Os coordenadores pedagógicos costumam ter rotinas muito atribuladas e precisam, em muitos casos, lidar com imprevistos que não estão necessariamente ligados à sua função. Para que eles consigam conciliar as tarefas mais burocráticas com as ações formativas, é extremamente importante fazer um bom planejamento e preparar os materiais que serão utilizados ao longo do semestre.
Montar um cronograma de ações e organizar os arquivos dos alunos, por exemplo, ajudam a garantir uma rotina mais tranquila durante todo o ano. Confira a seguir dicas que podem ajudar a planejar e definir as atividades do dia a dia na escola:
Para ajudar na organização das atividades diárias, o coordenador pedagógico pode construir uma rotina adaptada à realidade da sua instituição. Dentro desse cronograma, é preciso haver espaço para momentos de estudo, reuniões de formação, atendimento aos pais, avaliação da aprendizagem dos alunos e encontros de planejamento com o diretor.
Para amenizar o excesso de tarefas e dar mais atenção à formação docente, o coordenador pode estabelecer algumas ações importantes, como compartilhar seu calendário semanal com a equipe e identificar os processos administrativos que não deveriam ser feitos por ele.
Diariamente, os coordenadores precisam lidar com situações que não são necessariamente de sua responsabilidade. Para evitar que isso atrapalhe o seu trabalho, ele pode criar protocolos sobre como identificar e agir em um imprevisto.
O portfólio é um instrumento que revela o percurso de aprendizagem de cada um e contribui para entender quais são as necessidades educativas das crianças. Por isso, o material precisa estar bem organizado, principalmente no início de um ano letivo.
O encerramento do ano letivo traz uma série de demandas burocráticas que a escola precisa resolver. Por isso, organizar e arquivar documentos importantes neste período é o primeiro passo para fazer um bom planejamento para o semestre seguinte.
Antes de iniciar o ano letivo, é preciso analisar os dados da escola e das turmas, elaborar um plano de intervenção pedagógica e levantar os conteúdos de aprendizagem que serão trabalhados com os alunos e professores.
Por: Larissa Teixeira
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