Dinâmicas com as
Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos
entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas
onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências,
discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais
correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a
competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de
dinâmica
Deixar virada as
cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco)
Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após
essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência:
Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir
que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências
socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido.
Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências
socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo
procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa,
espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17
cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que
os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com
empatia.
Não há problemas se
sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de
verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade –
Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é
compreender os conceitos.
Segunda Proposta de
Dinâmica
Propor aos Professores
ou Alunos que formem 5 (cinco) grupos, cada grupo irá receber uma
macrocompetência e as competências socioemocionais correspondentes. No total serão distribuídas
as 17 (dezessete) competências socioemocionais.
Os corações vermelhos
(17) serão também distribuídos nos mesmos grupos. O Professor ou Aluno que
receber o coração deverá formar par no grupo e juntos devem propor ideias e
sugestões para que essa habilidade socioemocional seja bem compreendida pelos
demais participantes.
Terceira Proposta de
Dinâmica
Propor aos Professores
e Alunos formar um coração único com as 17 (dezessete) habilidades
socioemocionais.
Nas bordas do coração
vermelho devem ser colocadas as 5 (cinco) macrocompetências.
Peça que uma pessoa
retire uma macrocompetência e faça a leitura em voz alta e em seguida convide o
número de pessoas que devem compor o seu grupo de acordo com as competências
socioemocionais requeridas.
O Professor Coordenador
pode e deve apoiar o Professor ou sendo na sala de aula cabe ao Professor
apoiar o seu aluno no momento de construir os grupos.
Exemplo: Amabilidade,
devem ser convidadas 3 (três) pessoas para o grupo.
Professor Lúcio Mauro
Carnaúba
Cartelas Plastificadas (13) - - - Ideias para serem desenvolvidas em 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário