terça-feira, 3 de novembro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Eletiva - - - Sextos Anos C e D - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

ATIVIDADE  RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO / POR TRÁS DAS CÂMERAS

 

 

DISCIPLINA:

Eletivas

TURMA

6º C e 6º D

PROFESSORA:

Aline

OBJETIVO:

Indagar os alunos a investigar o contexto do videoclipe,  no seu aspecto social, dramático.

HABILIDADE:

(EF69LP13) Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ou de relevância social.

 

Atividade

 

 Voltamos com mais uma semana de atividades de eletivas, conheceremos um pouco sobre a história do videoclipe

 

A história do videoclipe

 

Um videoclipe nada mais é do que um filme curto e esse termo começou a ser utilizado mais ou menos na década de 1980. A palavra clipe deriva de clipping que significa recorte (de jornal ou revista) e possivelmente isso se refere à técnica midiática de recortar imagens e fazer colagens em forma de narrativa em vídeos. A evolução do gênero do videoclipe está ligada diretamente a história do cinema.

No século XX, mais ou menos, algumas projeções já eram acompanhadas por música. Algumas partes de músicas eram escolhidas a partir de cenas presentes no filme e aí está a grande diferente entre ambos. Afinal, o videoclipe é canções criadas e depois temos a inserção de imagens.

Os Beatles foram os primeiros a investir em algo que parecia com um videoclipe (não era bem um videoclipe na época) mas fazia com que eles aparecessem mais em TV’s sem terem que estar presentes nos estúdios dos programas. O marco mesmo foi o lançamento de Bohemian Rhapsody, do Queen. Foi considerado o primeiro videoclipe produzido com o objetivo claro de lançar um disco. Porém, o auge mesmo, foi com a estreia da tão conhecida MTV. O primeiro vídeo a ser exibido foi Vídeo Killed the Radio Star, do The Buggles. Estourou na época.

No início dessa década de 1980, as produções eram apenas colagem de imagens e não tinham tantas preocupações de trazer uma narrativa. Mas, com a popularidades conquistadas graças à emissora, as gravadoras começaram a investir mais nos vídeos.

Passou-se o tempo e tivemos a reconfiguração do videoclipe nas novas mídias. Pois tivemos a chegada da internet e com a chegada da internet tivemos o lançamento do youtube. O youtube nasceu em 2005, porém só foi ser notado mesmo lá por 2009 quando vídeos dos mais diversos conteúdos eram publicados e compartilhados por quem o assistia.

É importante dizer também que o videoclipe é também uma ferramenta de apelo mercadológico, pois influencia em comportamentos e dita modas. O videoclipe surgiu então como um pacote completo que é a música e a imagem de um artista.

 

Atividade ( COPIAR NO CADERNO)

 

1) Nesta atividade você assistirá um videoclipe de sua escolha e de acordo com sua faixa ataria (12 anos), de caráter e características culturais, como por exemplo: se tem movimentos sociais, políticos, mudanças tecnológicas, tipo de época, tipo do contexto do vídeo (paisagem, cenário, personagens, dramático, romântico, dança, arte, etc. REGISTRAR ESTAS CARACTERÍSTICA NO CADERNO.

 

ATENÇÃO:

O vídeo NÃO pode conter:

Conteúdo sexual;





Apologia a brigas;

Apologia a drogas;

Apologia a violência;

Apologia a morte;

 

Depois de pronto, enviar para:  e-mail: rafaealine220@yahoo.com.br

                                                           WhatsApp: 963069336

 

 

 

Referências

 

https://medium.com/@arteeculturaanhembi/a-hist%C3%B3ria-do-videoclipe-479900370ec3

http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-117299/

Nenhum comentário:

Postar um comentário