Atividade 1
- Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano D e E - Prof. Wilton
TEXTO 01
A dor de crescer
Período de
passagem, tempo de agitação e turbulências. Um fenômeno psicológico e social, que
terá diferentes particularidades de acordo com o ambiente social e cultural. Do
latim ad, que quer dizer para, e olescer, que significa crescer, mas também
adoecer, enfermar. Todas essas definições, por mais verdadeiras que sejam,
foram formuladas por adultos.
"Adolescer
dói" − dizem as psicanalistas [Margarete, Ana Maria e Yeda] – "porque
é um período de grandes transformações. Há um sofrimento emocional com as
mudanças biológicas e mentais que ocorrem nessa fase. É a morte da criança para
o nascimento do adulto. Portanto, trata-se de uma passagem de perdas e ganhos e
isso nem sempre é entendido pelos adultos."
Margarete, Ana
Maria e Yeda decidiram criar o "Ponto de Referência" exatamente para
isso. Para facilitar a vida tanto dos adolescentes quanto das pessoas que os
rodeiam, como pais e professores. "Estamos tentando resgatar o sentido da
palavra diálogo" – enfatiza Yeda – "quando os dois falam, os dois
ouvem sempre concordando um com o outro, nem sempre acatando. Nosso objetivo
maior talvez seja o resgate da interlocução, com direito, inclusive, a interrupções."
Frutos de uma
educação autoritária, os pais de hoje se queixam de estar vivendo a tão alardeada
ditadura dos filhos. Contrapondo o autoritarismo, muitos enveredaram pelo
caminho da liberdade generalizada e essa tem sido a grande dúvida dos pais que
procuram o "Ponto de Referência": proibir ou permitir? "O que
propomos aqui" − afirma Margarete −"é a consciência da liberdade. Nem
o vale-tudo e nem a proibição total. Tivemos acesso a centros semelhantes ao
nosso na Espanha e em Portugal, onde o setor público funciona bem e dá muito
apoio a esse tipo de trabalho porque já descobriram a importância de uma
adolescência vivida com um mínimo de equilíbrio. Já que o processo de passagem
é inevitável, que ele seja feito com menos dor para todos s envolvidos".
MIRTES Helena. In:
Estado de Minas, 16 jun. 1996.
01. No texto, o
argumento que comprova a ideia de ser a adolescência um período de passagem é
(A) adolescentes
sofrem mudanças biológicas e mentais.
(B) filhos devem
ter consciência do significado de liberdade.
(C) pais reclamam
da ditadura de seus filhos.
(D) psicólogos
tentam recuperar o valor do diálogo.
02. No trecho, ―Já
que o processo de passagem é inevitável, que ele seja feito com menos dor para
todos os envolvidos"., o termo destacado refere-se a
(A) processo.
(B) envolvidos.
(C) inevitável.
(D) passagem.
03. O texto A dor
de crescer tem a finalidade de
(A) informar sobre
as mudanças que ocorrem na fase da adolescência.
(B) criticar o
período de passagem da adolescência.
(C) ensinar como passar
a fase da adolescência sem problemas.
TEXTO 02
Assaltos insólitos
Assalto não tem
graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a
certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente
aborrecidíssima, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor
de anedota.
Uma vez me contaram
de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que
é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e
hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da
situação.
Pois lá estava o
dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma
pintura na garagem e na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para
fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da
garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos.
Mal teve tempo de
tomar uma atitude e já ouvia:
— É um assalto,
fica quieto senão leva chumbo.
Ele já se preparava
para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta:
— Cadê o patrão?
Num rasgo de
criatividade, respondeu:
— Saiu, foi com a
família ao mercado, mas já volta.
— Então vamos lá
dentro, mostre tudo.
Fingindo-se, então,
de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a
dizer:
— Se quiserem
levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é
um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava
aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns
discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali
dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado
por bombom.
Os ladrões
recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados.
Daí a pouco
chegavam a mulher e os filhos.
Sentado na sala, o
marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a
fazer contra si mesmo.
SANTANNA Affonso
Romano. PORTA DE COLÉGIO E OUTRAS CRÔNICAS São Paulo:Ática 1995. (Coleção Para
gostar de ler.)
04. No trecho ̳
̳e
o marido se entregara a essa terapêutica atividade.‖
a expressão
destacada substitui
(A) fazer compras.
(B) ir ao mercado.
(C) narrar
anedotas.
(D) pintar a casa.
05. O texto ―Assaltos
insólitos‖ é uma
(A) resenha.
(B) crônica.
(C) novela.
(D) noticia.
06. No texto a
expressão ―Pois lá estava o dito-cujo em sua casa‖
o termo destacado indica
(A) tempo.
(B) causa.
(C) lugar.
(D) condição.
07. No texto a
expressão ―Paga mal, é um pão-duro‖
índica uma linguagem
(A) formal.
(B) técnica.
(C) regional.
(D) informal.
Mensagem do Professor Wilton:
Estou também disponibilizando atividades no Google Sala de Aula via aplicativo CMSP para que eu possa interagir com os alunos.
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