios de receberem mensagens em seus sonhos quando dormiam em cima de túmulos de anciões e pele de animais por eles abatidos.
Temos também o “sonho” no sentido figurado, aquele que chamamos de meta, plano de vida, desejo, etc. O sonho pode ser considerado uma forma do ser humano expressar seus desejos, anseios, motivações... Arrisco dizer, que são os sonhos que movem os seres humanos, pois sem os sonhos morreríamos e não teríamos uma motivação para o futuro próximo, ou distante.
Sonhar é acreditar naquilo que não é possível para muitos. É ver além do que nossos olhos podem e entrar num mundo totalmente imaginário, e acreditar que tudo pode se tornar realidade.
Lutar com todas as forças para que eles se realizem, guardá-los a sete chaves, para que não possam ser destruídos nem roubados, amá-los e crer todos os dias, que podemos realizar ou pelo menos chegar mais perto a cada dia.
Confiar em si mesmo e em seus instintos, não permitindo que nada ou ninguém nos barrem no caminho.
Sonhos são os que nos motivam, nos trazem uma felicidade inexplicável.
É ter o prazer de realizar um desejo uma meta, lutar por aquilo que sonhamos.
Sendo assim, a importância do sonho é crer naquilo que se quer, sem se importar com o que vão dizer ou pensar, e lutar pra que aconteça.
Sonhar é nunca desistir, ter fé e tentar até o momento em que suas forças se esgotem, se renovar e continuar sonhando.
“Nada é tão nosso, quanto os nossos sonhos.”
(Nietzsche)

Os sonhos se assemelham as plantas, necessitam de muita atenção, água, terra, adubo, sol, sombra e principalmente tempo para florirem e frutificarem e como cada planta, os sonhos têm necessidades diferentes.

Para realizar os sonhos devemos observar a espiral de realização, uso espiral, pois acredito que a cada fase estamos um passo acima ou adiante do anterior, isto é estamos evoluindo.                  Temos que tomar cuidado com alguns rótulos já que muitas vezes confundimos nosso entendimento do que venha a ser pessoas  realizadoras, Arthur Diniz,

 

Com base nos pequenos textos a cima de Cora Coralina, a Bíblia , Nietzsche e Arthur Diniz respondam as questões abaixo.

1- Qual a sua missão de vida?

 

2- Qual a sua visão de mundo e de si mesmo?

 

3- Quais são os seus valores?

 

4- Quais são seus sonhos e como você pode alcançá-los?

 

5- Você tem sonhos, mas acha impossíveis de serem realizados?


Recuperação e Aprofundamento - - - Projeto de Vida - - - E.E."Professor Orlando Geríbola"

EE Professor Orlando Geríbola

Professora: MARY

ATIVIDADES

DE

RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO  PROJETO DE VIDA   –  7° E 8° ANOS

7°C, 8°B, C e D – PROFª MARY

ATIVIDADE

 

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

1)    Quanto falamos em competências socioemocionais, o que você entende?

a) São atitudes financeiras;

b) São sentimentos humanos, ações emocionais;

c) São ações físicas;

d) São condições pessoais.

 

2)    De acordo com a frase: " Aprenda que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não de dá o direito de ser cruel".

a) Posso gritar e maltratar o próximo;

b) Não me preocupar com a dor do outro;

c) Cuidar, ouvir e entender o outro;

d)Me fechar fazer de conta que o outro não existe.

 

3)    Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc: Que caracterizam o indivíduo por si próprio este conceito refere - se a…

a) Responsabilidade

b) Empatia

c) Autoconhecimento

d) Respeito

 

4)    Qual a competência cabe nesta frase? " A verdadeira profissão do homem é encontrar seu caminho para si mesmo."

a) Autoconfiança

b) Autoconhecimento

c) Persistência

d) Curiosidade para aprender

 

5)    "O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para qual nos movemos." O que essa frase que nos dizer?

a) Temos que nos prender ao hoje;

b)Ter uma meta e ser persistente;

c) Seguir a vida e esperar as coisas melhorar;

d) Sentar, cruzar os braços e chorar as dificuldades.

6)    Ao longo da nossa vida somos obrigados a fazer diferentes escolhas que vão das mais simples como escolher uma roupa até a mais complexa que tem a ver com o nosso futuro. Quais as principais atitudes para alcançar nossos objetivos?

a) Persistência, autoconfiança, responsabilidade.

b) Organização, empatia, responsabilidades.

c) Diversão, brincadeiras, estudos.

d) Iniciativa social, empatia, assertividade.

 

Atenção! Após o término enviar por e-mail maryaparecidaprof@hotmail.com apenas as respostas para correção com nome, número, turma e série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário