HISTÓRIA

2021



Bem-vindos alunos, que tenhamos um ótimo ano em 2021, são os votos da professora Zilda de História do 8.º A, Nonos Anos, Primeiras Séries, Segundas Séries e Terceiras Séries do Ensino Médio.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - História - - - Nonos Anos - - - Professora Zilda

 Atividade de História para os 9° Anos


História do Brasil: modernidade e exclusão social



Observe a foto da “Estação da Luz” do ano de 1910 e a foto do ano de 2021 e responda:


O que mudou na “Estação da Luz” na foto de 2021 em relação da foto de 1910?


Como está o espaço físico ao redor da estação? Qual foi a mudança?


O “antigo” e o “moderno” é representado nas duas fotos. Em que situação isso acontece?



Fontes para consultas:

Livro Didático “História, Sociedade e Cidadania”; Modernização e urbanização, páginas 24 e 25.

Jornal Joca; “Museu da Língua Portuguesa recebe exposição para o grande público”; edição 170; página 8.    



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atividade de História - - - Professor Zilda - - - Segundo Bimestre

 Atividade de História

 

Recuperação e Aprofundamento para o 8° A

 

Currículo em Ação / 8° Ano / Volume 1

 

Situação de Aprendizagem 2 –

A industrialização e o Trabalho Infantil

 

1)    Leia a Situação de Aprendizagem 2 da página 244.

2)    Observe as duas imagens.

Responda em seu caderno as letras a e b da página 245.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atividade de História - - - Professora Zilda - - - Segundo Bimestre

 

Atividade de História

 

Recuperação e Aprofundamento para os 9° anos

 

Currículo em Ação / 9° anos / Volume 1

 

Situação de Aprendizagem 1

 

Processos Históricos da Primeira República

 

1)    Observe as Fontes 1 e 2 das páginas 229 e 230.

2)    Responda em seu caderno as letras a e b da página 230.



1.º) O que você aluno(a) espera desse ano com os seus estudos?

2.º) No ano de 2020 quais foram as suas maiores dificuldades em História?  


Atividade de História para os 1° Anos, 2° anos e 3° Anos

 

1)    A gripe espanhola, também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.

 

                                                                         Fonte: Wikipedia

 

 

2)    Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS – CoV e SARS – CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus ( SARS – Cov – 2 ), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID – 19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.

 

 

                                                                          Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Responda:

Durante a pandemia da gripe espanhola, um grande número de pessoas se recusaram a usar máscaras, questionando a sua eficácia para frear o avanço da doença. Essa situação também se repete durante a pandemia da COVID – 19.

Na sua opinião, por que há pessoas que se recusam a cumprir os protocolos de segurança durante uma pandemia? 

 

 Atividade de História para o 8° A e 9° Anos

 

As fake news  e o novo coronavírus

 

Todos os dias, circulam pela internet textos, mensagens, vídeos e até memes com informações falsas – as chamadas fake news – sobre o novo coronavírus.

 

Como não cair em fake news?

Desconfie dos conteúdos que receber.

Primeiro,  pare e pense: “Esta informação faz sentido?” Lembre-se: informações falsas podem ser perigosas. Alguém pode acreditar nelas e tomar atitudes ruins a partir disso. Por isso, antes de compartilhar um conteúdo, é importante ter certeza de que ele é verdadeiro.

 

 

                                                  Fonte: Jornal Joca – 28.08.2020

 

 

Responda:

Na sua opinião, por que as pessoas acreditam em fake News?    

                                             





 








E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atividades de História e Sociologia - Professora Zilda


2° Anos – História



1)    O ano de 1492 foi um marco tanto para a civilização europeia, quanto para as civilizações que já habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus.

a)    Qual o nome do navegador genovês que no ano de 1492 acabou descobrindo o novo continente, que, à época, foi denominado de “ Novo Mundo”? 


2° Anos – Sociologia



O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias. A população brasileira é bastante heterogênea. Essa diversidade étnica é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três povos.

a)    Quais são os três povos que deram origem ao povo brasileiro?



3° A – História



1)    A África entrou no século XX como um continente dominado por europeus, explorado em suas riquezas e com a população nativa submetida à dominação branca europeia.

A grande maioria dos países africanos alcançou a independência nos anos 1950 e 1960 com grandes esperanças no futuro.

a)    Na sua opinião, por que a mídia quase que na sua maioria só nos mostra imagens de pobreza e miséria da África, já que o continente também possui cidades industrializadas e grandes metrópoles ?


Observações: Atividades da Professora Zilda de História e Sociologia.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Atividades de História - Professora Zilda




6° Ano A – História

1)    No primeiro conteúdo de História, vimos o que é o “ Tempo “ ao longo da história da humanidade e os vários mecanismos que fazem com que contemos a passagem do tempo.


Escreva com suas palavras o que você está fazendo na quarentena. Como você administra o seu “ tempo “ neste período.



9° Anos - História


1)    Nos anos de 1881-1928 o Brasil se tornou um grande produtor de produtos, o que possibilitou o país a ser um grande exportador no cenário internacional. Dentre esses produtos exportados destacavam-se o café, algodão e borracha.

Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

a)    Escreva os nomes de três produtos alimentícios brasileiros que atualmente o país exporta para outros países.


1° Anos - História
     
1)    Vimos no primeiro conteúdo de História “ A origem da humanidade “. Desde a data aproximada do surgimento dos nossos ancestrais, o espaço geográfico onde o mais antigo hominídeo viveu, a evolução de cada um deles, como viviam etc.

A origem do Homem tem duas explicações: a explicação religiosa e a científica.

a)    Escreva como a religião relata o surgimento da humanidade.
b)    Escreva como a ciência relata o surgimento da humanidade.



Observações:  Atividades da Professora de História Zilda.



Atividade para os 2° Anos de História


O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político que surgiu na Itália do século XIV, se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa.
Foi neste período que surgiu um dos mais importantes artistas italianos do período renascentista, Leonardo da Vinci, considerado um gênio do Renascimento.
Qual o nome da obra mais conhecida de Leonardo da Vinci e que atrai multidões ao museu do Louvre em Paris onde está exposta?



Atividade para os 2° Anos de Sociologia


Devido a diversidade étnica na qual foi formada a base da sociedade brasileira, o nosso país possui muitos costumes, sotaques e tradições distintas. São Paulo é o estado brasileiro que mais exemplifica essa diversidade, pois além de morar nesse estado pessoas de outras regiões do Brasil, também há pessoas de outros países que escolheram aqui ficar.
Na sua família há pessoas que não nasceram em São Paulo? Vieram de outros estados ou países? Responda.




Atividade para os 3° Anos de História


A Revolução Industrial no século XVIII trouxe enormes transformações nos meios de produção e no cenário urbano europeu.
A ascensão industrial substituiu as manufaturas e a quê produção?

(    )   Artesanal
(    )   Comercial



Atividade de História   para o 6° Ano A


1)    Vimos que as Fontes Históricas são materiais e imateriais, ou seja, as fontes materiais são fontes concretas, como estátuas, documentos, casas, ferramentas etc. Já as fontes imateriais são fontes abstratas, como danças, lendas, músicas, cantigas etc.
Com base nessas informações, responda:

a)    A Certidão de Nascimento, o RG, a Carteira Profissional são documentos. Esses documentos são Fontes Históricas materiais ou imateriais?


b)    O folclore brasileiro possui muitas lendas que são Fontes Históricas imateriais. Escreva o nome de uma lenda que você conheça.




Atividade para os 9° Anos de História



1)    Como vimos, a transformação urbana no início do século XX no Brasil, aconteceu em muitas cidades do país. A cidade de  São Paulo foi uma das capitais brasileiras que essa transformação foi mais acentuada, principalmente com a vinda de imigrantes europeus que vieram trabalhar aqui. Com isso o aumento de pessoas na capital foi muito grande, onde várias obras foram feitas para dar conta dessa quantidade de pessoas. Foram construídos hospitais, escolas, fábricas, vilas operárias etc.
Atualmente um dos cartões postais da capital paulista é uma importante avenida, onde está concentrado o centro financeiro da cidade. Essa avenida já foi um local onde havia fazendas ao seu redor de plantação de café e muitas pessoas trabalhavam nesses locais, muitos deles vindos de outras cidades e estados.
Qual o nome dessa avenida?

(   )    Avenida dos Autonomistas   (   )    Avenida Paulista



Atividade para os 1° Anos de História



O Oriente Próximo foi o espaço geográfico onde surgiu as primeiras civilizações antigas. É nesse local que está  localizado  o “ Crescente Fértil.” A expressão foi criada por James Henry Breasted, arqueólogo da Universidade de Chicago, em referência ao fato de o arco formado pelas diferentes zonas assemelhar-se a uma das fases da Lua.
Qual das fases da Lua o arqueólogo se referiu?

(    )    Nova
(    )    Minguante
(    )    Crescente
(    )     Cheia

A civilização egípcia surgiu ao redor do mais importante rio do país.
Qual o nome desse rio?

(     )   Tâmisa
(     )    Amazonas
(     )    Nilo      


Junho/2020 

Atividade de História para os 1° Anos – Festa Junina 


1)    Mês de junho é mês de Festa Junina. As festas juninas homenageiam três santos católicos. No dia 13 de junho é o dia do santo padroeiro da cidade de Osasco.

a)    Qual o nome desse santo?
(    )  São Pedro
(    )   Santo Antônio
(    )   São João

2)    Segundo Mary Poll, em trabalho publicado na revista Pnas, os primeiros registros do cultivo do milho datam de há 7.300 anos, e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no golfo do México. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “ sustento da vida.”

O milho faz parte da festa junina no Brasil.
Escreva um prato típico dessa festa que é usado o milho.

3)    Um instrumento musical é muito usado nesses festejos. Você sabe qual é?

(    )  guitarra
(    )   bateria
(    )   sanfona  
   



Atividade de História e Sociologia dos 2° Anos – Festa Junina



1)    Mês de junho é mês de Festa Junina. Nesse festejo há as danças típicas. Em cada região do Brasil temos diversas danças típicas.
Pesquise e escreva uma dança típica das regiões:


a)    Sudeste
b)    Sul

c)    Nordeste



Professora Zilda - História - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Atividade de História para o 3° A – Festa Junina


1)    Mês de junho é mês de Festa Junina. Esse festejo é comemorado em todas as regiões do Brasil.

a)    Quais são as comidas típicas da festa junina?


b)    Qual a dança típica de festa junina?


c)    Quais são as brincadeiras principais dessa festa?




Atividade para o 6° A de História – Festa Junina

1)    Mês de junho no Brasil é mês de Festa Junina. Bandeirinhas coloridas, comidas típicas, fogueira, dança, trajes típicos fazem parte dessa festa.

a)    Escreva três pratos típicos que fazem parte dessa festa.

b)    Qual prato típico que você mais gosta?


c)    Qual o nome da dança típica da Festa Junina?


Professora Zilda - História - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Nonos Anos



Atividade de História para os 9° Anos – Festa Junina


1)    Mês de junho é mês de Festa Junina. Essa festa popular foi trazida para o Brasil no período colonial.

a)    Qual o país europeu que nos trouxe essa tradição?


b)    Escreva os nomes de três pratos típicos dessa festa.

     
c)    Qual o ritmo das canções das festas juninas em São Paulo?

(    )    samba
(    )    sertanejo
(    )     rock  


Festa Junina, Quadrilha, Dança, Caipira





Julho/2020


Atividade de História para o 6° Ano A

 

1)    Foi na Antiga Mesopotâmia, há cerca de 6 mil anos atrás, que se desenvolveu a escrita ideográfica, um dos inventos na progressão até a escrita alfabética, agora usada mundialmente.

Em época bastante remota, homens e mulheres utilizam figuras para representar cada objeto. Esta forma de expressão é chamada pictográfica. Uma das expressões pictográficas mais conhecidas são as pinturas rupestres.

Em qual espaço físico essas pinturas foram feitas?

a)    Solo

b)    Cavernas

c)    Montanhas

 

 

2)    O papiro, conhecido desde quarenta séculos antes da era cristã, a sua fama é mais do que merecida, pois ele que deu à humanidade um dos principais instrumentos de seu progresso, o papel.

Qual a civilização antiga que por volta de 2.500 a. C. desenvolveu a técnica de fabricar folhas de papiro?

a)    Civilização grega

b)    Civilização romana

c)    Civilização egípcia

 

 

3)    Pesquise no dicionário o significado da palavra “ pergaminho “. 




Atividade de História para os 9° Anos

 

1)    Getúlio Vargas foi o presidente que mais ficou no poder. Vargas governou o país durante dois mandatos, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

No período de 1937 a 1945, o governo de Getúlio Vargas ficou caracterizado por seu caráter ditatorial.

Qual o nome desse período?

     

 

2)    Getúlio Vargas era conhecido por um apelido devido a sua política de direitos sociais.

Qual era o nome desse apelido?

     

 

3)    Durante o governo de Getúlio Vargas, foram criadas as leis trabalhistas na década de 1930, sendo agrupadas em 1943 na chamada CLT, que versavam a respeito da segurança dos assalariados brasileiros.

Escreva um dos direitos trabalhistas assegurado pela nova lei.







Atividade de História para o 3° Ano A

 

1)    As Grandes Guerras levaram para o cenário bélico parte considerável da tecnologia utilizada ainda hoje, como as metralhadoras leves de infantaria, os tanques, os aviões, os submarinos, as granadas, os morteiros e as armas químicas. A quantidade de civis mortos foi imensa, a destruição provocada nos territórios e nas populações dos países envolvidos foram inéditas.

 

Responda:

a)    O que a tecnologia proporcionou durante a Primeira Guerra Mundial?

b)    O avião foi amplamente utilizado durante o conflito. No início foi utilizado para reconhecimento, mas logo já estava fazendo escolta e bombardeios.

O avião foi inventado por um ilustre brasileiro. Qual o seu nome?


Atividade de História para os 1° Anos


1) A sociedade egípcia é caracterizada por ser completamente hierárquica,

onde a possibilidade da mobilidade social é quase nula. Cada “classe

social “ possuía suas funções perante o estado, sendo quem tinha

menos poder deveria obedecer quem estava acima.

Responda:

a) Quem estava no topo da sociedade egípcia?

b) Qual era a função dos sacerdotes?

c) Como viviam os camponeses?



Atividade de História para os 2° Anos


1) O absolutismo foi uma política de centralização do poder nas mãos dos

monarcas. A Europa, a partir do século XVI, passou por transformações

econômicas e políticas que deu origem à formação dos Estados

Nacionais Modernos.

Responda:

a) Quem era a figura central do poder absolutista europeu?

b) Qual o nome do país europeu cujo monarca Luís XIV ficou conhecido

como o “ Rei Sol “?

c) Qual o nome do sistema econômico do absolutismo?


Atividade de Sociologia para os 2° Anos


1) A cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos

étnicos que participaram da formação da população brasileira. A

diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da

grande extensão territorial e das características geradas em cada região

do país.

Responda:

a) Escreva o nome de uma lenda que você conheça.

b) Escreva o nome de uma festa que faça parte da cultura brasileira.

c) Escreva o nome de um prato típico da culinária brasileira.



Professora Zilda - - - - História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Sexto Ano A

Coliseu, Monumento, Antigo, Romano

Atividade de História para o 6° Ano A

 

1)    Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates. Os jogos levavam o público ao delírio. Suas arquibancadas, construídas a partir de 3 metros do solo, acomodavam mais de 50 mil pessoas.

Responda:

a)    Em qual cidade foi construído o Coliseu?

b)    Quem eram os guerreiros que lutavam na maioria dos embates no Coliseu?



Roma, Coliseu, Interior



Professora Zilda - - - - História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Primeiro Ano do Ensino Médio

Atividade de História para os 1° Anos

1)    Desde milênios, em todos os cantos do mundo, a escravidão foi uma prática comum e aceita por diversos povos. Somente a partir do século XIX é que o comércio de pessoas passou a ser criticado, e em muitas regiões foi abolido.

 

Responda:

a)    Qual era a função do escravo no Egito Antigo?

b)    Qual o povo que foi escravizado no Egito Antigo durante o reinado do faraó Seti?


Túmulo, Egito, Antigos, Brown Túmulo


Pirâmides, Egito, Egípcio, Antigos


Egípcio, Design, Homem, Mulher, Padre


     

Professora Zilda - - - - Sociologia - - - - Segundos Anos - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Atividade de Sociologia para os 2° Anos

 

1)   A cultura de massa é um objeto da indústria cultural. O conceito de cultura de massa diz respeito a uma cultura que não é autêntica. Segundo Walter Benjamin, filósofo e teórico literário alemão do século XX, “ a cultura tornou-se um elemento de mercado “.

 

Responda:

a)    Escreva os nomes de três veículos de comunicação de massa.

b)  Escreva o nome de um veículo de comunicação de massa que você tem mais acesso.


Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - História - - - - Nonos Anos

Atividade de História para os 9° Anos

 

1)  Em janeiro de 1956, Juscelino Kubitschek tomou posse como presidente democraticamente eleito do Brasil. O lema de governo de JK era fazer o Brasil crescer “ 50 anos em 5 “. Ele tinha como projeto desenvolver o país.

 

Responda:

a) Qual foi a principal motivação que levou Juscelino Kubitschek a construção de Brasília?

b)    Qual o nome que os trabalhadores que construíram a nova capital federal ficaram conhecidos?


Brasil, Brasilia, Arquitetura




Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - História - - - - Segundos Anos

Atividade de História para os 2° Anos

1) A Espanha alcança um estrondoso passo ao anunciar a existência de um novo continente à Oeste. Nesse momento, o Novo Mundo desperta a curiosidade e a ambição que concretizaria a colonização dessas novas terras.

Responda:

a) Qual o nome do conquistador espanhol que liderou as ações militares que subjugaram o Império Asteca?

b) Qual o nome do tratado no qual foi estipulado a demarcação de territórios entre Portugal e Espanha?

Espanha, Pavilhão, Agitação, Espanhol




Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - História - - - - Terceiro Ano A

Atividade de História para o 3º Ano A

 

1)    O fascismo foi um regime político totalitário que surgiu na Itália no início do século XX. Sua ideologia é muito autoritária, racial e nacionalista.

 

      Responda:

a)    Qual o nome do principal líder fascista na Itália?

b)    Qual o nome do grande ato público realizado entre 24 e 28 de outubro de 1922 e que levou o líder fascista ao poder?


Mapa, Europa Central, A Europa Central


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 3 ° Ano A

 

1)    A Segunda Guerra Mundial está relacionada com a expansão do totalitarismo na Europa e teve como causa direta o expansionismo alemão naquele período. Os regimes totalitários baseavam-se em um forte militarismo, que servia muito para intimidar e calar as vozes dissidentes.

 

a)    Com base nessa afirmação, pesquise qual o significado de Nazismo e Fascismo, regimes totalitários aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

 

b)    Escreva os nomes dos dois grandes líderes desses regimes políticos.


Hitler, Clip-Art, Adolf Hitler, Líder


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/hitler-clip-art-adolf-hitler-l%C3%ADder-4717058/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Atividade de História – 2 ° Anos

 

1)    Tanto a Conjuração Baiana (1798) quanto a Inconfidência Mineira (1789) foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial, em um contexto de crise. Ambos foram influenciados pelo Iluminismo, pela independência dos Estados Unidos e pelas ideias republicanas.

 

Responda:

a)    Qual foi o grande mártir da Inconfidência Mineira?

b)    Qual o outro nome que a Conjuração Baiana também ficou conhecida?

c)    Qual a cidade que aconteceu a Conjuração Baiana? 



Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/inconfid%c3%aancia%20mineira/



Professora Zilda - - - - - - Disciplina de Sociologia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Atividade de Sociologia – 2 ° Anos

Apropriação Cultural

 

 

1)    Qual o significado de Apropriação Cultural?

2)    Quando ocorre a Apropriação Cultural?

Escreva um exemplo de Apropriação Cultural


Índios, Turbante, Retrato, Homem

Africano, Mulheres, África, Meninas


Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 1° Anos

1)    Alexandre III da Macedônia, também conhecido como Alexandre, o Grande, foi o rei do Império da Macedônia entre 336 a C. e 323 a. C., no período helenístico da história da Grécia Antiga.

Responda:

a)    O que foi o período helenístico?

b)    Qual o nome do filósofo que ensinou matemática, retórica e filosofia à Alexandre?

c)    Quais os nomes dos territórios que o império de Alexandre se estendia?


Alexandre O Grande, Grego, Retrato


Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/images/search/alexandre/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Atividade de História – 6 ° Ano A

1)    O conceito de cidadania surgiu na antiguidade greco-romana, mas nessa época nem todas as pessoas eram consideradas cidadãs. A cidadania era o direito de exercer as liberdades individuais e da participação das decisões do Estado.

Responda:

   a)    Quem era considerado cidadão na Roma Antiga?

              b) Quem era considerado cidadão na Grécia Antiga


Partenon, Atenas, Grécia, Gregos, Antiga

Ege, Roma, Barcos, Turquia, Marine


Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 9 ° Anos A, B e C

1)    A Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar, em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.

Responda:

a)    Qual o nome do primeiro presidente militar?

b)    Escreva os nomes de dois movimentos de resistência à ditadura civil-militar no Brasil.


Brasil, Bandeira Brasil, Flags


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/brasil/



Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 3°Ano A

 

 

1)    Getúlio Vargas foi o presidente que mais ficou no poder. Vargas governou o país durante dois mandatos, de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

No período de 1937 a 1945, o governo de Getúlio Vargas ficou caracterizado por seu caráter ditatorial.

Qual o nome desse período?


Brasil, Bandeira Brasil, Flags


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/






Professora Zilda - - - - - - Disciplina de Sociologia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de Sociologia – 2° Anos

 

 

1)    No mundo ocorrem mudanças e evoluções a todo momento, desde o período da pré-história até os dias de hoje. E no mundo da moda não iria ser diferente, cada época tem e teve um costume diferente.

Coco Chanel disse certa vez que “a moda pode até sair de moda, porém, o que permanece é o estilo”.

Responda:

Qual é o seu estilo? O que você mais gosta de vestir?


Linha De Carga, Monaco, Compras, Riqueza


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 2° anos

 

1)    A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea.

Um dos fatos mais marcantes dessa Revolução, foi em 14 de julho de 1789 a tomada da Bastilha. Mas, o que era a Bastilha?


Bandeira, França, Bandeira Da França


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/ 


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 1° Anos

 

 

1)    Diz a lenda que Roma foi fundada no ano 753 a. C. por irmãos gêmeos, filhos do deus Marte e da mortal Rea Sílvia.

 

Quais os nomes dos dois irmãos?


Monte Aventino, Roma, Linha Arte, Itália


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/roma%20antiga/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 9° Anos

 

 

1)    A ditadura militar brasileira foi o regime instaurado em 1° de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985.

 

Qual o nome do primeiro presidente civil após mais de vinte anos de regime militar no Brasil?


Brasil, Bandeira Brasil, Flags, América Do Sul, Carioca

Fonte da Imagem:  https://pixabay.com/pt/


Professora Zilda - - - - - - Disciplina de História - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 6°A

 

1)    Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Mas qual é o significado da palavra “cidadão”?

Pesquise no dicionário o significado de “cidadão”.


Acrópolis, Atenas, Grécia, Antiguidade


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/gr%C3%A9cia%20antiga/


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade para o 6° Ano A

 

 

A Biblioteca de Alexandria foi fundada no século III a. C., na cidade de Alexandria, que fazia parte do império Macedônico.

Esteve em funcionamento por seiscentos anos e foi destruída definitivamente entre os anos de 250 a 270.

Responda:

Qual o nome do rei que fundou essa biblioteca?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

ATIVIDADE PARA OS 9° ANOS

 

Milagre econômico brasileiro é o nome pelo qual ficou conhecido o período entre as décadas de 1960 e 1970 em que o país registrou forte crescimento do PIB.


Responda:


O que é o PIB?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade para os 1° Anos

 

 

A sociedade romana estava organizada entre patrícios, plebeus, escravos e clientes. As mulheres não eram consideradas como cidadãs e não participavam da política.

Responda:

Quem eram os patrícios?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade para os 2° Anos de História

 

 

A Era Napoleônica ocorreu de 1799 a 1815. Inicia-se com o “Golpe do 18 de Brumário” e termina com a derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo. Napoleão chega ao poder apoiado pela burguesia e pelo exército, pois o seu governo seria a garantia da continuação dos ideais da Revolução Francesa.

Responda:

Quem fazia parte da burgue


Professora Zilda - - - - Disciplina de Sociologia - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade para os 2° Anos de Sociologia

 

 

No processo de apropriação e de transformação dos recursos pelo homem, através do trabalho, ocorre o processo de socialização da natureza. O trabalho torna-se então, o mediador universal na relação do homem com a natureza.


Responda:


O que é extrativismo?


Disciplina de História - - - - Professora Zilda - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade para o 3° Ano A

 

 

Um dos desdobramentos da Guerra Fria acabou sendo a disputa tecnológica conduzida por americanos e soviéticos. Nessa disputa, as duas nações investiram maciçamente na educação e promoveram um rápido avanço científico. A corrida espacial foi resultado dessa disputa no âmbito científico.


Responda:


Qual o nome do primeiro satélite artificial em órbita enviado pelos soviéticos em 4 de outubro de 1957?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 6° Ano A

 

 

A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização. Esta região foi habitada por povos como os Acádios, Babilônios, Assírios e Caldeus. Entre as grandes civilizações da Antiguidade, podemos citar ainda os fenícios, os sumérios, os chineses, os gregos, os romanos, os egípcios, entre outros.

Responda:

Qual das grandes civilizações você mais admira? Por quê?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 9° Anos

 

 

Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.

 

Responda:

Qual era o sistema econômico dos Estados Unidos e da União Soviética?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 1° Anos

 

 

O Império Romano é considerado uma das maiores civilizações já existentes. Assim, todo o império ocupava áreas que englobam a Europa, a Ásia e a África. Desta maneira, durou cerca de cinco séculos, iniciando em 27 a. C. e com fim em 476 d. C.

 

Responda:

Qual o nome do primeiro imperador romano?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 2° Anos

 

 

Com o apoio popular e da Inglaterra, a América Latina conquistou a independência gradativamente. Em 1817, San Martín conquistou a liberdade do Chile. A Argentina proclamou sua independência em 1816. Logo depois, o Peru. Em 1825, todos os países da América do Sul estavam independentes.

 

Responda:

Em qual data o Brasil se tornou independente? Qual o nome do imperador que proclamou a independência do Brasil?


Professora Zilda - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 3° Ano A

 

 

Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética e os Estados Unidos e seus respectivos aliados, o Bloco Oriental e o Bloco Ocidental, após a Segunda Guerra Mundial. Considera-se geralmente que o período abrange a Doutrina Truman de 1947 até a dissolução da União Soviética em 1991.

 

Responda:

Qual era o sistema econômico dos Estados Unidos e da União Soviética?


Professora Zilda - - - - Disciplina de Sociologia - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de Sociologia – 2° Anos

 

 

A alienação significa estar fora de algo, estar alheio a algo. No caso da alienação do trabalho, ela é o efeito do trabalhador não ter acesso aos bens que ele mesmo produz. O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra.

 

Responda:

Escreva um tipo de alienação para Karl Marx.


Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 1° Anos

 

 

 

O Império Bizantino se constituiu da divisão do Império Romano, no ano de 395, em duas partes: Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla e Império Romano do Ocidente, com capital em Milão.

 

 

Responda:

 

a)    Qual o nome do imperador romano que fundou Constantinopla?

 

 

b)    Qual o nome da basílica construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino em Constantinopla?


Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E. E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 2° Anos

 

 

 

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

 

 

Responda:

 

 

a)    Quais os nomes dos dois grandes movimentos de trabalhadores que surgiram na Inglaterra no século XIX, onde uma das estratégias consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas e outro movimento lutava por direitos trabalhistas?

 

 

b)    Antes do surgimento da indústria, como acontecia o modo de produção de mercadorias?


Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 3° Ano A

 

 

 

No período do Regime Militar foram violados direitos e garantias do cidadão brasileiro.

 

 

Responda:

 

 

a)    Escreva os nomes de três direitos violados no período da ditadura no Brasil.

 

 

b)    Na sua opinião, atualmente qual direito do cidadão não está sendo respeitado?


Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 6 ° Ano A

 

 

A Idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média.

Foi na época da Alta Idade Média que se consolidou na Europa Ocidental o feudalismo.

 

Responda:


O que foi o feudalismo?


Professora Zilda - - - História - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História – 9° Anos

 

 

 

“Diretas Já” foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil.

O movimento “Diretas Já” começou em maio de 1983 e foi até 1984, tendo mobilizado milhões de pessoas em comícios e passeatas.

 

 

Responda:

 

a)    Qual o nome do deputado federal responsável por apresentar em 1983 uma emenda constitucional para a volta das eleições diretas para presidente da República?

 

 

b)    Essa emenda constitucional foi aprovada?


Professora Zilda - - - Sociologia - - - Outubro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de Sociologia – 2° Anos

 

 

 

No século XIX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915) estudou cautelosamente os serviços prestados pelos trabalhadores nas fábricas. A partir desses estudos, Taylor propôs um novo método nas linhas de produção.

 

 

 

Responda:

 

a)    Qual o nome desse método proposto por Taylor?

 

 

 

b)    No que consistia esse novo método?


Professora Zilda - - - Sociologia - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de Sociologia para os 2° Anos

 

 

 

No século XIX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915) estudou cautelosamente os serviços prestados pelos trabalhadores nas fábricas. A partir desses estudos, Taylor propôs um novo método nas linhas de produção: em vez de um trabalhador desempenhar várias funções na produção de mercadorias, ele implantou a divisão do trabalho, em que cada operário desempenharia uma única e repetitiva tarefa.

 

 

 

Responda:

 

 

a)    Qual o nome da fábrica de automóveis americana que foi uma das primeiras a executar o taylorismo?

b)    Qual o nome do proprietário dessa fábrica de automóveis?


Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História para os 9° Anos

 

 

 

O Imperialismo é o nome dado para o conjunto de políticas que teve como objetivo promover a expansão territorial, econômica e/ou cultural de um país sobre outros.

O termo Imperialismo também pode ser chamado de Neocolonialismo, pois foi um novo processo de colonização –dessa vez da África, Ásia e Oceania.

 

 

Responda:

 

a)    Escreva os nomes de três países europeus que colonizaram a África.

b)    Qual o produto mais explorado pelos ingleses durante o imperialismo no século XIX na China?


Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História para os 2° Anos

 

 

 

Jean-Baptiste Debret ou De Bret (1768-1848) foi um pintor, desenhista e professor francês.

Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou.

 

 

 

Responda:

 

 

a)    Em 1817 houve no Brasil a Missão Artística Francesa, no qual Debret foi um dos integrantes. Qual o nome do imperador responsável pela vinda desse grande pintor francês ao nosso país?

b)    O que mais Debret retratou em suas obras no Brasil?


Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Atividade de História para os 1° Anos

 

 

O sistema feudal não conseguia abarcar as demandas de uma população em nítido crescimento. Por um lado, a limitação técnica e as obrigações impediam que a produção agrícola conseguisse suprir as demandas da época. Por outro, o crescimento das cidades e da atividade comercial não conviveria com um modelo econômico marcado em sua gênese pela subsistência.

 

 

Responda:

 

 

a)    O que foi as revoltas camponesas?

b)    O que foi a Peste Negra? 


Professora Zilda - - - História - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Atividade de História para o 6° Ano A

 

 

 

A civilização maia foi uma das mais misteriosas civilizações que habitaram a América antes da chegada dos europeus. Se estabeleceram nos atuais territórios do México, Guatemala, Belize e Honduras.

 

 

Responda:

 

 

a)    Quem compunha a maioria da população maia?

b)    A economia dos maias baseava-se na agricultura. Qual era o produto mais produzido na agricultura?

c)    O Templo de Kukulkán ou Pirâmide de Kukulkán foi construído no século XII d. C. Onde foi construída a Pirâmide de Kukulkán?


Professora Zilda - - - História - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Quarto Bimestre

 

Atividade de História para o 3° Ano A

 

 

República é a forma de governo vigente no Brasil desde 15 de Novembro de 1889, quando foi proclamada por José do Patrocínio na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Desde essa data, o Brasil já teve seis diferentes repúblicas.

 

 

Responda:

 

a)    Quais os nomes dessas seis repúblicas?

b)    Qual o nome do presidente que governou o Brasil nos anos de 1930-1937?

c)    Nos anos de 1964-1985 a República no Brasil teve um novo nome. Qual foi esse nome?


Atividade Interdisciplinar - - - Professores: Carmem, Henrique, Rita, Thiago e Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Vamos participar!




Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Atividade Interdisciplinar - - - Professores: Carmem, Henrique, Thiago e Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Vamos participar!



Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Nenhum comentário:

Postar um comentário