2021
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - História - - - Nonos Anos - - - Professora Zilda
Atividade de História para os 9° Anos
História do Brasil: modernidade e exclusão social
Observe a foto da “Estação da Luz” do ano de 1910 e a foto do ano de 2021 e responda:
O que mudou na “Estação da Luz” na foto de 2021 em relação da foto de 1910?
Como está o espaço físico ao redor da estação? Qual foi a mudança?
O “antigo” e o “moderno” é representado nas duas fotos. Em que situação isso acontece?
Fontes para consultas:
Livro Didático “História, Sociedade e Cidadania”; Modernização e urbanização, páginas 24 e 25.
Jornal Joca; “Museu da Língua Portuguesa recebe exposição para o grande público”; edição 170; página 8.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atividade de História - - - Professor Zilda - - - Segundo Bimestre
Atividade de História
Recuperação e Aprofundamento para o 8° A
Currículo em Ação / 8° Ano / Volume 1
Situação de Aprendizagem 2 –
A industrialização e o Trabalho Infantil
1) Leia a Situação de Aprendizagem 2 da página 244.
2) Observe as duas imagens.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atividade de História - - - Professora Zilda - - - Segundo Bimestre
Atividade de História
Recuperação e Aprofundamento para os 9° anos
Currículo em Ação / 9° anos / Volume 1
Situação de Aprendizagem 1
Processos Históricos da Primeira República
1) Observe as Fontes 1 e 2 das páginas 229 e 230.
2) Responda em seu caderno as letras a e b da página 230.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Ciências Humanas
O Jornal JOCA número 169 está disponível na Escola.
Atividade
de História para os 1° Anos, 2° anos e 3° Anos
1)
A gripe espanhola, também conhecida como gripe
de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918
a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de
um quarto da população mundial na época.
Fonte: Wikipedia
2)
Os coronavírus são uma grande família de vírus
comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos
e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar
pessoas, como exemplo do MERS – CoV e SARS – CoV. Recentemente, em dezembro de
2019, houve a transmissão de um novo coronavírus ( SARS – Cov – 2 ), o qual foi
identificado em Wuhan na China e causou a COVID – 19, sendo em seguida
disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
Fonte: Ministério da Saúde
Responda:
Durante
a pandemia da gripe espanhola, um grande número de pessoas se recusaram a usar
máscaras, questionando a sua eficácia para frear o avanço da doença. Essa
situação também se repete durante a pandemia da COVID – 19.
Na sua
opinião, por que há pessoas que se recusam a cumprir os protocolos de segurança
durante uma pandemia?
As fake news e o
novo coronavírus
Todos os dias, circulam pela
internet textos, mensagens, vídeos e até memes com informações falsas – as
chamadas fake news – sobre o novo coronavírus.
Como não cair em fake news?
Desconfie dos conteúdos que
receber.
Primeiro, pare e pense: “Esta informação faz sentido?”
Lembre-se: informações falsas podem ser perigosas. Alguém pode acreditar nelas
e tomar atitudes ruins a partir disso. Por isso, antes de compartilhar um conteúdo,
é importante ter certeza de que ele é verdadeiro.
Fonte: Jornal Joca – 28.08.2020
Responda:
Na sua opinião, por que as
pessoas acreditam em fake News?
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atividades de História e Sociologia - Professora Zilda
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atividades de História - Professora Zilda
Professora Zilda - História - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Professora Zilda - História - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Nonos Anos
Atividade
de História para o 6° Ano A
1)
Foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil
anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na
progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente.
Em
época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada
objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica. Uma das expressões
pictográficas mais conhecidas são as pinturas rupestres.
Em
qual espaço físico essas pinturas foram feitas?
a) Solo
b) Cavernas
c) Montanhas
2)
O papiro, conhecido desde quarenta séculos
antes da era cristã, a sua fama é mais do que merecida, pois ele que deu à
humanidade um dos principais instrumentos de seu progresso, o papel.
Qual
a civilização antiga que por volta de 2.500 a. C. desenvolveu a técnica de
fabricar folhas de papiro?
a) Civilização
grega
b) Civilização
romana
c) Civilização
egípcia
3)
Pesquise no dicionário o significado da
palavra “ pergaminho “.
Atividade
de História para os 9° Anos
1)
Getúlio Vargas foi o presidente que mais
ficou no poder. Vargas governou o país durante dois mandatos, de 1930 a 1945 e
de 1951 a 1954.
No
período de 1937 a 1945, o governo de Getúlio Vargas ficou caracterizado por seu
caráter ditatorial.
Qual
o nome desse período?
2)
Getúlio Vargas era conhecido por um apelido
devido a sua política de direitos sociais.
Qual
era o nome desse apelido?
3)
Durante o governo de Getúlio Vargas, foram
criadas as leis trabalhistas na década de 1930, sendo agrupadas em 1943 na
chamada CLT, que versavam a respeito da segurança dos assalariados brasileiros.
Escreva
um dos direitos trabalhistas assegurado pela nova lei.
Atividade
de História para o 3° Ano A
1)
As Grandes Guerras levaram para o cenário
bélico parte considerável da tecnologia utilizada ainda hoje, como as
metralhadoras leves de infantaria, os tanques, os aviões, os submarinos, as
granadas, os morteiros e as armas químicas. A quantidade de civis mortos foi
imensa, a destruição provocada nos territórios e nas populações dos países
envolvidos foram inéditas.
Responda:
a) O
que a tecnologia proporcionou durante a Primeira Guerra Mundial?
b) O
avião foi amplamente utilizado durante o conflito. No início foi utilizado para
reconhecimento, mas logo já estava fazendo escolta e bombardeios.
O
avião foi inventado por um ilustre brasileiro. Qual o seu nome?
Atividade de História para os 1° Anos
1) A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica,
onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe
social “ possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha
menos poder deveria obedecer quem estava acima.
Responda:
a) Quem estava no topo da sociedade egípcia?
b) Qual era a função dos sacerdotes?
c) Como viviam os camponeses?
Atividade de História para os 2° Anos
1) O absolutismo foi uma política de centralização do poder nas mãos dos
monarcas. A Europa, a partir do século XVI, passou por transformações
econômicas e políticas que deu origem à formação dos Estados
Nacionais Modernos.
Responda:
a) Quem era a figura central do poder absolutista europeu?
b) Qual o nome do país europeu cujo monarca Luís XIV ficou conhecido
como o “ Rei Sol “?
c) Qual o nome do sistema econômico do absolutismo?
Atividade de Sociologia para os 2° Anos
1) A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos
étnicos que participaram da formação da população brasileira. A
diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da
grande extensão territorial e das características geradas em cada região
do país.
Responda:
a) Escreva o nome de uma lenda que você conheça.
b) Escreva o nome de uma festa que faça parte da cultura brasileira.
c) Escreva o nome de um prato típico da culinária brasileira.
Professora Zilda - - - - História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Sexto Ano A
Atividade de História para o 6° Ano A
1) Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates. Os jogos levavam o público ao delírio. Suas arquibancadas, construídas a partir de 3 metros do solo, acomodavam mais de 50 mil pessoas.
Responda:
a) Em qual cidade foi construído o Coliseu?
b) Quem eram os guerreiros que lutavam na maioria dos embates no Coliseu?
Professora Zilda - - - - História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Primeiro Ano do Ensino Médio
Atividade de História para os 1° Anos
1) Desde milênios, em todos os cantos do mundo, a escravidão foi uma prática comum e aceita por diversos povos. Somente a partir do século XIX é que o comércio de pessoas passou a ser criticado, e em muitas regiões foi abolido.
Responda:
a) Qual era a função do escravo no Egito Antigo?
b) Qual o povo que foi escravizado no Egito Antigo durante o reinado do faraó Seti?
Professora Zilda - - - - Sociologia - - - - Segundos Anos - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Sociologia para os 2° Anos
1) A cultura de massa é um objeto da indústria cultural. O conceito de cultura de massa diz respeito a uma cultura que não é autêntica. Segundo Walter Benjamin, filósofo e teórico literário alemão do século XX, “ a cultura tornou-se um elemento de mercado “.
Responda:
a) Escreva os nomes de três veículos de comunicação de massa.
b) Escreva o nome de um veículo de comunicação de massa que você tem mais acesso.
Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - História - - - - Nonos Anos
Atividade de História para os 9° Anos
1) Em janeiro de 1956, Juscelino Kubitschek tomou posse como presidente democraticamente eleito do Brasil. O lema de governo de JK era fazer o Brasil crescer “ 50 anos em 5 “. Ele tinha como projeto desenvolver o país.
Responda:
a) Qual foi a principal motivação que levou Juscelino Kubitschek a construção de Brasília?
b) Qual o nome que os trabalhadores que construíram a nova capital federal ficaram conhecidos?
Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - História - - - - Segundos Anos
Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - História - - - - Terceiro Ano A
Atividade de História para o 3º Ano A
1) O fascismo foi um regime político totalitário que surgiu na Itália no início do século XX. Sua ideologia é muito autoritária, racial e nacionalista.
Responda:
a) Qual o nome do principal líder fascista na Itália?
b) Qual o nome do grande ato público realizado entre 24 e 28 de outubro de 1922 e que levou o líder fascista ao poder?
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 3 ° Ano A
1) A Segunda Guerra Mundial está relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa e teve como causa direta o expansionismo alemão naquele período. Os regimes totalitários baseavam-se em um forte militarismo, que servia muito para intimidar e calar as vozes dissidentes.
a) Com base nessa afirmação, pesquise qual o significado de Nazismo e Fascismo, regimes totalitários aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
b) Escreva os nomes dos dois grandes líderes desses regimes políticos.
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/hitler-clip-art-adolf-hitler-l%C3%ADder-4717058/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 2 ° Anos
1) Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas.
Responda:
a) Qual foi o grande mártir da Inconfidência Mineira?
b) Qual o outro nome que a Conjuração Baiana também ficou conhecida?
c) Qual a cidade que aconteceu a Conjuração Baiana?
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/inconfid%c3%aancia%20mineira/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de Sociologia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Sociologia – 2 ° Anos
Apropriação Cultural
1) Qual o significado de Apropriação Cultural?
2) Quando ocorre a Apropriação Cultural?
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 1° Anos
1) Alexandre III da Macedônia, também conhecido como Alexandre, o Grande, foi o rei do Império da Macedônia entre 336 a C. e 323 a. C., no período helenístico da história da Grécia Antiga.
Responda:
a) O que foi o período helenístico?
b) Qual o nome do filósofo que ensinou matemática, retórica e filosofia à Alexandre?
c) Quais os nomes dos territórios que o império de Alexandre se estendia?
Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/images/search/alexandre/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 6 ° Ano A
1) O conceito de cidadania surgiu na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs. A cidadania era o direito de exercer as liberdades individuais e da participação das decisões do Estado.
Responda:
a) Quem era considerado cidadão na Roma Antiga?
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 9 ° Anos A, B e C
1) A Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar, em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.
Responda:
a) Qual o nome do primeiro presidente militar?
b) Escreva os nomes de dois movimentos de resistência à ditadura civil-militar no Brasil.
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/brasil/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 3°Ano A
1) Getúlio Vargas foi o presidente que mais ficou no poder. Vargas governou o país durante dois mandatos, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
No período de 1937 a 1945, o governo de Getúlio Vargas ficou caracterizado por seu caráter ditatorial.
Qual o nome desse período?
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de Sociologia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Sociologia – 2° Anos
1) No mundo ocorrem mudanças e evoluções a todo momento, desde o período da pré-história até os dias de hoje. E no mundo da moda não iria ser diferente, cada época tem e teve um costume diferente.
Coco Chanel disse certa vez que “a moda pode até sair de moda, porém, o que permanece é o estilo”.
Responda:
Qual é o seu estilo? O que você mais gosta de vestir?
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 2° anos
1) A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea.
Um dos fatos mais marcantes dessa Revolução, foi em 14 de julho de 1789 a tomada da Bastilha. Mas, o que era a Bastilha?
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 1° Anos
1) Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a. C. por irmãos gêmeos, filhos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia.
Quais os nomes dos dois irmãos?
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/roma%20antiga/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 9° Anos
1) A ditadura militar brasileira foi o regime instaurado em 1° de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985.
Qual o nome do primeiro presidente civil após mais de vinte anos de regime militar no Brasil?
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/
Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 6°A
1) Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Mas qual é o significado da palavra “cidadão”?
Pesquise no dicionário o significado de “cidadão”.
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/gr%C3%A9cia%20antiga/
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade para o 6° Ano A
A Biblioteca de Alexandria foi fundada no século III a. C., na cidade de Alexandria, que fazia parte do império Macedônico.
Esteve em funcionamento por seiscentos anos e foi destruída definitivamente entre os anos de 250 a 270.
Responda:
Qual o nome do rei que fundou essa biblioteca?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE PARA OS 9° ANOS
Milagre econômico brasileiro é o nome pelo qual ficou conhecido o período entre as décadas de 1960 e 1970 em que o país registrou forte crescimento do PIB.
Responda:
O que é o PIB?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade para os 1° Anos
A sociedade romana estava organizada entre patrícios, plebeus, escravos e clientes. As mulheres não eram consideradas como cidadãs e não participavam da política.
Responda:
Quem eram os patrícios?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade para os 2° Anos de História
A Era Napoleônica ocorreu de 1799 a 1815. Inicia-se com o “Golpe do 18 de Brumário” e termina com a derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. Napoleão chega ao poder apoiado pela burguesia e pelo exército, pois o seu governo seria a garantia da continuação dos ideais da Revolução Francesa.
Responda:
Quem fazia parte da burgue
Professora Zilda - - - - Disciplina de Sociologia - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade para os 2° Anos de Sociologia
No processo de apropriação e de transformação dos recursos pelo homem, através do trabalho, ocorre o processo de socialização da natureza. O trabalho torna-se então, o mediador universal na relação do homem com a natureza.
Responda:
O que é extrativismo?
Disciplina de História - - - - Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade para o 3° Ano A
Um dos desdobramentos da Guerra Fria acabou sendo a disputa tecnológica conduzida por americanos e soviéticos. Nessa disputa, as duas nações investiram maciçamente na educação e promoveram um rápido avanço científico. A corrida espacial foi resultado dessa disputa no âmbito científico.
Responda:
Qual o nome do primeiro satélite artificial em órbita enviado pelos soviéticos em 4 de outubro de 1957?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 6° Ano A
A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização. Esta região foi habitada por povos como os Acádios, Babilônios, Assírios e Caldeus. Entre as grandes civilizações da Antiguidade, podemos citar ainda os fenícios, os sumérios, os chineses, os gregos, os romanos, os egípcios, entre outros.
Responda:
Qual das grandes civilizações você mais admira? Por quê?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 9° Anos
Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.
Responda:
Qual era o sistema econômico dos Estados Unidos e da União Soviética?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 1° Anos
O Império Romano é considerado uma das maiores civilizações já existentes. Assim, todo o império ocupava áreas que englobam a Europa, a Ásia e a África. Desta maneira, durou cerca de cinco séculos, iniciando em 27 a. C. e com fim em 476 d. C.
Responda:
Qual o nome do primeiro imperador romano?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 2° Anos
Com o apoio popular e da Inglaterra, a América Latina conquistou a independência gradativamente. Em 1817, San Martín conquistou a liberdade do Chile. A Argentina proclamou sua independência em 1816. Logo depois, o Peru. Em 1825, todos os países da América do Sul estavam independentes.
Responda:
Em qual data o Brasil se tornou independente? Qual o nome do imperador que proclamou a independência do Brasil?
Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 3° Ano A
Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.
Responda:
Qual era o sistema econômico dos Estados Unidos e da União Soviética?
Professora Zilda - - - - Disciplina de Sociologia - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Sociologia – 2° Anos
A alienação significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.
Responda:
Escreva um tipo de alienação para Karl Marx.
Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 1° Anos
O Império Bizantino se constituiu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em duas partes: Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão.
Responda:
a) Qual o nome do imperador romano que fundou Constantinopla?
b) Qual o nome da basílica construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino em Constantinopla?
Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E. E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 2° Anos
A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
Responda:
a) Quais os nomes dos dois grandes movimentos de trabalhadores que surgiram na Inglaterra no século XIX, onde uma das estratégias consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas e outro movimento lutava por direitos trabalhistas?
b) Antes do surgimento da indústria, como acontecia o modo de produção de mercadorias?
Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 3° Ano A
No período do Regime Militar foram violados direitos e garantias do cidadão brasileiro.
Responda:
a) Escreva os nomes de três direitos violados no período da ditadura no Brasil.
b) Na sua opinião, atualmente qual direito do cidadão não está sendo respeitado?
Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 6 ° Ano A
A Idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média.
Foi na época da Alta Idade Média que se consolidou na Europa Ocidental o feudalismo.
Responda:
O que foi o feudalismo?
Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História – 9° Anos
“Diretas Já” foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil.
O movimento “Diretas Já” começou em maio de 1983 e foi até 1984, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas.
Responda:
a) Qual o nome do deputado federal responsável por apresentar em 1983 uma emenda constitucional para a volta das eleições diretas para presidente da República?
b) Essa emenda constitucional foi aprovada?
Professora Zilda - - - Sociologia - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Sociologia – 2° Anos
No século XIX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915) estudou cautelosamente os serviços prestados pelos trabalhadores nas fábricas. A partir desses estudos, Taylor propôs um novo método nas linhas de produção.
Responda:
a) Qual o nome desse método proposto por Taylor?
b) No que consistia esse novo método?
Professora Zilda - - - Sociologia - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Sociologia para os 2° Anos
No século XIX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915) estudou cautelosamente os serviços prestados pelos trabalhadores nas fábricas. A partir desses estudos, Taylor propôs um novo método nas linhas de produção: em vez de um trabalhador desempenhar várias funções na produção de mercadorias, ele implantou a divisão do trabalho, em que cada operário desempenharia uma única e repetitiva tarefa.
Responda:
a) Qual o nome da fábrica de automóveis americana que foi uma das primeiras a executar o taylorismo?
b) Qual o nome do proprietário dessa fábrica de automóveis?
Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História para os 9° Anos
O Imperialismo é o nome dado para o conjunto de políticas que teve como objetivo promover a expansão territorial, econômica e/ou cultural de um país sobre outros.
O termo Imperialismo também pode ser chamado de Neocolonialismo, pois foi um novo processo de colonização –dessa vez da África, Ásia e Oceania.
Responda:
a) Escreva os nomes de três países europeus que colonizaram a África.
b) Qual o produto mais explorado pelos ingleses durante o imperialismo no século XIX na China?
Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História para os 2° Anos
Jean-Baptiste Debret ou De Bret (1768-1848) foi um pintor, desenhista e professor francês.
Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou.
Responda:
a) Em 1817 houve no Brasil a Missão Artística Francesa, no qual Debret foi um dos integrantes. Qual o nome do imperador responsável pela vinda desse grande pintor francês ao nosso país?
b) O que mais Debret retratou em suas obras no Brasil?
Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História para os 1° Anos
O sistema feudal não conseguia abarcar as demandas de uma população em nítido crescimento. Por um lado, a limitação técnica e as obrigações impediam que a produção agrícola conseguisse suprir as demandas da época. Por outro, o crescimento das cidades e da atividade comercial não conviveria com um modelo econômico marcado em sua gênese pela subsistência.
Responda:
a) O que foi as revoltas camponesas?
b) O que foi a Peste Negra?
Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de História para o 6° Ano A
A civilização maia foi uma das mais misteriosas civilizações que habitaram a América antes da chegada dos europeus. Se estabeleceram nos atuais territórios do México, Guatemala, Belize e Honduras.
Responda:
a) Quem compunha a maioria da população maia?
b) A economia dos maias baseava-se na agricultura. Qual era o produto mais produzido na agricultura?
c) O Templo de Kukulkán ou Pirâmide de Kukulkán foi construído no século XII d. C. Onde foi construída a Pirâmide de Kukulkán?
Professora Zilda - - - História - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Quarto Bimestre
Atividade de História para o 3° Ano A
República é a forma de governo vigente no Brasil desde 15 de Novembro de 1889, quando foi proclamada por José do Patrocínio na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Desde essa data, o Brasil já teve seis diferentes repúblicas.
Responda:
a) Quais os nomes dessas seis repúblicas?
b) Qual o nome do presidente que governou o Brasil nos anos de 1930-1937?
c) Nos anos de 1964-1985 a República no Brasil teve um novo nome. Qual foi esse nome?
Atividade Interdisciplinar - - - Professores: Carmem, Henrique, Rita, Thiago e Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Vamos participar!
Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário