quarta-feira, 21 de abril de 2021

Lendo o livro: Como alfabetizar das autoras Cecília M.A. Goulart e Marta Souza

 "Com base em Vygotsky (2009), defendemos que a aprendizagem da linguagem escrita deve se desenvolver como um processo de inserção da criança na dinâmica das relações sociais. Numa sociedade letrada, esse processo pressupõe o domínio do sistema de escrita. A atividade de ler e escrever deve surgir como uma necessidade, uma atividade relevante para a vida."

"Um dos grandes desafios da alfabetização é exatamente como possibilitar a inserção das crianças que não chegam à escola familiarizadas com as práticas de leitura e escrita. Como "tornar" a escrita parte da vida dessas crianças?"

"As crianças chegam à escola com conhecimentos sobre esse objeto. O que elas desconhecem, muitas vezes, são aspectos relativos à cultura escolar: seus hábitos, suas tradições, suas expectativas."

"Para saber dos interesses das crianças, é necessário ouvi-las. Para ouvi-las, é preciso permitir que falem. Aliás, elas já falam (e como falam!). Basta criar oportunidades para que se expressem em momentos coletivos, em que possam compartilhar seus saberes, experiências, suas vivências."       


Primeiras observações


Fonte: Como alfabetizar? Na roda com professores dos anos iniciais, Cecília M.A. Goulart e Marta Souza (orgs.), Editora Papirus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário