Nosso objetivo neste tópico é destacar a relevância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar. Como agente articulador do diálogo deve estar atento à transformação da comunidade escolar, promover a reflexão em torno das relações escolares e da transformação da prática pedagógica. Assim, ele estabelece diversos vínculos e relações interpessoais na escola ao desenvolver as múltiplas atividades que caracterizam a sua função. É necessário que a ação educativa seja planejada, articulada com os sujeitos escolares e o coordenador pedagógico figure como mediador de formas interativas de trabalho, em momentos de estudos, proposições, reflexões e ações.
Contudo, o processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico configura-se, em um dos momentos de trabalho do coordenador em que estes vínculos e relações são, claramente, manifestados. Isto porque todo planejamento participativo tem como pilar de sustentação o trabalho coletivo que busca conferir legitimidade ao trabalho pedagógico. Por vezes, são as formas de estabelecimentos dos vínculos e a qualidade das relações interpessoais que contribuem para o êxito das atividades.
Estas ações também remetem à dimensão formadora do coordenador pedagógico, enquanto articulador de aprendizagens na escola considerada espaço de construção de cultura e de interação social. Por isso é importante que sua prática profissional envolva valores e atitudes concernentes à prática da justiça, da tolerância e da democracia.
É importante destacar a interface do coordenador pedagógico no planejamento da escola e do ensino, em especial, na construção de planos de ensino (plano de trabalho docente) articulado ao projeto político-pedagógico.
O plano de ensino é essencial para nortear o trabalho cotidiano do professor, sendo por ele elaborado, numa periodicidade geralmente anual ou semestral, conforme a duração do período letivo. A respeito da sugerimos a leitura da Sala Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar.
É necessário que o coordenador pedagógico dialogue com os docentes a fim de refletir sobre os objetivos gerais elencados no projeto político-pedagógico e sua forma de articulação com os respectivos planos. A elaboração dos planos de ensino (Trabalho Docente) deve ser compartilhada com o coordenador pedagógico, pois os planos de ensino (planos de trabalho docente e planos de aula) são instrumentos essenciais na organização do fazer pedagógico cotidiano do professor e do coordenador. A própria organização do fazer pedagógico pressupõe que o coordenador pedagógico elabore também o seu plano de trabalho em consonância com o projeto político-pedagógico e com as diretrizes gerais concernentes ao seu exercício profissional.
Nesse sentido, as temáticas abordadas nesta sala também se articulam aos temas estudados na Sala Ambiente Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico na qual podemos identificar os aspectos relevantes da realidade escolar, do papel e perfil do coordenador pedagógico.
Nos âmbitos dos diversos sistemas de ensino (federal, estaduais e municipais) constitui-se um grande desafio a busca por uma identidade e a definição do perfil ocupacional do coordenador pedagógico. Contudo, dentre todas as atividades desenvolvidas destacamos que o coordenador pedagógico interage diretamente com os professores, cabendo-lhe atitudes relacionais que orientem o desenvolvimento do trabalho docente em sala de aula e suas devidas articulações com o planejamento da escola. É necessário que o coordenador pedagógico estabeleça as conexões entre o espaço micro-escolar da sala de aula, o meso espaço da escola e o nível macrossocial, focalizando os dispositivos do planejamento participativo com vistas ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e à sistematização das demandas docentes e específicas do processo educativo.
Para melhor desempenhar esta articulação é necessário conhecer e valorizar os processos e espaços comunicacionais e de gestão da informação. A esse respeito ver Sala Ambiente de Processos Comunicacionais. Além disso, a construção de relações interpessoais democráticas demanda o respeito ao princípio ético de valorização tanto da pessoa quanto do profissional da educação, levando-se em conta a diversidade cultural e de concepções pedagógicas e a compreensão do processo de construção da identidade institucional da escola.
Ao promover a articulação da equipe escolar em torno do projeto político-pedagógico coordenando as discussões e análise sobre seus desdobramentos nos planos de ensino, nos planos de curso, nos planos de aulas o coordenador pedagógico assume o papel central no planejamento escolar. De forma, também a instigar e viabilizar a participação docente em todas as etapas do planejamento, especialmente na elaboração, implementação e avaliação do PPP. A articulação em torno do PPP permitirá que diferentes sujeitos escolares se movimentem na direção dos objetivos e fins estabelecidos pelo coletivo da escola. Neste processo o coordenador pedagógico também aprende, a partir das considerações reflexivas e do feedback dos demais protagonistas da escola, e a escola configura-se como organização aprendente.
Deste modo, o coordenador pedagógico deve estar aberto ao diálogo, ser estudioso, leitor e ouvinte, estar aberto às inovações e atento aos aspectos das relações interpessoais inerentes ao universo escolar, e exercer a liderança junto aos seus pares de modo a garantir, ao mesmo tempo, espaço para a criatividade e o cumprimento das diretrizes gerais da educação básica e das normas estabelecidas pela escola. É necessário sustentar suas práticas sob uma fundamentação teórico-metodológica capaz de orientá-lo nos principais conceitos de ordem político-pedagógica, bem como no que se refere ao planejamento escolar (e de ensino) com foco no PPP.
Muito embora, a elaboração do PPP deva resultar da participação coletiva. O coordenador pedagógico, com o apoio da direção da escola, deve envidar esforços no sentido de instigar essa participação, pois as ações que ele realiza perpassam várias instâncias e segmentos interagindo, inclusive, junto aos pais dos alunos.
No entanto mesmo que facilitada pelo desenho da função, esta interação não ocorre espontaneamente, é necessário que haja a intenção e opção da gestão escolar em promovê-la e criar os espaços de interlocução entre os diferentes segmentos da escola.
Em um cenário marcado pela presença de grupos plurais e diversos, como professores, alunos, comunidade e demais profissionais da educação, o reconhecimento da escola como instituição multicultural por excelência (ASSIS & CANEN, 2004) é de fundamental importância.
Para Paulo Freire (1982), você, Coordenador/a, é um educador e, como tal, deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola.
No exercício de sua função você necessita criar, entre os professores, um espaço para a ressignificação de suas práticas, de modo a resgatar a autonomia sobre o seu trabalho sem, no entanto, se distanciar do trabalho coletivo da escola.
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