ATIVIDADE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO / POR TRÁS DAS
CÂMERAS
DISCIPLINA: |
Eletivas |
TURMA |
6º C e
6º D |
PROFESSORA: |
Aline |
OBJETIVO: |
Indagar
os alunos a investigar o contexto do videoclipe, no seu aspecto social, dramático. |
HABILIDADE: |
(EF69LP13)
Buscar conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas
de interesse da turma e/ou de relevância social. |
Atividade
Voltamos com mais uma semana de
atividades de eletivas, conheceremos um pouco sobre a história do videoclipe
A história do videoclipe
Um videoclipe nada mais é do
que um filme curto e esse termo começou a ser utilizado mais ou menos na década
de 1980. A palavra clipe deriva de clipping que significa recorte (de jornal ou
revista) e possivelmente isso se refere à técnica midiática de recortar imagens
e fazer colagens em forma de narrativa em vídeos. A evolução
do gênero do videoclipe está ligada diretamente a história do cinema.
No século XX, mais
ou menos, algumas projeções já eram acompanhadas por música. Algumas partes de
músicas eram escolhidas a partir de cenas presentes no filme e aí está a grande
diferente entre ambos. Afinal, o videoclipe é canções criadas e depois temos a
inserção de imagens.
Os Beatles foram os primeiros a
investir em algo que parecia com um videoclipe (não era bem um videoclipe na
época) mas fazia com que eles aparecessem mais em TV’s sem terem que estar
presentes nos estúdios dos programas. O marco mesmo foi o lançamento de
Bohemian Rhapsody, do Queen. Foi considerado o primeiro videoclipe produzido
com o objetivo claro de lançar um disco. Porém, o auge mesmo, foi com a estreia
da tão conhecida MTV. O primeiro vídeo a ser exibido foi Vídeo Killed the Radio
Star, do The Buggles. Estourou na época.
No início dessa década de 1980, as
produções eram apenas colagem de imagens e não tinham tantas preocupações de
trazer uma narrativa. Mas, com a popularidades conquistadas graças à emissora,
as gravadoras começaram a investir mais nos vídeos.
Passou-se o tempo e tivemos a
reconfiguração do videoclipe nas novas mídias. Pois tivemos a chegada da
internet e com a chegada da internet tivemos o lançamento do youtube. O youtube
nasceu em 2005, porém só foi ser notado mesmo lá por 2009 quando vídeos dos
mais diversos conteúdos eram publicados e compartilhados por quem o assistia.
É importante dizer também que o
videoclipe é também uma ferramenta de apelo mercadológico, pois influencia em
comportamentos e dita modas. O videoclipe surgiu então como um pacote completo
que é a música e a imagem de um artista.
Atividade ( COPIAR NO CADERNO)
1) Nesta atividade você assistirá um videoclipe de sua escolha e de
acordo com sua faixa ataria (12 anos), de caráter e características culturais,
como por exemplo: se tem movimentos sociais, políticos, mudanças tecnológicas,
tipo de época, tipo do contexto do vídeo (paisagem, cenário, personagens,
dramático, romântico, dança, arte, etc. REGISTRAR ESTAS CARACTERÍSTICA NO
CADERNO.
ATENÇÃO:
O vídeo NÃO pode conter:
Conteúdo sexual;
Apologia a brigas;
Apologia a drogas;
Apologia a violência;
Apologia a morte;
Depois de pronto, enviar para:
e-mail: rafaealine220@yahoo.com.br
WhatsApp: 963069336
Referências
https://medium.com/@arteeculturaanhembi/a-hist%C3%B3ria-do-videoclipe-479900370ec3
http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-117299/
Nenhum comentário:
Postar um comentário