Projeto de Vida
ROTEIRO DE ATIVIDADES :
ABRIL / MAIO
DISCIPLNA : PROJETO DE VIDA
ATENÇÃO:
1) COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS
E RESPONDER NO CADERNO.
2) AS ATIVIDADES COM DESENHO
DEVERÃO SER REALIZADAS EM FOLHA SULFITE OU NO CADERNO DE DESENHO.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
O TRAÇADO ENTRE O “SER” E O “QUERER
SER”
Competências socioemocionais em foco: foco e empatia.
Você já parou para
pensar em quantas coisas aprendeu ao longo do 6º ano?
Reflita:
• Quem foram as
pessoas que você conheceu?
• O que você aprendeu
que te marcou?
• Por quais
disciplinas você se apaixonou?
• Em quais você ainda
tem dificuldade?
Responder a estas questões ajuda você a se
conhecer melhor e a organizar os acontecimentos da sua vida. Assim como
conhecemos outras pessoas, como amigos e professores, também precisamos
conhecer a nós mesmos. Parece óbvio, mas não é. A cada dia podemos fazer novas
descobertas sobre nós mesmos, e então, fica mais fácil prevermos como vamos nos
sentir ou lidar com algum acontecimento. A isso chamamos de autoconhecimento.
Desde as aulas do 6º ano você vem construindo um percurso que tem lhe ajudado a
se conhecer melhor. Isso é importante porque é a base do seu Projeto de Vida.
Sem autoconhecimento, dificilmente você conseguirá definir objetivos para
alcançar os seus sonhos.
FAÇA A HISTÓRIA EM QUADRINHOS NUMA FOLHA SULFITE E
GUARDE – A NA PASTA CATÁLOGO, CASO
NÃO TENHA FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO DE DESENHO
|
1. Assim, sabendo o que
é um Projeto de Vida e a importância que ele tem para você, é hora de organizar
as respostas que você deu às questões apresentadas no início desta atividade em
formato de história em quadrinhos. Você pode retratar alguma situação
específica que vivenciou ou mostrar de maneira mais detalhada quais foram os
destaques do último ano.
Situação
de Aprendizagem 2: DESAFIO DOS “SUPERPODERES”!
Competências socioemocionais em foco: determinação, organização, foco,
persistência, responsabilidade, iniciativa social, curiosidade para aprender e
imaginação criativa.
MISSÃO 1: DESCOBRINDO
“SUPERPODERES”
Provavelmente, em
algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes.
Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou
conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você
pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Saindo do mundo da imaginação
dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer
que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial. Ninguém
no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é
preciso pensar sobre si mesmo(a). Para descobrir mais sobre suas qualidades,
faça este rápido exercício. Em 5 minutos, responda as questões abaixo:
Eu sou bom(boa) em: ______________________________
Eu preciso aprender a:_____________________________
Eu tenho medo de: _______________________________
Eu me animo quando:______________________________
Eu não gosto de:__________________________________
Como foi? Converse com
um(a) colega ( SEUS PAIS OU IRMÃOS) sobre o que foi mais fácil e o que foi mais
difícil responder. O que você acaba de fazer é um exercício de autoconhecimento.
Assim como conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores
– também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que
pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos
quando alguma situação específica acontece etc.
Para terminar esta missão, considerando o que respondeu acima, pense em em 3 super poderes que você já tem ! Vale
de tudo: saber guardar um segredo, conseguir manter seu armário organizado,
manter a calma quando alguma coisa te chateia etc.
Anote seus superpoderes no caderno de desenho ou
numa folha sulfite ( guarde na pasta )
e faça uma ilustração.
|
MISSÃO 2: CONHECENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Agora que você está se conhecendo melhor, é hora de falar das
competências socioemocionais que são como “poderes” para apoiá-lo(a) nos
desafios do dia a dia, conforme seu(sua) professor(a) explicou. Elas dizem
respeito a como pensamos, sentimos, decidimos e agimos. Essas competências nos
ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e a não desistir diante do
primeiro problema. E desenvolver tudo isso na escola é uma grande chance!
RELACIONE O NOME DA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL A SUA
DESCRIÇÃO
NOME DAS COMPETÊNCIAS:
1) AUTOCONHECIMENTO
2) RESPONSABILIDADE
3) RESPEITO
E CUIDADO
4) AUTOCONTROLE
5) CURIOSIDADE
E MOTIVAÇÃO
6) COLABORAÇÃO
7) DETERMINAÇÃO
8) CRIATIVIDADE
9) EMPATIA
DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
A)
SER CAPAZ DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO.
CONSEGUIR PERCEBER OS SENTIMENTOS E REAÇÕES DO PRÓXIMO. ( )
B)
TRABALHAR EM EQUIPE, SENTIR – SE PARTE DE UM
GRUPO, RECONHECER E VALORIZAR AS DIFERENTES HABILIDADES DE CADA UM. ( )
C)
SER CORTÊS E EDUCADO, PREOCUPAR-SE COM O
SENTIMENTO DAS PESSOAS E COM O AMBIENTE EM QUE INTERAGE. ( )
D)
PENSAR E VER DESAFIOS DE UMA FORMA NOVA E
PRODUTIVA. TENTAR ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS. ( )
E)
TER INTERESSE, EXPLORAR E LEVANTAR QUESTÕES
DE ESTUDO E PESQUISA. ( )
F)
CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES, MANTER O QUE
PROMETE, PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE AGIR E FALAR. ( )
G)
PERSISTIR, MESMO QUANDO HOUVER OBSTÁCULOS,
TERMINAR O QUE COMEÇOU, TER METAS E CUMPRI-LAS. ( )
H)
CONTROLAR SUAS ATITUDES E SEUS PENSAMENTOS.
MANTER – SE CALMO E EDUCADO, SEGUIR AS REGRAS E COMBINADOS. ( )
I)
CONHECER SEUS DEFEITOS E QUALIDADES. SABER O
QUE SENTE E COMO AGE, COMPREENDER A SI MESMO. ( )
ARTE - SEXTOS ANOS
Mês de Junho
ROTEIRO DE ATIVIDADES/ JUNHO
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
6 ANO
LIVRO: TELÁRIS
VAMOS CONTINUAR ESTUDANDO OS ELEMENTOS DO TEATRO
Leia o texto: A iluminação e a trilha sonora,
páginas : 28 e 29 para responder as questões abaixo.
1) Qual
é o nome do profissional responsável pela iluminação?
2) Por
que na peça Adolescer a iluminação incide diretamente nos atores?
3) Qual
o nome do profissional responsável pelo som?
4) O
que a trilha sonora de uma peça teatral pode trazer para o público?
5) Qual
é o tema da sua trilha sonora? Qual o nome das músicas que a compõem? Que emoções ela traz a você?
Leia o texto: O quê? A ação teatral!, páginas 30
e 31 e responda as questões abaixo.
1) O
que é ação teatral?
2) Como
também podem ser chamados os textos teatrais?
3) Como
se organizam esses textos?
4) Qual
é a função do narrador no texto teatral?
5) O
que são rubricas?
6) O
que é dramaturgo?
Leia o trecho da peça: Auto
da Compadecida, páginas: 30 e 31, identifique
e copie as rubricas.
ROTEIRO DE ATIVIDADES/ JUNHO
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
7 ANO
LIVRO : TELÁRIS
Vamos continuar estudando Arte Urbana
Leia o texto: Pichação,
grapixo , grafite, páginas 26 e 27 para responder as questões abaixo
1)
Quando e onde surgiram a pichação,
o grapixo, e o grafite? E como foram chamadas?
2)
O que são tags? E como
passaram a ser chamadas ?
3)
Quais eram os objetivos das tags/
throw ups?
Faça
uma reflexão sobre o que estudamos até agora e responda:
a) O
que você acha de manifestações como a pichação, o grapixo e o grafite?
b) No
local onde você vive, existem esses tipos de arte urbana? Você acha que elas
mudam nossa relação com os espaços públicos? Por quê?
Atividade
prática
Leia os textos: Saiba mais e Experimente, página
: 27 para realizar a atividade prática.
ROTEIRO DE ATIVIDADES/ JUNHO
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
8 ANO
LIVRO: TELÁRIS
Agora
iniciaremos o capítulo 2: Arte e impacto socioambiental, página 54
Antes
de ler o texto responda:
1)
Será que o mundo hoje é igual ou
diferente de quando seus avós tinham a sua idade? O que será que continua
igual? E o que será que mudou?
2)
Você acha que as obras de arte
refletem as mudanças que acontecem no mundo?
3)
E os artistas , será que mudam o
jeito de fazer arte com o passar do
tempo?
Agora
leia o texto da página 54
______________________________________________________________________
Leia o texto: A arte
de Romuald Hazoumè, página 55, faça a apreciação das imagens e depois
responda as questões.
1)
Você consegue identificar quais
materiais e objetos Hazoumè utilizou nessas obras?
2)
Como será que o artista teve acesso
a esses materiais?
3)
Na sua opinião, qual foi a intenção
do artista ao criar máscaras com esses materiais?
4)
Algum detalhe nas obras chamou a
sua atenção? Qual?
5)
Quais sensações e sentimentos você
tem quando olha para as máscaras?
ROTEIRO DE ATIVIDADES/ JUNHO
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
2 ANO
ARTES VISUAIS
ATIVIDADE 1
SONDAGEM
Nesta atividade, a proposta é a
sondagem do repertório pessoal de cada um em relação à fotografia, levantando
questões sobre o grau de convívio com o ato de fotografar, ampliando as
reflexões sobre a utilização do dispositivo móvel para a fotografia digital e
de como são organizados os álbuns físicos e virtuais, escolhas dos filtros e
intervenções digitais realizadas sobre imagens.
Responda aos questionamentos indicados abaixo:
1. Você tem o costume de fotografar? Quais
equipamentos costuma utilizar, celular ou câmeras fotográficas?
2. O que você fotografa? Pessoas, animais,
paisagens, objetos?
3. Você tem o costume de imprimir fotos?
Possui fotos impressas em sua casa?
4. Conhece algum fotógrafo famoso
brasileiro ou internacional?
5. De que forma você tem acesso ao
universo fotográfico?
6. Por meio de filtros ou
aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções
sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?
7. Como você costuma
armazenar suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?
ATIVIDADE 2 –
APRECIAÇÃO
Assista aos vídeos abaixo e observe
atentamente cada detalhe das imagens sobre os artistas Cristiano Mascaro,
Sebastião Salgado e Vik Muniz, que trabalham com a linguagem da fotografia,
tratando de maneira diferente a captura da imagem para torná-la uma obra de
arte.
Segue os links dos vídeos e
sites:
Vik Muniz, site oficial
disponível em:
Cristiano Mascaro, site oficial
disponível em:
Documentário sobre Sebastião
Salgado é indicado ao Oscar. DW. Disponível em
Vik Muniz. Enciclopédia Itaú
Cultural. Disponível em:
Cristiano Mascaro. Enciclopédia
Itaú Cultural. Disponível em:
Sebastião Salgado. Enciclopédia
Itaú Cultural. Disponível em :
Após a apreciação dos vídeos, responda
os questionamentos indicados abaixo:
1. Quais as diferenças e semelhanças entre
o trabalho fotográfico dos três artistas?
2. Que procedimentos os
artistas utilizaram em sua ação de fotografar? 3. É possível perceber suas
poéticas pessoais ( marca pessoal), suas singularidades e conexões como
produtores de Arte?
Ø
Cristiano Mascaro está na listagem dos
mais importantes fotógrafos brasileiros. O fato de ter sua formação como
arquiteto teria influenciado seu olhar ao clicar sua câmera,o que se percebe de
sua poética singular.
Ø
Sebastião Salgado espera que, ao observar
suas fotografias, as pessoas reflitam sobre a situação econômica do local
retratado, seja por meio do choque, ou por meio da imagem nua e crua da
pobreza, da dor, e da fome. Através de suas lentes, explora temas clássicos da
Economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate
ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas
imagens.
Ø Vik
Muniz cria ilusões fotográficas. Cria desenhos brincando com a
materialidade e as fotografa. Depois, os desenhos são destruídos. A obra é a
fotografia, em edições limitadas.
ATIVIDADE 3 –
AÇÃO EXPRESSIVA
Sugestões de materiais:
Retalhos de tecidos,
papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula,
caneta hidrocor, lápis de cor, revistas para recorte, etc.
Criar um diagrama
(esboço) e um diagrama (artístico).
1. Criar um
diagrama (esboço, rascunho) com frases e palavras utilizando papel, lápis de
cor, caneta hidrocor, etc.
2. Criar um
diagrama com frases, palavras, imagens e desenhos utilizando retalhos de tecidos,
papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula,
revistas para recorte , caneta hidrocor.
3. Fotografe seu trabalho
Diagrama pressupõe uma representação gráfica usada
para demonstrar um esquema simplificado e deve conter informações coletadas a
partir de vivências e objetos pessoais
(lugares em que estiveram, músicas de que mais gostam, objetos que
utilizam no cotidiano etc.).
Fonte das Imagens: WhatsApp da Professora Cristiane
Fonte das Imagens: WhatsApp Professora Cristiane
Professor Cristiane - - - - ARTE - - - - E.E. "Professor Orlando Geribola" - - - - Atividades de JULHO/2020
Fonte: enviado por WhatsApp da Professora Cristiane
Fonte: WhatsApp da Professora Cristiane.
ROTEIRO DE SETEMBRO
ARTE
PROFESSORA : CRISTIANE
6º ANOS
LIVRO: TELÁRIS
No roteiro de agosto estudamos sobre pontos, linhas, texturas e espaço, materiais e realizamos uma atividade prática de tecer com papel ou com lã, agora vamos explorar e conhecer outro material: a renda, para isso faça as atividades abaixo:
1) Leia o texto: A renda , páginas 60 e 61, e responda as questões abaixo:
A) QUE TIPO DE TECIDO É A RENDA?
B) VOCÊ JÁ VIU ESSE TECIDO? TEM ALGUMA PEÇA NA SUA CASA FEITA DE RENDA?
C) QUAIS SÃO OS TIPOS DE RENDA CITADOS NO TEXTO?
ATIVIDADE PRÁTICA
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE VOCÊ VAI PRECISAR DE FOLHA SULFITE OU FOLHA DO CADERNO DE DESENHO.
EXPERIMENTE, PÁGINA 61
ROTEIRO SETEMBRO
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
7º ANOS
LIVRO : TELÁRIS
INICIAREMOS NESTE MÊS O CAPÍTULO 2 : ARTE E ESPAÇO PÚBLICO E PARA COMEÇAR LEIA OS TEXTOS DAS PÁGINAS 52 E 53 E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
PÁGINA 52
1) VOCÊ JÁ ASSISTIU A UMA PEÇA TEATRAL ENCENADA EM UM ESPAÇO PÚBLICO? COMO FOI?
2) QUE DIFERENÇAS VOCÊ PERCEBE ENTRE UMA PEÇA ENCENADA NA RUA E UMA EM UM EDIFÍCIO TEATRAL?
PÁGINA 53
1) COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERIA ASSISTIR A UMA PEÇA TEATRAL COMO ESSA? VOCÊ JÁ VIU UM ESPETÁCULO ASSIM NO LOCAL ONDE MORA?
2) VOCÊ ACHA QUE O PÚBLICO DA PEÇA, EM SUA MAIORIA, É FORMADO POR PESSOAS QUE ESTAVAM DE PASSAGEM PELO LOCAL ONDE ELA FOI ENCENADA OU QUE FORAM ATÉ LÁ SÓ PARA ASSISTIR ELA?
3) O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO NOS FIGURINOS E NOS OBJETOS UTILIZADOS PELOS ATORES? VOCÊ ACREDITA QUE UMA CARACTERIZAÇÃO COMO ESSA PODERIA SER VISTA EM UMA PEÇA ENCENADA EM UM EDIFÍCIO TEATRAL?
4) AS IMAGENS DÃO PISTAS SOBRE O TEMA DO ESPETÁCULO?
BONS ESTUDOS!!!
ENVIE UMA FOTO DA SUA ATIVIDADE COM LETRA LEGÍVEL E A CANETA.
ROTEIRO SETEMBRO
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
8º ANOS
PARA INICIAR AS ATIVIDADES LEIA O TEXTO: ESCULTURA, PÁGINA : 62 E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1) DESDE QUANDO EXISTEM ESCULTURAS?
2) VOCÊR CONHECE AS ESCULTURAS MOSTRADAS NO LIVRO? QUAL ?
3) QUAIS OS MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA FAZER UMA ESCULTURA?
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
2º ANOS
No roteiro anterior você conheceu o movimento Surrealista , a história e obras do artista: Salvador Dali . Para aprofundar um pouquinho mais nesse assunto, vamos conhecer outros artistas que fizeram parte desse movimento?
Antes de iniciarmos vamos relembrar algumas características do movimento Surrealista?
Principais características do surrealismo
De forma simplificada, podemos listar as seguintes características dessa vertente artística:
· pensamento livre;
· expressividade espontânea;
· influência das teorias da psicanálise;
· criação de uma "realidade paralela";
· criação de cenas irreais;
· valorização do inconsciente.
O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.
Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas.
Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma "surrealidade".
Na mesma época, o estudo da psicanálise estava em desenvolvimento - sobretudo por Sigmund Freud - o que veio a influenciar significativamente o surrealismo.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/surrealismo/
Acesse os links abaixo para conhecer outros artistas surrealistas:
https://inspi.com.br/2017/04/os-10-pintores-mais-importantes-do-surrealismo/
https://www.ebiografia.com/artistas_surrealismo/
https://www.todamateria.com.br/surrealismo/
ATIVIDADE PRÁTICA
AGORA QUE VOCÊ CONHECEU OUTROS ARTISTAS DESSE MOVIMENTO , ESCOLHA UMA OBRA DO ARTISTA QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO ( VOCÊ PODE PESQUISAR OUTRAS OBRAS ALÉM DESSAS QUE SUGERI AQUI) E FAÇA UMA RELEITURA.
BOM TRABALHO!!!!
ROTEIRO DE ARTE
6 ANOS
4 BIMESTRE
PROFESSORA: CRISTIANE
VAMOS ENCERRAR ESSE BIMESTRE FAZENDO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE ESTUDAMOS AO LONGO DO ANO:
1) QUAL FOI O TEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE ESTUDAR?
2) VOCÊ ACHOU MUITO DIFICIL ESTUDAR EM CASA?
3) QUE NOTA VOCÊ DARIA PARA SEU DESEMPENHO COMO ALUNO NESTE ANO?
4) QUAL NOTA VOCÊ DARIA PARA AS ATIVIDADES DE ARTE?
E PARA ENCERRAR VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE PRÁTICA?
1) PENSE, REFLITA COMO FOI SEU ANO DE 2020, O QUE ACONTECEU DE POSITIVO E DE NEGATIVO? QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA O ANO DE 2021?
2) AGORA ESCREVA UMA FRASE SOBRE TUDO O QUE VOCÊ REFLETIU
3) FAÇA UM DESENHO DE ACORDO COM A FRASE QUE VOCÊ ELABOROU , USE FOLHA SULFITE OU O CADERNO DE DESENHO, NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER A FRASE EMBAIXO DO DESENHO.
ROTEIRO DE ARTE
7 ANOS
4 BIMESTRE
PROFESSORA: CRISTIANE
VAMOS ENCERRAR ESSE BIMESTRE FAZENDO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE ESTUDAMOS AO LONGO DO ANO:
1) QUAL FOI O TEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE ESTUDAR?
2) VOCÊ ACHOU MUITO DIFICIL ESTUDAR EM CASA?
3) QUE NOTA VOCÊ DARIA PARA SEU DESEMPENHO COMO ALUNO NESTE ANO?
4) QUAL NOTA VOCÊ DARIA PARA AS ATIVIDADES DE ARTE?
E PARA ENCERRAR VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE PRÁTICA?
1) PENSE, REFLITA COMO FOI SEU ANO DE 2020, O QUE ACONTECEU DE POSITIVO E DE NEGATIVO? QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA O ANO DE 2021?
2) AGORA ESCREVA UMA FRASE SOBRE TUDO O QUE VOCÊ REFLETIU
3) FAÇA UM DESENHO DE ACORDO COM A FRASE QUE VOCÊ ELABOROU , USE FOLHA SULFITE OU O CADERNO DE DESENHO,
NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER A FRASE EMBAIXO DO DESENHO!!!!!!
ROTEIRO DE ARTE
8 ANOS
4 BIMESTRE
PROFESSORA: CRISTIANE
VAMOS ENCERRAR ESSE BIMESTRE FAZENDO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O QUE ESTUDAMOS AO LONGO DO ANO:
1) QUAL FOI O TEMA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE ESTUDAR?
2) VOCÊ ACHOU MUITO DIFICIL ESTUDAR EM CASA?
3) QUE NOTA VOCÊ DARIA PARA SEU DESEMPENHO COMO ALUNO NESTE ANO?
4) QUAL NOTA VOCÊ DARIA PARA AS ATIVIDADES DE ARTE?
E PARA ENCERRAR VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE PRÁTICA?
1) PENSE, REFLITA COMO FOI SEU ANO DE 2020, O QUE ACONTECEU DE POSITIVO E DE NEGATIVO? QUAIS SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA O ANO DE 2021?
2) AGORA ESCREVA UMA FRASE SOBRE TUDO O QUE VOCÊ REFLETIU
3) FAÇA UM DESENHO DE ACORDO COM A FRASE QUE VOCÊ ELABOROU , USE FOLHA SULFITE OU O CADERNO DE DESENHO, NÃO ESQUEÇA DE ESCREVER A FRASE EMBAIXO DO DESENHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário